quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Transforme qualquer coisa, mudando a sua percepção da realidade

As sensações são “percebidas” e associamos um significado a elas.

Desta forma tudo com o qual temos contato é por nós “apreendido” e passa a fazer parte de nosso mundo interno. Assim, “percepção” é o ato de interpretar um estímulo registrado através de nossos mecanismos sensoriais, com base em nossas memórias.

Temos o costume de insistir em nossa velha visão de como as coisas devem ser resolvidas e não conseguimos dentro deste ponto de vista, perceber que existem outras maneiras de resolver a mesma situação.

Perceba a seguinte situação. Quando você se depara com um problema, aparentemente sem solução ou seja, sem luz no fim ou no início do túnel, saiba que este é um sinal importante. É o momento em que você precisa realizar algumas mudanças em sua maneira de enxergar a realidade para que a solução apareça.

Dessa forma você mudará completamente seu ponto de vista tendo assim, oportunidade de encontrar uma nova saída para a situação. Usamos muito a expressão, “quem está de fora da situação enxerga melhor”. Isso porque quando estamos entregues ao problema, acabamos por recorrer a uma programação emocional, contida em nosso sistema límbico de como as coisas deveriam ser. Ou seja, a nossa percepção quanto ao problema.

A expressão acima, indica que nos limitamos a acreditar que podemos ir somente até um certo ponto, porque julgamos a nossa capacidade de percepção limitada. Mas por que acontece desta forma? Agimos e reagimos, conforme nossas crenças.

Uma pessoa com um problema específico, dificilmente conseguirá enxergar além daquilo que ela sente que deveria ser ou de como ela  acha que as coisas podem ser resolvidas. É assim que muitas vezes ficamos dando voltas e voltas no problema, pois não conseguimos evoluir nossa visão daquilo que já vivemos.

Sabe aquela velha história de que você só consegue entender algo de verdade quando passa por aquilo? Mas aqui o que muda é que você precisa sair da situação para conseguir enxergar outro caminho, que não consegue ver hoje por estar totalmente inserido na situação. Precisa enxergar a situação do lado de fora.

Conheça a história que André Gabor conta em seu livro “The Man Who Discovered Quality” (O homem que descobriu a qualidade), ele diz que certa vez foi convidado para prestar assessoria a uma grande empresa americana que vinha amargando anos de prejuízo econômico. Depois de analisar a situação da empresa e apresentar alternativas de mudança, o presidente se levantou e disse: “Nós faremos tudo isso, mas apenas depois que eu morrer”.

Quando indagado sobre o motivo de tal declaração, sua resposta sincera foi: “Eu não resistiria a tantas mudanças”. Gabor conta que a empresa depois de dois anos veio a falir e sua aplicação de tal fato foi: “Um dos dois tinha que morrer”.

Creio, sinceramente, que estamos exatamente na situação daquele presidente. Você vê a necessidade da mudança, mas se julga incapaz de fazê-las. Como mudar isso? Quer saber mesmo? Então, aí vai… Vou ensinar um truque simples e fácil.

Você deve “doar” uma nova percepção à sua realidade.

Faça como eu disse acima, olhe para a situação como se estivesse vendo de fora. Como se fosse um analista avaliando a situação friamente. O que esta pessoa diria para você fazer? Você também pode analisar a situação sob a ótica de alguém que já passou pela mesma situação, ou que sabe como agir em uma situação semelhante. O que esta pessoa faria, que atitudes ela tomaria, como uma pessoa poderosa agiria neste caso?

Dessa forma, você terá uma perspectiva muito diferente daquela que sozinho conseguiria imaginar neste momento, pois não contará com seu mundo emocional pessoal, ao contrário, passará a contar com a visão de alguém com experiência. Este  exercício é chamado em PNL de “ficar em terceira pessoa”, analisando friamente uma situação pelo lado de fora. Resolva o problema em um ambiente diferente, de onde ele foi criado.

Muitos de nossos problemas encontram solução apenas com uma pequena mudança de percepção. Para cada situação a resolver devemos ter ao menos três pontos de vista diferenciados, antes de tomar uma decisão.

E por falar em ambiente, nunca resolva um problema em um ambiente no qual ele foi gerado. Tenho um pacto com minha esposa. Jamais resolvemos os problemas que surgem em nosso lar, dentro de nossa casa. Saímos para jantar, tomar um café e resolvemos o problema lá. Porque o ambiente também contamina nossa percepção.


