sábado, 5 de novembro de 2011

Eu, o SUS, a ironia e o mau gosto

Quero compartilhar com vocês,  este texto de uma usuária do SUS, que faz uma reflexão sobre o SUS, o tratamento que faz através do sistema, e sobre a manifestação de alguns internautas acerca do tratamento do Lula.


Eu, o SUS, a ironia e o mau gosto

Há seis anos atrás eu tive uma dor no olho. Só que a dor no olho era, na verdade, no nervo ótico, que faz parte do sistema nervoso. O meu nervo ótico estava inflamado, e era uma inflamação característica de um processo desmielinizante. Mais tarde eu descobri que a mielina é uma camada de gordura que envolve as células nervosas e que é responsável por passar os estímulos elétricos de uma célula para a outra. Eu descobri também que esta inflamação era causada pelo meu próprio sistema imunológico que, inexplicavelmente, passou a identificar a mielina como um corpo estranho e começou a atacá-la. Em poucas palavras: eu descobri, em detalhes, como se dá uma doença-auto imune no sistema nervoso central. Esta, específica, chama-se Esclerose Múltipla. É o que eu tenho. Há seis anos.

Os médicos sabem tudo sobre o coração e quase nada sobre o cérebro – na minha humilde opinião. Ninguém sabe dizer porque a Esclerose Múltipla se manifesta. Não é uma doença genética. Não tem a ver com estilo de vida, hábitos, vícios. Sabe-se, por mera observação estatística, que mulheres jovens e caucasianas estão mais propensas a desenvolver a doença. Eu tinha 26 anos. Right on target.
Mil médicos diferentes passaram pela minha vida desde então. Uma via crucis de perguntas sem respostas. O plano de saúde, caro, pago religiosamente desde sempre, não cobria os especialistas mais especialistas que os outros. Fui em todos – TODOS – os neurologistas famosos – sim, porque tem disso, médico famoso – e, um por um, eles viam meus exames, confirmavam o diagnóstico, discutiam os mesmos tratamentos e confirmavam que cura, não tem. Minha mãe é uma heroína – mãos dadas comigo o tempo todo, segurando para não chorar. Ela mesma mais destruída do que eu. E os médicos famosos viam os resultados das ressonâncias magnéticas feitas com prata contra seus quadros de luz – mas não olhavam para mim. Alguns dos exames são medievais: agulhas espetadas pelo corpo, eletrodos no córtex cerebral, “estímulos” elétricos para ver se a partes do corpo respondem. Partes do corpo. Pastas e mais pastas sobre mesas com tampos de vidro. Colunas, crânio, córneas. Nos meus olhos, mesmo, ninguém olhava.
O diagnóstico de uma doença grave e incurável é um abismo no qual você é empurrado sem aviso. E sem pára-quedas. E se você ta esperando um “mas” aqui, sinto lhe informar, não tem. Não no meu caso. Não teve revelação divina. Não teve fé súbita em alguma coisa maior. Não teve uma compreensão mais apurada das dores do mundo. O que dá, assim, de cara, é raiva. Porque a vida já caminha na beirada do insuportável sem essa foice tão perto do pescoço. Porque já é suficientemente difícil estar vivo sem esta sentença se morte lenta e degradante. Dá vontade de acreditar em Deus, sim, mas só se for para encher Ele de porrada.
O problema é que uma raiva desse tamanho cansa, e o tempo passa. A minha doença não me define, porque eu não deixo. Ela gostaria muitíssimo de fazê-lo, mas eu não deixo. Fiz um combinado comigo mesma: essa merda vai ter 30% da atenção que ela demanda. Não mais do que isso. E segue o baile. Mas segue diferente, confesso. Segue com menos energia e mais remédios. Segue com dias bons e dias ruins – e inescapáveis internações hospitalares.
A neurologista que me acompanha foi escolhida a dedo: ela tem exatamente a minha idade, olha nos meus olhos durante as minhas consultas, só ri das minhas piadas boas e já me respondeu “eu não sei” mais de uma vez. Eu acho genial um médico que diz “eu não sei, vou pesquisar”. Eu não troco a minha neurologista por figurão nenhum.
O meu tratamento custaria algo em torno de R$12.000,00 por mês. Isso mesmo: 12 mil reais. “Custaria” porque eu recebo os remédios pelo SUS. Sabe o SUS?! O Sistema Único de Saúde? Aquele lugar nefasto para onde as pessoas econômica e socialmente privilegiadas estão fazendo piada e mandando o ex-presidente Lula ir se tratar do recém descoberto câncer? Pois é, o Brasil é o único país do mundo que distribui gratuitamente o tratamento que eu faço para Esclerose Múltipla. Atenção: o ÚNICO. Se isso implica em uma carga tributária pesada, eu pago o imposto. Eu e as outras 30.000 pessoas que tem o mesmo problema que eu. É pouca gente? Não vale a pena? Todos os remédios para doenças incuráveis no Brasil são distribuídos pelo SUS. E não, corrupção não é exclusividade do Brasil.
O maior especialista em Esclerose Múltipla do Brasil atende no HC, que é do SUS, num ambulatório especial para a doença. De graça, ou melhor, pago pelos impostos que a gente reclama em pagar. Uma vez a cada seis meses, eu me consulto com ele. É no HC que eu pego minhas receitas – para o tratamento propriamente dito e para os remédios que uso para lidar com os efeitos colaterais desse tratamento, que também me são entregues pelo SUS. O que me custaria fácil uns outros R$2.000,00.
Eu acredito em poucas coisas nessa vida. Tenho certeza de que o mundo não é justo, mas é irônico. E também sei que só o humor salva. Mas a única pessoa que pode fazer piada com a minha desgraça sou eu – e faço com regularidade. Afinal, uma doença auto-imune é o cúmulo da auto-sabotagem.
Mas attention shoppers: fazer piada com a tragédia alheia não é humor, é mau gosto. É, talvez, falha de caráter. E falar do que não se conhece é coisa de gente burra. Se você nunca pisou no SUS – se a TV Globo é a referência mais próxima que você tem da saúde pública nacional, talvez esse não seja exatamente o melhor assunto para o seu, digamos, “humor”.
Quem me conhece sabe que eu não voto – não voto nem justifico. Pago lá minha multa de três reais e tals depois de cada eleição porque me nego a ser obrigada a votar. O sistema público de saúde está longe de ser o ideal. E eu adoraria não saber tanto dele quanto sei. O mundo, meus amigos, é mesmo uma merda. Mas nós estamos todos juntos nele, não tem jeito. E é bom lembrar: a ironia é uma certeza. Não comemora a desgraça do amiguinho, não.

