terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Você confunde Saudade com tristeza?

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Disse Mario Quintana, "a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo". E você, já parou para pensar que nem sempre esse sentimento precisa ser negativo? Quem não conhece a linda frase de Cecília Meireles? "De que são feito os dias? De pequenos desejos, vagarosas saudades e silenciosas lembranças".
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I miss you

A saudade nos faz reviver momentos, memorias, experiencias, pessoas e nem sempre ela significa tristeza. Saudade boa é aquela que nos faz relembrar momentos agradáveis, lembranças das pessoas queridas, de um amor, de um lugar ou de momentos vividos que proporcionaram muita alegria!

Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão.
É uma palavra  que não tem tradução literal em muitas línguas. Saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias de amor, nas músicas românticas da língua portuguesa. Saudade significa a memória de algo que aconteceu e intensa vontade de reviver certos momentos.
Saudade, segundo a lenda surgiu no período dos descobrimentos e definia a solidão que os portugueses vindos para o Brasil tinham da sua terra e dos seus familiares. Eram atacados por uma melancolia por se sentirem tão só e distantes dos seus.
O termo saudade gerou muitos derivados, como saudosismo, e aquele que sente saudades de algo ou alguma coisa, é o saudosista. O termo saudoso é muito utilizado quando nos referimos a alguém que veio a falecer, e que nos traz grandes lembranças.
Podemos sentir saudades, de um amigo que partiu, de uma comida que há muito não saboreamos, de uma cidade que conhecemos e que gostaríamos de voltar, de um período muito feliz de nossas vidas, saudades dos filhos quando crianças, saudades dos pais que já partiram, saudade da casa onde nascemos vivemos por muito tempo etc.
Existe uma expressão que diz "matar a saudade." Ela significa que no momento em que o indivíduo vê o objeto do seu sofrimento, torna-se alegre e feliz, portanto está matando aquela saudade.
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"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida. Clarice Lispector.
7 – Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos. Bob Marley.
Fonte Google...www.significados.com.br

sábado, 6 de janeiro de 2018

Dia da Gratidão...

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Todos os dias, é dia de fazer agradecimento por todas as coisas do Céu e da Terra! Mas como todas as coisas importantes, a Gratidão tem o seu dia D, e o https://spavidacomharmonia.blogspot.com.br não poderia deixar de falar para nossos leitores, desse tema tão presente em nossas vidas: a Gratidão!!

Afinal, o que é gratidão?

Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais. Diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

 5 Dicas para dias de mais gratidão: 
1. Agradeça a Deus todos os dias pela sua vida e saúde. 
2. Diga sempre obrigado às pessoas que lhe prestam algum favor ou gentileza.
3. Tente enxergar o lado bom das coisas ruins que por ventura acontecer.
4. Enxergar o lado bom e qualidades das pessoas também é muito bom!
5. Dê valor ao que você tem e se alegre com os mínimos detalhes do dia a dia.

Benefícios da gratidão
 A gratidão te lembra das coisas positivas da vida. A gratidão te lembra do que é realmente importante. A gratidão faz você agradecer aos outros. A gratidão transforma o negativo em positivo. Então, faça de todos os seus dias, o Dia da Gratidão!!


domingo, 10 de dezembro de 2017

Dia Internacional dos Direitos Humanos...Que Direitos?

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A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos. Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
Comemoração
A cada ano o Dia dos Direitos Humanos tem um tema. Uma parcela significativa dos temas escolhidos faz referência à necessidade de disseminação de informações acerca dos direitos humanos essenciais e/ou a respeito da importância da promoção da educação em direitos humanos.
São realizadas em todo o mundo campanhas publicitárias veiculadas em diversos meios, eventos culturais, passeatas, manifestações populares e exposições com a finalidade de informar os cidadãos sobre a necessidade da garantia dos direitos fundamentais contidos na declaração.
É uma data em que as comemorações são bem-vindas, no entanto, que visa essencialmente ao esclarecimento a respeito da necessidade de reivindicarmos ações efetivas dos Estados e da sociedade para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Fonte: Brasil Escola

sábado, 9 de dezembro de 2017

Sobre o dia 09 de Dezembro - Dia Internacional contra a corrupção.


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Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.
A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime. Veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.

* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.
* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.
A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. Essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).


Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, porque sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar.


Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção. A partir da pesquisa é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10. Alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança, é a Finlândia; e o Brasil ocupa 54° com nota 3,9, margem de confiança 37-41%. Desse modo, percebe-se que o Brasil precisa mudar as praticas de fazer politicas públicas e sair desse caos em relação a corrupção, que alastra e deixa a sua população envergonhada dos políticos que ao longo do tempo nos colocou nessa situação de calamidade. Chega de corrupção...fora todos os corruptos!

Fonte: mundoeeducação...

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Saúde do Cérebro...

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A medida que envelhecemos muitos de nós percebemos uma perda de capacidade mental e achamos que isso é devido em parte a estar ficando velhos, mas o envelhecimento não pode explicar a atual epidemia de severa deterioração mental. O fato é que o cérebro humano é altamente suscetível em viver em uma sociedade moderna desenvolvida. Um estilo de vida deficiente, bem como dieta, stress, fumaça e poluentes ambientais, tudo isso danifica as células frágeis do cérebro. O consumo de álcool e muitos medicamentos podem causar severa perda de memória. Cada vez mais crianças estão mostrando dificuldades comportamentais e de aprendizagem relacionadas à exposições por poluentes e tais dificuldades persistem na vida adulta.

Pessoas que abusam do seus corpos através de uma  dieta e de estilo de vida inadequados podem experimentar uma deterioração mental já na década dos trinta, e por muitos outros problemas, se tornam realmente notáveis durante a década dos quarenta. Essas pessoas que fazem coisas erradas em determinados períodos da vida, estão em risco aumentado de severa deterioração cognitiva no futuro, a  menos que elas assumam o compromisso de reconstruir a função cerebral.

O Cérebro e uma Dieta Saudável
O cérebro usa 20% da energia do corpo ele requer constante oxigênio que recebe da corrente sangüínea, e usa aproximadamente 25% do oxigênio inalado. A fisiologia cerebral é altamente complexa e tem o poder de influenciar tudo que nós fazemos.

As unidades celulares fundamentais do cérebro são chamadas neurônios. Neurônios possuem receptores que captam mensagens dos neurotransmissores, químicos no cérebro que viajam entre as células. Esses neurotransmissores são capazes de se ligarem a neurônios receptores e criarem atividades cerebrais especificas. O processo é complexo e a boa condição da proteína e membranas celulares baseadas em lipídios no cérebro é essencial para seu sucesso.
Mudanças nas membranas celulares ocorrem de momento a momento e são unicamente afetadas pelos fatores tais como emoções, dieta e o sistema imune. Mesmo as menores alterações nesta membrana celular especializada podem ter conseqüências nas habilidades dos neurotransmissores e produzir os efeitos desejados e podem causar doença. Serotonina, dopamina e norepinefrina são os neurotransmissores conhecidos mais comuns.
O excesso ou a falta de  neurotransmissores pode resultar em condições tais como depressão, ansiedade ou hiperatividade e podem contribuir para doenças do cérebro tais como ou  Altheimer ou doença de Parkinson.
Uma dieta saudável que atende as necessidades especificas do cérebro pode ajudar neurônios alcançar um equilíbrio químico satisfatório.
O cérebro depende do fígado e trato gastrointestinal saudáveis para usar bem o alimento, para absorver nutrientes apropriadamente e liberá-los ao cérebro, para remover toxinas e manter a atividade apropriada do sistema imune.
As células nervosas são amplamente compostas de lipídios e por isso os tipos corretos de gordura na dieta são um dos elementos críticos mais importantes na criação e manutenção da saúde cerebral.

O Omega 3, um precioso ácido lipídio que promove a saúde cardíaca, pode ajudar nosso cérebro. Os recursos primários dessas gorduras promotoras de saúde são peixes de água doce incluindo salmão, anchovas, sardinhas e outros peixes. É recomendável comer peixe no mínimo três vezes por semana.
Óleo de oliva e óleo de semente de linho, são bons recursos de plantas de ácidos graxos omega 3.
O DHA, um dos ácido graxos Omega 3, é primariamente um ácido graxo estrutural na matéria cinzenta do cérebro que promove comunicação entre as células nervosas por permitir sinapses para mantê-las leves e funcionais. Por ajudar a construir as bainhas de mielina ao redor das fibras nervosas, o DHA facilita a neurotransmissão química.Ele ajuda o cérebro a monitorar o humor bem como a memória.
Como um componente do leite humano, o DHA promove inteligência aumentada nas crianças.
As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para promover o sistema imune e o cérebro saudável por proteger tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória e por isolar as células nervosas. O seu corpo requer vitamina B para produzir muitos neurotransmissores. Além de carne existem muitos recursos, origem de vegetais de vitamina B incluindo pasta de grãos, arroz, germe de trigo feijão e castanha.
Em razão do cérebro ser feito amplamente de ácido graxos, ele é suscetível dano por oxidação causado pelos radicais livres, moléculas altamente reativas que atacam e danificam as membranas celulares, proteínas e mesmo o código genético, e assim trazendo também envelhecimento e doenças.
Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres. As armas primarias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.

