sábado, 28 de julho de 2012

Grupo de Idosos "Amante das Caraubeiras" completa 19 anos de existência

Os Parabéns para o Grupo de Idosos Amante das Caraubeiras
O prefeito Alcivan Viana e a Secretaria de Assistência Social, Isabel Mota, promoveram uma linda festa para celebrar os 19 anos do grupo de Idosos Amante das Caraubeiras, com a participação dos idosos, a sociedade e representante das diversas instituições. Vejamos momentos do evento:
A mesa formada por gestores e idosos
Conjunto Vitória da Assembleia de Deus
D. Estelita - Representante do Grupo de Idosos
Seu Francisco Representante dos Idosos
Idosos cantando o Hino do Grupo
Cantando o Hino do Grupo
Isabel Mota - Sec. Mun. de Assistência Social
Ana Paula representante do Prefeito Alcivan Viana
Sônia Pereira - Coord. do Grupo de Idosos

Entrega de Certificado de Honra ao Mérito
aos idosos que participam desde a fundação do Grupo
D. Elisabete Moraes e Gjuliane Mcnamra
D. Novinha e Rutíla Fernandes
D. Ilzinha e Aldenice Bezerra
D Rita e Neucira Moraes
Nina representante seu Vicente e Aline
Troféus - Conquistas ao longo da trajetória do Grupo Amante das Caraubeiras
O grupo, os convidados e profissionais
O grupo e seus familiares
O grupo, convidados e profissionais
Ivaneide Gurgel - 2º Regente do Conjunto Vitória da Assembleia de Deus
Homenagem ao Grupo de Idosos

Severino de Goes encantou a todos com a sua música

Parabéns ao Grupo de Idosos de Caraúbas RN, pela sua história, pela participação ativa, entusiasmo e companheirismo.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

19 anos do Grupo de Idosos “Amantes das Caraubeiras”

 

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, convida o (a) Ilustríssimo (a) senhor (a) para juntos comemorar o Aniversário de 19 anos do Grupo de Idosos “Amantes das Caraubeiras”. 
O Evento acontecerá no dia 27 de Julho de 2012, as 15h00 na AABB, com a participação dos todos os idosos do grupo, familiares e convidados. Será um momento especial para os idosos e todos que são responsáveis pelo trabalho  desenvolvido no grupo.
O Grupo de Idosos Amantes das Caraubeiras, é um serviço desenvolvido pelos CRAS e CREAS, com o objetivo de inserir os idosos e promover a inclusão destes nas ações socioeducativas, através da assistência social, com base na Constituição Federal, Politica Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e LOAS.
Em Caraúbas RN existe um trabalho integrado das Secretarias do Trabalho, Habitação e Assistência Social e saúde, destinado a pessoa idosa. Dentre esse trabalho, podemos citar o Programa Bem Viver da SMS e as ações desenvolvidas pelo Grupo Amante das Caraubeiras que mensalmente realiza um cronograma de atividades com oficinas, palestras e lazer voltados para promoção do bem estar e qualidade de vida dos idosos!
Para a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Izabel Mota,"investir em ações que promovam a qualidade de vida dos idosos" é prioridade em sua gestão, e vem se empenhando o máximo para proporcionar momentos que contemplem as expectativas dos idosos.

Homenagem a Sant'Ana - Mãe de Maria e avó de Jesus


Sant"Ana é mãe de Maria, e avó de Jesus Cristo. Ela era casada com São Joaquim e eles não podiam ter filhos. Durante anos perseveraram em oração e, já com idade avançada, Sant"Ana foi abençoada com a filha Maria, que foi a escolhida para ser mãe de Jesus. Diante desse fato, Sant"Ana se apresenta como a padroeira protetora das gestantes, das mães, das mulheres que têm dificuldade em engravidar ou têm parto difícil, e é também padroeira dos idosos e doentes.
Algumas cidades tem Sant'Ana como padroeira, como é o caso de Caicó e Campo Grande.

terça-feira, 24 de julho de 2012

SEBRAE Realiza Curso de Qualidade no Atendimento em Caraúbas RN

Parabéns ao caraubense Samuel Batista eleito Diretor do DCE do Nucleo da UERN em Patu/RN


A nova diretoria que tem a frente Samuel Batista, aluno do 4º Período do Curso de Matemática, irá desenvolver uma plateforma de atuação com base nas propostas divulgadas durante a campanha que culminou com uma expressiva vitória da frente "Todos Unidos por um DCE Renovado". Parabéns!
Reveja as Propostas...