Intercâmbio de Experiências em gestão escolar entre Brasil e EUA

E.E.Antonio Carlos - Caraúbas RN - vencedora do prêmio Gestão Escolar 2011 representado por Luzinete Fernandes, gestora da escola que junto com a equipe fez a diferença.
Diretora Luzinete Fernandes em conferência na capital dos Estados Unidos
 “Mesmo estando aqui nos Estados Unidos da América, participando ativamente de Palestras, Conferências, Seminários, Debates, enfim, uma agenda bem concorrida para que desta forma possa divulgar a metodologia educacional da nossa querida escola”.
“Para que possa divulgar a nossa cidade de Caraúbas e o nosso Estado, como também o nosso Pais de Fronteiras Continentais, nossa Pátria amada” BRASIL”, quero externar meus mais sinceros agradecimentos a toda imprensa escrita, falada e televisiva, a todos os blogs, emissoras de rádio, jornais, colunistas sociais, colegas de trabalho, amigos e minha preciosa família, por divulgarem, propagarem e multiplicarem  esta importante experiência vivida por todos através desta Gestora”. 
“Estou aqui em outro continente materialmente, más espiritualmente todos estão comigo levando o entusiasmo e o carinho das terras Nordestinas e do núcleo do nosso Sertão bravo”.  
Nossos parabéns pelo empenho e resultado positivo!!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hospital de Craúbas RN - Compromisso e dedicação na condução da gestão


Com bem informou o blog icém Caraúbas, o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, através de gestor Alfredo José Fernandes de Azevedo, mesmo diante de inúmeras dificuldades que a saúde pública vem enfrentando no país, vem implementando serviços que atendem necesidades fundamentais dos usuários dos serviços oferecidos, como é o caso das cirurgias eletivas. As cirurgias eletivas atendem aqueles usuários que estão algum tempo com problemas de saúde, sendo que, apesar da necessidade, podem fazer o agendamento e aguardar o dia da cirurgia. 
Aqui divulgamos na integra o que disse o blog icém caraúbas, nesse reportagem sobre o trabalho o desempenho dos gestores e dos profissionais que compõe a equipe que realiza as cirurgias eletivas.

