sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Municípios com bom desempenho em ações de prevenção da tuberculose serão homenageados pela SESAP RN.


Através da  SESAP os municípios do RN que se destacarem em ações de controle da tuberculose no ano de 2014, receberão  a Sesap, através do PECT-RN está homenageando os municípios e unidades de saúde que se destacaram em ações de controle da tuberculose no ano de 2014. “Os municípios e unidades homenageados receberam uma certificação em reconhecimento pelos serviços prestados. Já os profissionais das equipes de saúde dos municípios e Unidades de Saúde contempladas recebem um kit, contendo camiseta, bolsa e caneta alusivas a campanha de prevenção a doença cujo tema é “Juntos pelo fim da tuberculose”. Na II Ursap o município contemplado foi Assu. Os indicadores epidemiológicos e operacionais elencados pelo Ministério da Saúde serviram de parâmetros para que a Sesap fizesse a escolha dos municípios e unidades”, explica. 

Fonte: PECT-RN

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Dia Mundial da Hanseníase

Ministério da Saúde
O “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, comemorado no dia 30 de Janeiro, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos.
Além de trazer à tona esse tema, muitas vezes negligenciado pela mídia, poder público e população, o fato de se escolher um dia para lembrar a hanseníase é uma forma de mobilizar o compromisso político e social para aumentar a atenção na área de prevenção, educação e controle da doença.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por meio do Departamento de Hanseníase, suas Regionais e Serviços Credenciados mobilizam-se em torno deste dia visando contribuir para tornar a hanseníase o assunto do momento.
O Brasil tem batalhado pelo progresso rumo às metas globais de eliminar a doença como problema de Saúde Pública. Entretanto, a situação ainda é insatisfatória. As metas serão alcançadas através de ações estratégicas de eliminação, ditadas pelo Programa Nacional de Controle da Hanseníase, do Ministério da Saúde. As inúmeras ações de busca ativa de casos novos que têm sido realizadas e o tratamento oportuno dos casos diagnosticados contribuem para o alcance dessas metas.
Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de prevalência da hanseníase, e ainda registra cerca de 30 mil novos casos por ano, sendo o segundo em número absoluto de casos no mundo. A doença apresenta tendência de estabilização dos coeficientes de detecção, mas ainda em patamares muito altos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde se concentra a maioria dos casos detectados.
Nota do Blog: Procure um serviço de saúde caso aparecam manchas escuras e indolor pelo corpo, não deixe o silêncio e a falta de iniciativa tomar conta de sua pele e de sua saúde. Cuide-se!
Fonte: Sociedade B. de Dermatologia

Mossoró registrou chuva com mais de 54 milímetros

Foto web

Ontem Quarta-Feira (04) Mossoró registrou Chuva com mais de 3 horas de duração, com 54,6 milímetros, e os moradores da zona rural já comemora os frutos da água que as chuvas disponibilizam diminuindo o sofrimento dos agricultores, que padecem com a falta do precioso líquido.

Confira os registros da chuva nas regiões e alegre-se!

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR 
Tabuleiro Grande(Prefeitura) 44,0 
Major Sales(Prefeitura) 22,0 
Pendencias(Emater) 19,0 
Martins(Particular) 18,0 
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 18,0 
Itau(Particular) 12,0 
Riacho Da Cruz(Emater) 11,8 
Coronel Joao Pessoa(Emater) 10,0 
Riacho De Santana(Emater) 9,0 
Messias Targino(Prefeitura) 7,2 
Porto Do Mangue(Prefeitura) 6,3 
Sao Rafael(Emater) 6,3 
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 6,0 
Mossoro(Prefeitura) 5,8 
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 5,4 
Lucrecia(Emater) 5,0 
Itaja(Emater) 3,2 
Janduis(Emater) 2,0 
Jose Da Penha(Emater) 2,0 
Sao Miguel(Emater) 2,0 
Luis Gomes(Delegacia) 1,5 
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 1,0 

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR 
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 15,3 
Sao Fernando(Emater) 7,0 
Bodo(Emater/trf p/delegacia) 3,0 

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR 
Joao Camara(Centro Saude) 2,1 
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR 
Taipu(Particular) 4,0 
Fonte: climatempo

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Comissão da Câmara dos Deputados aprova PL sobre o tema, que já é regra no Serviço Social

Ilustração de uma pessoa idosa
(arte: Rafael Werkema) 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, no final de 2014, o Projeto de Lei (PL) 600/11, do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), que isenta as pessoas idosas (com idade igual ou superior a 60 anos) do pagamento de contribuições e taxas devidas aos conselhos de fiscalização profissional. O PL inclusive altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Entretanto, para quem não sabe, o Conjunto CFESS-CRESS já estabeleceu essa regra há mais de 20 anos.