domingo, 22 de julho de 2012

Vamos Conhecer o pontos que são "Patrimônio Mundial no Brasil"


A cidade do Rio de Janeiro recebeu na manhã desse domingo (1) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade durante a 37ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu em São Petersburgo, na Rússia. 
A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acompanharam a votação. O Rio foi a primeira cidade a candidatar-se inteira a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana.
O Brasil tem ainda outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco
O Brasil já conta com 19 locais reconhecidos Patrimônio Mundial. Segundo a Organizaão Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, um lugar é reconhecido patrimônio mundial quando atende a critérios exigidos. São patrimônio mundial do Brasil:

Ouro Preto 4369.jpeg
Cidades históricas de Ouro Preto - Minas Gerais

Fundada a finais do século XVII, a cidade de Ouro Preto foi o ponto de convergência dos mineradores de ouro e o centro da exploração de minas auríferas no Brasil do século XVIII. A cidade declinou com o esgotamento de suas minas a princípios do século XIX, todavia subsistem muitas igrejas, pontes e fontes que são testemunham seu passado esplendor e o talento excepcional do escultor barroco Antonio Francisco Lisboa, “Aleijadinho”.

Olinda-SBento-MainChapel.jpg
Centro Histórico de Olinda - PE

A história desta cidade, fundada pelos portugueses no século XVI, está vinculada à indústria da cana de açúcar. Teve que ser reconstruída no século XVII após seu saque pelos holandeses e seu tecido urbano data essencialmente do século XVIII. A arquitetura equilibrada de seus edifícios e jardins, assim como a de seus vinte templos barrocos, conventos e numerosos “passos” (capelas), dá a esta cidade um encanto muito especial.

CPonteSIgnacio.JPG
Missões Jesuíticas - Rio grande do Sul

No coração mesmo da selva tropical estão localizadas as ruínas de cinco missões jesuítas: San Miguel das Missões (Brasil), San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa Maria, a Maior (Argentina). Construídas em território guarani durante os séculos XVII e XVIII, estas missões se caracterizam por seu traçado específico e seu desigual estado de conservação. (UNESCO/BPI)

Salvador-CCBY10.jpg
Centro histórico de Salvador

Primeira capital do Brasil (1549-1763), Salvador tem sido um ponto de confluência de culturas européias, africanas e ameríndias. Em 1588 se criou nela o primeiro mercado de escravos do Novo Mundo, destinados a trabalhar nas plantações de cana de açúcar. A cidade tem conservado numerosos edifícios renascentistas de qualidade excepcional. As casas de cores vivas, magnificamente estucadas a princípio, são características da cidade velha. (UNESCO/BPI)
Profetas e Basílica de Congonhas.jpg
Santuário de Bom Jesus de Matosinho MG

Construído na segunda metade do século XVII, este santuário está situado no Estado de Minas Gerais, ao sul de Belo Horizonte. Consta de uma igreja com uma suntuosa decoração interior ao estilo rococó italiano, uma escada ornada com estatuas de profetas e sete capelas de uma via cruzis com grupos escultóricos policromos de Aleijadinho, que são obras primas de uma arte barroca, expressiva e patético, de grande originalidade. (UNESCO/BPI)
Iguazu Falls Cataratas Brazil Side Luca Galuzzi 2005.jpg
Parque Nacional do Iguaçu - Paraná

Igual ao parque nacional argentino colindante de mesmo nome, o Parque Nacional do Iguaçu brasileiro permite admirar uma das maiores cascadas e impressionantes do mundo, que tem uma largura de mais de 2.700 metros. O parque abriga numerosas espécies raras de flora e fauna em perigo de extinção como a nutria e o oso hormiguero gigantes. As nuvens de bruma das cascadas propiciam o desenvolvimento de uma vegetação exuberante. (UNESCO/BPI)

Brasilia Congress xenia antunes.JPG
Plano Piloto de Brasília - DF

Construída ex nihilo no centro do país entre 1956 e 1960, Brasília é um rito de grande importância na história do urbanismo. O propósito de seus criadores, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, foi que todo refletira um conceito harmonioso da cidade, desde o traçado dos bairros administrativos e residenciais, comparado a princípio com a silhueta de um pássaro até a simetria das construções. Os edifícios públicos assombram por seu aspecto audaz e inovador. (UNESCO/BPI)

