sábado, 26 de novembro de 2011

Bullying Escolar - Uma situação antiga.


Como as Escolas de sua comunidade lidam com as questões de bullynig?
Você conhece algum programa de prevenção para questões de violência dentro das escolas em sua comunidade?
Existe uma atuação conjunta dos setores que atuam em prol da causa da criança e do adolescente em programas de prevenção do bullying nas escolas de sua comunidade?

Vamos pensar um pouco - A gente fala, a gente sugere, a gente tem as respostas para quase todas as situações de perigos que as crianças e adolescentes estão expostas. Falamos, falamos, falamos. Como a gente fala, não é verdade? Então, vamos pensar um pouco sobre tal questão. De que forma os  povos antigos, não muito distante dos dias de hoje, tratavam as questões de bullynig nas escolas, se o bullying é uma questão antiga?


O bullying escolar é uma situação antiga, já bem conhecida por pais e professores. Não se sabia de suas consequências que, às vezes, são graves e para toda a vida. Ninguém dava importância, porque ninguém estava informado. Não havia um nome, um conceito. Não se sabia da importância da sua prevenção por todas as escolas.

Prevenir e combater o bullying na escola é de responsabilidade de todos, mas principalmente a escola, envolvendo funcionários, professores, diretoria, alunos e pais de alunos. Não se resolve o bullying escolar na polícia ou na Justiça, últimas instâncias a serem procuradas, se todo o resto falhou.

Mas o que desejamos sempre é que essas situações sejam antes de tudo prevenidas e, se necessário, combatidas na escola com a participação de todos. É isso mesmo, a prevenção é sempre a melhor alternativa nesses situaçoes que quando instaladas causam destruições nas emoções das partes envolvidas.
Uma boa alternativa seria as escolas divulgarem amplamente, antes do início do ano letivo, que lá não se admite o bullying.
Para os alunos eu diria: Não sofra sozinho. Você tem o direito de ser feliz na sua escola. Fale. Conte o que está acontecendo.

Para os pais eu recomendaria que não se preocupem apenas com os resultados do aprendizado dos seus filhos. Tão importante quanto verificar as notas obtidas é saber se o seu filho está socialmente bem na escola.
Um projeto de atuação.

De acordo com algumas pesquisas e estudiosos do tema, muitas escolas ainda estão despreparadas para enfrentar o problema com a dimensão que ele tem. As escolas tem que agir antes de o Bullying acontecer, portanto, a palavra de oredem é realmente - PREVENÇÃO. E na sua Escola a prevenção está VERDE ou VERMELHO????

Prefeitura e Secretaria de Assistência Social de Caraúbas realizarão Forró da Integração do Idoso


Prefeito Ademar Ferreira e Secretaria de Assistência Social Josilene Bezerra, convidam as famílias caraubenses para participarem do FORRÓ DA INTEGRAÇÃO QUE acontecerá no próximo Sábado ( 26/11/2011), na AABB - Caraúbas. Evento tem como objetivo qualificar as ações direcionadas aos idosos do nosso município, tendo como um dos pilares, a integração com outros grupos de idosos de munípios comom: Serra do Mel, Assú, Campo Grande e Upanema.  
 Caçula Benevides, que já foi eleito como o preferido do Grupo "Amante das caraubeiras",  animará a festa com o autentico Forró pé de Serra! O evento terá início as 11h00, será uma tarde alegre e descontraida que irá acrescentar bem estar e diversão a melhor idade! A secretaria Josilene informa que a entrada será 1 brinquedo. " Trata-se de um momento de alegria onde os idosos de Caraúbas se integram aos de Assu, Serra do Mel, Campo Grande, Upanema e com os jovens, fazendo uma grande grande confraternização.
Todas as famílias são convidadas para prestigiarem a festa, juntamente com os nossos idosos! É esse o proposito da gestão municipal - "Nossa força é nosso povo"!


Evento sociocultural e lazer em prol do idoso de Caraúbas!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

APAE Caraúbas RN reconhecida como de utilidade pública através de projeto de lei da deputada Larissa Rosado

Genilda Morais (momento da artculação com a deputada Larissa e Sandra Rosado

A Deputada Larissa Rosado (PSB) através de Projeto de Lei concede título de Instituição de Utilidade Pública a APAE Caraúbas RN. A Presidente, Genilda Morais, através da diretoria da APAE, vem de público, expressar a imensa alegria e satisfação pelo reconhecimento. Desde início de instituição vinha aguardando a aprovação do título na Assembleia Legislativa. No entanto, só após articulação da presidente Genilda, junto a Deputada Larissa Rosado, através de contato formal, presencial em evento da APAE Mossoró, realizado no Hotel Garbos no dia 29 de Setembro de 2011, entregando ofício que solicitava o  apoio da deputada, cujo resultado, culminou com a tão esperada aprovação do Projeto de lei reconhecendo a APAE como Utilidade Pública.

Para Genilda Morais (Presidente) "esse é um título de grande relevância para nosso município, levando em conta que proporcionará alternativa financeira para melhoria dos serviços oferecidos as nossas criançascar e adolescentes com deficiência. aubenses e de outros municípios circunvizinhos atendidas pela APAE Caraúbas".

A Deputada Larissa Rosado já confirmou presença no Chá Colonial, promovido pelos Colunistas Sociais Tica Soares e Wandilson Ramalho, juntamente com as presidentes e suas equipes da APAE  e Lar dos Idosos Mestres da Vida, no dia 03 de dezembro de 2011, no Hotel Olho D'água do Milho em Caraúbas RN.

Nota do blog: Externo minha alegria pelo conquista do reconhecimento da APAE, uma vez que, presenciei de perto o esforço de Genilma Morais e Solange Praxedes no momento da articulação com a deputada Larissa Rosado. Sem dúvida o esforço da presidente Genilma foi um ponto bastante favorável para a concretização da conquista do título. 

Capacitação Continuada dos profissionais do Hospital de Caraúbas 2011

A capacitação continuada dos profissionais do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva tem continuidade nos dias 24 e 25 Novembro de 2011. Os temas abordados tanto no dia 24 (tarde), como no dia 25 (manhã), são: 
- Modelo Organizacional  - João Valério (Psicologo);

- Desenvolvimento Humano Camila  Mendes (Psicólogas);

- Noções de Vigilância Epidemiológica (Elisabete Fernandes).

O evento acontece no CIS, próximo a Matriz de São Sebastião, Centro de Caraúbas RN. Hoje 25, a palestra sobre Desenvolvimento Humano será ministrada por Marilú Martins, psicóloga.
O Programa de Capacitação tem como objetivo capacitar os profissionais para melhor desempenho das suas funções, e a valorização do servidor paa o Plano de Cargos Carreira e Salários da SESAP/RN.
Lembramos que já está em andamento a etapa de avaliação dos servidores estaduais da SESAP/RN 2011, até 30 de Dezembro de 2011.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Retreta Cultural nesta Sexta-Feira em Praça pública

Hoje (25) acontecerá mais uma Retreta Cultural na Praça Reinaldo Fernandes - Centro - Caraúbas RN.
Música que alimenta mentes...música que encanta mentes...música que encanta...é isso que acontece a cada edição da RETRETA CULTURAL de Caraúbas, que nesta Sexta (25), contará mais uma vez com a apresentação do Grupo Dancart.
O evento contará com a participação da "Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio", sob a regência de Antônio Gomes sales (maestro), tem como idealizador o Sr. Cassiano Fernandes e uma coordenação que conduz os trabalhos com sucessos! Parabéns pela iniciativa brilhante ao senhor Cassiano e equipe!

Nova Diretoria da Escola Antonio Carlos

 Conceição Gurgel e Luzineide Almeida (Gestoras)
Rachel Gurgel (Coordenadora Adm. Financeiro) e 
Aruza Targino (Coordenadora Pedagógica)

Tudo posso Naquele que me fortalece (Flp. 4,13)
É com esse fortalecimento no Senhor que agradecemos a toda comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos), a confiança em nós depositada, e esperamos realizar um trabalho coletivo voltado para a democracia e solidariedade.
Um caloroso abraço!
Equipe Gestora - Biênio 2012/2013: Maria da Conceição Gurgel Araruna e Maria Luzineide de Almeida

Conceição Gurgel (Diretora) Luzineide (Vice-Diretora)

Nota do Blog Vida Com Harmônia - Parabéns a equipe que compõe a nova diretoria da Escola Estadual Antonio Carlos. Desejamos votos de boas práticas em prol da educação de qualidade em nossa município!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

As Cesarianas representam mais da metade dos partos no Brasil

 

