sábado, 21 de maio de 2011

Hospital de Caraúbas - Amigo da Criança!

Equipe do HRAPS representada pelo Diretor Alfredo José, Erione e Carmem , Enfermaeiras e Sônia , Assistente Social

A Equipe do HRAPS que esteve presente no I Seminário de Políticas Públicas para Crainça e Adolescente - Caraúbas RN, em conjunto com demais membros da equipe terá um importante papel nas ações para conquista do Selo UNICEF Município Aprovado, uma vez que o Hospital mantém o título de "Amigo da Criança há 14 anos. Portanto, é tarefa nossa, assistir a mulher puerpera com acolhida humanizada, que inicia-se na recepção, prolongando-se na assistência no momento do parto, até a hora da alta hospitalar. A assistência humanizada,  tem um significado fundamental para o bem estar do binômio mãe - filho. Este é o nosso compromisso e é assim que a equipe de assistência ao parto faz no HRAPS.
                       
                           
                                     Profissional expondo orientações sobre amamentação exclusiva
Diariamente os profissionais realizam momentos de orientação e infomação para as púerperas e  acompanhantes no Alojamento Conjunto, onde permanecem as mães e seus filhos. O Hospital também promove anualmente a Semana do Aleitamento Materno, em decorrência da SMAM, com uma vasta programação, envolvendo todos os funcionários e a comunidade, cumprindo assim, com o papel de "Hospital Amigo da Criança", seguindo o que determina a legislação. 
Norma Interna e 10 Passos para o sucesso da Amamentação Exclusiva
Em todas os setores do do Hospital estão disponibilizadas Norma Interna e 10 Passos para o sucesso da amamentação exclusiva, que fundamentam o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno, que a mais de 14 anos o HRAPS vem mantendo com esforço e dedicação, com o apoio e incentivo da direção da unidade hospitalar.
Amor, Carinho e garantia do direito a alimento saudável para as crianças
Amamentar é um ato de amor!
Quem ama amamenta!
Quem amamenta cuida!
Quem cuida dá a mama!
        








I Seminário de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes...Caraúbas rumo ao Selo UNICEF Edição 2009 - 2012.

Alcivan Viana - Articulador do Selo UNICEF
O Prefeito Ademar Ferreira, através da Comissão Pró Selo UNICEF, coordenada pelo Articulador Alcivan Viana, em parceria com a secretaria de educação, saúde, assistência social, conselhos tutelar e CMDCA,   promoveram neste sábado (21-05-2011), o  I Seminário de Políticas Públicas Para Crianças e Adolescentes com a tematica: "Estratégias para melhorar a vida de crianças e adolescentes em Caraúbas" que superou as expectativas. Os representantes dos setores parceiros permaneceram reunidos durante 8 horas, discutindo, socializando ideias e experiências a cerca do diversos objetivos que levam a conquista do prêmio. 

A Presidente do CMDCA, Izabel Mota, apresentou os 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, fundamentando assim, os trabalhos nas oficinas compostas por representantes das secretarias de saúde, educação e assistência social. Um momento muito importante para todos os presentes, foram  as apresentações da experiência da cidade de Dr. Severiano, que já conquistou o Selo UNICEF - Município Aprovado. 
Secretária de Saúde de Dr. Severiano compartilhando experiência
O público presente teve a oportinidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo CRAS II, atraves do Grupo de Crianças, que apresentou-se com a bandinha de música, sob a coordenação de Rafael e Gilza, estagiários de curso de pedagogia.
Grupo de Crianças apresentando a Bandinha de Música

Tornar-se Município Aprovado - Selo UNICEF é ser um Município que faz com qualidade, garantindo o bem estar de todas as crianças e adolescentes. Crianças e Adolescentes sempre em 1º lugar!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comemorando a Vida!


NOSSOS PARABÉNS AO PREFEITO ADEMAR FERREIRA

    
Prefeito Ademar Ferreira comemorando a vida neste 20 de Maio. E como vem fazendo ao longo de sua agenda a frente do Executivo Municipal de Caraúbas, sempre cumprindo com a agenda em benefício de uma gestão voltada para a bem de todos os caraubenses, hoje também se encontra na Capital do Estado, em atividade. Ao nosso prefeito e sua esposa Auxiliadora, votos de felicidades, que Deus em sua infinita bondade lhes iluminem em todos os momentos, Parabéns!!!
                      tulipas





quarta-feira, 18 de maio de 2011

SMAS e parceiros realizam Marcha do 18 de Maio...

PETI - unidos em favor do bem estar das nossas crianças e contra a violência sexual.
Projovem Adolescente contra abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes
Prefeito Ademar Ferreira e Secretárias: Maria Josilene 
(Assistência) e Vânia Praxedes (Administração)
Pordeus, UFERSA, Ademar, Prefeito, M. Josilene e Vânia Praxedes -
 Todos unidos contra a Violência Sexual com crianças e adolescentes
Todos juntos contra a Violência Sexual com Crianças e Adolescentes
Luzia e Odeane CRAS II, Elândia (SMAS), Tonha CRAS I, 
Adriana e Irenice, estudantes de Serviço Social  e Neta, Agricultura.
Apresentação de peça de teatro com o Grupo Ciranduir sobre Violência Sexual
Sônia Pereira e Vânia Dantas, coordenadoras CRAS I e II, Pedro e Janaina, CREAS
Ana Paula, coordenadora de programas sociais e Gilneide, PETI.
Sônia,  Odeane e Luzia - CRAS II

Casarão do Sabe-Muito...A valorização...a manutenção...a divulgação...


