sábado, 14 de fevereiro de 2015

Comissão de Direitos Humanos da OAB Mossoró RN se reuniu com o Secretario de Saúde Ricardo Lagrega


A Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró esteve na manhã desta sexta-feira (13) no gabinete do Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca. Na oportunidade, foram discutidos assuntos como regionalização dos serviços de saúde, panorama financeiro do Estado, dificuldades vivenciadas nos hospitais da rede estadual de saúde e outros assuntos ligados à saúde pública. 

Os advogados entregaram ao Secretário o relatório elaborado durante visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no último dia 4, e pontuaram todas as observações feitas sobre a estrutura e funcionamento do hospital. O documento reafirmou deficiências detectadas pelo gestor da Saúde quando visitou o hospital, no mês de janeiro. “Precisamos que o Tarcísio Maia retoma o quanto antes o papel importante que desempenha para a população do Alto Oeste”, disse Lagreca. 

Para o Secretário, além de sanar as deficiências mais urgentes, é preciso estudar soluções mais duradouras e agir na base dos problemas. “A regionalização da Saúde é uma necessidade histórica; Mossoró tem 300 mil habitantes, mas cerca de um milhão de pessoas dependem dos serviços de saúde daquele município”.

A presidente da Comissão de Saúde da OAB, Mayara Acipreste, reforçou que o processo de regionalização passa por um trabalho de articulação entre os envolvidos no processo e uma necessária conscientização da população de que ela não ficará desassistida. “A regionalização é necessária e a organização dos serviços de saúde precisa ser muito esclarecida para os usuários”. 

As duas instituições reforçaram o apoio mútuo e a preocupação comum com as dificuldades vivenciadas pelo hospital, em especial a atual carência de alguns itens como medicamentos e material hospitalar. O Secretário afirmou que a Sesap tem se mobilizado há vários dias para evitar problemas de abastecimento, em especial no período do Carnaval, e que a previsão é de que em 20 dias o hospital esteja com o abastecimento totalmente regularizado, sendo que a aquisição dos itens essenciais já foi garantida. 

“Ficamos aliviados em saber que o desabastecimento foi amenizado, pois na ocasião da visita constatamos que era o que havia de mais urgente. Estamos de braços abertos para colaborar e trabalhar em parceria.”, afirmou Diego Tobias, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em Mossoró. 

Para Ricardo Lagreca, a complexidade da Saúde demanda um trabalho conjunto e articulado. “Esta reunião foi muito importante para estabelecer um contato mais próximo com uma instituição tão importante como a Ordem dos Advogados do Brasil”.

Fonte> ASCOM SESAP RN

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vida Longa: Tomie Ohtake, artista plástica, morre aos 101 anos em São Paulo

 Foto de janeiro de 2013 mostra artista Tomie Ohtake em sua casa, antes das comemorações de seu centenário  (Foto: Paulo Liebert/Arquivo/Estadão Conteúdo)

A artista plástica Tomie Ohtake morreu às 12h45 desta quinta-feira (12), em São Paulo, aos 101 anos. . Tomie estava internada desde 2 de fevereiro no Hospital Sírio-Libanês, na região central da cidade, para tratamento de uma leve pneumonia. Ela reagia bem ao tratamento e estava prestes a ter alta médica, mas na manhã de terça-feira (10) engasgou com o café da manhã, teve uma broncoaspiração seguida de parada cardíaca e foi internada na UTI do hospital.

Japonesa que se tornou brasileira com o tempo, ela foi uma das figuras mais importantes das artes plásticas no Brasil. Começou a pintar tarde, aos 39 anos, e ficou conhecida do grande público com as grandes esculturas que mudaram a paisagem urbana de São Paulo. Fez mais de 50 exposições individuais e participou de mais de 80 coletivas. Teve uma carreira produtiva, reconhecida e longa.

"O trabalho faz bem sempre", afirmou em entrevista ao Bom dia Brasil, da TV Globo, sobre as obras que planejava perto do seu aniversário de 100 anos, em 2013.

