sábado, 4 de agosto de 2012

Luz pela paz em todos os lares de Caraúbas...do Brasil...do mundo...

glitters

ORE, CONVERSE COM DEUS...TENHA FÉ E VERÁS!

Dom Mariano em visita especial a Caraúbas para a Grande Festa de Ordenação Sacerdotal do Diácono Frederico Gurgel

DOM MARIANO MANZANA - BISPO DIOCESANO
O sorriso de Dom Mariano Manzano ilumina Caraúbas...
Diácono Frederico Gurgel
É hoje o grande dia para o Diácono Frederico Gurgel, que se prepara para logo mais viver o momento mais importante de sua vida. Com uma simplicidade que lhe é peculiar, Fred, como é conhecido por todos nós caraubenses, receberá as honras, que Dom Mariano presidirá. A população católica de Caraúbas e regiões mais distante se preparam para presenciar e se alegrar com as família de Francisco Câmara (pai) e Lourdes Gurgel (mãe), no momento em que Frederico Gurgel se ordenará Padre. Um Padre que com certeza terá muito o que contribuir na Paróquia onde atuará! Parabéns a fred e a sua família pela sublime e nobre realização.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hospital de Caraúbas realizou V Seminário de Aleitamento Materno

Dra. Osvani Goes - médica Obstetra 
O diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, Alfredo José, atraves da coordenação do Programa de Aleitamento Materno, realizou V Seminário de Aleitamento Materno 2012, que aconteceu hoje, (03/08), na Capela Nossa Senhora de Fátima, como parte da programação da XX Semana Mundial da Amamentação. O evento teve como expositora Dr. Osvani Goes, que expos o tema Estratégias para Reduçao da Mortalidade Materna, objetivando capacitar, incentivar e apoiar práticas que tornem as ações voltadas para a saúde da mulher eficazes e resolutivas, dentre essas práticas está o alietamento materno e um pré-natal que atenda as necessidades das mulheres para uma gravidez saudável.
Fotos do evento:

Erione Belém - Coordenadora do Prog. de Aleitamento Materno
do HRAPS

Profissionais cantando...
Profissionais apresentaram algumas músicas sobre aleitamento materno, de autoria de Carmem Lúcia (Enfermeira), e João Joassi (João do Posto), um trabalho que merece destaque nas ações do programa Hospital Amigo da Criança.

Profissionais do Hospital no evento




Grupo de Idosos em momento de lazer na Praia das Emanuelas - Tibau RN


Os idosos de Caraúbas integrantes do grupo Amante das Caraubeiras, participaram de passeio turístico à Praia das Emanuelas em Tibau RN.  O evento faz parte das atividades de 19 anos do grupo que vem se mantendo firme durante esse tempo. São várias as gestões que já conduziram o Programa do Idosos em Caraúbas RN ao longo desse tempo, no entanto, a alegria e o entusiasmo dos idosos é o  mesmo desde a sua fundação.

Em Tibau os idosos foram recepcionados pela equipe da ASFARN, que foi contratada pelo Prefeito Alcivan Viana e a Secretária de Assistência Social, Isabel Mota, para que os idosos usufruíssem de uma agradável estadia. 
Após o café da manhã, os idosos fizeram uma agradável caminhada a beira mar, mergulharam e tomaram banho de sol. Foi realmente um momento de imensa satisfação para os nossos idosos, que foram acompanhados por uma equipe de profissionais, formada por: Sônia, coordenadora do grupo, Vivianny, assistente social do CRAS São Severino, Luzia Regiane, recepcionista do CRAS Leandro Bezerra e Célia, auxiliar do Grupo de Idosos.

Os idosos dançaram e se encantaram com o forró de um grupo amigo, que gentilmente, nos acompanhou para satisfazer o prazer que todos os idosos tem pela dança.

Café da Manhã
A dança como forma de exercitar a saúde mental








A viagem teve a seguinte programação:


7h00 - Recepção aos Idosos no ônibus C/ Boas Vindas

- Oração de Agradecimento na saída
- Saída Rumo a Tibau - Praia das Emanuelas.



8h30 - Chegada à Praia das Emanuelas - Tibau

- Recepção aos Idosos na ASFARN (Ponto de Apoio)
- Café da Manhã.



9h00 - Caminhada pela Praia das Emanuelas.

- Mergulho (Opcional).



11h30 - Retorno para a ASFARN

- Almoço de Confraternização
- Forró pé-de-serra até às 14h15



14h30 - Retorno para Caraúbas

16h00 - Chegada a Caraúbas


Maria, o mais belo modelo de fé, zelo e amor - Tema da festa de Nossa Senhora da Saúde em São Geraldo Caraúbas RN.

Foto do Blog Caraubashotnews

A Comunidade de São Geraldo voltada para as festividades alusivas a sua Padroeira Nossa Senhora da Saúde. O evento se inícia-se hoje, 03 de Agosto de 2012, e se estende até o dia 12 com a Missa e Procissão de encerramento. Além da programação religiosa  a comunidade se mobiliza para também viver momentos de alegria com uma programação social e cultural bastante variada, que com certeza, levará um grande número de pessoas a visitar e participar das festas.
Padre Francisco das Chagas é o celebrante de hoje. Na abertura da programação acontecerá a tradicional carreata que leverá a Imagem de São Sebastião, da cidade para a comunidade de São Geraldo, que será recepcionada com muito amor e carinho. Também haverá o Hasteamento das Bandeiras, com a participação de moradores, autoridades  e visitantes da festa.
Hoje quem anima a programação social é a Banda Pankada do Forrozeira

terça-feira, 31 de julho de 2012

Hospital Dr. Aguinaldo Pereira da Silva - Caraúbas RN, promoverá a SMAM 2012 e já recebeu decoração especial..confira a sala da amamentação


Em 2002 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com base nas metas estabelecidas pela Declaração de Innocenti, em 1995, desenvolveram e lançaram em conjunto a Estratégia Global para a Alimentação do Lactente e da Criança de Primeira Infância.
O Relatório Mundial da infância 2011 da UNICEF mostra que 136.700 bebês nascem em todo o mundo e apenas 32,6% deles são amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses.
Buscando relembrar o que aconteceu nos últimos 20 anos na alimentação do lactente e da criança de primeira infância, chamar a atenção pública sobre o estado da política e dos programas, trocar experiências exitosas e traçar estratégias para maior êxito na saúde infantil. Este ano a Semana Mundial da Amamentação terá o tema“ENTENDENDO O PASSADO, PLANEJANDO O FUTURO”.



Iniciou hoje (01/08/2012) a Semana Mundial da Amamentação com o tema "Entendendo o Passado - Planejando o Futuro. O evento acontece em mais de 120 países e tem como objetivo incentivar, apoiar o aleitamento materno e divulgar as estratégias para uma prática eficaz da amamentação.
O Hospital Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas RN, sendo um Hospital Amigo da Criança, tem o compromisso de realizar ações voltadas para promover o aleitamento materno, como forma de reduzir a desnutrição infantil, por isso a partir de hoje, o gestor, juntamente com a equipe se empenham para a realização do evento, que a cada ano ganha novo formato.
Sala da Amamentação
A sala da Amamentação é um espaço que o HRAPS disponibiliza anualmente para receber visitantes durante a SMAM, e onde acontece o lançamento da semana e as palestras educativas realizadas por uma equipe técnica e coordenada pela enfermeira Erione Pinheiro.
A decoração da sala da amamentação foi feita pela técnica de enfermagem - Rita de Cássia, que anualmente realiza a atividade com dedicação e empenho! Parabéns a amiga pelo lindo painel decorativo!


O Leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa de mortalidade em 47%, praticamente a metade, uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas anuais de incentivo à amamentação, à doação de leite materno, além de todo um conjumto de políticas públicas voltados para a família, a gestante e a criança.
Além do carinho, o leite materno oferece tudo que o bebê precisa no início da vida.Criança amamentada é criança bem alimentada e melhor preparada para crescer com mais saúde. Amamente e alimente um futuro melhor para seu filho.

Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher. Na mulher, o sangramento após o parto é menor, assim como as chances de ela vir a desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco.  A mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos, pois o leite materno é completo. Mata a sede, a fome e possui todos os nutientes que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável.

Após os 6 meses, o bebê deve comer outros alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os 2 anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece.


O Hospital de Caraúbas promoverá de 01 a 07 de Agosto uma serie de atividades como forma de incentivar as mulheres caraubense a amamentar exclusivamente. Dentre as atividades está o V Seminário de Aleitamento Materno, que acontecerá no dia 03/08, as 13h30n na Capela N. S. de Fátima. O evento deve ter como participante todos os profissionais do Hospital e dos PSF, e terá como palestrante principal a médica Obstetra Dra. Osvani de Goes.


TODOS PODEM INCENTIVAR E APOIAR A MULHER NA AMAMENTAÇÃO!