sexta-feira, 18 de março de 2011

SOLIDARIEDADE É NECESSÁRIA....IDOSOS EM FOCO...

O Lar dos Idosos de Caraúbas que tem a frente da administração a médica Velúzia Gurgel, está precisando da solidadriedade da sociedade de caraubense. A hora é agora. Quem sabe faz a hora não espera acontecer...Dar, doar, presentear...são verbos que deve está na ordem do dia de todos nós. Vamos fazer a oportunidade de realizar uma boa ação, alguem está precisando. As oportunidades não devem ser desperdiçadas, pois quando nos doamos em prol do bem estar de todos (idosos do lar), estamos fazendo por nós mesmos, pela nossa evolução, nossa melhora enquanto ser humano que  está em constante evolução.
  UM PACOTE DE FRALDAS - É o que cad aum deve doar, dar aos Idosos do Lar dos Idosos. Um...dois...três...os números não importa, o que importa mesmo, e o dar. Um pouco de conforto será acrescido aos senhores e senhoras que ali moram.
Vamos lá, fazer nossa parte! 
 "O senhor é meu pastor e nada me faltará". Salmo 23

quarta-feira, 16 de março de 2011

A Federação Nacional de Trabalhadores Sociais (FITS) instituiu a Dia Mundial de Serviço Social - 15 de Março

Assistentes sociais comemoram o Dia Mundial do Serviço Social
Tema de 2011 é "Vozes do Serviço Social se unem para responder à crise global”!


A Federação Nacional de Trabalhadores Sociais (FITS) instituiu a  Dia Mundial de Serviço Social - 15 de Março.Portanto, neste 15 de março, “as vozes do Serviço Social mundial” se unem para responder à crise global e construir uma agenda unificada da profissão, como diz o próprio tema da campanha deste ano lançada pela federação.
Em sua página oficial, a FITS elogiou o trabalho dos/as assistentes sociais, afirmando que os/as profissionais “estão qualificados/as para a análise das estruturas das condições sociais e buscam alterá-las para promover uma vida mais digna para todos os povos, em todas as comunidades”.
O presidente da Federação , Gary Bailey, em vídeo gravado para o dia Mundial do Serviço Social, fez críticas ao modelo de desenvolvimento mundial. "Bilhões foram gastos para salvar os bancos em todo o mundo. É injusto e escandaloso que o preço por essa ajuda deve ser pago pelas pessoas mais pobres e vulneráveis do mundo. Por exemplo, enquanto bilhões foram gastos para estabilizar os bancos, o orçamento total para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas foi reduzido pela metade", disse.
Para a representante da América Latina e Caribe na FITS, Laura Accoto, é um desafio grande para a profissão a defesa dos direitos sociais e humanos num contexto de avanço do neoliberalismo. “É hora de renovar nosso compromisso com os direitos humanos, especialmente com os direitos sociais, econômicos e culturais do povo latino-americano e caribenho. Em 2010, América Latina e Caribe foram fortemente prejudicados por desastres naturais, agravando a pobreza e a desigualdade das pessoas mais vulneráveis na nossa sociedade. Só uma profissão articulada e comprometida com o desenvolvimento econômico social fará diferença. Constituirmo-nos em ferramentas e veículos de equidade e justiça social para crescer e mudar nossa região”, afirmou Accoto.
Segundo a presidente do CFESS e integrante do comitê da FITS, Ivanete Boschetti, a data deve ser lembrada e divulgada, pois é uma forma de mobilizar profissionais dos mais distantes pontos do planeta e socializar posicionamentos. "O dia do/a assistente social no mundo é mais que uma simples comemoração corporativa. É uma possibilidade de dizer que projeto temos para a profissão e para a sociedade. Por isso, nós do Brasil, reafirmamos mundialmente nosso Projeto ético-político profissional, comprometido com os direitos da classe trabalhadora, com a universalização dos direitos e das políticas sociais, com a denúncia e a recusa a todas as formas de barbárie e discriminação e com a defesa de uma sociedade não mercantil", defendeu Ivanete.   

Atualmente, a FITS conta com 800 mil assistentes sociais registrados/as de 92 organizações inscritas. Na América Latina, são 10 organizações integrantes (incluindo o CFESS) e cerca de 180 mil profissionais.