Sensação e Percepção: A “mente” mente


Sensação e percepção: É através destes dois processos que sentimos e interpretamos o mundo.
Captamos o mundo ao senti-lo (sensação) e interpretamos o mundo de acordo com a forma que o percebemos (percepção).
Agora lhe pergunto:
  • Você sente o mundo como todas as demais pessoas o sentem?
  • Você percebe o mundo como todas as demais pessoas o percebem?
Creio que a resposta foi “não”, pois os mesmos olhos podem ver uma mesma coisa e senti-la e percebe-la de forma diferente.
Fonte: www.impulsãoprofissional.com.br

domingo, 12 de agosto de 2018

Agosto Dourado no Hospital Dr. Aguinaldo Pereira da Silva/Caraúbas RN

Tema da SMAM/Agosto Dourado 2018 
O HRAPS/Caraúbas RN, em 2018 comemora não só seus 30 anos de existência na comunidade, como também os 22 anos de "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" - IHAC.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) busca proporcionar a mães e bebês um bom começo da amamentação, aumentar a probabilidade de amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida e a oferta de alimentos complementares adequados, com a continuidade da amamentação por dois anos ou mais.
Resultado de imagem para obra mae e filho
Imagem da Placa do Hospital Amigo da Criança

A amamentação reduz significativamente os custos de alimentação da criança, e a amamentação exclusiva reduz pela metade o custo da amamentação. A amamentação exclusiva e a amamentação continuada por dois anos estão associadas à redução da incidência de peso inferior ao normal e é uma excelente fonte de calorias de boa qualidade. Em virtude de reduzir a fertilidade, a amamentação exclusiva reduz o estresse reprodutivo. O leite materno é um alimento de baixo custo, alta qualidade e é produzido localmente, o que proporciona segurança alimentar sustentável à criança. 

Abertura do Agosto Dourado no HRAPS/CaraúbasRN

Com um cronograma planejado para atender as necessidades das família, profissionais da saúde e a sociedade em relação a informação sobre aleitamento materno do Pre-Natal ao Puerpério, os órgãos responsáveis pela implementação das ações voltadas para promover a saúde e o bem estar da mãe e da criança, se engajam com o proposito de protagonizarem e com isso alcançarem resultados positivos.
 
Gestores e parte da equipe
Para o gestor do HRAPS, João Bosco Varela Costa, "a historia não pode parar, assegura que está receptivo e empenhado em contribuir para o avanço das ações e o alcance de resultados positivos. Aleitamento materno deve ser prioridade no HRAPS", concluiu o gestor, João Bosco. A enfermeira Elisabete Fernandes, frisou a importância do trabalho integrado, acrescentando que a atenção a mulher na gravidez inicia-se na atenção básica e tem continuidade após o parto para fazer o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança". 

Vice Prefeito Paulo de Paiva Brasil
Paulo de Paiva Brasil, vice - prefeito, representante do Prefeito Junior Alves, disse que, "estão empenhados para fazer o melhor e contribuir cada vez mais com o bom andamento das ações no âmbito da saúde pública no município". A Secretaria de Saúde, Samara Praxedes, disse que "é necessário que todos os profissionais procurem informar e incentivar a amamentação exclusiva, porque o leita materno, é o alimento ideal para o bebe nos seis primeiros meses de vida". A coordenadora técnica da Atenção Básica, Eva Jordana informou que no âmbito da atenção básica, a gestão está investindo na formação social e ética dos profissionais para melhor atuarem nas ações de saúde, visando a melhor qualidade de vida dos caraubenses.

 
Roda de Conversa com gestantes e outros usuários dos serviços do HRAPS

O cronograma das ações do Agosto Dourada no ambito do HRAPS conta com capacitação dos profissionais, rodas de conversas com gestantes e o publico na sala de espera e terá seu ponto máximo no dia 29 de Agosto com a realização do Seminário de Aleitamento Materno, que acontecerá no SINDISPUMC a partir das 08h00. 
Viste o HRAPS e busque informações sobre aleitamento materno, seja um multiplicador das informações em aleitamento materno. O apoie e incentive da família, dos profissionais e da comunidade, pode salvar a vida de uma criança e livrar das doenças que uma alimentação inadequada nos primeiros dias e meses de vida, pode provocar. Amamentação é a base da vida!

Exposição na Sala de atividades no HRAPS para realização das atividades do Agosto Dourado:



Objetivos do Agosto Dourado
Laço com explicação
Conheça os 10 Passos para o sucesso do aleitamento materno:
Resultado de imagem para 10 passos do aleitamento materno

Entenda o significado do Laço Dourado, simbolo Universal da Amamentação:
Resultado de imagem para 10 passos do aleitamento materno