Pela Resolução CFESS nº 299/94, “fica dispensado do pagamento da anuidade, perante o CRESS de sua inscrição, o/a assistente social que completar 60 (sessenta) anos de idade”. A normativa foi publicada em 1994, reconhecendo a capacidade produtiva, o empenho e a determinação de profissionais que permanecem trabalhando após completar esta idade, além da medida ter sido aprovada também no Encontro Nacional CFESS-CRESS daquele ano.

Além disso, por meio da Resolução CFESS nº 427/02, a dispensa do pagamento das anuidades para quem fizer 60 anos de idade, após a vigência da Resolução, passou a ser concedida automaticamente pelo CRESS, sem qualquer exigência de formulação de pedido ou requerimento, isto é, o/a assistente social não precisa fazer a solicitação ao regional.

Fonte: CFESS

Cirurgias Ortopédicas serão realizadas no hospital Deoclécio Marques de Lucena em Parnamirim RN


O Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, passa a contar, a partir desta quarta-feira (4), com duas salas de cirurgia exclusivas para procedimentos de ortopedia. Uma escala com sete ortopedistas, sendo cinco durante o dia e dois no período da noite, permitirá a realização de 10 a 12 cirurgias deste tipo por dia no hospital. A medida foi tomada após reunião entre o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, e os ortopedistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
A ação é uma das estratégias da Secretaria para amenizar o problema das filas de espera por cirurgias ortopédicas, provocado pelo alto índice de acidentes e vítimas de trauma, aliado à baixa oferta de cirurgias nos hospitais privados (conveniados com os municípios), e que tem provocado uma demanda reprimida de pacientes que recebem o primeiro atendimento nos hospitais de urgência da rede estadual (Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim), mas que não conseguem a transferência para a chamada “cirurgia de segundo tempo”.
De acordo com Adriana Pontes, diretora geral do Hospital Deoclécio Marques, a expectativa é realizar 72 cirurgias por semana. “Estamos nos programando para nos dois primeiros dias realizarmos as cirurgias dos pacientes que estão aguardando pela cirurgia aqui no hospital e depois vamos chamando os pacientes que estão aguardando em casa ou em outras unidades de saúde”, disse Adriana.
Assim, o hospital Deoclécio Marques passa a funcionar com três salas de cirurgia simultaneamente, sendo uma para cirurgias gerais e as outras duas para as cirurgias ortopédicas e eletivas.
Outra medida adotada pela Sesap foi um termo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em 9 de dezembro de 2014, que disponibiliza quatro ortopedistas do município e mais 1 do estado, que irão atuar no Hospital Ruy Pereira, em Natal, para realização das cirurgias ortopédicas de segundo tempo. Já os anestesiologistas trabalharão cinco turnos de 6 horas por semana e serão remunerados pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, através de contrato com a COOPANEST – Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do RN.
A estrutura, manutenção e custeio para operacionalização dos serviços fica a cargo do Estado, que disponibilizou uma sala cirúrgica exclusiva para ortopedia, instrumental específico para a realização dos procedimentos, sala de gesso, sala de Raio-x, enfermarias com cerca de 10 leitos (que poderão ser expandidos) destinados aos pacientes da linha de cuidado de traumato-ortopedia, entre outros itens. A meta é realizar pelo menos 80 procedimentos por mês no Hospital Ruy Pereira, respeitando o percentual de 40% de procedimentos cirúrgicos destinados aos usuários do município de Natal e 60% destinados aos demais municípios do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/SESAP RN

Vamos divulgar as opções de Carnaval para os leitores...confira a cada dia...Iniciamos por Aracati e o maior Carnaval do Ceará

Foto web


Deseja curtir um Carnaval com várias opções e facilidades de lazer? Aqui pertinho, tem o maior Carnaval de rua do Ceará, em Aracati. E sem falar que logo ali também está localizado um dos litorais mais atrativos da região: a praia de Canoa Quebrada e Marjolândia. Por lá já está fervendo as previas carnavalescas durante os fins de semana. Gostou? Então sorria com o coração e chega lá!!



