sábado, 22 de outubro de 2011

I Conferência da Juventude de Caraúbas



CONQUISTAR DIREITOS, DESENVOLVER O BRASIL -O  tema da Conferência da Juventude 2011, que vem mobilizando o país de norte a sul, propõe uma ampla discussão e formalação de estratégias  que sejam capazes de melhoria a qualidade de vida dos jovens, garantindo direitos através da implementação de políticas públicas equânimes.
Com o objetivo de direcionar um olhar criterioso, atencioso e cuidadoso para a sua juventude, Caraúbas, realizou a I CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE ontem, 21-10-11, com a participação de representação de jovens de vários segmentos: Escoteiros, Maçom, Estudantes, Projovem Adolescente, PETI, CRAS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, atos, Igrejas e a Sociedade Civil Organizada.
O evento ocorreu nas dependências da Igreja Batista, sob a organização da Secretaria Municipal da Assistência social, que tem a frente a senhora Maria josilene B. Ferreira. O Prefeito, Ademar Ferreira, marcou presença, acompanhado por seu assessor de comunicação, Chico Costa.








Os Delegados eleitos para a conferência estadual
O auditório


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CRAS II Realizou Conferência Livre da Juventude através do Projovem Adolescente e PETI

Coletivo conduzido por Ediberton (manhã)
O Prefeito Ademar Ferreira, Vice Alcivan e Secretaria de Assistência Social, atraves dos CRAS I e II realizou as Conferências Livres da Juventude em Caraúbas. Ontem, 20/10/2011, manhã e tarde, o CRAS II, localizado no Bairro Leandro Bezerra, mudou sua rotina para ser protagonista da I Conferência Livre da juventude, que levou os jovens do seu território de abrangência a refletirem sobre a sua realidade. O evento objetivou preparar os jovens para a Conferência Municipal. Na ocasião foram discutidas e elaboradas propostas em conformidade com os eixos propostos: Eixo 1º - Direito ao Desenvolvimento Integral, eixo 2º- Direito ao Território, eixo 3º- Direito à Experimentação e qualidade de vida, eixo 4º- Direito à diversidade e vida segura o Eixo 5º- Direito à participação.
Tema da Conferência: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos - Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!

Coletivo conduzido por Janilene Figueiredo (tarde)
O conselheiro tutelar, Samuel Morais, fez a palestra central, pela manhã, enfocando os direitos da juventude, levando os jovens presentes a refletirm sobre suas atitudes em relação a vida.
Samuel Morais (Conselheiro Tutelar)
A tarde as oficinas foram moderadas por Sônia Pereira, assistente social e Carlos Henrique, orientador social.

A coordenadora de programas sociais, Ana paula, que participou pela manhã e a tarde, falou aos jovens sobre a importância do momento, e representou a Secretária de Assistência Social, Maria Josilene Bezerra.
Ana Paula
Como apresentação cultural, foi apresentado a banda de música dos jovens da Igreja Assembleia de Deus de Caraúbas, com lindas canções.
Banda de música da Assembleia de Deus
As apresentações das propostas dos grupos:




Ao final dos trabalhos, foi entregues brindes aos facilitadores de grupo e em seguida servido um delicioso lanche saudável.

A galera do coletivo da tarde se confraternizando
Lanche...
Luzia e Samuel...brinde
Carlos Henrique e Lamoniere...brinde
Janilene e Sônia...brinde
Ana paula e Hortência...brinde

Escola Maria Silvia realizou concurso de beleza mirim com o tema Circo


Quinta de beleza na Escola E. Maria Silvia - é positivo eventos dessa natureza, por incentivar a participação das crianças e jovens, levando a familia a comparecer também a escola. O evento incentiva  ao lazer e bem estar das famílias e dos alunos. Parabéns a gestão da escola!

Articulação do Prefeito Ademar Ferreira com presidente da CAERN em pespectivas de melhorias para o abastecimento de água para a população de Caraúbas



O Prefeito Ademar Ferreira e o secretário de governo Edson Morais, se reuniram com o Presidente da CAERN, Walter Gasi, discutindo e buscando alternativas para otimização urgente do abastecimento de água de Caraúbas. 

A reunião aconteceu às 11h, na sede da CAERN, em Natal. Antes de  conversar com Walter Gasi, Ademar Ferreira e Édson Morais conversaram  com o gerente regional da CAERN em Mossoró, Francisco Nehilton  Barreto. Detalharam o quadro caótico em Caraúbas. 