Serra da Capivara - Several Paintings 2.jpg
Parque Nacional da Serra da capivara - PI

Os numerosos refúgios escavados nas rochas do parque nacional da Serra de Capivara estão decorados com pinturas rupestres. Algumas delas datam de 25.000 anos atrás e constituem um testemunho excepcional de uma das mais antigas comunidades humanas de América do Sul. (UNESCO/BPI)

SaoLuis-Street2.jpg
Centro histótico de São Luiz - MA

Fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes de cair sob a dominação dos portugueses, esta histórica cidade tem conservado seu centro histórico do século XVII, caracterizado pelo traçado retangular de suas ruas. Devido a seu estancamento econômico a princípios do século XX, São Luis tem conservado um grande número de edifícios históricos de qualidade excepcional que fazem dela um exemplo de cidade colonial ibérica única em seu gênero. (UNESCO/BPI)
6010156 Diamantina.jpg
Centro histórico de Diamantina - MG

Diamantina é uma cidade colonial engastada como uma pedra preciosa em um inóspito maciço montanhoso. É um testemunho da aventura dos mineradores de diamantes do século XVIII, assim como do influxo exercido pelas realizações culturais e artísticas do ser humano em seu marco de vida. (UNESCO/BPI)

Cascalheira12.jpg
Reserva de Mata Atlântica do Sudeste - Paraná e São Paulo

Estas reservas estão situadas nos Estados de Paraná e São Paulo e oferecem um dos melhores e mais vastos exemplos do bosque atlântico brasileiro. As 25 zonas protegidas que formam o sítio somam uma superfície de 470.000 hectares e ilustram a riqueza biológica e a evolução dos últimos vestígios do mata atlântica. Desde as montanhas cobertas por tupidos bosques até os pântanos e ilhas costeiras com montanhas e dunas asiladas, o meio natural extremadamente rico deste sitio vem sempre unido a panoramas de uma grande beleza. (UNESCO/BPI)
Mata do descobrimento.jpg
Reserva da Mata Atlântica da Costa do descobrimento - Bahia e E. Santo 

As reservas da Costa do Descobrimento estão situadas entre os Estados de Bahia e Espírito Santo. São oito zonas protegidas, separadas entre si , que somam 112.000 hectares de mata atlântica e arbustos associados (“restingas”). Os bosques úmidos da costa atlântica do Brasil possuem a biodiversidade mais rica do planeta. O sitio abriga uma ampla gama de espécies endêmicas e ilustra um modelo de evolução de grande interesse para a ciência e a conservação do meio ambiente. (UNESCO/BPI)

Pantanal2.jpg
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense - MT e MTS

A reserva do Pantanal compreende quatro zonas protegidas, com uma superfície total de 187.818 hectares. Situada no extremo sul oriental do Estado de Mato Grosso, esta zona de conservação abarca as cabeceiras dos rios Cuiabá e Paraguai. O sítio representa o 1,3% do pantanal brasileiro, um dos ecossistemas de umidade de água doce mais vastos do mundo. A abundância e a diversidade de sua vegetação e fauna são as características mais espetaculares da reserva. (UNESCO/BPI)

NEO lake jau big.jpg
Parque Nacional do Jaú - AM

ste sítio de mais de seis milhões de hectares é a zona protegida mais vasta da bacia do Amazonas e uma das regiões do planeta da mais rica biodiversidade. Oferece uma mostra significativa de ecossistemas de várzea, bosques de igapó, lagos e rios que formam um mosaico aquático onde vive a maior variedade de espécies de peixes elétricos do mundo. Além disso, o sítio abriga outras importantes espécies animais em risco de extinção, por exemplo o arapaima gigante, o manatí do Amazonas, o caimán negro e dois tipos de delfins fluviais. (UNESCO/BPI)
Fernando noronha.jpg
Ilhas Atlanticas Brasileiras: 
Reserva de Fernando de Noronha e Atol das Rocas

Cimas da grande dorsal submarina do Atlântico Sul que emerge frente nas costas do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas representam uma grande parte da superfície insular da região. Devido a suas águas ricas em nutrientes, o sítio é de suma importância para a alimentação e reprodução de atuns, tiburones, tartarugas do mar e mamíferos marinhos. Estas ilhas abrigam a maior concentração de aves marinhas tropicais do Atlântico Ocidental. A baía dos Golfinhos é famosa por sua excepcional população de delfins e, durante a maré baixa, o Atol das Rocas oferece uma espetacular paisagem, salpicado de lagunas e poças repletas de peixes. (UNESCO/BPI)