Muitos alimentos são fontes ricas de antioxidantes. Os carotenoides são encontrados na laranja e vegetais folhosos tais como cenoura, batata doce, couve e espinafre. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta. A vitamina E é encontrada em sementes e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais, o selênio está presente em frutos do mar grãos e castanhas do Pará.
Suplementação ou reforçamento de antioxidantes são recomendados desde que sejam o sistema de defesa do corpo, o que acredita-se que eles se desviem virtualmente das doenças crônicas incluindo doenças do coração, câncer, catarata, doença de parkinson, e processo de envelhecimento.

Todos nos queremos um cérebro que seja saudável quando nós estivermos mais velhos, mas nos queremos também um cérebro que funcione em alta velocidade e eficientemente hoje.

O café da manhã é a mais importante refeição do dia. Comece o dia com uma refeição que é baixa em gordura, alta em proteína e baixa em carboidratos e açúcar. Isso ajudará você a alcançar a performance do pico mental durante o dia. Primeiro coma proteina, e então complexos carboidratos, em sua refeição. O ideal é ter o aminoacidos L-Tirosina encontrados em alimentos ricos em proteínas que alcançam primeiro o cérebro, seguido pelo L- triptofano e aminoácidos cujos efeitos relaxantes são fortalecidos pelos carboidratos.
A cafeína pode melhorar o alerta mental, mas limite seu uso para prevenir adição, ela pode deixar você com sintomas de retiradas desprazerosos tais como estresse, ansiedade e irritabilidade, e pode ser danosa para a saúde em geral. O álcool diminui a função cerebral e deve ser evitado se alta performance ou concentração e requerida.
Um estilo de vida que inclui amplo tempo de relaxamento, meditação, exercício apropriado e bom sono, tudo isso ajuda a regenerar e revigorar nosso estado mental, em suma a forma que nós comemos pode não somente nos ajudar a sermos mais inteligentes, alertas e com sucesso em nossas atividades mentais, mas também mais equilibrados em nossas emoções e comportamento.
A forma para construir um fundamento para um cérebro saudável é com uma dieta saudável e uma suplementação.
Fosfatidilserina - uma substância fosfolipidica que é um grande construtor das membranas cerebrais prove energia e atividade elétrica  através de todo o cérebro.
Fosfatidilcolina - encontrada nos produtos da soja e lefitina. Converte prontamente para acetilcolina, o neurotransmissor da memória no cérebro.
L-Glutamina - usada como fonte de energia pelo cérebro e é convertida em ácido glutâmico. Essencial para a função do cérebro e GABA, um importante neurotransmissor.
Acetil L-Camitina - essencial para converter ácidos graxos em energia metabólica, capaz de atravessar prontamente a barreira hematoencefalica onde ela promove a síntese de acetilcolina.
Hiperzina A (club moss) - funciona como um inibidor da colinesterase que previne a quebra da acetilcolina.
Vinpocetina (periwinkle) - aumenta o metabolismo do cérebro por aumentar o fluxo sanguíneo aumenta a taxa na qual as células nervosas produzem ATP (energia) e aumenta a velocidade do uso da glicose e oxigênio no cérebro.
Co Q10 - exibe um papel critico na produção de energia em cada célula do corpo. Aumenta a oxigenação dos  tecidos
Ginko biloba - erva que aumenta o fluxo sanguineo e oxigênio ao cérebro
Gotu cola - erva que energiza o cérebro e aumenta o estado de alerta (grande repositor para os que bebem muito café).

Fonte: www.cerebromente.org.br



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Fazemos escolhas ou as escolhas fazem a gente?