FALHAS - A cidade de Caraúbas, que tem cerca de 20 mil habitantes, é abastecida  por uma adutora que tem aproximadamente 18 km. Conforme levantamento da CAERN, a estrutura tubular da Adutora tem aproximadamente 30 saídas de água ilegal e este problema será corrigido. 

Esta previsto para a próxima Quinta-feira, visita do  gerente regional Francisco Nehilton a Caraúbas, que segundo repasse de informação, irá iniciar uma  temporada de 15 dias em Caraúbas para iniciar em definitivo, o trabalho  de correção do abastecimento do município. 

DIA D - No dia 26 mesmo, o sistema que abastece a cidade será desligado e uma  inspeção rigorosa será feita na Adutora. O segundo ponto será acertar  os detalhes para substituir as bombas da adutora e também do poço que  alimenta o sistema adutor. 

INOVAÇÃO - O terceiro ponto é um investimento de mais de R$ 4 milhões na rede de  abastecimento da cidade. Segundo informações do presidente Walter Gasi, serão construídas 3  cisternas, e não duas como estava previsto.

SISTEMA OBSOLETO - Serão investidos recursos na expansão da rede de abastecimento e também na ampliação dos dutos, que são da década de oitenta e não atende mais a demanda de consumo da população. Além disto, o sistema de bombeamento  será modernizado. 

GERENCIAMENTO - O diretor presidente Walter Gasi garantiu também que vai melhorar o  sistema de gerenciamento do sistema que abastece a cidade de Caraúbas.  

AVALIAÇAO - O prefeito Ademar Ferreira e assessores, avaliam positivamente o resultado da articulação, disse que ficou satisfeito com as colocações de Walter Gasi e espera os resultados dentro do prazo combinado.


Fonte - blog icémcaraubas 

Especial ENEM...Entre Nessa!

Educação



Conheça todas as competências cobradas no Exame. A Matriz de Referência apresenta os conteúdos que aparecem nas provas
-
Faça provas de anos anteriores para conhecer o exame e os seus próprios conhecimentos
- Na última hora, escolha apenas poucos temas que não domina para revisar. Não dá tempo de rever todas as competências do Enem
- Assista aos vídeos com dicas do colunista do iG Mateus Prado e leia as colunas com questões comentadas
- Acompanhe notícias por portais, rádio, TV e jornais. Estar bem informado ajuda na compreensão da prova. Conheça temas atuais que podem cair na prova e revise

O que precisa levar para a prova e o que é proibido

- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
- Cartão de Confirmação da Inscrição (enviado pelos Correios para a residência do candidato e disponibilizado no site do Enem)
- Documento de identificação original com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho). Protocolos de identificação, como certidão de nascimento, casamento e título de eleitor não serão aceitos. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias
- Água
- Lanche (biscoito, chocolate, barra de cereais)
O que não levar
- Lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite
- Livros, manuais, impressos, anotações, 
- Nenhum tipo de eletrônico, como calculadoras, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similares, relógio
- Qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens
Dicas para preencher a prova corretamente e não correr o risco de ser eliminado
Caderno de Questões/Prova
- Não esqueça de marcar a cor do seu Caderno de Questões no seu Cartão-Resposta. Se essa opção não for assinalada, a prova será invalidada
- Confira seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação, lista de presença) e não se esqueça de assinar no local indicado
- Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões se deixarem a sala depois de decorridas quatro horas desde o início da aplicação, nas provas do sábado, 22/10/2011, e decorridas cinco horas do início das provas do domingo, 23/10/2011
Inglês/Espanhol
- Todas as provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos distintos. O estudante deve se atentar ao idioma escolhido e transferir para a folha de resposta apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou na inscrição
Quando começa e termina a prova nos dois dias de exame
Dicas para chegar ao local de provas com tranquilidade
- Visite o local da prova antes do Enem. Cronometre o tempo necessário para chegar, descubra quais são as linhas de ônibus que atendem a região e trace o seu itinerário. Atrasos não são tolerados

Como se alimentar bem antes e durante o exame
- Mantenha uma dieta balanceada nos dias em que antecedem o Enem e tome bastante água, para que o corpo fique hidratado
- No dia da prova, tome um café da manhã reforçado com alimentos leves (frutas, sucos, pães). Não é recomendado almoçar, nem comer alimentos pesados, gordurosos, que podem causar sonolência e desconforto estomacal
Tomar bastante água antes e durante a prova é importante para manter o corpo hidratado
-Cuidados necessários para não ser prejudicado por cansaço
- Atrasos não são tolerados. Recomenda-se chegar uma hora antes do início da prova, às 12h (horário de Brasília – atente-se para o horário de verão brasileiro)
- Os portões dos locais de prova fecham às 12h55 (horário de Brasília)
- A prova começa às 13h (horário de Brasília)
- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame. No sábado, o tempo total é de 4h30min e no domingo, de 5h30min.
 
