quarta-feira, 15 de julho de 2020

O Poder da Inteligência Emocional

Foto da web
Você já ouviu falar em Inteligência emocional? Provavelmente que sim! E se não ouviu, agora você vai conhecer um pouco sobre esse tema tão em voga nos dias atuais!
Ao Longo do tempo, frequentemente, temos ouvido falar em Inteligência Emocional. Entender que somos movidos pela emoção é o primeiro passo para começar a desenvolver a Inteligência Emocional.
E como surgiu a Inteligência Emocional?
Charles Darwin, preliminarmente, em seus estudos sobre o tema, percebeu que a Inteligência Emocional tem um papel preponderante para a sobrevivência e adaptação das espécies.
Com o passar do tempo, vários pesquisadores foram se aprofundando sobre o tema e aperfeiçoando o conceito, tais como: Abraham Maslow, Edward Thorndik, David Wachsla, entre outros.

Em 1990, Peter Salovey e John D. Mayer publicaram um artigo que teve uma ampla repercussão no meio dos estudiosos do tema. Os autores definiram a Inteligência Emocional, como: “a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender ao pensamento e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e não nos outros”. E dividiram em quatro pilares:
 
1-Percepção das emoções; 
2-Uso das emoções; 
3-controle das emoções e;
4-transformação das emoções.
 
Daniel Goleman, avançou no estudo da Inteligência Emocional,  e abordou-a, como: “a habilidade interpessoal e intrapessoal. O mesmo afirma que, características como empatia e negociação fazem parte da Inteligência Emocional, e quem as têm, alcança o sucesso.
E, no cenário atual, temos a contribuição de Rodrigo Fonseca, que aprimorou os pilares da Inteligência Emocional, definindo-a como: “a capacidade de reconhecer em si mesmo e no outro, as emoções, bem como a interação e o impacto delas na vida de cada um, além de saber como redirecionar cada uma delas para gerar melhores resultados para todos”.

Os pilares da Inteligência Emocional, segundo Rodrigo Fonseca, são:

  • Autorresponsabilidade: capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos;
  • Percepção das Emoções: reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, identificando a mensagem que trazem;
  • Gerenciamento das Emoções: conscientização da sua reação (resposta emocional) diante de cada emoção, adequando-as;
  • Foco: o foco determina o resultado, sendo assim, capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações;
  • Ação: somente pela ação enfrentamos o medo, tristeza e raiva; encontramos a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando nossos sonhos.
Dicas de Leitura:


Nota do Blog: Percebeu como o processo da Inteligência Emocional é  importante para nos posicionar frente aos diversos aspectos nas nossas vidas? Pesquise, estude e fique antenado com a sua Inteligência Emocional. Êxito nos estudos e até o próximo post.