Definição do conceito da profissão em nível internacional
Em junho de 2010, o CFESS esteve em Hong Kong para a 20ª Conferência Mundial de Serviço Social. No evento, o Conselho Federal apresentou uma proposta para a definição da profissão sintonizada com o Projeto ético-político profissional brasileiro, por avaliar que a atual definição da FITS está distante dos fundamentos teóricos, éticos e metodológicos que orientam o Serviço Social brasileiro. “Defendemos um Serviço Social comprometido com a construção de uma nova sociabilidade e não uma profissão que tenha por objetivo a integração social no capitalismo”, afirmou Ivanete. "A nossa perspectiva de direitos humanos não se confunde com a perspectiva burguesa e reivindica a igualdade de condições e a emancipação humana, o que implica romper com a desigualdade e lutar pela socialização da riqueza. A luta por direitos é uma mediação para a construção de uma nova sociedade, e não um fim em si mesmo", conclui a presidente do CFESS.  

Entretanto, os/as participantes decidiram se debruçar mais sobre a questão, adiando a decisão para a próxima Conferência, em 2012, na Suécia. Enquanto isso, workshops serão realizados para debater o tema. Um deles acontecerá no Brasil, no segundo semestre de 2011.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Projovem Adolescente inícia atividades no município de Caraúbas RN.

 
A equipe de Orientadores Sociais do Projovem Adolescente e Técnicos de Referência dos CRAS I e II esteve reunidos nesta manhã (14/03), visando planajar as atividades que terão início nessa Terça-Feira (15/03), tanto na zona urbana como na zona rural, exceto o coletivo da comunidade de Mirandas,  devido reformas no espaço físico onde funcionará o serviço. O Planejamento foi coordenado por Ana Paula Cruz, assessora dos programas sociais da Secretaria da Assistência Social, que tem a frente a secretária Maria Josilene.

NO MÊS DA MULHER CRAS II REALIZA I SEMANA DA MULHER .

CONFIRA PROGRAMAÇÃO ...ACONTECENDO!
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
SECRETARIA MUNCIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS II 

                                
 I SEMANA DA MULHER DO BAIRRO LEANDRO BEZERRA
TEMA:  A CIDADANIA DA MULHER: CAMINHOS PARA O BEM ESTAR!

                  A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social,  através do CRAS II, tem a honra de convidar V. Senhoria para participar da I Semana da Mulher, com o tema – A cidadania da mulher: Caminhos para o Bem Estar. O evento  acontecerá no período de  14 a 17 de Março de 2011, conforme  programação.

                  Maria Josilene Bezerra
             Secretária da Assistência Social

            Maria Sônia Pereira
            Coordenadora


PROGRAMAÇÃO
14/03/11
A Saúde Bucal e  Bem Estar da mulher.
(parceria: Secretaria Municipal de Saúde – Consultório Móvel Odontológico.
16/03/2011
Local: Unidade do CRAS II – Leandro Bezerra. (manhã e Tarde)

O papel da mulher na sociedade..
Expositora: Francisca Luzia da Silva (Professora Nina)
Local: Igreja de Cristo - Bairro leandro Bezerra
Horário: 15h00
17/03/2011

Momento Cultural - Exposição do Filme “Terra Fria”. 
Coordenação: João Válerio – Psicológo
Local: Igreja de Cristo -  Bairro Leandro Bezerra.
Horário: 15h00.



"Você nunca sabe que resultados virão de sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados"    


Mahatma Gandi


ACONTECE...INFORME-SE...

