sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Saúde do Cérebro...

Resultado de imagem para saúde do cerebro

A medida que envelhecemos muitos de nós percebemos uma perda de capacidade mental e achamos que isso é devido em parte a estar ficando velhos, mas o envelhecimento não pode explicar a atual epidemia de severa deterioração mental. O fato é que o cérebro humano é altamente suscetível em viver em uma sociedade moderna desenvolvida. Um estilo de vida deficiente, bem como dieta, stress, fumaça e poluentes ambientais, tudo isso danifica as células frágeis do cérebro. O consumo de álcool e muitos medicamentos podem causar severa perda de memória. Cada vez mais crianças estão mostrando dificuldades comportamentais e de aprendizagem relacionadas à exposições por poluentes e tais dificuldades persistem na vida adulta.

Pessoas que abusam do seus corpos através de uma  dieta e de estilo de vida inadequados podem experimentar uma deterioração mental já na década dos trinta, e por muitos outros problemas, se tornam realmente notáveis durante a década dos quarenta. Essas pessoas que fazem coisas erradas em determinados períodos da vida, estão em risco aumentado de severa deterioração cognitiva no futuro, a  menos que elas assumam o compromisso de reconstruir a função cerebral.

O Cérebro e uma Dieta Saudável
O cérebro usa 20% da energia do corpo ele requer constante oxigênio que recebe da corrente sangüínea, e usa aproximadamente 25% do oxigênio inalado. A fisiologia cerebral é altamente complexa e tem o poder de influenciar tudo que nós fazemos.

As unidades celulares fundamentais do cérebro são chamadas neurônios. Neurônios possuem receptores que captam mensagens dos neurotransmissores, químicos no cérebro que viajam entre as células. Esses neurotransmissores são capazes de se ligarem a neurônios receptores e criarem atividades cerebrais especificas. O processo é complexo e a boa condição da proteína e membranas celulares baseadas em lipídios no cérebro é essencial para seu sucesso.
Mudanças nas membranas celulares ocorrem de momento a momento e são unicamente afetadas pelos fatores tais como emoções, dieta e o sistema imune. Mesmo as menores alterações nesta membrana celular especializada podem ter conseqüências nas habilidades dos neurotransmissores e produzir os efeitos desejados e podem causar doença. Serotonina, dopamina e norepinefrina são os neurotransmissores conhecidos mais comuns.
O excesso ou a falta de  neurotransmissores pode resultar em condições tais como depressão, ansiedade ou hiperatividade e podem contribuir para doenças do cérebro tais como ou  Altheimer ou doença de Parkinson.
Uma dieta saudável que atende as necessidades especificas do cérebro pode ajudar neurônios alcançar um equilíbrio químico satisfatório.
O cérebro depende do fígado e trato gastrointestinal saudáveis para usar bem o alimento, para absorver nutrientes apropriadamente e liberá-los ao cérebro, para remover toxinas e manter a atividade apropriada do sistema imune.
As células nervosas são amplamente compostas de lipídios e por isso os tipos corretos de gordura na dieta são um dos elementos críticos mais importantes na criação e manutenção da saúde cerebral.

O Omega 3, um precioso ácido lipídio que promove a saúde cardíaca, pode ajudar nosso cérebro. Os recursos primários dessas gorduras promotoras de saúde são peixes de água doce incluindo salmão, anchovas, sardinhas e outros peixes. É recomendável comer peixe no mínimo três vezes por semana.
Óleo de oliva e óleo de semente de linho, são bons recursos de plantas de ácidos graxos omega 3.
O DHA, um dos ácido graxos Omega 3, é primariamente um ácido graxo estrutural na matéria cinzenta do cérebro que promove comunicação entre as células nervosas por permitir sinapses para mantê-las leves e funcionais. Por ajudar a construir as bainhas de mielina ao redor das fibras nervosas, o DHA facilita a neurotransmissão química.Ele ajuda o cérebro a monitorar o humor bem como a memória.
Como um componente do leite humano, o DHA promove inteligência aumentada nas crianças.
As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para promover o sistema imune e o cérebro saudável por proteger tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória e por isolar as células nervosas. O seu corpo requer vitamina B para produzir muitos neurotransmissores. Além de carne existem muitos recursos, origem de vegetais de vitamina B incluindo pasta de grãos, arroz, germe de trigo feijão e castanha.
Em razão do cérebro ser feito amplamente de ácido graxos, ele é suscetível dano por oxidação causado pelos radicais livres, moléculas altamente reativas que atacam e danificam as membranas celulares, proteínas e mesmo o código genético, e assim trazendo também envelhecimento e doenças.
Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres. As armas primarias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.

