sexta-feira, 30 de março de 2012

Retrospectiva Dia Mundial da Juventude - Relembrar para a ação continuar!


QUINTA-FEIRA, 31 DE MARÇO DE 2011

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE - OS JOVENS DO BRASIL - O QUE SERÁ DO FUTURO?

30 de Março - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE - O Que se comemora nessa data?  O Dia Mundial da Juventude foi criada pela ONU no Ano de 1985. O objetivo deste dia é justamente mobilizar os jovens a fim de instigá-los a querer crescer em conhecimento, envolvê-los na promoção de práticas de respeito, diálogo e entendimento mútuos, para o fortalecimento de uma nova cultura de paz. E a meu ver esse deve ser o escopo da sociedade, organizações, igrejas, instituições etc.

RETRATO DA JUVENTUDE BRASILEIRA                              

Alguns dados que permitem entender e conhecer um pouquinho melhor a situação dos jovens no Brasil …
Quem e quantos nós somos?
  • Mais de 34 milhões de jovens entre 15 e 24 anos no Brasil, segundo o Censo 2000 do IBGE;
  • 50% de homens e 50% de mulheres nesta faixa etária;
  • 6,3 milhões destes jovens residem na zona rural;
  • 16,2 milhões são pretos ou pardos;
  • 145 mil são indígenas;
  • 60% dos presos do país têm entre 18 e 29 anos, segundo dados de 2007 do Ministério da Justiça.
 Como pensamos e agimos?
  • O Brasil é o 2º lugar no ranking do pessimismo do jovem quanto ao futuro, perdendo apenas para a Colômbia (Unicef, 1999);
  • No entanto, 84% dos jovens pesquisados pelo Instituto Cidadania acreditam no próprio poder de transformar o mundo;
  • 13 milhões de jovens brasileiros já participaram ou participam de alguma forma associativa (movimentos sociais, ONGs, sindicatos, partidos políticos etc), segundo estudo da UNESCO de 2004;
  • Entretanto, apenas 2% dos jovens pesquisados pelo Instituto Cidadania participam de algum trabalho social ou no bairro; 20% quer fazer; 10% pensou, mas desistiu; 68% nunca pensou em fazer;
 Os números da educação

  • 51,4 % dos jovens do Brasil não freqüentam a escola;
  • 1,2 milhões de jovens brasileiros são analfabetos;
  • Pesquisa do Instituto Cidadania revelou que para 74% dos jovens a escola é importante para entender a realidade;
  • 17 milhões de jovens não estudam;
  • Apenas 1% dos jovens universitários são pretos; 15% são pardos (Censo 2000); 0,1% são indígenas;
 Trabalho e renda

  • 88 milhões de jovens sem emprego no mundo, segundo a OIT (2003);
  • Nos países latino-americanos, o número absoluto de jovens sem emprego passou de 6,5 milhões em 1993 para 9,4 milhões em 2003;
  • 3,7 milhões de jovens brasileiros sem trabalho, o que representa 47% do número total de desempregados no Brasil (PNAD 2001);
 A violência entre nós
  • 43% das crianças e adolescentes da América Latina se sentem inseguros no lugar onde vivem, segundo pesquisa “A Voz das Crianças”;
  • 102 jovens do sexo masculino assassinados a cada 100.000 habitantes no Brasil, segundo compilação de estudos do Banco Mundial;
  • 61% das escolas privadas brasileiras e 65% das públicas oferecem um ambiente inseguro, segundo estudo da Unesco;
  • Cerca de 4% dos estudantes entrevistados disseram que têm ou tiveram uma arma de fogo, e 70% desses (quase 130.000 estudantes) relataram que essas armas eram para uso nas escolas;
  • Entre janeiro de 2000 e janeiro de 2003, houve 1.547 registros de abuso sexual (aproximadamente 50% na região Sudeste do país e 25% no Nordeste), segundo dados de 2003 da ABRAPIA;
  • 75% das vítimas eram mulheres e 18% eram homens, sendo que a maior parte das vítimas femininas tinha entre 12 e 18 anos de idade;
Afinal, de que adianta ser a oitava (ou sétima, segundo alguns) economia do mundo, com cerca de US$ 1,9 trilhão, apesar da distorção provocada pelo câmbio relativamente valorizado, se o sistema econômico é incapaz de absorver o contingente de jovens que ingressa no mercado de trabalho anualmente? E o mais grave. Exige cada vez mais qualificação, oferecendo remuneração cada vez mais baixa, subtraindo esperança da nova geração. Em renda per capita estamos no 71º lugar. 
Existe um grave quadro de violência nacional nos grandes centros metropolitanos na faixa de menores de 25 anos. No Brasil, a idade mínima para registro da carteira de trabalho de menor é de 16 anos, admitindo-se o trabalho para os situados entre os 14 e os 16 anos, apenas na categoria de aprendiz.

E os nossos jovens? O que será , que será?????

FONTE: Frutos do Brasil - Juventude em Debate

Mês de Março fecha com importante data comemorativa para a sociedade.