"Com objetivo de bem servir a população de Caraúbas e região, neste dia 02.11.2011, mesmo sendo feriado, as atividades do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva foram intensificadas com a realização de diversas cirurgias, onde, os competentes profissionais Dr. Marcelo Graco desta Unidade de Saúde e Dr. Luciano Contratado pelo Município através da parceria com o nosso Prefeito Ademar Ferreira, adentraram o Centro Cirúrgico  daquela Importante Unidade de Saúde e só ausentaram-se após longas horas de trabalho, concluindo com êxito todas as cirurgias.
A Unidade Hospitalar através do Seu Diretor, também teve motivos de sobra para estar muito feliz, pois, a jovem Médica Dra. Mônica, Caraubense e filha do Conceituado Contador  Assis Brito,  auxiliou as cirurgias, enquanto, também cuidava com muito carinho do Pronto Socorro.

Em conversa com o Diretor o mesmo disse: “Hoje levamos bênçãos aos nossos entes queridos que já se foram, e ao mesmo tempo estamos aqui na terra fazendo o bem e salvando vidas dos que  estão ao nosso lado e necessitando dos nossos cuidados”. 

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia D - Se Carlos Drumond fosse vivo hoje estaria aniversariando

Nascido em Itabira, Minas Gerais em 1902, Carlos Drummond de Andrade foi muitas vezes apontado como o maior poeta brasileiro do século XX.
Com obras publicadas nos mais diferentes idiomas, se notabilizou pela construção de versos em um linguajar simples e extremamente belo.
"Carlos Drummond de Andrade foi o mais completo poeta brasileiro moderno. Além de poesia, escreveu contos, crônicas e uma novela. Sua obra é uma força da natureza, muito importante para todos aqueles que desejam conhecer o Brasil." (Armando de Freitas Filho)
Gosto dessa poesia de Drumond...
Amar

Carlos Drummond de Andrade

Que pode uma criatura senão, 
entre criaturas, amar? 
amar e esquecer, 
amar e malamar, 
amar, desamar, amar? 
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso, 

sozinho, em rotação universal, senão 
rodar também, e amar? 
amar o que o mar traz à praia, 
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, 
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto, 

o que é entrega ou adoração expectante, 
e amar o inóspito, o cru, 
um vaso sem flor, um chão de ferro, 
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta, 

distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, 
doação ilimitada a uma completa ingratidão, 
e na concha vazia do amor a procura medrosa, 
paciente, de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa 

amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

Lula, o brasileiro que colocou o Brasil no cenário global luta contra câncer


Que Deus em sua infinita bondade te proteja e dê força...muita força para lutar contra a doença que lhe acometeu. E que milhares de pessoas no mundo todo que também lutam contra o câncer que desenvolveram, sejam todos iluminados pelo bálsamo da cura.
Assim como Lula, o trabalhador que se tornou presidente e fez muito por todos os brasileiros, terá a mesma garra para lutar pela vida, sempre! Deus proverá!