Escultura de Tomie Ohtake, inaugurada em 1988 em concreto armado na Avenida 23 de Maio em São Paulo, ganhou novas cores nesta terça (30). (Foto: J. F. Diorio/ESTADÃO CONTEÚDO)
Escultura de Tomie Ohtake, inaugurada em 1988 em concreto armado na Avenida 23 de Maio em São Paulo, ganhou novas cores nesta terça (30). (Foto: J. F. Diorio/ESTADÃO CONTEÚDO)

Em 2000 foi criado o Instituto Tomie Ohtake, com sede em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O objetivo é apresentar e discutir a história e as tendências das artes no Brasil – não apenas a obra de Ohtake. Mas ela não se fechou no instituto. Uma escultura de 15 toneladas e 12 metros de altura, inaugurada em 2013 em Santo André (SP), pela artista já centenária, é só mais um dos exemplos do inconfundível e incansável trabalho de Tomie Ohtake.

Em 1969, junto com outros artistas, ela se recusou a participar da 10º Bienal Internacional de São Paulo, em protesto contra a Ditadura Militar. Em 1974 recebeu o prêmio de melhor pintora do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte – voltou a ganhar o mesmo título em 1979, entre outras dezenas de prêmios antes e depois. 
Fonte: G1.

Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN apresenta site de ajuda a prevenção da Dengue

Muito em breve a população de todos os 167 municípios do Estado também poderá fazer denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e da Chikungunya. Isso, porque o Observatório da Dengue – sistema online que atualmente só pode ser acessado por quem mora em Natal – será expandido para outras cidades. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Ontem, 11, o projeto foi apresentado a todas as secretarias municipais de Saúde, mas ainda não há uma data de o sistema ser totalmente aberto. Além do Observatório, também foi apresentada uma nova ferramenta que permitirá que os agentes acompanhem o sistema via tablet.
“Tanto a parte do tablet como o sistema online, as denúncias da população são concentradas em um banco de dados onde o gestor das secretarias municipais responsáveis pelo controle e combate das epidemias vão poder retirar relatórios diários. No caso do tablet, ele melhora o processo de trabalho desses agentes de endemia”, declarou o coordenador do Lais, Ricardo Valentim.
Segundo o coordenador, o sistema pode gerar para um município, como Natal, uma economia de R$ 2,4 milhões por ano, além de permitir que notificações – que anteriormente levavam 45 dias para chegar ao conhecimento do gestor público – agora cheguem instantaneamente.
Apesar de ser necessária a identificação do denunciante no sistema, os dados são preservados, permanecendo a identidade anônima. (Com informações do Portal G1 RN).
Fonte: Tribunadonorte

Oprtunidades: SESC oferta 135 vagas para cursos gratuitos.

O Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC-RN) lança, neste mês, o segundo edital do ano do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). 
São oferecidas 135 vagas para as cidades de Natal, Caicó e Mossoró, para cursos com início em março. As inscrições começaram na quarta-feira, (11) e seguem até dia 24 nas unidades Sesc Centro, Sesc Alecrim, Sesc Seridó, Sesc Mossoró, e também na Casa Durval Paiva, em Natal.
Confecção de saias, arranjos de decoração, sandálias decoradas, bonecas de pano e customização em móveis usados são as opções de cursos disponibilizados. O edital completo está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br
 INSCRIÇÕES
Após o período de inscrição, ocorre o processo seletivo, que acontece nos dias 25 e 26 deste mês e leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados estará disponível no próximo dia 27, no site do Sesc RN, e as aulas têm início a partir do dia 2 de março.
Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. No ato da inscrição, é preciso levar os documentos originais (com cópias): RG ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental.
Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.
Fonte: Gazeta do Oeste

Campanha Se Beber não dirija...




Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência - COHUR tem nova coordenadora.


Nessa Quinta-Feira (12.02.15) foi publicado no Diário Oficial do Estado a nomeação de Milena Maria Costa Martins para coordenadora da Cohur – Coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência.
Fonte: Diário Oficial do Estado do RN.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sesap e UFRN apresentam nova ferramenta de combate à dengue e chicungunha


A SESAP através do Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN apresentarão, aos 167 gestores municipais da saúde do estado, uma nova ferramenta que proporcionará um mapeamento em tempo real de focos do mosquito, e uma maior participação da população na notificação de casos da dengue e chicungunha, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A apresentação ocorrerá durante a reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do RN, nesta quarta-feira (11), das 9h às 12h, no Hotel Praiamar em Ponta Negra.


De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Cláudia Frederico, “a ideia é que tanto a Sesap quanto as SMS possam implantar esse sistema interativo desenvolvido pelo LAIS em conjunto com a equipe do Telessaúde-RN, para potencializar o trabalho das vigilâncias no combate ao Aedes aegypti. Inicialmente a prioridade é a prevenção da dengue e da febre chicungunha, mas posteriormente expandiremos para outras doenças e agravos” pontua.