30 - Dia Mundial da Juventude - Em meio a preparação para mais um Congresso Mundial da Juventude, celebra-se, neste domingo de Ramos, o Dia Mundial da Juventude. A Igreja sempre presente na formação dos jovens, insistindo na esperança que representam, na fé que os mantém, dirige-lhes neste momento uma palavra de estímulo e encorajamento.

Não poderia ser outro o tema senão aquele que empolga os jovens e que constitui a marca do pontificado de Bento XVI – o amor. A essência  divina é o amor que forma a unidade das pessoas, como se reza no prefácio da missa da festa da Santíssima Trindade. O amor  é ainda manifestado  pela ação de Deus no universo. Criado por amor e para o amor, ante a recusa do homem rompido com Deus pelo pecado, acenou-lhe Deus com a restauração, que, com muito maior maravilha, se realizou na encarnação. Deus torna-se homem por amor, para remir o homem pela cruz. Seu Espírito de Amor permanece conosco a nós que fomos restaurados pela graça.
Em muitas cidades pelo Brasil a fora serão realizadas diversas atividades no próximo Sábado em decorrência desse tão importante dia para juventude mundial.

Ponto de Vista: A juventude merece esse dia, merece toda a discussão e movimentação pelo Congresso mundial que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Investir na juventude é o caminho para que a mesma tenha dias hoje e amanhã mais equilibrados e saudável.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Médico de Lula diz que tratamento teve “100% de sucesso”. E o ex. Presidente já pode retomar suas atividades!

Foto: imagens da internet
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chefe da equipe que cuidou de seu tratamento contra o câncer, afirmou nesta quarta-feira (28) que Lula está oficialmente em alta hospitalar e disse que o tratamento teve “100% de sucesso”.
- O tratamento foi 100% um sucesso, ele está bem.
Segundo Kalil, a equipe médica ainda não decidiu qual será a periodicidade das avaliações às quais o ex-presidente será submetido nos próximos cinco anos, tempo necessário para avaliar a cura definitiva da doença.
Para o cardiologista, o mais importante agora é que Lula “está livre” do tratamento penoso de combate ao câncer.
O médico lembrou que o ex-presidente ainda tem uma leve inflamação na garganta, o que é considerado normal para quem foi submetido a 33 sessões de radioterapia. Antes deste tratamento, Lula fez três ciclos de quimioterapia.
A equipe médica recomendou que o ex-presidente descanse e poupe a voz nas próximas semanas. Isso não impede, porém, que ele reassuma suas atividades políticas. 
Segundo Kalil, Lula contou que pretende tirar um período de férias e deve continuar a fazer sessões de fonoaudiologia. O médico relatou que o ex-presidente ficou muito feliz e se emocionou ao receber o diagnóstico, hoje pela manhã.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A Presidente Dilma Rousseff em viagem na Indía comemora o resultado 100% positivo no tratamento do câncer de Lula

Dilma comemora recuperação de Lula
Foto do estadão.br
A presidente Dilma Rousseff ficou radiante com a notícia de que os últimos exames realizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apresentam mais tumor na laringe.
Antes de sair para o jantar com os presidentes dos Brics, em Nova Délhi (por volta das 18h45, hora local, 10h15 no Brasil), a presidente recebeu um telefonema de Lula que lhe comunicou o resultado.
'Falei com ele, está tudo superado', declarou a presidente, ao retornar ao hotel. 'A notícia é muitíssimo boa. Ele deve estar comemorando até agora', comentou a presidente, que esboçava um largo sorriso e demonstrava até mesmo estar emocionada. 'De uma certa forma, eu já esperava esta notícia. Mas, ter certeza é muito bom, né, gente?', declarou . Indagada se estava muito feliz, respondeu 'É claro. Cá para nós, né?'.
Dilma também foi vitima de um câncer há mais de dois anos, antes da campanha presidencial e se recuperou depois de sessões de quimioterapia.

Fonte: www.estadão.br.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Senhor de todos os tempos, cuidai de todos nós...Obrigada!

 

Cultura - A história do circo no Brasil.

cirque-du-soleil2 

Circo no Brasil 

Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão. O público brasileiro gosta das atrações perigosas, como os malabares em trapézios e domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico, pois muitas vezes esses animais sofrem de maus tratos.

Surge um novo circo - Atualmente, paralelamente aos circos itinerantes e tradicionais que ainda existem, a arte circense também se aprende em escolas. Por uma mudança de valores, muitos circenses colocaram seus filhos para estudar e fazer um curso universitário. As novas gerações estão trabalhando mais na administração dos circos.
Surge um novo movimento, que pode ser chamado de Circo Contemporâneo. Não há uma data precisa do seu surgimento, mas pode-se dizer que o movimento começou no final dos anos 70, em vários países simultaneamente. Na Austrália, com o Circus Oz (1978), e na Inglaterra, com os artistas de rua fazendo palhaços, truques com fogo, andando em pernas de pau e com suas mágicas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo 

27 de Março - Dia do Teatro e do Circo

 
O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.
Fonte: www.bloger.com