sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Chuva! Um fenômeno climático fundamental para o equilíbrio do planeta!


Chove chuva, chove sem parar...hoje vou fazer uma prece, com Deus Nosso Senhor...(conhece essa linda música?). Pois é, enfim Deus atendeu as nossas preces, para que caia a chuva e reduza o calor, encha os açudes, rios, lagos, enfim, ponha verde a nossa caatinga, nos quintais, nossos sítios e acima de tudo, crie pastos para os nossos animais não morram ais de fome!
Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.
E...devemos nos prevenir das exposições aos raios...

A chuva é um fenômeno climático que ocorre da seguinte forma :
1. A água, quando é aquecida, evapora e se transforma em vapor,
2. Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir,
3. Formam-se as nuvens carregadas do vapor de água,
4. Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massa de ar fria,condensa-se o vapor,que novamente vira água,
5. Como é pesada não consegue sustentar-se no ar, e acaba caindo em forma de chuva.

E...tanto na cidade como na zona rural devemos dar um destino adequado 
ao lixo para não entupir os esgotos e evitar os alagamentos...

Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.

E não devemos esquecer, que os objetos que acumulam água jamais devem ficar expostos, evitando assim que o mosquito da Dengue se acomodem...e o pior venha acontecer...vamos cuidar da nossa saúde desde já!!! Está achando cedo para falar em Dengue? É não, já é tarde, pois as ações de prevenção devem ser contínuas!

Publicada a nova Norma Operacional Básica NOB/UAS/2012



Publicada no dia 3 de janeiro de 2013, a nova Norma Operacional do Sistema Único da Assistência Social (NOB/SUAS 2012). Esta nova versão representa um marco fundamental na estruturação do Suas, imprimindo um salto qualitativo na sua gestão e na oferta de serviços socioassistenciais em todo o território nacional, tendo como base a participação e o controle social.
Esta nova versão que passa a vigorar a partir do dia 03/01/2013. A Resolução CNAS nº 130, de 15 de julho de 2005, que aprovou a NOBSUAS 2005 foi revogada pela Resolução CNAS nº33/2012 que aprova a NOB/SUAS 2012.
A nova Norma será amplamente divulgada pela Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS/ MDS que, em conjunto com o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS já está providenciando a sua publicação em meio impresso para distribuição, inclusive em braile e em meio digital acessível.
A Norma Operacional Básica do SUAS representa um estágio importante para a consolidação do SUAS e é produto de ampla discussão nacional com diversos segmentos do setor.
Conheça e divulgue a Norma. Clique aqui.
Conselho Nacional de Assistência Social