quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Outubro Rosa - Movimento Mundial de Prevenção do Câncer de Mama.


 

O movimento popular Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.


O objetivo do movimento é chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), ele é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo e as estimativas indicam que 52.680 novos casos surgião até o fim do ano.

"A melhor maneira de prevenir o câncer é realizar o exame clínico das mamas", alerta o ginecologista e obstetra Alberto Jorge de Sousa Guimarães, defensor do parto humanizado (http://www.partosemmedo.com.br).


“A princípio o exame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios, que ajuda no conhecimento do próprio corpo; entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde”, explica o médico.

Dr. Alberto dá algumas dicas para auxiliar na mulher na prevenção e exame da doença. Alerta porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista.

Diagnóstico de câncer de mama

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer uma mamografia, pelo menos, a cada dois anos. Independentemente disso, é importante sentir o próprio corpo e procurar um médico, caso apareça algum sintoma. “Se for possível e a mulher tiver algum fator de risco da doença, é importante fazer o exame antes de completar 40 anos”.

Exame clínico

É realizado por médico para essa atividade. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

Mamografia

Exame muito simples e eficaz, queconsiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno

Sintomas de câncer de mama

Mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

Prevenção

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumasdicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.



VEM AI...UM MOVIMENTO PARA ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO CANCER DE MAMA...PARTICIPEM!
 


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Professor...Bom Dia!

 
Flores para aqueles e aquelas professoras!
 Que um dia me ensinaram e transmitiram conhecimentos!
Flores para os professores de todas as classes e todas as raças!
Flores para os mestres, os educadores, esse gente especial!
Flores e flores para eles, porque um dia me dedicaram tempo.
E foi tempo com qualidade, com dedicação exclusiva!
Para todos os professores que tive e tenho,
Felicidades! Muito Obrigada!
 Vocês fizeram e fazem parte da minha vida, da minha história!
Por isso a minha gratidão e reconhecimento...
Aos meus eternos e exclusivos Professores!
 
Maria Sônia