Assistentes sociais fazem paralisação e protestam em sede do INSS

"É lei, é federal... Trinta horas pra assistente social...Trinta horas sem redução salarial". O grito de guerra foi entoado várias vezes na manhã dA terça-feira (01/03/11) por assistentes sociais de várias gerações que trabalham ou são aposentadas do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). O protesto, realizado na sede da rua Apodi, Cidade Alta, fez parte da paralisação nacional da categoria pelo cumprimento da Lei 12.317/2010, que limita em seis horas diárias a carga horária dos/as assistentes sociais de todo o país.
Os/as assistentes sociais que trabalham no órgão ainda não foram enquadrados na nova legislação, aprovada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2010. Estudantes, servidores de outros setores do INSS, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do RN (SindPrevS/RN) e da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), também apoiaram o movimento e estiveram presentes na entrada da sede durante toda a manhã.
Para Marilene Morais, responsável técnica pelo Serviço Social da Gerência Natal do INSS e coordenadora do movimento no RN, qualquer serviço de atendimento ao público deve se pautar na carga horária das seis horas diárias. "O extrapolamento dessa jornada compromete o serviço prestado à população", disse. "No caso do INSS, trata-se de um tipo de atendimento muito específico, que lida diretamente com grande parcela da população em demandas importantíssimas", completou a assistente social.
De acordo com a coordenadora, depois da paralisação desta terça-feira, a categoria deve se reunir em cada estado (há 31 assistentes socias no RN e mais de 1 mil no país) para avaliar o movimento e propor os próximos passos, que podem ser dados no sentido de acionar o órgão judicialmente para que o direito seja assegurado. "Depois de vigorada a lei que estipula as seis horas, o Ministério do Planejamento fez uma instrução normativa, agora em fevereiro, afirmando que nós teríamos a redução de carga horária caso o salário também fosse diminuído. Mas uma lei federal tem que se sobrepor", alertou.  (ABSURDO)

A carga horária de 30 horas semanais é uma luta dos/as profissionais do Serviço Social que passou a ser lei. Todos os já contratados que trabalhavam além disso tiveram que ser enquadrados sem redução salarial, e os novos empregados também se adequam à legislação. Desta forma, se, no momento da fiscalização realizada pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress), for constatado o descumprimento, o empregador será notificado para tomar ciência das implicações legais. Válido para toda a categoria em todo o país. Assistentes Sociais, fiquemos atentas (os)!

domingo, 13 de março de 2011

Para a vida ficar mais leve!

O que você faria para ter mais saúde e bem estar? 
1- Parar de fumar (   ) 2- Reeducar seus hábitos alimentares (  ) 3- Dormir mais horas  (  )
4- Praticar atividade física (  ) 5- Praticar uma ação voluntária   (  ) ...7- (...) Praticar meditação...
Se para a vida ficar mais leve, as pessoas precisam reinventar hábitos, atitudes, não será muito difícil ter uma vida saudável.
Saúde - A Organização Mundial de Saúde, define- "(...) Um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença. (OMS - 1946). Segundo esse conceito a saúde vai muito além da dimensão física de uma pessoa. Nesse sentido, cuidar da saúda não se restringe apenas a prevençãodas doenças (exames medicos, consultas), sendo necessário ir mais além, ampliando os caminhos da busca pela qualidade devida, contemplando as dimesões: física, social, emocianal e espiritual do ser humano.
 
Promoção da Saúde - "(...) É o processo de capacitação das pessoas e da comunidade para atuar na sua melhoria da qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle do processo." OMS - 1986. É o empoderamento das pessoas e da comuinidade, aumentando assim, a compreenção e capacidade de cuidar e gerir a sua saúde, com atitude e com o apoio dos atores sociais, poder público e ONGs. Cada um deve fazer sua parte, mas o indivíduo deve querer e se envolver no processo. Participar das ações, ser co-responsável pela efetivação das ações voltadas para a melhoria da sua qualidade de vida.
Quanto vale sua saúde? Um cigarro? Um copo de cerveja ou outra bebida alcólica? Sendentarismo? Ingestão de gorduras? Quando se tem o livre arbítrio se tem o poder de operar mudanças na vida. Na vida temos que fazer escolhas, abrir mão de algumas coisas que parecem fascinantes, mas que na realidade, nos matam lentamente, e nem sempre conseguimos nos libertar por si só. Precisamos de ajudas. E que bom! Existem os meios para se renovar, reinventar estilos de vida! Uma das opções são os grupos de apoio, como: alcoólicos anônimos, toxicômanos, entre outros.
O que eu quero dizer com isso é: para se viver bem temos que se esforçar. Viver bem não é coisa fácil, quando estamos ilhados por tentações do mundo, (você sabe do que estou falando). Mas o mais importante é que - sempre tem uma mão amiga estendida, uma palavra, um livro, um amigo, uma porta aberta para lhe ajudar! Cabe você aceitar! Busque o amor a si próprio, aprenda a amar-se e a amar. VIVA BEM!

 Celebrar a vida é maravilhoso!!!