Dentre as atrações estão: É o Chefe, Timbaleira, Sunsamba, Mr. Babão, Ítalo e Reno, Ihoannes, Lagosta Bronzeada, As Coleguinhas, Luis Marcelo e Gabriel, Rafaella Manville, André Luvi, Banda  Inala, Selva Branca e Sintonia. Além disso, e de bandas locais, o evento contará com os trios Bradock, Porradão e Parajós. 

Nota do Blog: Estive em Aracati no final de semana passado e tive a oportunidade de presenciar in loco como está o clima carnavalesco por lá, e posso afirmar que é muita animação. Para quem curte a folia do momo com certeza irá gostar e se divertir pra valar. E sem falar nas belezas naturais de Canoa Quebrada...como sempre linda e exuberante!


 Fonte: Prefeitura de Aracati.


Robinson Farias anuncia cortes e prioridades em sua mensagem anual à Assembleia Legislativa


Foto e créditos portalnoar

Vejam alguns pontos ressaltados na mensagem anual do Governador do RN:

Segurança
Robinson Faria disse que a polícia está nas ruas e terá ações continuadas, com investimentos na polícia de proximidade. O projeto Ronda Cidadã, já utilizado na Colômbia e Nova Iorque, será aplicado no RN. O governador garantiu o reequipamento do ITEP.
Educação
O governador do Rio Grande do Norte afirmou que irá investir na qualidade de ensino, valorização dos professores e funcionários de escolas estaduais e incentivar a participação da comunidade nos processos escolares.
Saúde
No seu discurso, Robinson Faria reforçou que irá fazer um governo itinerante, como cumprimento de promessa de campanha, visitando hospitais da capital e do interior. Como meta, irá priorizar a reorganização do SUS, regionalização da saúde, definindo o perfil de cada hospital, e criar mecanismo para regularizar a distribuição de remédios e materiais.
“Vamos tirar do papel o hospital de trauma de Natal e o centro de diagnóstico”, garantiu o governador.
Finanças
“Temos compromisso com a austeridade”, disparou Robinson ao falar da situação econômica do Rio Grande do Norte. Faria, no discurso, que autorizou a revisão dos contratos com empresas que prestaram ou prestam serviços ao Governo. “Não vamos dar calote aos empresários, mas não pagaremos dívidas sem a certeza da veracidade”, alertou.
Robinson Faria foi taxativo ao afirmar que irá fazer um enxugamento nas despesas da máquina administrativa, mirando equiparar as finanças e aumentar a capacidade de investimentos do estado.
“Serão contingenciadas em 30% as dotações orçamentárias da despesa aprovada no orçamento, ressalvadas as áreas da Segurança, Saúde e Educação; Ficará suspenso o empenho de novas despesas cujas dotações orçamentárias sejam vinculadas a recursos ordinários, Royalties e verba diretamente arrecadada. A exceção é o cumprimento de contrapartidas de contratos de repasse, convênios, contratos de financiamento firmados com instituições financeiras, e emendas parlamentares; A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos realizará estudo e editará normas de aquisição, locação e manutenção da frota utilizada pelas secretarias num prazo de 90 dias, como também fará uma auditoria na folha de pagamento – que já foi iniciada – para identificar irregularidades e promover acertos que tornem a política remuneratória de pessoal mais justa”, discursou.
O governador ainda disse que serão reduzidas em 50% as despesas mensais com telefonia móvel, fixa e transmissão de dados e em 30% os gastos com outros itens, como água, luz e insumos para o funcionamento das repartições.
Cultura“Não queremos aumentar impostos, queremos estimular as atividades econômicas, impulsionando a economia do RN. Atrair empresário, fortalecer setores em potencial e alcançar mercados nacionais e internacionais”.
Faria disse que irá fomentar a produção e a capacitação dos artistas potiguares, dando oportunidades a todo. Robinson Faria alertou a necessidade dos parlamentares de aprovarem o Plano Estadual da Cultura, entregue na Casa desde agosto de 2014. “Vocês irão entrar para a história aprovando o Plano”, e acrescentou, “podemos mudar a vida de pessoas com as políticas públicas”.
Seca
O chefe do Executivo Estadual assegurou que está adotando ações urgentes para minimizar os efeitos da seca e prevê a construção de 400 poços por ano e equipar os já perfurados, como também a construção de adutoras, barragens submersas e cisternas. Robinson Faria avisou que irá trabalhar para que não haja nenhuma interrupção nas obras da Barragem de Oiticica.
Centro de Convenções
O governador comentou sobre a medida de retomar a administração o Centro de Convenções de Natal. Na visão de Faria, o prédio construído e ampliado com o dinheiro público, deve ficar sob a administração do Governo.
“Para o Governo utilizar o Centro de Convenções tem que pagar. Essa batalha já está vencida e o equipamento voltará ao poder público no próximo dia 8 de fevereiro”, disparou.  
Sobre o futuro da administração do prédio, Robinson Faria apontou a Emprotur ou a Setur como gestores, porém a licitação nacional também não foi dispensada pelo governador.
Fonte: portalnoar.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O que significa ser nerd?