Chapada dos Veadeiros National Park.jpg
Zonas protegidas do Cerrado: 
Parques Nacionais de Chapada dos veadeiros e de Emas

Estes parques abrigam a flora, fauna e habitats característicos do “cerrado”, um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. Os dois sítios protegidos tem servido de refúgio durante milênios a numerosas espécies nos períodos de mudança climática e se estima que serão indispensáveis para o mantimento da biodiversidade. (UNESCO/BPI)

Boamorte.jpg
Centro Histórico de Goias

Goiás constitui um testemunho da ocupação e colonização do interior de Brasil nos séculos XVIII e XIX. Seu desenho urbano é característico das cidades mineras de desenvolvimento orgânico, adaptadas a seu entorno. Ainda que modesta, a arquitetura de seus edifícios públicos e privados apresentam uma grande harmonia, que é fruto, entre outros fatores, de um emprego coerente de materiais e técnicas locais. (UNESCO/BPI)
Convento da Santa Cruz 2.jpg
Praça de São francisco - Sergipe

A praça de São Francisco na cidade de São Cristovão forma um quadrilátero a céu aberto rodeado de imponentes edifícios, como a igreja e convento de São Francisco, a igreja e a Santa Casa da Misericórdia, o palácio provincial e suas moradias associadas de diferentes períodos históricos. Este conjunto monumental, unindo as casas dos séculos XVIII e XIX que o rodeiam, criam uma paisagem urbana reflexo da história da cidade desde suas origens. O complexo franciscano é um exemplo da arquitetura típica desenvolvida por esta ordem religiosa no nordeste de Brasil. (UNESCO/BPI)

Fonte: UNESCO

Caraúbas RN, em foco ...a história...as atrações...o lazer...a cultura...

A História...O ponto de partida...O hoje...

Vista panorâmica da cidade de Caraúbas RN
Em território habitado pelos índios Potiguares, em fins do século XVII, Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi  estabeleceu uma fazenda de gado às margens da lagoa do Apanha-Peixe e construiu, para se defender dos prováveis ataques indígenas, uma casa forte, porém sem êxito. Durante uma viagem sua a Pernambuco os índios invadiram a fazenda, saquearam e queimaram a casa.
 Imagem atual do "riacho das caraúbas",
 local em que se iniciou o povoamento da "cidade" e que deu nome ao nosso município.
Localização de Caraúbas
Localização de Caraúbas RN no Mapa do Estado
Caraúbas (Rio Grande do Norte) está localizado em: Brasil
Localização de Caraúbas RN no Mapa do Brasil
INFORMAÇÕES TERRITORIAIS (FONTE - Wikipédia)
 
Área1 095,001 km² (RN: 7º)[3]
População19 582 hab. (RN: 28º) – IBGE/2010[4]
Densidade17,88 hab./km²
Altitude144 m
ClimaQuente (informação de autoria do blog)
Fuso horárioUTC−3

[Jara1655[5].jpg]
Pórtico da entrada principal de Caraúbas RN
Posteriormente o fidalgo português, Tenente-General Francisco de Souza Falcão, vindo de Pernambuco com sua família e dois sobrinhos de sua esposa, fundou uma fazenda em Cachoeira, na sesmaria do mesmo nome comprada a Félix da Cruz. Pouco tempo depois da chegada da família pernambucana, a filha de Souza Falcão, a jovem Ana, casou-se com seu primo Leandro Bezerra da Cunha Cavalcante. Depois do casamento, Leandro fundou, por ordem de seu sogro  uma fazenda  localizada nas proximidades do riacho bem perto de um bosque de caraubeiras. Corria então o ano de 1780.
Caraúbas - 144 anos de existência
O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de Março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de Março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Rua do Centro da Cidade
FORUM de Caraúbas RN -  Foi instalado no ano de 1994, sendo denominado de Advogado Teotônio Neves de Brito, recebeu este nome como uma Homenagem dos Caraubenses ao saudoso Teotônio Neves de Brito que foi comerciante, funcionário da Prefeitura Municipal, Professor da Escola Estadual Sebastião Gurgel e Advogado, sempre prestando bons serviços ao nosso Município. 


