sábado, 24 de março de 2012

Informação da SMS de Caraúbas sobre Tuberculose

Todos os anos a OMS lembra, no dia 24 de março, que a tuberculose ainda é uma doença prevalente, epidêmica em alguns locais do mundo e que é a principal causa de óbito das pessoas infectadas com o HIV
No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. No Brasil a situação persiste também grave, com 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Entre seus sintomas, pode-se mencionar tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
O tratamento, com duração de seis meses, e os remédios, é oferecido pela rede pública de saúde. O Sistema único de Saúde (SUS) recomenda que o tratamento seja supervisionado. Desta forma, uma pessoa preparada observa o paciente tomando/engolindo os remédios e o ajuda a completar o tratamento de forma correta, seja no serviço de saúde, em casa, no trabalho ou outro lugar apropriado.
Durante o tratamento, dependendo do seu estado de saúde, a pessoa pode voltar a trabalhar e levar uma vida normal. Somente em casos mais graves o paciente precisa de internação. 


O mundo perde um dos maiores humoristas de todos os tempos - Chico Anísio.

 
Do Ceará para o mundo, assim podemos definir a trajetória do cearense Chico Anísio, que por mais de 60 anos proporcionou milhares de pessoas a sorrir com através de seus programas de homor. Quem não passou algumas horas assistindo a "Escolinha do Professor Raimundo", com seus diversos personagens, todos criados idealizados pelo Chico Anísio? Considero o humor do artista Chico um o melhor! É simples, mas ao mesmo tempo irreverente, deixando sempre uma mensagem boa para quem assistia...assiste, sim! Pois o mesmo brilhará para sempre nos programas de Tv pelo mundo através de reprises, filmes, DVD e na lembrança querida de cada brasileiro!
Fui uma telespectadora assídua da Escolinha do Professor Raimundo...e muitos outros quadros do Chico Anísio, que a partir de dia 23/03/2012 viverá na eternidade num palco muito lindo iluminado por todas as estrelas que no meio delas viverá a estrela que representa o Chico...a estrela que ele foi e que será...e agora descansa em paz!

Homenagem do blog ao grande humorista Chico Anísio:
 
 
 

 


sexta-feira, 23 de março de 2012

Representantes da Gestão Municipal de Caraúbas participam o XIV Congresso Nacional do COMGEMAS em Fortaleza - Ce

 
Caraúbas está representada no XIV Congresso Nacional do COMGEMAS pelo Vice-Prefeito Alcivan Viana,  a Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Josilene F. Bezerra, a Assistente Social, Neucira Morais.  O evento está acontecendo no Centro de Convenções desde Quarta-Feira (21) e tem seu ultimo dia hoje (23). Com uma programação repleta de oficinas e palestras sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Plano Brasil sem Miséria,  o XIV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social promete levar a Fortaleza-Ce, de 21 a 23 de março, mais de 2 mil participantes de todas as regiões do país. 
O tema do evento esse ano é: Entre o SUAS e o Plano Brasil sem Miséria - "Os municípios pactuando caminhos intersetoriais".

Ponto de Vista: Desde o início de sua gestão o Prefeito, Ademar Ferreira e o Vice Prefeito, Alcivam Viana vem investindo em capacitações, participando de eventos que possam contribuir para a melhoria da qualificação profissional vsando melhor desempenho a frente da administração municipal em Caraúbas. De igual modo a gestora da Assistência Social, que não tem medido esforços para operacionalizar uma assistência social de qualidade aos caraubenses. Parabéns a gestão!

XIV Congresso Nacional do CONGEMAS 2012 em Fortaleza - CE

 
Com uma programação repleta de oficinas e palestras sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Plano Brasil sem Miséria,  o XIV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social promete levar a Fortaleza-Ce, de 21 a 23 de março, mais de 2 mil participantes de todas as regiões do país. 
Veja o que vai acontecer nos 3 dias de trabalho:

