sábado, 9 de julho de 2011

CFESS integra o movimento nacional pela educação como direito de todos/as e dever do Estado


Se defendemos a educação como um direito de todos/as, e exigimos que ela seja pública, gratuita, laica e presencial, é nosso dever estar nesse movimento". A frase é da presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, garantindo o compromisso do Conselho Federal com a campanha nacional em defesa da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, que vem sendo discutida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O movimento já conta com 25 entidades nacionais, que assinaram o documento "Por que aplicar já 10% do PIB nacional na Educação Pública?". 

SE LIGUE...SUAS AGORA É LEI!



O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) agora é lei. A presidente Dilma Roussef sancionou o Projeto de Lei da Câmara n.º 189/2010, conhecido como PL SUAS, nesta quarta-feira, 6 de julho, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O CFESS marcou presença, representado pelas conselheiras Sâmya Ramos e Lúcia Lopes. Conselheiros/as de alguns CRESS também estiveram presentes ao evento, que contou ainda com a ministra do desenvolvimento social e combate à fome, Tereza Campello, e com o presidente do Conselho Nacional de .
Para Refletir

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:
- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: 
- Qual lobo vence? O velho índio respondeu: - "Aquele que você alimenta!"
  

Te ofereço...Uma Rosa pela Amizade
Uma Para O Amor
Uma Para :A Saúde
Uma Para A Sorte
Uma Para Novas Amizades
Uma Para A Felicidade
Uma Para A Família
Uma Para A Paz
Uma Para A Sinceridade
E A Última para Uma Longa Vida
 

ACONTECEU A PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A I Pré-Conferência do CRAS Leandro Bezerra aconteceu com um público dentro do esperado, sendo, portanto, um resultado positivo, visto que os participantes discutiram e avaliaram as ações dentro da Assistência Social, tanto a nível Municipal como no nível Estadual e Federal.
Ao final dos trabalhos, foram escolhidos os delegados que participarão da IV Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos dias 14 e 15 de Julho em Caraúbas. Momento de fundamental importância para as pessoas decidirem sobre o destino da Política Pública de Assistência Social. Vamos Participar!

Momentos da Pré-Conferência no CRAS Leandro Bezerra:
PÚBLICO
GRUPOS
GRUPOS
GRUPOS
O PÚBLICO PRESENTE
SECRETÁRIA SMAS
EQUIPE DO CRAS II
DELEGADOS (AS) ELEITOS

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Caraúbas se prepara para a IV Conferência Municipal de Assistência Social 

Como forma de mobilizar e preparar a população para a IV Conferência Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, que tem a frente, a secretária Maria Josilene, através dos CRAS I E II e CREAS, vem se preparando para realizar as Oficinas Preparatórias - Pré-Conferências - que em 2011 enfoca o tema: "Avançando na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios.”  e como Lema:“Consolidar o SUAS e valorizar Trabalhadores.” 


A temática proposta resulta do momento histórico vivido para a consolidação do SUAS e a efetivação da política pública de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado. Considera, ainda, a centralidade que os trabalhadores dessa política assumem para sua efetivação. Agora, é necessário avançar na implementação da gestão do trabalho no SUAS articulada aos imperativos do controle social.


A I Pré-Conferência Municipal de Assistência Social do CRAS Leandro Bezerra, acontecerá sexta-feira - 08-07-2011, a partir das 08h00, na Sede do CRAS do Bairro Leandro Bezerra, nesse mesmo dia, as 14h00, acontecerá a Pré-Conferência do CRAS São Severino e no dia 11-07 é a vez do CREAS reunir seus  os usuários, para debater e se preparar também para a IV Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá nos dias 14 e 15.


Vamos participar e faze valer o papel do controle social das políticas públicas em Caraúbas, pela população!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O COZINHA BRASIL ESTÁ EM NOSSA CIDADE...

O Programa SESI Cozinha Brasil está em Caraúbas desde o 04 de Julho, ministrando curso de preparo de alimentos. O Programa é uma parceria do SESI com o Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome, e como resultado positivo é a mudança de hábito da população brasileira, elevando o nível de saúde e qualidade de vida.
A presença do Programa em Caraúbas é resultado do empenho do Prefeito Ademar Ferreira em parceria com a Secretaria Maria Josilene, da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, que vem cada vez mais se dedicando a viabilidade de oportunidades de inclusão para as famílias de caraibenses. O curso tem seu encerramento na próxima Quinta-Feira, as 19h00, na Casa de Cultura Manoel do Violão. Compareçam!

O momento é importante para as famílias de baixa renda, visto que, através de cursos dessa natureza, as famílias tem a oportunidade de gerar uma renda extra, que irá melhorar a sua qualidade de vida.
Momentos do Curso em Caraúbas
A turma aprendendo a preparar refeições de baixo custo
Alimentação, um importante pilar de sua qualidade de vida!

terça-feira, 5 de julho de 2011

SAÚDE EM FOCO...EM TODO O PAÍS

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM CARAÚBAS

A exemplo de todos os municípios do Brasil, Caraúbas cumpre com o dever de casa e realizou sua 3ª Conferência, no dia 04-07-2011, na Casa da Cultura Manoel do Violão. O evento contou com uma significativa representatividade de todos os segmentos institucionais: governamental e não governamental.

Com o tema “SUS na seguridade social - política pública, patrimônio do povo brasileiro”, os gestores, delegados e convidados avaliaram, discutiram e proporam ações para melhorar e corrigir as disfunções no âmbito da saúde público em nosso município. É a participação popular e o controle social em prol da qualidade de vida de todos.

SAÚDE E EDUCAÇÃO: DOIS PILARES DA QUALIDADE DE VIDA NO CAMINHO CERTO


Secretária(o)  Juliana Carlos e Assis Batistas - Medalha Dom Pedro II

Parabéns  a gestão " NOSSA FORÇA É NOSSO POVO", Prefeito Ademar Ferreira e aos Secretários Municipais de Saúde, Juliana Carlos e de Educação Assis Batista, pelo ótimo desempenho nas respectivas pastas. Ambos foram a Recife - PE, no dia 02 de Julho para participaram de uma solenidade de entrega das medalhas de Honra Dom Pedro II. A homenagem foi pelo desafio do município investir mais de 25% do orçamento do município em educação e na saúde 15% do orçamento é destinado as ações de saúde pública, com comprovação através do Tribunal de Contas do Estado.
No Estado do RN, dois municípios foram premiados na Área da educação: Caraúbas/RN e Grossos/RN. Na saúde apenas o município de Caraúbas conquistou a condecoração. A solenidade de entrega foi realizada no auditório do Recife Praia Hotel, e contou com a presença de várias autoridades políticas de diversos estados brasileiros.
Parabéns para Juliana, Assis, que estão lutando por melhores dias para Caraúbas...para todos!