Igreja em Caraúbas e as manifestações religiosas

 Igreja de São Sebastião

Padroeiro São Sebastião - 20 de Janeiro

São Sebastião percorrendo as ruas da cidade em procissão
20 de Janeiro


Capelinha de Nossa Senhora de Fátima Padroeira do Bairro Sebastião Maltez

N. S. de Fátima

Capela de Santo Antonio - Leandro Bezerra - Caraúbas RN

Santo Antonio Padroeiro de Bairro Leandro Bezerra
A comunidade do bairro mais populoso de Caraúbas RN - Leandro Bezerra, comemora a sua festa religiosa católica no período de 1º a 13 de junho, que tem como padroeiro Santo Antonio de Pádua.
A comunidade católica celebrará o seu Padroeiro com uma vasta programação religiosa, que acontece na Capela de Santo Antônio de Pádua, que completa 44 anos.
Igreja da comunidade de Mariana

Mercado Central de Caraúbas com o Marco Centenário

Nova Praça Reinaldo Fernandes no centro da cidade

Casa da Cultura Manoel do Violão
A evolução da casa da Cultura - A estação de Caraúbas foi inaugurada em 1929 como ponta da linha Porto Franco-Caraúbas. Somente em 1936 a linha foi prolongada até MineiroOs trens no ramal aparecem com trens de passageiros nos guias até 1979, mas é possível que eles tenham andado de fato alguns anos mais. No final da década de 1980 já estava em mau estado (ver foto ao pé da página) e depois chegou às ruínas, até ser recentemente reformada (2007) pela Prefeitura local e transformada na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão". (Adriano Perazzo, 07/2006). "Em 1927, os trilhos da ferrovia chegavam a São Sebastião (hoje Dix-Sept Rosado), viabilizando a exploração de uma das maiores jazidas de gipsita do Brasil. No dia 30 de setembro de 1929 foi entregue o trecho de Caraúbas e, em 1936, o de Mineiro" (Tomislav R. Femenick, "Havia duas, não há nenhuma e estamos fora", Jornal de Hoje, Natal, RN, 24/11/2003). Fonte: www.estaçoesferroviarias.com.br.
Casa do Sabe Muito
A fazenda Sabe Muito, além do nome curioso, está envolta em uma série de histórias que impressiona os visitantes do local. A casa da propriedade, encravada no alto da colina, foi construída em 1868. A importância da construção está sendo reconhecida através de processo de tombamento em nível estadual. 
A residência foi erguida com proporções muito grandes em função de uma aposta feita por João Magno de Oliveira Pinto com o irmão dele Cândido Gurgel. Cândido desafiou João Magno que resolveu construir a casa. 
A história sobre o nome da fazenda que chegou até os dias de hoje dá conta de um índio da região que gostava de dizer "Nós sabe o mundo", por conta das adaptações da língua, o local ficou conhecido como Sabe Muito
A casa da fazenda Sabe Muito está em processo de tombamento pela Fundação José Augusto. Atualmente está na secretaria de Educação onde existe o Conselho de Cultura.


O acesso se dá pela RN-233, que liga Apodi a Caraúbas. Saindo da cidade de Caraúbas, cerca de 20 quilômetros

Riacho do Sabe Muito
crédito foto caraubashotnwes
Parque Saia Rodada Show
Potão de entrada do  Parque "Saia Rodada Parque Show"
Caraúbas RN     
Visitar Caraúbas no ultimo fim de semana do mês de maio, é uma oportunidade de conhecer uma das maiores vaquejadas da regão Oeste do Rio Grande do Norte. Participam desse evento  vaqueiros de vários 
estados do Nordeste e de outras regiões do país.
Arena de corridas dos Cavalos
As disputas das duplas de vaqueiros na derrubada dos bois, acontecem durante todo o dia, e entra pela noite, chegando até o dia amanehcer na última noite...vence quem derrubar mais bois!
   