Hoje vamos falar de um tema muito presente em nossas vidas e no dia a dia de todas as pessoas - As nossas escolhas, um tema que vem ganhando espaço cada vez mais em nossas mentes! A cada instante estamos decidindo e fazendo escolhas cada vez mais difíceis! Com base nas explicações da Monja Coem, enfatizamos que:
Quanto mais conscientes estivermos no momento dessas escolhas mais satisfeitos estaremos com o cenário das nossas vidas.
E como estar conscientes em um mundo em que cada vez mais as pessoas estão vivendo alienadas de si mesmas. Estão vivendo como fantoches reproduzindo padrões, valores muitas vezes, disseminadas por uma cultura e uma mídia manipuladora que faz com que estejam mais distantes de sua essência.Eu acredito que o caminho é sempre exercitar a capacidade de auto-critica ao questionar a todo momento: se você quer fazer parte desse momento; compartilhar esse pensamento; assistir tal programa; participar desse evento; ocupar seu tempo dessa forma; conviver com essas pessoas; reproduzir tal tendência,…
Essa postura oportuniza a capacidade de exercitar o pensamento reflexivo que não é imediatista e impulsivo e direciona para um aprofundamento em si mesmo promovendo o auto conhecimento. O resultado desse processo é a sensação de liberdade e autonomia de si mesmo.
Nesse video, de uma forma exemplar,  a Monja Coen  comenta sobre o processo de  fazer escolhas em nossas vidas. Do quanto somos autores e responsáveis do enredo das nossas vidas e nos permite refletir através de vários questionamentos.
Como eu lido com as coisas que chegam até mim? Como eu recebo as dificuldades? Eu escolho o caminho do bem ou do mal? E como eu lido com os meus desejos não realizados?
E esclarece  sobre o verdadeiro sentido da fé. “Quem tem fé não precisa pedir nada a Deus”  basta agradecer e entregar. Pois a verdadeira fé é a entrega absoluta.
“Nós nunca oramos pedindo ou reclamando de alguma coisa, nos só agradecemos. Nós acreditamos e confiamos em Deus”.
Ou seja, o caminho é estar consciente de nossas escolhas, sempre conectados a energia superior, agradecendo a todas as situações, pessoas e circunstancias. E praticar a fé, acreditando que os nossos desejos no momentos e na hora certa serão concretizados.
Exercitar o pensamento: EU ENTREGO, CONFIO, ACEITO  E AGRADEÇO. 

Fonte: embuscadaespiritualidade.wordpress.com

domingo, 12 de novembro de 2017

Viver em harmonia consigo próprio!


"Ser feliz é apenas uma questão de aceitação. Esteja sempre em harmonia consigo mesmo, coloque o amor-próprio em primeiro lugar e seja mais feliz! Para se inspirar nessa missão, confira algumas reflexões motivacionais que separamos especialmente para você!"

A gente está sempre correndo, cuidando do trabalho, da casa, dos filhos, mas sobra pouco tempo para cuidar da gente mesmo, não é verdade? Para te ajudar a ficar mais tranquilo e completamente “zen”, preparamos algumas dicas. Confira:

1 – Tenha sempre por perto algum objeto que vai ocupar a sua mente por alguns instantes, principalmente quando estiver muito tenso. Compre, por exemplo, um jardim zen, que é aquela caixa de areia com algumas pedras.
2 – Quando for fazer as suas refeições, esqueça o tempo ou qualquer preocupação. Sentir melhor o sabor dos alimentos pode mudar o seu dia!
3 – Fique em contato com a natureza. Se puder sentar em frente à praia ou sentar perto de uma área arborizada, faça isso pelo menos uma vez ao dia. Respire fundo e aprecie o ambiente.
4 – Na hora do banho, invista em óleos relaxantes. Se tiver banheira em sua casa, opte por ela pelo menos duas vezes por semana.
5 – Pratique exercícios físicos. Eles ajudam na liberação da endorfina, hormônio responsável por nos dar aquela sensação de bem estar.
6 – Não resolva nada com raiva ou mágoa. É sempre melhor adiar um problema do que enfrentá-lo sem certeza e tranqüilidade.
7 – Dê mais atenção ao seu sono. Se não estiver conseguindo dormir direito, invista em massagens relaxantes.
8 – Quando estiver com raiva, procure uma folha de papel e uma caneta e escreva tudo o que está pensando. Isso fará com que você libere toda a sua angústia e siga em frente bem mais relaxado.
9 – Sabe aqueles dias em que a gente não acorda bem? Prefira as roupas em tons pastéis. Nada de preto, cores escuras ou vermelho.
10 – Viva cada momento como se fosse o último, mas não tenha medo de adiar as questões. Se algo não deu certo hoje, é porque terá que ser resolvido em um outro dia.
Fonte:Zastros.