Fonte:  ASCOM SESAP RN

Curiosidade sobre carnaval pelo mundo a fora...

O nosso carnaval é uma alegria! Seja pela criatividade desfilada no sambódromo do Rio de Janeiro, seja pela euforia dos trios elétricos da Bahia, ou mesmo pela juventude do carnaval de rua das cidades históricas mineiras como Diamantina e Ouro Preto, com o agito das marchinhas e batucadas pelas ladeiras de Olinda e os rítimos de forró com cara de carnaval pelas cidades interioranas do sertão nordestino e nas mais belas praias brasileiras!
Mas vocês já ouviram falar no carnaval de Veneza?! Uma das cidades mais belas e românticas da Itália! Vamos conferir um pouco comigo! Vejam que beleza!
carnaval em veneza
Praça São Marcos
O Carnaval de Veneza pode ser considerado o mais importante e famoso de toda a Europa. Surgiu a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval.
A festa carnavalesca tem duração de 10 dias. Este ano acontece entre os dias 10 e 21 de fevereiro. Durante as noites realizam-se chiquérrimos bailes em salões nobres para a elite da cidade e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade durante o dia.
máscaras carnaval em veneza
As Máscaras, simbolo do carnaval de Veneza
Os trajes que se usam são característicos do século XVII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobres, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas, e as fantasias mais comuns são as de pierrot, colombinas, pulcinella, arlequins, entre outras.
O Carnaval de Veneza, cidade idílica, é totalmente diverso da ideia que se tem desta festa. É uma celebração mítica e seduz um número infinito de visitantes que se concentram todos os anos nos arredores da Praça São Marcos, apesar das baixas temperaturas.
Uma festa nobre, colorida, alegre, cheia de brilho e muito inspiradora! Curtam as imagens!!!
carnaval em veneza na itália 2012

carnaval em veneza

carnaval veneza 2012
fotos da web
Fonte: wikipédia.

Netinho, ícone do carnaval baiano fora do corredor da folia em 2015

Netinho costuma usar suas redes sociais para dar notícias sobre sua saúde para os fãs. E, nessa segunda-feira (09.02), não foi diferente. Em seu Facebook, o cantor publicou um texto para explicar que segue seu tratamento em casa, embora tenha tido alta há duas semanas.
“Meus amigos, fãs, todos. Apesar de já estar em casa há duas semanas após um novo período de seis meses de internação no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde fiz tratamentos e uma nova cirurgia no cérebro para uma derivação, continuo em tratando e seguindo rigorosamente as recomendações médicas na esperança de adiante poder ter o meu trabalho e a minha vida de volta”, explicou o cantor.
Netinho aproveitou para parabenizar o axé, que completa 30 anos neste carnaval. O cantor é um dos maiores ícones do ritmo baiano, mas estará fora da folia por causa do tratamento.

“Neste Carnaval quando se comemora os 30 anos do Axé Music, estilo musical do qual eu sou um dos construtores e protagonistas, assistirei tudo de casa, pois ainda sofro da terrível tontura que me impede de ser o Netinho que todos conhecem”, lamentou.
Em 2013, netinho ficou sete meses internado, período em que sofreu complicações renais e hemorragias cerebrais devido a uso de anabolizantes.
Fonte: tribunadabahia

A Região Oeste poderá ganhar linha aérea entre Mossoró - Recife


O Governador Robinson Faria informou resultado da viagem que fez a São Paulo para tratar de assunto com empresas aéreas, na intenção de retomar voos para Natal.
Com a Azul Linhas Aéreas, ficou praticamente definido a abertura de um voo Mossoró-Recife, e com a Avianca, um voo internacional ligando Natal a Bogotá, na Colômbia.
“Posso assegurar que as perspectivas foram superadas. Encontramos uma abertura e sensibilidade por parte dos presidentes de todas as companhias. E o próximo passo será consolidar essas conversas em ações. Nossa meta para o ano é aumentar os percentuais de ocupação dos nossos 42 mil leitos destinados ao turismo que, ano passado, só tiveram 50% de sua capacidade ocupada”, disse o governador.
Fonte Tribunadonorte

Posse da nova diretoria do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva.