Foto d web
Nerd significa uma pessoa muito dedicada aos estudos, que exerce atividades intelectuais muitas vezes inadequadas para sua idade.
Muitas vezes o nerd esquece de atividades sociais prazerosas, como, participa participar com amigos de uma partida de futebol, se reunir com um grupo “para jogar conversa fora” entre outras atividades.
Este termo é muito usado de uma maneira depreciativa e jocosa. O dito, nerd, é muitas vezes um solitário que se dedica a um hobby antissocial, podendo ter dificuldades em se integrar com um grupo, porque geralmente é também bastante tímido.
Em casos menos frequentes, a palavra nerd é usada como gíria para descrever uma pessoa irritante, impopular ou fisicamente pouco atraente.
Muitos filmes ou desenhos animados têm divulgado a figura estereotipada do nerd que geralmente não corresponde a toda a realidade. A vingança dos Nerdscom Robert Carradine é um exemplo, entre outros filmes e séries para a televisão.
Nerd é decorrente de uma expressão usada na década de 1950 para os representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, uma companhia de eletricidade do Canadá, e era designado para aqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia, e que passavam as noites em claro fazendo suas pesquisas. Nos idos de 1960 este termo começou a ser utilizando se referindo principalmente aos físicos e aos intelectuais.
Existe também o Geek que é chamado de tecnonerd, porém eles se diferenciam do nerd porque seu interesse maior é a tecnologia, a ciência e a informática. No Brasil o termo mais utilizado é CDF que significa “cabeça-de-ferro” para as pessoas muito inteligentes e dedicadas ao estudo.
Nota do Blog: O sensato seria o meio termo, o extremo é negativo para a boa saúde. Pense nisso!
O Dia do Orgulho Nerd é celebrado em 25 de maio desde 2006.


O que há de novo em homeopatia

Foto da web
homeopatia é uma ciência antiga. Temos atualmente muitas publicações e revisões apontando diferentes formas de abordar um paciente e a medicação prescrita varia conforme a escola onde esse médico é formado: depende da experiência clínica e de vida do médico. 
Mas a base da homeopatia continua sendo o que Hahnemann escreveu e quanto mais lemos, mais encontramos novas soluções para tratamento nas entrelinhas. Então, tudo o que temos hoje são releituras de textos antigos. 
A boa nova, no entanto, são médicos homeopatas que vem de escolas médicas e homeopáticas diversas, trazendo a tona uma medicina mais hipocrática que entende que não existem doenças e sim doentes, indivíduos que são desviados de seu eixo saúde que o tratamento deve visualizar a queixa atual e fatores passados que podem acarretar danos futuros, que não há pressa, podemos e devemos ouvir muito nossos pacientes, ao que eles serão eternamente gratos. 
Samuel Hahnemann praticava medicina em um momento da história em que para tratar doenças usava-se sangrias, ventosas, purgativos. Através desses procedimentos, acreditava-se estar "retirando" do paciente a substância que estaria o adoecendo. Os escritos da época orientavam que o paciente deveria ser sangrado até que ficasse da cor da porcelana da China, tão pálido e tão anemiado que não possuía forças para reagir, o que era considerado cura. 
Esse tipo de conduta para tratamento provocou vários movimentos durante a história para retorno a uma medicina mais hipocrática, dando ao corpo força para que ele sare da forma mais natural possível. 
A boa cura depende da habilidade do homeopata, de sua clareza para reconhecer o que há de ser curado no paciente; da vitalidade do paciente; do que existe de curativo nos medicamentos. 
Nota do Blog: Procure um médico para consultar se pode ou não fazer uso de medicamentos homeopáticos.
Fonte: www.minhavida.com