Arena do Saia Rodada Parque Show  - Caraúbas RN  
           

Durante o fim de semana na vaquejada, as noites são bem animadas para os amantes do forró, que vai até o dia amanhecer, com as melhores bandas da região.
Hotel Olho D'água Park Show 
Portão de Acesso
Corredor de acesso ao restaurante e piscina
Área de Lazer
Lazer e Bem Estar

credito foto Wandilson Ramalho
Escolas e Universidade em Caraúbas RN
Polo da UERN...Caraúbas RN

UERN - Caraúbas RN

UFERSA Caraúbas RN
Caraúbas, hoje conta com um polo da UERN, oferecendo os cursos de pedagogia, geografia e administração de empresas, facilitando a inclusão ao ensino universitário aos caraubenses e estudantes de outras regiões. Conta também com uma universidade federal - UFERSA, oferecendo diversos cursos, sendo que está funcionando na escola Antonio Carlos e Lourenço Gurgel, enquanto o prédio próprio é construído, já em andamento.
Escola Estadual Antonio Carlos

A Escola Estadual Antonio Carlos se destaca das demais por ter conquistado o prêmio gestão escolar 2010, sendo um incentivo as demais escolas do estado, para seguirem o modelo de ensino.
Escola Sebastião Gurgel

Escola E Lourenço Gurgel

Manifestação pela paz - Escola Lourenço Gurgel

Desfile Cívico

Inst. Nossa S. do Perpetuo Socorro
Colégio Exito

Agência do INSS inaugurada em 2012
A Agência do INSS chega a Caraúbas num esforço conjunto das lideranças do município com o proposito de trazer melhoria na qualidade de vida dos caraubenses que precisam dos serviços da Previdência Social para requererem seus benefícios e aposentadorias, sem precisar se deslocarem para Mossoró RN.
Saúde e Bem Estar em Caraúbas RN
Hospital de Caraúbas RN - "É amigo da Criança"
O Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva é uma unidade de saúde pública estadual de referência para as urgências e emergências. Há 15 anos é "Hospital Amigo da Criança", por desenvolver com sucesso os 10 Passos para o sucesso da Amamentação Exclusiva.
O serviço de saúde que cuida da parte preventiva é desenvolvido nas Unidades Básicas, sendo 4 na cidade e 4 na zona rural, com médicos, enfermeiros, odontólogos e agentes de saúde.
CAPS de Caraúbas RN
O Centro de Atenção Psicossocial em Caraúbas cuida da saúde mental das pessoas com atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, fisioterapia, prestando assistência humanizada e bem estar.
CEO em Caraúbas RN
O Centro de Especialidade Odontológica atende as situaçoes especificas em saúde bucal, garantindo a qualidade de vida das pessoas que dele necessitem, sendo um direito garantido de acordo com ademanda apresentada...é o Brasil Sorridente em Caraúbas que vem se destacando na atenção a saúde bucal sendo o município com melhor indíce de atuação no estado do RN.
Manifestações Sociocultural 
Desfile Cívico

Alegorias das Escolas

Palco Cívico

Arraiá Junino

Festa Junina
A Prefeitura Municipal de Caraúbas RN, em parceria com a Secretaria de Educação e  Saúde, Escolas e outras entidades, promovem a festa junina, com desfiles de carraços, quadrilhas e casamento matuto, anualmente, e vem atraindo pessoas de cidades vizinhas para prestigiar e concorrer ao concurso de quadrilhas, com premiações.

Retreta Cultural
SAM_5676
crédito dessa imagem blog sociedade ativa
A Retreta Cultural é um Projeto Cultural idelizado pelo senhor Cassiano Fernandes sendo gerida e executada por uma equipe de pessoas da cidade, com a participação de parcerias, como a Banda de Música da cidade, tendo sempre a participação de artistas locais, como o Grupo Dancart e o sanfoneiro Caçula Benevides.
Barraco do Tadeu
Trata-se de uma atração cultural, transmitida ao vivo pela Rádio Liderança FM, reúne muitas pesoas para assistirem ao vivo os parceiros que encantam com a variedade de música predominando o forró, sob a apresentação do Sr Tadeu Benevides - Coroné Laranjeira. Essa atração foi desenvolvida ha´alguns anos atras, e atualmente retornou e promete ser um ponto de encontro da cultura local, para os amantes do forró, cordel e outros estilos musicais.
Ações Sustentabilidade...Meio Ambiente



Objetos feitos com material reciclável

A Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental, Surgiu através do incentivo da ACREVI-Mossoró(RN) e a vontade de um grupo de pessoas idealizadoras, visando a necessidade de gerar emprego e renda com a coleta seletiva de lixo urbano dando oportunidade de trabalho a diversas famílias e também poder contribuir com a cultura e o meio ambiente.

Fonte: www.turistandocom.blogspot.com.