Plano de Ação 2012
Responsável: Wagner Antônio Alves Gomes e Alexandra de Souza Trivelino
Secretaria Nacional de Assistência Social
Local: Auditório Canoa Quebrada
Dias 21, 22 e 23 – de 12 às 14 horas
Registro de Informação de CRAS e CREAS
Responsável: Maria Cristina de Oliveira Marques
Secretaria Nacional de Assistência Social
Local: Auditório Cumbuco
Dia 21 - de 17 às 18 horas 
Dias 22 e 23 - de 12 às 14 horas
V7 do Cadastro Único 
Responsável: Fernanda Pereira de Paula
Secretária Nacional de Renda de Cidadania
Local: Auditório Iguape
Dias 21, 22 e 23 de 12 às 14 horas
CECAD - Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único
Responsável: Caio Nakashima
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação
Local: Auditório Pecém
Dias 22 – de 12 às 14 horas e de 17:30  às 18hs30min
IDV - Identificação de localidades e famílias em situação de vulnerabilidade
Responsável: Carlos Eduardo Brasileiro
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação
Local: Auditório Redonda
Dia 22 - de 17:30 às 18hs30min.
Ferramentas e Informações para Diagnóstico de ações de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional
Responsável: Paulo Jannuzzi
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação
Local: Auditório Sucatinga
Dia 21 – de 17 às 18 horas
Inclusão Produtiva Urbana – PRONATEC e outros programas
Responsável: Jacqueline Paula Leite Paz
Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza
Local: Auditório Tatajuba
Dia 21 – de 17 às 18 horas
Dia 22 – de 17:30 às 18hs30min
Maiores detalhes e informações com a Organização do Encontro Nacional do dia 21/03/2012, durante o credenciamento.

Divulgando informações, eventos e serviços...

- Professores na luta por salários dignos - O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas (SINDSPUMC) mobilizados na luta por salários dignos, a categoria deverá se encontrar hoje com representantes do governo, as 09h00 para conhecer proposta salarial e analisarem o movimento conjuntamente. O encontro acontecerá a partir das 09h00min no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas/RN. 

Notícias positivas na saúde de Caraúbas - Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas mais uma vez e destaque em saúde bucal no estado do RN  e além dessa classificação também é destaque sendo considerada a 3ª melhor saúde do estado. Parabéns para a população que está recebendo atenção qualificada em saúde e aos gestores e profissionais que estão cumprindo com o dever, fazendo o dever de casa como deve ser!
- Hospital Dr Aguinaldo Pereira de Lima, em Caraúbas RN - que tem a frente o administrador Alfredo José F. de Azevedo, vem mostrando exemplo de superação diante das inúmeras dificulddades e é reconhecido pelo gestor estadual como  um dos hospitais de destaque pelo trabalho desenvolvidos e a oferta dos serviços a população de Caraúbas e regiões circunvizinhas. Parabéns ao gestor e sua equipe!
- Destaque - O Secretário de Estado de Saúde Pública, Domício Arruda foi eleito o novo vice-presidente para a região Nordeste na reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde(CONASS), que aconteceu nesta quarta feira(21), em Brasília. Com essa eleição, o Rio Grande do Norte passa a ter um assento na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

terça-feira, 20 de março de 2012

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

DIa Internacional da Síndrome de Down - 21/03 
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.
Genética 
Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados (transmitidas) dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.
Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.
A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:
1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 - comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).
Aceitar as diferenças
Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.
O fim da exclusão
Já houve várias novelas e filmes que mostraram que os portadores da síndrome podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. Há alguns anos, a novela "Páginas da Vida" mostrou a menina Clara, uma criança com Síndrome de Down. Até alguns anos atrás, poucos sabiam que quem possui a síndrome é capaz de trabalhar e até de atuar como fez a atriz mirim Joana Mocarzel, que representou a Clara.
Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:
- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
- o convívio social;
- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;
- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.

A data
O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).
Fonte: Instituto Meta Social

segunda-feira, 19 de março de 2012

Uma linda noite vem ai!

Paz E Lua
O dia de hoje é de paz interior.
Você pode confiar em Deus de que você está exatamente onde precisa estar.
Não esqueça as infinitas possibilidades que nascem da sua fé...
Use esses presentes que você tem recebido e passe-os com o amor que tem sido dado a você.
Alegre-se de saber que você é filho de Deus.
Deixe que essa presença penetre em seus ossos, permitindo que sua alma cante livremente, dance, ore e ame.
Isso é para cada um de nós todos..

HOJE É O DIA DE SÃO JOSÉ...O CARPINTEIRO A QUEM LHE FOI CONCEDIDA MARIA

 





O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, 
onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou 
"O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não 
é muito  citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos 
Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus. 
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. 
Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a 
José que ela foi concedida.
Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao 
Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, 
confiava na fidelidade dela. 
Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. 
Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e 
que ele deveria manter  o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, 
que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria
 fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo 
exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse 
da morte de Herodes.
Temendo um sucessor do tirano, José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.
Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na 
celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos.
Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia
 com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.
Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém
 em uma busca que durou 3 dias.
 Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da
 lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da
 data de sua morte.
Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

Através do nosso espaço enviamos os parabéns para os aniversariantes de ontem (18) e hoje (19)

Alfredo José F. de Azevedo (Diretor do Hospital de Caraúbas)
aqui com sua esposa Luzinete
 
D. Noima (Conselheira Tutelar), que fez festa ontem (18)

Votos de saúde, paz, felicidades e tudo de bom para os aniversariantes!! Parabéns!