Após ser mostrado no INTER TV Cabugi -  Projeto Minha Cidade, e vendo o casarão na TV, nessa foto ai, é visível a deterioração do espaço físico. Ou não??  A gente fica questionando: Porque esse casarão tão falado não é um pouco mais valorizado. Me referi ao aspecto conservação, manutenção, e até mesmo, em termos de divulgação e organização de visitas aos populares, turistas e não turistas que venha se  interessar em conhecer. Seria bom que se repensasse o valor social e histórico que o casarão tem para o município. Vamos Pensar Nisso!

terça-feira, 17 de maio de 2011

SMAS realiza Capacitação da rede de atendimento a criança e adolescente em Caraúbas

18 DE MAIO - UM DIA DE LUTA ...DE TOMADA DE DECISÃO...DE MUDAR DE ATITUDE EM RELAÇÃO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES! A BOLA ESTÁ COM VOCÊ...DENUNCIE...PARTICIPE...
A violência que aflige crianças e adolescentes na realidade brasileira atual é de tal forma importante que mobiliza todos os setores da sociedade, já sendo reconhecida como relevante problema de saúde pública. As instituições do setor saúde estão entre aquelas mais 
intensamente requisitadas para atuarem frente à questão. O Ministério 
da Saúde (MS), bem como instituições internacionais que atuam no 
país, tal qual a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), têm 
buscado se posicionar frente ao tema, em conjunto com distintas 
organizações governamentais e não governamentais da área da 
saúde. E Caraúbas se alia ao movimento e também está realizando a  Campanha.






Sônia Pereira e Amanda Dantas na oficina com os educadores do ensino infantil

Capacitação realizada no dia 07-05-2011 na Escola Municipal Josué de Oliveira, com a participação de diversas instituições que prestam as famílias, as crianças e adolescentes. Foi um dia com muitas reflexões. O evento foi uma realização da Secretária Municipal da Assistência Social, que tem a frente, Maia Josilene (Preta). As ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes tem continuidade hoje, com a Marcha contra a violência sexaul a crianças e adolescentes, que acontecerá as 16h00, com saída do Posto JP no Bairro Sebastião Maltez. Você não vai ficar calado(a), parado(a)???

Caraúbas no passo a passo rumo Pró Selo UNICEF...

A Comissão Pró Selo UNICEF, continua atuando para conquista do título de Município Aprovado.
Dia 12-05-2011, esteve reunida, para definir as estratégias de realização do Seminário de Políticas públicas para Criança e Adolescente, sob a coordenação do Articulador das ações pró selo UNICEF, Alcivan Viana.
                                              
Ações integradas -  são a mola mestre para conquista de tão importante título que tornará as nossas crianças e adolescentes  mais assistidas através de educação, saúde, esporte, cultura e lazer.  As instituições que prestam atendimento as crianças e adolescentes, como: educação, saúde, assistência social, conselhos de direitos e tutelar, promotoria de justiça, delegacias e demais orgão afins, tem por obrigação de se inserir nessa luta que deve ser de todos e da sociedade em geral. Caraúbas, através da Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com demais instituições que atendem as crianças e adolescentes, vem desenvolvendo uma vasta programação, desde o início de Maio, que contrinuirá para a conquista do selo UNICEF - Município Aprovado, são: capacitação, oficinas, palestras, gincanas, caminhada educativa, Blitz com panfletagem, seminário de políticas públicas, entre outras. 


Ações integradas, tudo haver! Faça parte dessa rede de solidariedade em favor das nossas crianças e adolescentes...A Bola está com você! Participe da Marcha em combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes que acontecerá amanhã (18-05-2011) as 16 horas saindo do Posto JP.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Equipe do PETI promove dia das mães...

A Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social e Equipe do PETI, realizam uma linda homenagem as mães das crianças/adolescentes...

O PETI celebrou o dia das mães de suas crianças e adolescentes com uma linda festa na tarde de 13-05-2011. As mães assistiram  a uma dança com a música aquarela de Toquinho, apresentada por suas filhas. Além de receberem homenagem pelo dia das mães, concorreram a brindes através de um bingo, em seguida foi servido um delicioso lanche.
Estiveram presentes Solange, asistente social do CREAS, Sônia Pereira, assistente social do CRAS II, Vânia Dantas, coordenadora do CRAS I, Luzia Regiane, recepecionsta do CRAS II. A equipe do PETI, coordenada por Gilneide, recepcionou as mães que agradeceram pela homenagem.

Veja momentos da festa:




Grupo de Idosos: Encontro para celebrar o dia das mães...

A melhor idade reunida para celebrar o dia das mães, com alegria e integração! Aconteceu na quarta-feira (11-05-2011) com uma programação que incluiu momento de oração, dinâmica, reflexão e um delicioso jantar! 
A Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Josilene F. Bezerra, fez a entrega das novas camisetas do grupo e uma lembrancinha a cada um dos presentes. A socialização é um meio de proporcionar as pessoas idosas, usufruirem do seu tempo com mais qualidade e assim terem bem estar. A convivência familiar e comunitária é o caminho para uma vida com relações saudáveis.
Estiveram presentes ao evento o Prefeito Ademar Ferreira, Secretaria da Assistência Social, Maria Josilene, a Coordenadara Francisca, as Coordenadoras dos CRAS I e II, Vânia Dantas e Sônia Pereira, a Coordenadora dos Programas Sociais, Ana Paula da Cruz, Solange, assistente social do CREAS e demais integrantes das equipe dos serviços CRAS, CREAS e Secretaria de Assistência Social.
A psicóloga Rútila realizou dinâmica com os idosos, estimulando a participação e valorização.
Confira alguns momentos do evento: