quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Cultura Popular em Foco - Programa Barraco do Tadeu será novamente apresentado como no passado



Aconteceu reunião com uma equipe do setor de cultura, na Terça-Feira (10) na Casa de Cultura "Manoel  Violão,  com objetivo de resgatar uma Cultura Extinta em nossa cidade, trata-se do "BARRACO DO TADEU", programa de Rádio difusão de grande audiência nas décadas de 80-90. O Barraco será apresentado na voz do "CORONÉ LARANJEIRA".

Para dá início ao Projeto foi formada uma Comissão para realizar o 1º evento que irá acontecer próxima sexta-feira (13), das 20h as 22hs., na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão" com transmissão ao vivo pela Rádio Liderança FM.

Ponto de Vista: É muito importante que os setores envolvidos não só resgatem as culturas que já existiram em Caraúbas, como também criem novas iniciativas culturais que possam oferecer oportunidades, principalmente para as crianças e adolescentes, como é o caso do teatro, tendo como objetivo o protagonismo infanto-juvenil.


Fonte: SINDSPUMC

terça-feira, 10 de julho de 2012

Direção do HRAPS - Caraúbas RN, contribuindo com a publicização do Plano Est. de Enfrentamento dos Serviços de Urgência e Emergência da saúde no RN.


Direção do Hospital de Caraúbas zela pela transparência na aplicação dos recursos do Plano de Enfrentamento
O diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva está   colocando em execução  um plano  que dentre outros objetivos , está zelando pela transparência  na aplicação dos recursos do Plano Estadual de Enfrentamento   em Urgência e Emergência, apresentando  a todos os gestores hospitalares e demais setores da Saúde Pública.
“Vamos, mais do que nunca, acompanhar a aplicação dos recursos transferidos para os hospitais, quer do Governo do Estado quer do Governo Federal”, explica o plano o diretor do hospital caraubense Alfredo José.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou, nesta sexta-feira (06), um ofício ao Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Saúde e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Neste expediente oficial está a solicitação para a indicação de um representante de cada uma dessas instituições para acompanhar a execução e fiscalização da aplicação de todos os recursos advindos do Governo Federal e Governo do Estado para implementação do Plano de Enfrentamento em Urgência e Emergência do Rio Grande do Norte, apresentado, na última quarta-feira (04), pela Governadora Rosalba Ciarlini e pelo Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino.
O objetivo dessa iniciativa é garantir a transparência, indispensável à Administração Pública, no processo de efetivação das ações planejadas para a reestruturação dos serviços de saúde e garantia de melhorias na qualidade e segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Francisco Canindé Costa (Chico Costa)-Mat: 60.735-5
Assessoria de Comunicação de Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva

A Vitória de Pedro Leonardo - Deus faz Milagre Sempre!

O cantor Pedro Leonardo saindo do Hospital (Foto: Iwi Onodera / EGO)

"Obrigado pelas orações. Obrigado a todos do fundo do coração. Estamos juntos e misturados. Agora vou para casa comer uma galinhada", disse Pedro, ainda com dificuldade para falar, ao sair do hospital, em uma cadeira de rodas. 
Pedro Leonardo com a esposa e a filha (Foto: Facebook / Reprodução)
Pedro deixou o hospital por volta das 14h30 com uma camiseta feita pela mulher, Thaís Gebelein, com a frase em inglês "never, never give up" ("nunca, nunca desista", em português). "Foi um pedido dele", contou a assessora de imprensa da família, Ede Cury. Para evitar ansiedade, Thaís e a filha de Pedro, Maria Sophia, não foram ao hospital. "Elas vão esperar em outro lugar para encontrá-lo", disse a assessora.
Ponto de Vista: Essa é uma maravilhosa notícia para os mulhares de fás do cantor, que realmente teve a graça da vitória, e foi obra de Deus e dos vários médicos que o acompanharam nessa jornada.

Dom Eugênio Sales - Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro morre aos 91 anos.

foto

O cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio, morreu às 22h30min de ontem (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa. 
Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, velório e enterro serão na catedral da cidade: o velório nesta terça de manhã, e o enterro, na quarta, às 15h.
Nascido em Acari (RN), em 11 de novembro de 1920, Dom Eugênio Sales foi ordenado bispo aos 33 anos, em Natal (RN), com apenas 11 de sacerdócio. Em 1968, tornou-se arcebispo de Salvador e, em 1971, arcebispo do Rio.
Ficou à frente da arquidiocese carioca até 2001, onde se tornou referência na defesa de perseguidos políticos. Em 2008, soube-se que ele abrigou mais de 4.000 pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul entre 1976 e 1982 (veja ao final da reportagem reprodução de reportagens do jornal "O Globo").
Ele foi um dos prelados brasileiros que mais cargos ocuparam no Vaticano.
Atuação durante o regime militar
Reportagem do site do jornal "O Globo" lembra que, "em 67 anos de vida dedicada à Igreja, o cardeal foi rotulado tanto como líder conservador quanto 'bispo vermelho', por ter, no início do sacerdócio, ajudado a criar os primeiros sindicatos rurais no Rio Grande do Norte. Um capítulo importante da vida de Dom Eugenio remonta à ditadura, quando atuou de maneira silenciosa, abrigando no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos".
Fonte: correio do estado

Recenseadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, avaliam equipes dos UBS em Caraúbas RN


As equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família, recebe nesta Segunda-Feira (09) e Terça-Feira (10) a equipe de recenseadores do PMAQ. O objetivo do programa é avaliar – por meio de um questionário, aplicado a gestores de unidades de saúde, profissionais e usuários – as equipes que prestam atendimento à população. As que forem bem avaliadas terão aporte adicional de recursos de até 100%. Criado em 2011, o PMAQ busca ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na Atenção Básica.

A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

As equipes de Caraúbas que aderiram ao PMAQ foram, PSF Leandro Bezerra 1, PSF São Severino, PSF Apanha- Peixe e PSF Centro. As outras equipes que não aderiram também receberam a equipe fiscalizadora, porém só será avaliada a questão estrutural das Unidades Básicas de Saúde do Município, assim dando um levantamento se a parte física de nossas UBS está de acordo com o quer é recomendado pelo Ministério da Saúde.
Enf. Wellton Júnior