Números da Dengue no RN.

Foto da web

O RN apresentou 13.369 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início de 2014 até o dia 03 de janeiro de 2015, o que aponta uma queda de 46,45%, em comparação ao total de notificações referentes ao ano de 2013 (24.965 casos). Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, e são referentes à Semana Epidemiológica nº 53. 

Quanto aos óbitos, foram notificados 41 casos suspeitos, dos quais se confirmaram 25. Esses dados mostram uma redução de 21% em relação ao ano de 2013, quando foram registrados 52 casos suspeitos. A letalidade da doença também caiu: de 28,68%, em 2013, passou para 16,34%, em 2014, correspondendo a um decréscimo de 43,02%. Do total de municípios do RN, 55 apresentam alta incidência da doença, 34 estão com média, 62 com baixa e 16 com incidência silenciosa. No entanto Kristiane Fialho, da equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, alerta que “é importante a população tomar os cuidados básicos de prevenção: armazenar a água parada com proteção, limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas, evitar recipientes que acumulem água, prestar mais atenção a possíveis depósitos de água, como pneus e telhados, além de armazenar corretamente o lixo e não jogá-lo em terrenos baldios”.   

Novas tecnologias contra a dengue   Preocupados em fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Norte, os secretários da Sesap, Ricardo Lagreca e Marconi Lima da Rocha receberam na manhã desta quinta-feira (29) uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnologia em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim apresentou aos secretários o projeto de desenvolvimento de um software para potencializar o trabalho de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya nos municípios potiguares. Para o titular da Sesap, Ricardo Lagreca, a parceria com o LAIS é importante porque vai agregar novas tecnologias e metodologias que estão sendo desenvolvidas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), como a otimização de recursos públicos e uma maior agilidade dos processos de trabalho. “Vamos iniciar com a implantação do software Observatório Norte-rio-grandense da Dengue, que potencializará o trabalho que é feito atualmente pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap e municípios, para em seguida ampliarmos o sistema para monitoramento de outras doenças e agravos.

Com o suporte das novas tecnologias daremos um novo olhar para a promoção e a assistência a saúde em nosso estado”, destaca. Já o secretário adjunto Marconi Lima da Rocha explica que o LAIS foi convidado a participar dessa parceria com a Sesap porque tem a chancela do Ministério da Saúde na área de pesquisa para inovação do SUS. Atualmente o Hospital Universitário Onofre Lopes, onde fica a sede do laboratório é a principal referência e indutor do processo de pesquisas na área, atualmente possui um dos melhores sistemas de arquivamento de imagens médicas do Brasil, no âmbito da rede de hospitais públicos. “Então na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) apresentaremos a proposta do software aos municípios, para desencadearmos o processo de desenvolvimento e implantação do projeto com as devidas colaborações”.  Além dos secretários, participaram da reunião a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesap, Cláudia Frederico e os pesquisadores do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, Hélio Roberto, Bruno Gomes e Custódio Guerreiro. 
Fonte: SESAP RN

Programa de Telemedicina da Sesap chega a 500 mil diagnósticos e torna-se referência no país

Implantado há quatro anos, o Programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) chegou à marca dos 300 mil exames de eletrocardiogramas realizados e mais de 500 mil diagnósticos em cardiologia. Os números são considerados um excelente desempenho para o combate às doenças do coração, tendo em vista que o estado do Rio Grande do Norte registrou no período, nas oito regiões de saúde, mais de 13.700 ocorrências de infartos. O RN foi o primeiro estado a implantar o programa como política assistencial de saúde, sendo hoje considerada, pelo Ministério da Saúde, como uma referência no serviço para todo o país.

