sábado, 26 de novembro de 2011

Bullying Escolar - Uma situação antiga.


Como as Escolas de sua comunidade lidam com as questões de bullynig?
Você conhece algum programa de prevenção para questões de violência dentro das escolas em sua comunidade?
Existe uma atuação conjunta dos setores que atuam em prol da causa da criança e do adolescente em programas de prevenção do bullying nas escolas de sua comunidade?

Vamos pensar um pouco - A gente fala, a gente sugere, a gente tem as respostas para quase todas as situações de perigos que as crianças e adolescentes estão expostas. Falamos, falamos, falamos. Como a gente fala, não é verdade? Então, vamos pensar um pouco sobre tal questão. De que forma os  povos antigos, não muito distante dos dias de hoje, tratavam as questões de bullynig nas escolas, se o bullying é uma questão antiga?


O bullying escolar é uma situação antiga, já bem conhecida por pais e professores. Não se sabia de suas consequências que, às vezes, são graves e para toda a vida. Ninguém dava importância, porque ninguém estava informado. Não havia um nome, um conceito. Não se sabia da importância da sua prevenção por todas as escolas.

Prevenir e combater o bullying na escola é de responsabilidade de todos, mas principalmente a escola, envolvendo funcionários, professores, diretoria, alunos e pais de alunos. Não se resolve o bullying escolar na polícia ou na Justiça, últimas instâncias a serem procuradas, se todo o resto falhou.

Mas o que desejamos sempre é que essas situações sejam antes de tudo prevenidas e, se necessário, combatidas na escola com a participação de todos. É isso mesmo, a prevenção é sempre a melhor alternativa nesses situaçoes que quando instaladas causam destruições nas emoções das partes envolvidas.
Uma boa alternativa seria as escolas divulgarem amplamente, antes do início do ano letivo, que lá não se admite o bullying.
Para os alunos eu diria: Não sofra sozinho. Você tem o direito de ser feliz na sua escola. Fale. Conte o que está acontecendo.

Para os pais eu recomendaria que não se preocupem apenas com os resultados do aprendizado dos seus filhos. Tão importante quanto verificar as notas obtidas é saber se o seu filho está socialmente bem na escola.
Um projeto de atuação.

De acordo com algumas pesquisas e estudiosos do tema, muitas escolas ainda estão despreparadas para enfrentar o problema com a dimensão que ele tem. As escolas tem que agir antes de o Bullying acontecer, portanto, a palavra de oredem é realmente - PREVENÇÃO. E na sua Escola a prevenção está VERDE ou VERMELHO????

Nenhum comentário:

Postar um comentário