Dados da pesquisa saúde Brasil do Ministério da Saúde, considerando rede pública e privada, revelam que em 2009, 50% dos partos realizados no país foram cesarinos. No Nordeste este índice é de 41,3%, mas varia conforme o tamanho do município, ficando as maiores taxas com os municípios acima de500 habitantes. Nos municípios de até 20 mil habitantes o indice é de 33,9%, no entanto ele não representa a realidade do alto-oeste do RN, onde o número de mulheres que se submetem a cesarianas é alarmante. Dados do DATASUS, a média de criaças nascidas por cirurgia é de 75%, contradizendo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde - OMS, que recomenda que a taxa de cirurgias cesarinas sejam de aproximadamente de 15% dos partos. esse dado era menor em anos anteriores mas voltou a crescer em 2010.
Para a subsecretaria de saúde do estado do RN, Dorinha Bulamarque, reconhece que a situação é crítica e foge do controle devido os hospitais regionais não disporem de medicos suficientes para formar escalas que atendam a demanda, ficando os hospitais regionais: Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas e Apodi, entre uns dois mais, para responderem pelos nascimentos oestanos.
Segundo o Paulo Bernardino, técnico da URSAP - Mossoró - a falta de estrutura das pequenas cidades é fator preponderante para esses indicies continuarem crescendo. E diz, que "as gestantes agendam as cesarinas por fata de opção, com medo de não iniciarem o trabalho de parto e não ter médico nos plantões dos pequenos hospitais".
Comparando a media de crianças nascidas em outros países por tipos de partos temos: Chile: 40%, México: 34%, EUA 26%, Holanda: 14%.
Com relaão a esa situação, o que existe de concreto no RN, em termos de melhorias, são os encontros para buscar alternativas, tanto em ambito central quanto regional, capacitação de profissionais e o Governo federal vem ampliando vários centros de cuidados a mães e bebes, e a  criação de mais 20 centros de Parto Normal até 2014, visto que existem algumas experiências exitosas com esse tipo de assistência em outros países e no Brasil.

Caraúbas - Educação Municipal será concluído no dia 23 de dezembro

O prefeito Ademar Ferreira solicitou diagnóstico do quadro de Educação da Rede Municipal  de Ensino de Caraúbas, como forma de elaborar projetos para melhorar o ensino público municipal. Para elaborar este trabalho, o secretário de Educação, Francisco de Assis Batista, está desenvolvendo em todas as Escolas do Município o Programa Caravana da Educação. “A previsão é concluir o trabalho no dia 23 de dezembro”, diz Assis Batista.
A partir do diagnóstico, conforme o prefeito Ademar Ferreira e o secretário Assis Batista, serão elaborados políticas públicas de educação, com previsão de recursos no Projeto de Orçamento Municipal, para melhorar as condições de ensino e de aprendizagem dos alunos. “A idéia é avançar no ensino público de qualidade”, destaca o secretário Assis Batista.
Ponto de Vista: É uma ótima alternativa saber onde se pode melhorar em relação ao processo Ensino X Aprendizagem; Permanecer na Escola X Evasão Escolar. Diagnosticar onde pode está as falhas e tentar conjuntamente desenvolver alternativas é um meio possível, com certeza1

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caraúbas participou da Missa da Paz

Foto hotnews
Fieis da Igreja Católica superlotaram a Matriz de São Sebastião para invocar força e fé pela paz, na noite de ontem. Domingo, 20 de Novembro, com certeza ficará na história religiosa de nossa praquia, e como é um momento em que as energias conspiram em prol da paz, da tão sonhada paz, que essa data seja a partir de agora lembrada sempre, a cada aniversário - O dia D pela paz, claro que todos os dias devemos realimentar as nossas atitudes positivas pela paz.
Padre Francisco e Jovem Leysson
Parabéns ao Padre Francisco pela linda Homilia, e ao jovem Leysson pela brilhante participação e ideia desse momento de reverência e busca de paz.

De igual modo, nossos Parabéns a Igreja Batista pelo momento de celebração pela paz em nossos coração, com certeza foi uma linda celebração! O branco predominou nas roupas usadas pelos fieis em cada uma das Igrejas  como simbolo da paz, o branco que é paz!

domingo, 20 de novembro de 2011

Destaque - Visita de santa Luzia à caraúbas. RN


Seguindo o cronograma de visitas 2011, peregrinando pelas cidades do interior, hoje (20), a Santa Padroeira da Mossoró RN, nos deu a honra de recebê-la e louva-la! Vários fiéis recepcionaram a Santa dos Olhos e cantaram louvores de homenagem. Amém!

Especial IV -Dia D da Consciência Negra no Brasil

Valeu, Zumbi! Valeu, Dandara!
Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional da Consciência Negra
Arte: Rafael Werkema/CFESS

Sessenta e cinco por cento da população carcerária brasileira é negra. A taxa de mortalidade materna é três vezes maior entre as mulheres negras em relação às mulheres brancas. A cada morte de um jovem branco equivale à morte de mais de 100 jovens negros/as.

Os números comprovam: homens e mulheres negros/as têm experimentado um viver totalmente desassistido, longe de um sistema de seguridade social e demais políticas públicas que contemplem suas necessidades como seres humanos. “Em síntese, negros/as vivenciam uma permanente violação de direitos, marcadamente orientada pelo preconceito racial, de gênero, orientação sexual e identidade de gênero, que os/as têm impedido, secularmente, do acesso aos direitos, devido às desvantagens históricas, fruto do racismo e da discriminação racial em escala planetária”, diz o CFESS Manifesta alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste domingo, 20 de novembro de 2011.