Muitos alimentos são fontes ricas de antioxidantes. Os carotenoides são encontrados na laranja e vegetais folhosos tais como cenoura, batata doce, couve e espinafre. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta. A vitamina E é encontrada em sementes e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais, o selênio está presente em frutos do mar grãos e castanhas do Pará.
Suplementação ou reforçamento de antioxidantes são recomendados desde que sejam o sistema de defesa do corpo, o que acredita-se que eles se desviem virtualmente das doenças crônicas incluindo doenças do coração, câncer, catarata, doença de parkinson, e processo de envelhecimento.

Todos nos queremos um cérebro que seja saudável quando nós estivermos mais velhos, mas nos queremos também um cérebro que funcione em alta velocidade e eficientemente hoje.

O café da manhã é a mais importante refeição do dia. Comece o dia com uma refeição que é baixa em gordura, alta em proteína e baixa em carboidratos e açúcar. Isso ajudará você a alcançar a performance do pico mental durante o dia. Primeiro coma proteina, e então complexos carboidratos, em sua refeição. O ideal é ter o aminoacidos L-Tirosina encontrados em alimentos ricos em proteínas que alcançam primeiro o cérebro, seguido pelo L- triptofano e aminoácidos cujos efeitos relaxantes são fortalecidos pelos carboidratos.
A cafeína pode melhorar o alerta mental, mas limite seu uso para prevenir adição, ela pode deixar você com sintomas de retiradas desprazerosos tais como estresse, ansiedade e irritabilidade, e pode ser danosa para a saúde em geral. O álcool diminui a função cerebral e deve ser evitado se alta performance ou concentração e requerida.
Um estilo de vida que inclui amplo tempo de relaxamento, meditação, exercício apropriado e bom sono, tudo isso ajuda a regenerar e revigorar nosso estado mental, em suma a forma que nós comemos pode não somente nos ajudar a sermos mais inteligentes, alertas e com sucesso em nossas atividades mentais, mas também mais equilibrados em nossas emoções e comportamento.
A forma para construir um fundamento para um cérebro saudável é com uma dieta saudável e uma suplementação.
Fosfatidilserina - uma substância fosfolipidica que é um grande construtor das membranas cerebrais prove energia e atividade elétrica  através de todo o cérebro.
Fosfatidilcolina - encontrada nos produtos da soja e lefitina. Converte prontamente para acetilcolina, o neurotransmissor da memória no cérebro.
L-Glutamina - usada como fonte de energia pelo cérebro e é convertida em ácido glutâmico. Essencial para a função do cérebro e GABA, um importante neurotransmissor.
Acetil L-Camitina - essencial para converter ácidos graxos em energia metabólica, capaz de atravessar prontamente a barreira hematoencefalica onde ela promove a síntese de acetilcolina.
Hiperzina A (club moss) - funciona como um inibidor da colinesterase que previne a quebra da acetilcolina.
Vinpocetina (periwinkle) - aumenta o metabolismo do cérebro por aumentar o fluxo sanguíneo aumenta a taxa na qual as células nervosas produzem ATP (energia) e aumenta a velocidade do uso da glicose e oxigênio no cérebro.
Co Q10 - exibe um papel critico na produção de energia em cada célula do corpo. Aumenta a oxigenação dos  tecidos
Ginko biloba - erva que aumenta o fluxo sanguineo e oxigênio ao cérebro
Gotu cola - erva que energiza o cérebro e aumenta o estado de alerta (grande repositor para os que bebem muito café).

Fonte: www.cerebromente.org.br



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Fazemos escolhas ou as escolhas fazem a gente?