A nova diretoria do HRDAPS, composta por Elisabete Fernandes (enfermeira) e Silverânea Pereira (enfermeira) encontram-se em Natal, capital do Estado do RN, precisamente na Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) para tomar posse ao cargo, oficialmente, na tarde dessa Terça-Feira (10/02/15).
Mais uma vez desejamos boa sorte as gestoras para conduzirem da melhor forma possível o HRDAPS em nosso município!

E o carnaval em Natal? O que teremos por lá?

Elba Ramalho é uma das principais atrações do Carnaval de Natal 2015. Foto: Divulgação.
Elba Ramalho foto da web

A programação do Carnaval Multicultural Natal 2015 já foi confirmada. A festa vai acontecer entre 12 e 17 de fevereiro.
Nomes como Armandinho, Elba Ramalho, Jorge Aragão e Gaby Amarantos foram anunciados e prometem animar os foliões no Polo Ponta Negra, Centro Histórico, Redinha e Rocas.
O investimento deste ano foi de aproximadamente três milhões de reais e a expectativa é fazer desta edição a mais movimentada e animada da cidade.
A decoração, que é uma melhoria da de 2014, foi assinada por Flavio Freitas e contará com uma personagem representando cada polo do Carnaval de Natal .
E ai se decidiu? Ótima folia de momo e se cuide!!

Medidas para melhorar a segurança pública no RN...Carnaval mais seguro.


O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública e da Defesa Social apresentará na Quinta-Feira (12), às 8:30h, o Plano da Segurança Pública (Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep) para desenvolver a Operação “Carnaval Mais Seguro”. A apresentação será realizada no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), localizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.

Fonte site do governo do RN.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Banco HSBC e o paraíso fiscal na Suíça.

Documento mostra irregularidades nos depósitos do banco (Reuters)
foto web

O banco HSBC ajudou a mais de 8,7 mil brasileiros a depositar US$ 7 bilhões em contas secretas na Suíça. Os dados fazem parte de documentos bancários que revelam como a instituição teve um papel ativo em facilitar a abertura de contas, sem perguntar a origem do dinheiro e que, em muitos casos, ajudou a evadir impostos.
No mundo, o banco auxiliou a mais de 100 mil clientes a levar para a Suíça suas fortunas, nem sempre declaradas em seus países. A lista desses clientes é um exemplo de como o sistema bancário do país alpino lucrou ao manter contas de criminosos, traficantes, ditadores e milionários que optaram por não pagar impostos ou pilharam seus países. Na semana passada, delatores do caso da Petrobras indicaram que abriram 19 contas em nove bancos suíços para receber a propina.
No caso do HSBC, o Brasil aparece com destaque na lista, sendo o quarto país com maior número de clientes no ranking das nacionalidades que mais usaram o banco e as contas secretas. No total, foram mais de 6,6 mil contas. Entre as personalidades brasileiras estava Edmond Safra. No mundo, a lista conta com nomes como Fernando Alonso, Emilio Botin, David Bowie, Tina Turner ou o Rei Abdallah, da Jordânia.
A lista incluí desde traficantes de drogas, de armas, ditadores até nomes famosos do mundo da música e do esporte, num total de US$ 100 bilhões. Os documentos são apenas uma parte do que seria o sistema bancário suíço, duramente criticado por autoridades de todo o mundo por permitir a existência de contas secretas e ser uma espécie de “buraco negro” no sistema financeiro internacional.
Fonte: BG.



Nacional: Mario Goes da operação Lava Gato se entrega em Curitiba.

Mario Goes, se apresentou à Superintendência da PF em Curitiba às 11h40, acompanhado de um advogado. Goes teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na nona fase da Operação Lava Jato, intitulada My Way, que foi deflagrada na última quinta-feira (5). Desde então, era considerado foragido.
citado pelo ex-gerente de engenharia da Petrobras Pedro Barusco como um dos “operadores” do pagamento de propina no escândalo de corrupção na petroleira, se entregou à Polícia Federal na manhã deste domingo (7).
Em seu acordo de delação premiada na Lava Jato, o ex-gerente Pedro Barusco disse que Mario Goes era um dos “operadores” de empreiteiras que acertavam pagamentos e entregavam dinheiro de propinas recebidas pelo então dirigente da Petrobras.
Goes, segundo os depoimentos de Barusco, atuava em nome das empresas UTC, MPE, OAS, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez, Schahin, Carioca e Bueno Engenharia. Ele entregava “umas mochilas com alguns valores” que oscilavam de R$ 300 mil a R$ 400 mil, normalmente em sua própria casa.
Fonte: G1.