População mundial chega a 7 bilhões de pessoas, com crescentes desigualdades



Hoje o planeta conta com uma população de 7 bilhões de seres humanos. Cada país conta seus números, seus recordes. Vantagem ou desavantagem? Cabe a cada uma das nações do mundo eleger as prioridades para amenizar as desigualdades que são inúmeras.
Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o dia que marca a existência de 7 bilhões de seres humanos não é motivo de alegria. Os recém-nascidos chegam a um mundo contraditório, com muita comida para uns e com a falta de alimentos para um bilhão de pessoas que vão dormir com fome todas as noites".
"Muitas pessoas gozam de luxuosos estilos de vida e muitos outros vivem na pobreza", disse Ban em entrevista à revista americana Time. O recorde demográfico deveria ser visto como "um chamado à ação", insistiu.
A nova cifra demográfica representa um incremento de 1 bilhão de pessoas em relação ao número anunciado à meia-noite de 12 de outubro de 1999, quando a ONU nomeou um recém-nascido bósnio, Adnan Mevic, como o terráqueo de número 6 bilhões.
O então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, foi fotografado num hospital de Sarajevo, segurando Mevic em seus braços. A família da criança vive, hoje, mergulhada na pobreza, o que explica, em parte, o fato de este ano não haver foto simbólica com o chefe da ONU para imortalizar o novo recorde demográfico.
"Não se trata de números. Trata-se de pessoas", disse Ban numa escola de Nova York semana passada.
"Serão sete bilhões de pessoas que vão precisar de alimentos em quantidade suficiente, assim como de energia, além de boas oportunidades na vida de emprego e educação; direitos e a própria liberdade de criar seus próprios filhos em paz e segurança", acrescentou.
Dirigindo-se aos estudantes, o chefe das Nações Unidas acrescentou: "Tudo o que quiserem para vocês mesmos deverá ser multiplicado por 7 bilhões".
Ban levará esta mensagem ao G20, que reunirá as economias desenvolvidas e as emergentes mais importantes, na próxima semana no sul da França.
Segundo estimativas da ONU, cerca de dois bebês nascem a cada segundo, pelo que a cifra de 7 bilhões continuará aumentando na próxima década, até chegar a 10 bilhões em 2100.
As Nações Unidas preveem que a Índia se converta no país mais povoado do mundo em 2025, quando seus habitantes somarem 1,5 bilhão, superando a China.
Enquanto isto, um relatório do Fundo de População da ONU (UNFPA) destaca que o mundo enfrentará crescentes obstáculos para criar empregos para as novas gerações, especialmente nos países pobres, e que a mudança climática e a explosão demográfica vão agravar as crises de fome e de seca.
Ao mesmo tempo, o envelhecimento da população se tornará um problema para o Japão e os países europeus, com suas repercussões afetando as políticas de migração, saúde e emprego, adverte o documento.



Paroquia de São Sebastião em Caraúbas RN ganhará sistema de som externo

Segundo informação divulgada pelo Padre Francisco da Chagas no decorrer da Missa Dominical do dia 30 de Outubro de 2011, que em breve a matriz de São Sebastião ganhará sistema de som, que proporcionará aos fiéis que transitam ou residem nas proxiidades as celebrações e notícias da paroquia. O som que será fixado na parte externa da Igreja foi adquirido mediante campanha realizada pela paroquia e segundo o nosso vigário deverá funcionar em breve, provavelmente até a festa do padroeiro, no mês de Janeiro de 2012.

domingo, 30 de outubro de 2011

Paroquia de Caraúbas - Terço dos Homens mobiliza centenas de fieis para o I Encontro de Espiritualidade.

Nessa manhã de Domingo a Paróquia de Caraúbas acordou com a mobilização dos fieis - Terço dos Homens, para realizarem o I Encontro da Espiritualidade, com uma intensa caminhada pelas ruas da cidade, chegando a Paróquia de São Sebastião. A programação contou com palestra proferida pelo integrante do terço dos Homens, Paulo Brasil e uma Missa foi celebrada pelo Padre Francisco das Chagas, da nossa paróquia.
"O despertar de uma fé depende da vontade interior de cada homem." (Sônia Pereira)

O primeiro dia do Seminário Nacional "Serviço Social e a Questão Urbana no Capitalismo Contemporâneo" foi de emoção e debates densos para o público que compareceu ao bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), onde o evento é realizado. Até o final deste sábado, dia 29, cerca de 600 inscritos/as, entre assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas, de todo o Brasil, estiverão reunidos/as para refletir e construir estratégias de enfrentamento do/a assistente social frente aos problemas da questão urbana. O Seminário também pode ser visto ao vivo pela internet, por meio do link disponibilizado na parte central do site do CFESS.

"Avanços e desafios são postos cotidianamente para os assistentes sociais e  a questão social se agrava cada vez, sendo necessário a atualização dos conhecimentos, para melhor intervir na realidade onde estampos inseridos" (Maria Sônia Pereira - Assistente Social)