segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pele saudável com hortelã


Que tal, ter uma pela saudável com uma receitinha que você mesma poderá fazer em casa? Milhares de impurezas se aglomeram no rosto diariamente, impedindo que a pele respire devidamente. Deixar a pele em contato com o vapor da água com hortelã é a dica da Samantha Enande, especialista da Sociedade Brasileira de Medicina Estética de São Paulo, para limpar e permitir que a pele do rosto respire de forma saudável...veja a dica!

Receita caseira para a pele

Ingredientes 

  • Água
  • Folhas de hortelã

Modo de fazer 

Quando estiver fervendo, desligue. Em seguida, jogue as folhas de hortelã. Com cuidado e sempre mantendo uma boa distância, a recomendação da especialista é deixar a pele em contato com o vapor durante cinco minutos, repetindo esse procedimento uma vez por semana.

Fonte: bolsademulher

Canal Saúde

Toda terça-feira o Canal Saúde transmite um programa ao vivo, chamado Sala de Convidados. O programa consiste em um debate sobre as políticas públicas do setor saúde. Nesta terça-feira (07), será apresentado o primeiro programa da série sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde. Esse programa tem grande relevância por tratar do regimento da conferência que traz muitas mudanças nessa edição. O objetivo maior é privilegiar a participação popular em detrimento do caráter institucional do evento. Novas regras foram criadas com esse intuito. Através do programa, os atores da saúde poderão entender melhor o que vai acontecer na conferência em dezembro, em Brasília.


O Sala de Convidados, por ser ao vivo, permite a participação do espectador que tem a chance de formular perguntas, fazer críticas e tirar dúvidas enquanto o programa está no ar. Profissionais de Saúde e o público em geral poderão falar diretamente para cada entrevistado e ter suas questões respondidas.


Para mais informações a respeito, acesse: www.canalsaude.fiocruz.br

Novos números da Dengue no Estado do RN



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (6) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 13, com dados coletados até o dia 04 de abril. Ao todo, foram notificados 8.361 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 217,06% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 857 casos foram confirmados.
 Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Parelhas (431) e Mossoró (260). Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidência silenciosa.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, ressalta a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate ao agravo. Segundo ela, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos.
O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo, para enfrentar a epidemia. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Fonte: sesap rn


SESAP RN realizará evento para promoção da saúde dos servidores.



O excesso de peso e a obesidade estão cada vez presente devido ao atual estilo de vida da população (sedentarismo, consumo de alimentos industrializados e o baixo consumo de Frutas, Legumes e Verduras, o fumo e o álcool). No estado do RN, segundo as informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, o número de crianças de 0 a 10 anos com excesso de peso representou 38,51% de 162.124 crianças avaliadas. Na capital do estado do RN, o estudo realizado pelo Ministério da Saúde – O Vigitel 2013 -  avaliando os adultos, encontrou-se que 52,6% estavam com sobrepeso e 16,6%  com obesidade.
Na perspectiva de realizar uma ação para controlar e atuar na promoção da saúde e prevenção de agravos, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição em parceria com o Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis e as Práticas Integrativas Complementares, agindo em consonância com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição no qual reforça a importância do estado em promover ações de Vigilância Alimentar e Nutricional.
Em alusão a comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a SESAP irá promover nos dias 08 e 09 de abril uma oficina com 220 profissionais da saúde de todo o estado do RN para mobilizar sobre o tema. No primeiro dia, o tema central aborda a importância da alimentação saudável trazendo as informações do novo Guia Alimentar para a População Brasileira e no 2º momento do mesmo dia será divulgado o 1º concurso cultural da SESAP “1 minuto por favor” com a proposta de desenvolver vídeos educativos por adolescentes com o tema da alimentação saudável. O 2º dia terá como tema central as ações sobre as Práticas integrativas corporais com a proposta de como trabalhar mais o corpo para o desenvolvimento de saúde.
Aproveitando o grande público, no dia 08 de abril será lançado oficialmente o 1º curso de Ensino à Distância da SESAP que tem como proposta capacitar todos os profissionais da atenção básica e gestores municipais do estado do RN. O curso é autoinstrutivo o que também possibilita que outros profissionais/estudantes de graduação possam realizar o curso e conhecer mais sobre o Programa de Suplementação de Vitamina A. Esse curso EaD foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ensino a Distância da UFRN utilizando a plataforma do telessaude.

Fonte: ascomsesaprn