sábado, 1 de fevereiro de 2020

Vitamina D e a qualidade de vida da mulher depois dos 50.


A vitamina D é essencial para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantêm o cérebro funcionando perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos – inclusive o coração. Importante na prevenção da osteoporose, a vitamina D também pode estar relacionada à expectativa de vida. Estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, com mais de 13 mil pessoas, mostrou que níveis de vitamina D abaixo do ideal aumentam o risco de morte por diferentes causas em até 26%.


A nutricionista Myriam Garson explica que "além de enfraquecer os ossos, a carência de vitamina D pode provocar alterações cerebrais. Pesquisas recentes apontam que a deficiência de vitamina D também está relacionada a altos níveis de marcadores inflamatórios, aumento da pressão arterial, mais fraturas, obesidade e diabetes. Em crianças, ainda há risco de raquitismo".



Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre a alimentação do brasileiro, apontando que os níveis de vitamina D estão abaixo do recomendando para 99,2% das mulheres entre 19 e 59 anos e 99,6% dos homens da mesma idade.


Luz solar é a principal fonte

O sol tem importância vital para a absorção de vitamina D, mas não é preciso exagerar. De acordo com a nutricionista Marina Capella, da Dicorp, "os dermatologistas recomendam 10 minutos diários de sol, antes das 10h, mas não é preciso ir à praia todos os dias. Simples atividades, como a prática de exercícios ao ar livre ou a caminhada até o ponto de ônibus já são suficientes".


Também é possível encontrar fontes ricas em vitamina D na alimentação. Segundo Myriam Garson, "a maior concentração está nos peixes de água salgada, como salmão, arenque e sardinha. Ovos, carne, leite e manteiga contêm pequenas quantidades". Ela explica que adultos devem ingerir 5 mcg (200 UI) por dia. "Grávidas e mulheres que estão amamentando devem aumentar o consumo diário para 10 mcg (400 UI)", recomenda a nutricionista.


Excesso pode ser tóxico para o organismo

Antes de recorrer a suplementos de vitamina D, é preciso entender que o exagero pode ter efeito contrário. "A vitamina D em excesso aumenta a concentração de cálcio no sangue, que favorece a formação de cálculos renais e o depósito nas artérias, provocando a chamada arteriosclerose. Os sintomas da intoxicação por vitamina D incluem náuseas, sede, fraqueza, nervosismo, aumento da pressão arterial e da vontade de urinar", orienta Myriam Garson.


Para evitar o desequilíbrio, Myriam recomenda a medição dos níveis de vitamina D. "Através do exame de sangue é possível saber se os níveis estão abaixo do ideal ou se há necessidade de suplementação, que deve ser orientada por um médico. Taxas que variam de 30 a 74 ng/mL são consideradas normais", finaliza a nutricionista.

DICAS...http.//spavidacomharmonia.blogspot.com 

1- Tome um banho de Sol por no máximo 15 min. sem proteção solar;
2- Durma no mínimo 8h horas por noite;
3- Alimente-se na hora hora certa com intervalos de 3 horas de uma refeição para outra.
4- Ingira bastante água, no minimo 3 litros de água por dia;
5- Como carnes, peixes, leite e seus devivados, ovos, leguminosas;
6- Pratique atividade física regularmente, pelo menos 3 vezes por semana.
7- Em caso de dúvida, procure um especialista no assunto;
8- Vá ao médico pelo menos uma vez ao ano ou quando se fizer necessário.
9- Prevenir ainda é a melhor solução.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Saúde Mental...O mundo pede, você merece!

Resultado de imagem para campanha janeiro branco 2020
Quem cuida da mente, cuida da vida!

“Inspirado pela campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, idealizei a campanha em novembro de 2013, quando comecei a chamar psicólogos de Uberlândia, local onde moro, para me ajudarem a tirá-la do campo do desejo e a colocá-la em prática na virada de ano daquele 2013-2014”, informo 0 psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, criador da campanha Janeiro Branco.
Estatísticas
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças relacionadas com a saúde mental atingem um quarto da população mundial em algum momento da sua vida, Cerca de 10% da população adulta sofre de algum transtorno mental ou comportamental. Em 2020, a OMS estima que ocorrerá um crescimento de 15% nos casos de transtornos mentais, chegando a ser a segunda causa de afastamento de trabalho.
Ainda segundo a OMS, o Brasil é o país com a maior quantidade de pessoas atingidas pela ansiedade, alcançando 9,3% da sua população, além de 86% dos brasileiros sofrerem de algum tipo de transtorno mental, dentre os quais depressão e ansiedade.

“PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL E SOBRE TUDO O QUE DIZ RESPEITO À SAÚDE MENTAL DAS PESSOAS, DAS SOCIEDADES E DE TODA A HUMANIDADE!”

O mundo pede, o mundo precisa e todo mundo que compõe a humanidade tem direito à Saúde Mental. Direito à Saúde Mental e a informações sobre Saúde Mental. Somente as corretas informações sobre tudo o que pode produzir Saúde e Saúde Mental nas vidas dos indivíduos é que conseguirão ajudar as pessoas a terem vidas mais harmônicas, mais felizes, mais saudáveis, com mais sentido e com mais propósitos que façam bem a todos. Precisamos falar sobre Saúde Mental e sobre absolutamente tudo o que diz respeito às múltiplas dimensões da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições sociais. Precisamos falar sobre Saúde Mental e ensinar os indivíduos a pensarem sobre as condições pessoais, sociais, materiais, culturais, subjetivas e objetivas nas quais vivem, nas quais se relacionam e nas quais reproduzem as suas existências.