O documento tem a intenção de possibilitar reflexões sobre as formas de inserção da população negra na realidade desigual racial e economicamente. “É momento da resistência histórica e cotidiana da população negra, ao afirmar a luta por atendimento digno na rede pública de saúde e educação; pelo reconhecimento imediato das terras quilombolas; de acesso ao trabalho e do combate ao racismo institucional em todos os níveis; pela valorização e expressão da cultura e religiosidade de matriz africana no Brasil nos currículos escolares”, afirma outro trecho do manifesto.

http://www.cfess.org.br/arquivos/cfessmanifesta2011_consciencia_negra_SITE.pdf

Vale destacar... Notícia sobre Hospital Tarcísio será veiculada hoje no Fantásitico.

HRTM será destaque na mídia nacional

O Ministério da Saúde divulgou no início do mês de novembro os dados do número de óbitos causados por acidentes de trânsito no Brasil. No Rio Grande do Norte, foram 588 mortes em 2010, sendo 249 por acidente de moto.
A informação chamou a atenção da imprensa nacional e, nesta semana, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, recebeu a visita de uma equipe da TV Globo para verificar a situação das vítimas de acidentes de trânsito no município e regiões vizinhas.

O repórter José Raimundo, da equipe do Fantástico, entrevistou pacientes e funcionários do hospital para a matéria que será exibida hoje, dia 20 de novembro 2011. (segundo informação do site do governo do RN.)
De acordo com o diretor do HRTM, Ney Robson Vieira Alencar, a equipe da Rede Globo ficou surpresa com o bom funcionamento do hospital. "Eles fizeram gravações do trânsito na cidade e vieram ver onde os pacientes estavam sendo atendidos. Viram um hospital público de alta demanda funcionando bem. Setores de exames agilizando as solicitações, equipe completa no plantão otimizando os atendimentos, que agora acontecem de forma muito mais ágil, eficaz e humanizada", disse o diretor.

"Ainda temos dificuldades em recursos humanos e alguns equipamentos. Mas temos de sobra coragem, motivação e entusiasmo. As demandas acontecem e as soluções também", completou Ney Robson.

FONTE: Assessoria da SESAP/RN.

Notícias Nacional e Estadual em relação a saúde pública no RN.

O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães e o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda visitaram no final da manhã de hoje(18), o Hospital Regional Monsenhor Walfredo Gurgel. O objetivo da visita foi anunciar uma parceria entre os entes federativos para resolver os problemas da falta de leitos na unidade hospitalar. Recentemente, por uma recomendação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi realizado um diagnóstico sobre a situação do Hospital Walfredo Gurgel.

Diante disso, Helvécio Magalhães anunciou que apartir de janeiro de 2012, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel estará na lista das unidades hospitalares que farão parte do programa SOS Emergência, do Governo Federal. O programa vai priorizar nessas unidades hospitalares condições efetivas para a abertura de leitos de retaguarda, além de uma melhor estrutura física e tecnológica.
"Nos cabe atender bem e com dignidade todos os usuários do SUS e não faz bem para esse cidadão ficar  nos corredores", afirmou o Secretário Nacional.

De acordo com o Secretário Nacional, será construído um plano emergencial, baseado em dados coletados pelo Estado, em parceria com a prefeitura de Natal, para dar o mais rápido possível resolutividade ao problema. Ao todo, serão financiados 100 leitos de retaguarda, tendo  como  prioridade ativar os leitos que estão desativados , estimulando as cidades de porte médio a ter uma estrutura para atender a população. Também será duplicado o financiamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) do estado do Rio Grande do Norte.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, essa é uma oportunidade para que o Estado possa resolver os problemas crônicos existentes há anos.
"Estaremos iniciando uma  ação integrada onde o beneficiado será o usuário do SUS, além disso, estaremos   reforçando o atendimento nos hospitais regionais, de acordo com o perfil de cada um", falou Domício Arruda

Fonte: Assessoria da Sesap/RN

Ponto de Vista: É muita coisa precisa mudar, inovar para melhor, não só no âmbito da saúde pública no país, mas no setor privado também. Cada um de nós que usa tais serviços tem uma "aventura" a contar em relação aos serviços de saúde recebidos, quando solicitados. É realmente deprimente, em muitos postos de atendimento. No aspecto atender bem, com cordialidade, acolhida humanizada, já estamos falando de humanos, de serviços prestado de gente para gente, acreditamos que pode mudar, precisando apenas de uma vontade coletiva e particular de cada um envolvido no processo. É aquela antiga historia: "Se cada um fizer sua parte, externar o melhor de si, o atendimento na saúde pública melhoraria  muito. Posso dizer que essa semana me aventurei em busca de atendimento médico por Mossoró e em uma das clínicas (particular) foi uma aventura mesmo!). Em resumo Péssimo!