A Tele eletrocardiograma atua via telefonia fixa, móvel e internet, alcançando as zonas rurais e urbanas das cidades, nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Estratégia de Saúde da Família – PSF, Unidades de Pronto-Atendimento – UPAS’s e hospitais estaduais, municipais e filantrópicos. Os exames são solicitados nas consultas médicas, realizados em 300 aparelhos eletrocardiógrafos e transmitidos para a Central de Telemedicina nas cidades de São Paulo/SP e Uberlândia/MG, onde os médicos especialistas interpretam e emitem os diagnósticos através de laudos, como também fornecem a segunda opinião médica, por meio virtual. Os resultados dos eletrocardiogramas retornam em até 15 minutos para urgência e 30 minutos para o paciente eletivo.

Para o coordenador do Programa de Telemedicina no RN, Carlos Eduardo de Albuquerque Costa, a Telemedicina representa um grande avanço na assistência cardiológica do Estado, contabilizando resultados positivos para todo o Sistema Único de Saúde, tendo em vista ser impossível ter um cardiologista em cada município do Estado.  “O eletrocardiograma necessita de um especialista para interpretá-lo, por isso o Programa de Telemedicina tem se tornado num importante suporte para cobrir locais sem a presença desse profissional”, justifica ele.

Atualmente, o programa está focado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família – UESF, localizadas na zona rural dos municípios e áreas remotas, onde não há telefonia fixa e é utilizado o sinal de telefonia móvel para prover a assistência a essa população. O sistema funciona 24 horas em todos os dias da semana.

No período de quatro anos de funcionamento já foram realizados 300.239 exames, com 512.656 diagnósticos em cardiologia, sendo 13.737 Infartos, 4.970 Arritmias Supraventriculares, 7.896 Taquicardias Supraventriculares, 230 Taquicardias Ventriculares, 7.778 Arritmias Ventriculares, 45.779 Condução IV (Bloqueios de ramo), 2.835 Sobrecargas atriais e ventriculares, 46429 Repolarizações, 843 pacientes com Marcapasso, entre outros, em 237 pontos assistenciais de saúde – UBS, UESF, UPA e Hospitais.

Procedimentos de baixo custo

Segundo Carlos Eduardo de Albuquerque, o custo dos procedimentos é considerado muito baixo para o sistema. A Tabela SUS para uma consulta especializada com exame de eletrocardiograma é de R$ 15,50 (quinze reis e cinquenta centavos), mas o programa remunera R$ 9,44 (nove reais e quarenta e quatro centavos). “Existe demanda na população SUS-RN, que corresponde há 3.408.510 habitantes e, através da telemedicina, conseguimos ter um cardiologista para cada habitante de forma virtual. Estamos minimizando as dores, sofrimentos e sequelas dos usuários do SUS-RN, seja o mais ou menos abastado, que possua ou não plano de saúde; chegou às nossas portas, atendemos”, garante o coordenador.

É simples ter acesso ao Telemedicina

O Programa funciona de forma simples. “Basta uma linha telefônica convencional ou aparelho celular para enviar o exame por meio de sinais sonoros a uma Central da Telemedicina” – a Central decodifica a transmissão gravada em um banco de dados (prontuário eletrônico) e imediatamente a equipe médica de plantão analisa o eletrocardiograma enviado pelo médico.

“Atendemos aquele paciente que busca a UBS, UESF, UPA ou um hospital com queixa de dor precordial, alguma queixa de dor no peito e que dentro dos protocolos da área de cardiologia permite a realização de um eletrocardiograma. Atendemos também a pacientes que necessitam de risco cirúrgico cardiológico para a realização de um procedimento cirúrgico eletivo”, expli.
  
