sábado, 21 de fevereiro de 2015

MPF/RN orienta SESAP a disponibilizar plantão para o pronto atendimento das decisões judiciais.

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) desenvolvam um sistema de plantão que permita o pronto atendimento das decisões judiciais dirigidas às duas secretarias, nos fins de semana, feriados e inclusive em dias úteis, após o encerramento do expediente normal.
A recomendação, de autoria do procurador da República Victor Mariz, aponta que atualmente nenhum dos dois órgãos mantém qualquer estrutura para recebimento dessas decisões, fora do expediente normal das secretarias. Dessa forma, muitas vezes os pacientes que necessitam de intervenção médica/hospitalar urgente não conseguem o acesso ao atendimento, mesmo após conquistar esse direito judicialmente.
O texto também recomenda às duas secretarias a divulgação – através da internet e diretamente à Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública – do contato telefônico das pessoas responsáveis pelo recebimento das decisões, durante esses plantões. As recomendações foram entregues no último dia 11 e preveem um prazo de 10 dias para que os secretários informem sobre as medidas adotadas.

Mossoró RN - Cirurgias eletivas pelo SUS voltarão a ser realizadas.

Todas as cirurgias eletivas foram adiadas.
Foto da web

Depois de seis meses de paralisação, as cirurgias eletivas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) voltarão a ser realizadas em Mossoró a partir da próxima segunda-feira, 23. Após uma morosa negociação que se arrastou por meses, o contrato de prestação de serviços foi assinado ontem, 20, pelo prefeito Francisco José Júnior e pelo presidente da Clínica de Anestesiologia de Mossoró (CAM), Ronaldo Fixina.

Durante o ato de assinatura, o prefeito Francisco José Júnior disse que a demora para se chegar a um consenso entre as partes se deu em virtude de entraves burocráticos. “Só agora conseguimos vencer esses entraves e estou feliz de poder concluir esse processo”, afirmou.

O médico Ronaldo Fixina, que assinou o contrato, disse que não haverá um mutirão para 
atender a demanda e que cada hospital fica responsável com seus cirurgiões de fazer o agendamento das cirurgias. “Aconselho os pacientes a procurarem seus médicos para que seja feita a avaliação do estado atual e a marcação da cirurgia. Lembrando que os casos mais graves terão prioridade no atendimento”, informou acrescentando que alguns procedimentos deverão ser agendados aos sábados para tentar atender a demanda com mais rapidez. A estimativa é de que em torno de dez procedimentos diários sejam realizados em cada hospital. “Tem toda uma estrutura que precisa estar disponível para uma cirurgia, não apenas os médicos. Vamos atendendo conforme a disponibilidade dos hospitais”, concluiu.
Fonte: Gazeta do Oeste

Prefeito de Mossoró diz que deseja uma gestão participativa e humanizada em sua mensagem anual.

O prefeito de Mossoró, Francisco José Junior em sua mensagem anual, infatizou o que pretende para sua administração e para o população...vejam trecho da mensagem...
Quero modernizar a administração pública de Mossoró e para isso tenho a coragem de romper com vícios enraizados há décadas”, disse Francisco José, citando como exemplo a auditoria na folha de pagamento da Prefeitura, feita em parceria com a UERN quando assumiu a Prefeitura ainda como interino, e que terminou com a instalação do ponto eletrônico nos órgãos públicos.
O Prefeito Francisco José Junior destaco as seguintes ações para 2015...
1- Construção do Santuário de Santa Luzia
2-Revitalização da avenida Rio Branco
3- Construção do primeiro Hospital Municipal
4- Instalação de iluminação pública com lâmpadas led
5- Aumento de 22 para 50 o número de ônibus circulando na cidade
6- Construção do Parque da Cidade
7- Aumento de 65 para 90 as equipes de estratégia da Saúde da Família
8- Ativação dos serviços de verificação de óbitos
9- Ampliação das Bases Integradas Cidadãs
1- Treinamento e armamento da Guarda Civil Municipal
11-Transferência dos camelôs para um centro comercial popular
12- Reativação dos voos comerciais no aeroporto Dix-sept Rosado
13- Implantação do Centro Pop para acolher moradores de rua….

Secretaria Municipal de Educação de Caraúbas RN realiza Jornada Pedagógica 2015

"EDUCAÇÃO: Nossa Causa, nosso Compromisso - Seja você a transformação que quer para a educação”, com esse tema a Secretaria de educação realizará no período de 23 a 27 de Fevereiro de 2015 a Jornada Pedagógica 2015, que acontecerá no Auditório de UFERSA - Caraúbas RN.
Com c erteza, a exemplo das outras edições será um momento de muita aprendizagem e troca de saberes e conhecimentos voltados para os profissionais da educação. Tudo sob a gestão e organização do seu titular, Robenildo Lima, Parabéns e Sucessos no evento!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

10 dicas para ter um carnaval saudável


Carnaval é tempo de festa, mas é preciso tomar cuidado com os excessos. Confira dicas que o Blog da Saúde elencou para você e sua família aproveitarem a folia sem ter que encarar consequências ruins.
1. Divirta-se, mas não perca a gentileza. Agite a bandeira branca da paz e diga não à violência!
2. A alegria do carnaval não pode terminar em acidente. Se beber, não dirija.
3. Diga não ao preconceito e trate a todos com respeito!
4. Evite refrigerantes, tome suco natural de frutas, água de coco e água pura.
5. Sol demais queima e pode dar câncer de pele. Use chapéu, roupas leves e protetor solar.
6. Não jogue latas, garrafas e copos na rua. Proteja-se contra a dengue e Chikungunya!
7. Evite a poluição sonora. Ouça música em tom baixo ou moderado e aconselhe os(as) amigos(as) a fazerem o mesmo.
8. Lave frequentemente as mãos. Evite as conjuntivites e a gripe.
9. Cuidado com o que come. Prefira frutas, verduras, legumes e carnes leves, sem gordura e grelhadas.
10. Previna-se contra a AIDS e DST´s: use sempre camisinha. E se deu dúvida, depois do Carnaval, faça do teste. 
 Fonte: blog da saúde