Hoje vamos falar de um tema muito presente em nossas vidas e no dia a dia de todas as pessoas - As nossas escolhas, um tema que vem ganhando espaço cada vez mais em nossas mentes! A cada instante estamos decidindo e fazendo escolhas cada vez mais difíceis! Com base nas explicações da Monja Coem, enfatizamos que:
Quanto mais conscientes estivermos no momento dessas escolhas mais satisfeitos estaremos com o cenário das nossas vidas.
E como estar conscientes em um mundo em que cada vez mais as pessoas estão vivendo alienadas de si mesmas. Estão vivendo como fantoches reproduzindo padrões, valores muitas vezes, disseminadas por uma cultura e uma mídia manipuladora que faz com que estejam mais distantes de sua essência.Eu acredito que o caminho é sempre exercitar a capacidade de auto-critica ao questionar a todo momento: se você quer fazer parte desse momento; compartilhar esse pensamento; assistir tal programa; participar desse evento; ocupar seu tempo dessa forma; conviver com essas pessoas; reproduzir tal tendência,…
Essa postura oportuniza a capacidade de exercitar o pensamento reflexivo que não é imediatista e impulsivo e direciona para um aprofundamento em si mesmo promovendo o auto conhecimento. O resultado desse processo é a sensação de liberdade e autonomia de si mesmo.
Nesse video, de uma forma exemplar,  a Monja Coen  comenta sobre o processo de  fazer escolhas em nossas vidas. Do quanto somos autores e responsáveis do enredo das nossas vidas e nos permite refletir através de vários questionamentos.
Como eu lido com as coisas que chegam até mim? Como eu recebo as dificuldades? Eu escolho o caminho do bem ou do mal? E como eu lido com os meus desejos não realizados?
E esclarece  sobre o verdadeiro sentido da fé. “Quem tem fé não precisa pedir nada a Deus”  basta agradecer e entregar. Pois a verdadeira fé é a entrega absoluta.
“Nós nunca oramos pedindo ou reclamando de alguma coisa, nos só agradecemos. Nós acreditamos e confiamos em Deus”.
Ou seja, o caminho é estar consciente de nossas escolhas, sempre conectados a energia superior, agradecendo a todas as situações, pessoas e circunstancias. E praticar a fé, acreditando que os nossos desejos no momentos e na hora certa serão concretizados.
Exercitar o pensamento: EU ENTREGO, CONFIO, ACEITO  E AGRADEÇO. 

Fonte: embuscadaespiritualidade.wordpress.com

domingo, 12 de novembro de 2017

Viver em harmonia consigo próprio!


"Ser feliz é apenas uma questão de aceitação. Esteja sempre em harmonia consigo mesmo, coloque o amor-próprio em primeiro lugar e seja mais feliz! Para se inspirar nessa missão, confira algumas reflexões motivacionais que separamos especialmente para você!"

A gente está sempre correndo, cuidando do trabalho, da casa, dos filhos, mas sobra pouco tempo para cuidar da gente mesmo, não é verdade? Para te ajudar a ficar mais tranquilo e completamente “zen”, preparamos algumas dicas. Confira:

1 – Tenha sempre por perto algum objeto que vai ocupar a sua mente por alguns instantes, principalmente quando estiver muito tenso. Compre, por exemplo, um jardim zen, que é aquela caixa de areia com algumas pedras.
2 – Quando for fazer as suas refeições, esqueça o tempo ou qualquer preocupação. Sentir melhor o sabor dos alimentos pode mudar o seu dia!
3 – Fique em contato com a natureza. Se puder sentar em frente à praia ou sentar perto de uma área arborizada, faça isso pelo menos uma vez ao dia. Respire fundo e aprecie o ambiente.
4 – Na hora do banho, invista em óleos relaxantes. Se tiver banheira em sua casa, opte por ela pelo menos duas vezes por semana.
5 – Pratique exercícios físicos. Eles ajudam na liberação da endorfina, hormônio responsável por nos dar aquela sensação de bem estar.
6 – Não resolva nada com raiva ou mágoa. É sempre melhor adiar um problema do que enfrentá-lo sem certeza e tranqüilidade.
7 – Dê mais atenção ao seu sono. Se não estiver conseguindo dormir direito, invista em massagens relaxantes.
8 – Quando estiver com raiva, procure uma folha de papel e uma caneta e escreva tudo o que está pensando. Isso fará com que você libere toda a sua angústia e siga em frente bem mais relaxado.
9 – Sabe aqueles dias em que a gente não acorda bem? Prefira as roupas em tons pastéis. Nada de preto, cores escuras ou vermelho.
10 – Viva cada momento como se fosse o último, mas não tenha medo de adiar as questões. Se algo não deu certo hoje, é porque terá que ser resolvido em um outro dia.
Fonte:Zastros.

Campanha Novembro Azul 2017 - Saúde do homem em foco!

Resultado de imagem para campanha novembro azul 2017

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.
O Inca alerta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida, nem ameaçar a saúde do homem.

Resultado de imagem para campanha novembro azul 2017

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Estimativa de novos casos: 61.200 (2016 - INCA)
Número de mortes: 13.772 (2013 - SIM).