segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Cinco atitudes para ser grato de uma vez por todas.

foto1.1

Porque é muito fácil ser grato quando tudo está funcionando na sua vida:
Primeira atitude: Entenda que coisas ruins também acontecem para pessoas boas
Não adianta você dizer assim: " eu me empenho, me esforço, faço tudo direitinho, pago meus impostos, sou uma pessoa honesta, íntegra, ajudo todo mundo, faço o bem, faço trabalho voluntário, ajudo na caridade, participo da minha igreja, rezo, sou uma pessoa boa de verdade. Pode perguntar para a minha família, para os meus amigos e ainda assim acontecem problemas em minha vida que eu não merecia que ocorresse.”
Acredito que você é uma pessoa boa, que se perguntar para sua família e amigos eles vão confirmar e ainda assim preciso te informar que vão acontecer problemas na sua vida, que você vai ficar triste e que a vida vai te puxar o tapete de vez em quando.
Quero contar uma pequena história. Uma vez um monge, sábio, tinha muitos seguidores e um deles falou:
“Mestre porque em algumas ocasiões acontecem problemas na minha vida que parecem enormes e acabam comigo, enquanto um problema até maior, em outra situação, não me abala nada?”
E então o sábio respondeu:
“Traga-me um copo com água e uma colher com sal”, e o rapaz fez isso.
“Agora ponha esse sal dentro da água e mexa”, e o garoto obedeceu.
“Agora tome essa água” e ele tomou, o gosto era horrível, mas não se atreveu a contrariar o mestre.
“Então que tal a água?”, o sábio perguntou.
“Muito ruim mestre”, disse o rapaz.
“Então agora pegue uma colher de sal e um copo vazio e me acompanhe.”, falou o sábio.
Mas como posso conseguir, apesar dos problemas, continuar a ser grato?
Segunda atitude: Não imponha condições para ser feliz 

Ter Gratidão e felicidade caminham lado a lado, de mãos dadas. Se você é grato, é feliz e se é feliz, também é grato.
Contudo existem pessoas que precisam da condição ideal de temperatura e pressão para serem felizes, funciona mais ou menos assim:
– O dia que eu me aposentar vou fazer todas aquelas coisas que quero e finalmente vou ser feliz;
– Quando conseguir a minha casa própria vou me sentir mais seguro, sem tanto medo do futuro, podendo inclusive deixar um patrimônio para os meus filhos, então vou ser feliz;
– Quando casar com a pessoa certa, minha cara metade, encontrar o homem ideal, a mulher maravilhosa, aí sim vou ser muito feliz;
– O dia que tiver o emprego ideal, porque como é que vou ser feliz com esse empreguinho sem graça, horroroso que tenho aqui. Quando encontrar aquele que eu adoro o serviço e ainda ser super bem remunerado ou se eu montar o negócio ideal que eu tenha muitos clientes e que me dê muitos lucros, aí sim eu serei feliz.
Se você se encaixou em alguma dessas condições, preciso te dar uma notícia: a hora de ser feliz e o momento ideal não é lá e então, mas sim aqui e agora.

Se você aprender a curtir os pequenos momentos e os prazeres da vida, concentrar a sua atenção no que está dando certo e não no que ainda não deu, se começar a valorizar o momento presente e as coisas que já estão acontecendo a sua volta, você vai ser muito feliz, vai aprender a ser grato, porque olhando para as coisas que estão dando certo, não tem jeito de deixar de agradecer.
Coloque essa dica em prática começando por hoje.
Procure o que existe a sua volta, no momento presente que você já pode agradecer porque está dando certo agora. Você merece ser feliz nesse momento, pare de adiar a sua felicidade para o futuro.
Terceira atitude: Saiba que a vida é feita de altos e baixos 