- Durma bem nos dias em que antecedem o Enem. A prova é logo depois do almoço, esteja preparado para não sentir sono nesse horário 
O que não pode ser feito durante o exame
O candidato será excluído se:
- mentir a identidade,
- apresentar documentos falsos 
- destratar outros participantes ou a equipe de aplicação da prova
- sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal ou antes de decorridas duas horas do início da prova
- se colar ou conversar com outro candidato
- não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões
www.institutoiob.com.br


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Caraúbas Realiza as Conferências Livres da Juventude...


O Prefeito Ademar Ferreira, Vice Alcivan Viana e Secretária do Tabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Josilene F. Bezerra, através dos CRAS I e II, estarão realizando as Conferências Livres de Políticas Públicas para a Juventude.
As Conferência Livres, tem a finalidade de preparar para a conferência maior, discutindo e elaborando propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e escolherá delegados para participar ativamente na Conferência Estadual e Nacional.
As conferências pretende fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil visando maior efetividade na formulação e implementação da política pública de juventude",  e o controle social através da participação dos  jovens, como também, divulgar e debater os parâmetros e as diretrizes da política municipal, estadual e nacional de juventude.
No CRAS II, as conferências magnas serão conduzidas, assim:
Manhã: Samuel Morais, Ana Paula e Carlos Henrique e Edibertom Morais, conduzirão os trabalhos.
Tarde: Sônia Pereira e Ana Paula e Janilene Figueirdo.
CRONOGRAMA DAS CONFERÊNCIAS LIVRES:
CRAS I   (São Severino)  o Coordenador Hiram, juntamente com sua equipe, elaborou uma manhã de atividade (Conferência Livre), na sede do referido CRAS.
DATA: 20/10/2011
HORÁRIO: 07h30
CRAS II (LeandroBezerra)
DATA: 20/10/2011
HORÁRIO: 08h00 e 14h00
Juventude é hoje! Participem!

Jovens caraubenses na 2ª Conferência Territorial da Juventude do Sertão de Apodi

Jovens de várias cidades da região Oeste se reuniram em Apodi/RN, para participarem da 2ª Conferência Territorial da Juventude. As etapas territorial tem como objetivo a proposição de alternativas para a  implementação da política nacional da para juventude (Urbana e Rural).
Várias representantes de segmentos diversos estiveram presentes, dentre estes: o secretário estadual da juventude, representado por Alex (jovem), Socorro Oliveira, representante doa MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Erivan do Carmo, representante dos trabalhadores rurais, Rafael Pinto, secretário municipal da juventude e Jerlândio, articulador territorial da juventude. 
Todos expressaram que, é necessário que os jovens, expressem suas ideias hoje, para que possam ter uma política pública voltada para a qualidade de vida.
Após a exposição da mesa, os jovens foram divididos em grupos, por eixos temáticos, para discussão e elaboração das propostas, sendo:
1- Direito ao desenvolvimento integral;
2- Direito ao território;
3- Direito à qualidade de vida;
4- Direito à vida segura;
5- Direito à participação e ao poder.

Totos do evento:

Equipe Integrada
Coletivo Garra - CRAS II - Orientadora Janilene
Coletivo de Mariana - Orientador Clemilson
Ediberto...Jocasta...Janilúcia e os Projovem Adolecentes
Coletivo de Santo Antônio - Orientadora Rafaela
Coletivo de Mirandas - Orientador Romârio
Iranice e Adriana, Academicas de Serviço Social
e Sônia Pereira, Assistente Social
Coletivo de São Geraldo - Oreintadora Rúbia
...Rúbia
Coletivo Ebenezer, CRAS I - Orientadora Janilúcia
A Equipe...
A mesa...
Júlio Cezar, Ingrid e representante da Escola Sebastião Gurgel
Coletivo de Santo Antonio
Auditório e o poeta Antônio Francisco
(Um show a parte de poesia)
A Equipe de Caraúbas
Ediberto...Janilene e os Projovens CRAS II
Projovem Adolescente CRAS I
Projovem CRAS I