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/SESAP RN

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Redes de Atenção à Saúde foi tema de reunião hoje em Natal RN


Foto da web

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, esteve reunido com representantes do Grupo Condutor Estadual das Redes de Atenção à Saúde (RAS) para discutir e conhecer os principais avanços e desafios de cada área temática que compõe a RAS: Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, e Rede de Urgência e Emergência.
Cada Grupo Executivo Temático apresentou um pouco do trabalho desenvolvido e as expectativas para este ano. Esses grupos contam com representantes de setores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), além de apoiadores temáticos vinculados ao Ministério da Saúde.
Após a apresentação de cada área temática, o secretário Ricardo Lagreca reiterou seu apoio e comprometimento com as ações do grupo. “As redes são uma estratégia essencial e cada uma tem características próprias. Nós evoluímos muito e nosso objetivo é ouvir e ajudar cada uma dessas redes nos processos de transformação necessários”, disse Ricardo Lagreca.
Criadas pelo Ministério da Saúde em 2011, as redes de atenção à saúde apontam para uma melhoria na eficiência da gestão do sistema de saúde no espaço regional, e contribuem para o avanço do processo de efetivação do SUS. 

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Hemocentro do RN estimula doação de sangue antes do Carnaval

Foto da Web

Com o objetivo de estimular a doação de sangue no período carnavalesco, o Hemonorte lança nesta segunda-feira (2), a campanha “Hemofolia 2015- No batuque do coração faça sua doação”. A iniciativa visa conscientizar os doadores a doar sangue antes do carnaval e reforçar o estoque para os dias de folia.

Rosemary Oliveira, Chefe do Departamento de Apoio Técnico do Hemonorte, afirma que todo ano, neste período, o Hemocentro registra uma queda nas doações de sangue. “no carnaval o volume de doações diminui, em contrapartida a demanda por sangue aumenta. Nossa meta é manter um estoque de 800 a 1.000 bolsas de sangue/ dia, para atender a qualquer eventualidade”.

Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); é necessário ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

O Hemonorte funciona na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h e conta com mais duas unidades fixas de coleta de sangue. A da Zona Norte, que está localizada na Biblioteca Américo de Oliveira (Av. Itapetinga,1430, Conjunto Santarém), que funciona de segunda a sexta-feira das 7:30 às 17h e o Posto de Coleta da SESAP ( av. Deodoro, 730- Centro).de segunda a sexta, das 8h às 17h.

R. Antônio Vieira SáAeroporto - CEP: 59607-100 Mossoró - RN
(84) 3315-3428
Tel.: (84) 3315-3428
 
NOTA DO BLOG: Fazer o bem sem olhar a quem! Essa deve ser a chave para ganhar créditos com Deus...é bonito, é bom é faz um bem danado. Milhares de pessoas que de uma forma ou de outra necessitam dessa gota precisa agradecerá a quem se voluntariá para doar. Quem se habilita?

 Assessoria de Comunicação - ASCOM/SESAP RN

21 Maternidades serão reformadas através do Rn Sustentável.

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, a execução das obras de reformas e adequações de 21 maternidades filantrópicas, municipais e estaduais nas oito regiões de saúde do estado, que foram contempladas com recursos advindos do Projeto RN Sustentável. Segundo a gerente do projeto na Sesap, Ana Beatriz Petta, as obras já estavam aptas a serem realizadas, mas precisavam do aval do novo gestor da Saúde estadual. Após ouvir a explanação de todo o projeto, o secretário anunciou que a previsão para início das obras é para os próximos 40 dias.
As 21 maternidades que receberão as obras são divididas regionalmente, sendo escolhidas de acordo com os indicadores materno-infantis no estado, bem como na observação dos vazios existentes na rede maternidade infantil no estado. 
A relação dos municípios, cujas maternidades (filantrópicas, municipais e estaduais) foram contempladas é a seguinte: Macau (02), Natal, Caraúbas, Almino Afonso, Pau dos Ferros, Lajes, Santana do Matos, Angicos, Assu, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, São José de Mipibu, Goianinha, Santo Antônio, São Paulo do Potengi, Jucurutu, Caicó, Parelhas e Currais Novos.

Nota do Blog: é muito positivo para o Hospital de Caraúbas está na relação das 21 Unidades de Maternidades que serão reformadas. Essa reforma vem com o objetivo de não só melhorar a estrurura física e ambiental, mas principalmente a melhoria da assistência prestada as mulheres durante o parto e pós parto. A população merece e os trabalhadores em saúde também merecem melhores condições de trabalho.
Fonte: Tribuna do Norte