Seja grato não só quando a vida vai bem, mas quando as coisas não estão funcionando também. Porque ter altos e baixos faz parte e não tem jeito.
Conseguir ser grato apenas quando tudo está funcionando da maneira como você gostaria é a receita certa para ter uma vida empobrecida; lembre-se que muitas vezes os problemas aparecem para que possamos ser lapidados e se você precisa que tudo funcione bem para ser feliz, está correndo um risco muito sério.
Haverá problemas, dias escuros, dificuldades acontecendo e coisas tristes, existem momentos em que está tudo bem e outros nem tanto.
Aprendi com meus queridos alunos da Justiça Federal, uma frase muito curiosa; como lá os cargos comissionados são atribuídos de tempos em tempos, dependendo de quem for o diretor do Foro ou Vara naquele momento, a pessoa vira chefe, ou seja, ela não é chefe, simplesmente está chefe. Assim existem alguns líderes que são maravilhosos e é muito bom tê-los no comando, e outros nem tanto e chegam a ser um grande problema para equipe. Por isso, os colaboradores da empresa criaram a seguinte frase: “As coisas estão ruins agora, mas fique tranqüilo, pois vai melhorar. As coisas estão boas agora, mas não se acomode, pois vai piorar.”
Essa é uma grande verdade; quem passa por situações cíclicas na vida sabe que é assim: existem momentos em que você está no fundo do poço, mas fique tranqüilo, pois não vai descer mais e deve melhorar, porém em outros instantes está tudo muito bem encaixado, não fique achando que é para sempre, senão vai ter problemas, porque isso faz parte da vida e ela é feita de altos e baixos.
Quarta atitude: Planeje e trabalhe para um futuro melhor 
Isso significa que não existe arco íris sem chuva, pois ele precisou da chuva para existir. Não existe mel sem abelha; tem pessoas que adoram mel e tudo que é feito com ele, mas não suportam abelhas, só de ver já começam a se coçar, mas elas são necessárias. Não existem rosas sem espinhos; é muito bom ganhar uma rosa, mas é possível que você espete o dedo em algum momento.
O que eu estou te falando é que só há dia, porque existe noite, há frio porque existe calor, há alegria porque existe tristeza, há amor porque existe raiva; a vida é feita de altos e baixos, portanto aprenda a aceitar e lidar com os dois.
Para as coisas boas você vai olhar para o Universo e dizer: “O que mais de bom que vai acontecer hoje?” e para as coisas ruins: “O que é que eu posso aprender com essa situação?” E como a vida é feita de altos e baixos aprenda a ser grato em todos os momentos, até mesmo porque eles vão continuar oscilando e se transformando na tônica da sua vida.
Quinta atitude: Liberte-se da amargura e do rancor
Enquanto tiver amargura, rancor, dificuldade para perdoar é muito complicado ser grato, porque em um coração agradecido não cabe nada disso: sofrimento, apego ao passado e às coisas que não foram muito legais lá atrás.
É preciso se libertar desses sentimentos que estão lhe fazendo escravo e sempre achamos que quando seguramos essa emoção de falta de perdão, estamos nos protegendo para não sermos machucados. Grande ilusão, na verdade estamos nos envenenando.
Perdoar é desistir de ressentimentos quando prejudicado.
Então você pode me dizer: “Mas Marcia, eu não perdôo, comigo a pessoa apronta uma vez só, não existe a segunda, não admito que me apronte de novo.” Não estou dizendo que você tem que ser bobo, deixar que o outro faça o que bem quer, não é isso. A questão é que a dificuldade de perdoar está prejudicando apenas a você; primeiro está provocando úlcera, gastrite que nada mais é do que raiva engolida.
Não perdoar equivale a você tomar uma dose de veneno todos os dias, e achar que assim vai se vingar do outro e que ele vai morrer envenenado. Pois saiba que não vai e quem está perdendo é você e isto não está te trazendo benefícios.
Enquanto você se corrói com amargura, rancor e falta de perdão, só está conseguindo adoecer, puxar sua vida para traz, e com isso não consegue conectar com a gratidão e como a mesma anda de mãos dadas com a felicidade, fica infeliz e vibra em uma freqüência eletromagnética muito negativa.
E a vida te dá mais do mesmo, então você vai ter mais pessoas te magoando, provocando rancor e isso vai fazer com que você tenha uma leitura de que o mundo não presta, as pessoas são horrorosas e nada dá certo. Quando você muda essa freqüência, começa a conectar com pessoas do bem e a sua vida fica mais leve.
A grande questão é: Perdoar vai ser bom para quem vai receber o perdão?
Claro que sim, porém será 100 vezes melhor para você.
“Marcia, mas não consigo perdoar, passar uma borracha em cima do que aconteceu, já tentei, mas não dá, pois é mais forte do que eu.”
Costumo sugerir nesses casos a Oração de 30 dias para o perdão.
Essa oração vai ser útil independentemente de você ser religioso ou não, “Ah, mas eu não acredito em Deus.”, pois faça a oração mesmo assim.  “Mas vou orar pra quem se não acredito em Deus?”. Para sua mente, para você mesmo, para as forças do Universo, pouco importa o nome que você vai dar para o centro polarizador de seus pensamentos.
Deixe-me explicar como funciona essa oração.
Durante 30 dias, a começar de hoje, antes de dormir você vai pensar naquela pessoa que não consegue perdoar e vai desejar que ela tenha uma vida muito feliz e que tudo dê certo para ela. Sei que é difícil e só de ler isso deve ter gente que até se arrepiou, mas isso tem um poder libertador, acredite. Experimente e depois me conte.
 Fonte: http://marcialuz.com/page/10-atitudes-para-ser-grato