quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Parabéns aos Idosos do Grupo "Amante das Caraubeiras" pela participação no Desfile Cívico 2012


A participação dos idosos no Desfile Cívico do Dia 07 de Setembro de 2012, mostra a disponibilidade, o empenho e protagonismo das pessoas idosas nas ações realizadas em nossa município. A garantia do direito a educação, saúde e participação social e a convivência familiar e comunitária são alguns dos muitos direitos que a Lei 10.741 de 1º de Outubro de 2003 assegura as pessoas com 60 ou mais anos de vida.
O Prefeito Alcivan Viana e a Secretária Maria Isabel Mota, através dos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS,  vem somando esforços para que os idosos de Caraúbas RN tenham acesso a serviços de convivência e fortalecimento de vinculos familiar e comunitário de acordo com a tipificação inerente a cada serviço, Programa e Projetos.
Além do Grupo Amante das Caraubeiras, que funciona as Quinta-feira, as 16h00, na Sede do Grupo, localizado na Praça São Sebastião - Centro (ao lado da Câmara de Vereador), existem os grupos da zona rural: Miranda, Igarapé, Mariana e São Geraldo. O Grupo do Igarapé reune idosos circunvizinhos, como: Livramento, Cachoeira I e II, dentre outras.

Aproveitamos a oportunidade para convidar outros idosos e suas famílias, que ainda não participam do Grupo, para se inserir, e terem a oportunidade à uma convivência mais qualificada, ampliar o ciclo de amizade através das relações estabelecidas com os outros integrantes do grupo. Sabemos que ainda existem muitos casos de idosos que vivem isolados, inclusive, esse isolamento está acontecendo dentro da própria família, e a participação no grupo é uma forma de sair dessa situação de exclusão, com direito a participar de atividades sociocultural, recreativas e de lazer.


O Estatuto do Idoso já se aproxima de uma década de existência no Brasil e representa um grande avanço para a sociedade brasileira, em especial para os idosos. o que se espera a aprtir do advento da Lei 10.741, é a conscientização de cada cidadão sobre a importância das pessoas idosas no núcleo familiar e comunitário.