quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vem ai!!! III Arraiá do Hospital e Parceiros - Edição 2012 - Festa Saudável que São João Mandou!!!



Festa Junina - Várias instituições já realizaram seus arraiás...

Revejam os arraiás que já foram realizados em 2012...e vem ai o grande festa saudável que São João Mandou...III Arraiá do Hospital e Parceiros!! Vamos minha gente!!!!!

Escola M. Casa da Criança Monsenhor Raimundo Gurgel do Amaral (12)
Inst. N. Senhora do P. Socorro (15)
Escola Est. Antônio Carlos (15)
Escola Est. Prof. Lourenço Gurgel (16)
Escola Jussara Deany(17)
Educandário Êxito (21)
Parabéns a todas as equipes que já realizaram seus arraiás juninos 2012...e vem ai....

Imagens desta matéria dos blogs icemcaraúbas e caraubashotnwes.

Campanha de Limpeza da Cidade de Caraúbas - Ações que nos deixam mais felizes.

Foto blog caraubashotnews

As nossas atitudes e as atitudes dos nossos gestores determinam o nosso estilo de vida...
É com ações simples, de visibilidade aos nossos olhos, que ficamos mais satisfeitos...uma ação que parece sem importância para alguns, para muita gente é de grande significado, pois nós precisamos e gostamos de morar em um lugar limpo, tranquilo e agradável.
A qualidade de vida das pessoas também é medida através do fator ambiental, um ambiente limpo conta muito para a  nossa saúde e deve fazer parte de qualquer programa de governo. Que essa ação seja contínua e a população como um todo seja parceira nessa tão importante Campanha que a Prefeitura de Caraúbas está implementando através da Secretaria de Obras e Urbanismo. 
Queremos ver uma Caraúbas sem lixo nas suas entradas, sem animal solto nas ruas. Isso é possível, sim, quando todos fazem a sua parte. Não vamos jogar lixo nas ruas. A nossa educação passa por isso também!

II Congresso Natalprev aconteceu nos dias 20 e 21 na SEGELM/Natal RN, discutiu aposentadoria para servidores



A Previdência Social não deve apenas cuidar dos benefícios do servidor, mas também do servidor para que possa usufruir a melhor maneira esses benefícios. O assunto foi tema de debate do II Congresso Natalprev de Educação Financeira e Previdenciária que a Prefeitura do Natal realizado na quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm).

Segundo o presidente do Natalprev, Silvio Eugenio Araujo Medeiros, em consonância com a política de valorização do servidor municipal, implementada pela prefeita Micarla de Sousa por meio de diversas ações, o Natalprev vem aliar-se aos esforços de recuperar a dignidade da carreira pública municipal. Sylvio Eugenio salienta, ainda, que o congresso é uma oportunidade para que os servidores municipais possam se planejar para o sucesso. “Como disse Richard Bach: Tenha planos para hoje, projetos para o ano, objetivos para a vida e sonhos para qualquer tempo”.

O Congresso contou com duas palestras e uma oficina que discutiram os seguintes temas: “Qualidade de vida: O conforto que vem de dentro”, abordado por Geraldo Vieira Bhaskar; e “Sempre Jovem”, pelo professor Watson. A oficina “Vida em Movimento”, coordenada por uma equipe da Cardio Fitness.


Operadoras de Planos de Saúde devem divulgar na Internet relação das instituições credenciadas.

Até o final deste ano, todas as operadoras de planos de saúde, com qualquer número de beneficiários, deverão ter suas redes de credenciados abertas à consulta na Internet, sendo que todas as todas as informações deverão ser atualizadas constantemente. É o que afirma a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de sua Resolução Normativa nº 285.


"A criação da norma faz parte da diretriz garantia de acesso à informação que está na Agenda Regulatória da ANS. A possibilidade de consultar a rede de uma operadora na Internet permite que o cidadão faça escolhas que atendam melhor às suas necessidades.", comentou a diretora adjunta de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Carla Soares.


Segundo a diretora, as operadoras já estão preparadas para colocar as informações à disposição dos interessados, pois a norma foi publicada em dezembro de 2011. "Tivemos um prazo de seis meses para que as operadoras de grande porte pudesse disponibilizar essas informações. Para as outras operadoras, o prazo é de um ano, o que deverá ocorrer no final deste ano", acrescentou Caso as operadoras não cumprirem as normas da ANS, serão multadas em R$ 25 mil.

Fonte: www.monitormercantil.com.br

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conselho Estadual de Saúde - CES/RN dá continuidade a V Plenária Estadual de Saúde e escolhe hoje o Coordenador estadual de Plenária

 Representantes do CMS/Caraúbas RN (Sônia, Rugna e Josirene)

Tem continuidade hoje no auditório do CEMURE em Natal RN a V Plenária Estadual de Saúde, promovida pelo CES/RN, com representantes dos Conselhos Municipais das seis regionais do Estado.
Hoje (20/06/2012) os trabalhos tem início com a formação da mesa e exposição da temática - O Programa de Inclusão Digital - PID - O sitema de cadastos dos Conselhos de Saúde - SIACS e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde - PENEPS, por Zenita Borges da Secretaria Nacional de Estratégias do Ministério da Saúde.
Em seguida acontecerá a eleição para escolha do Coordenador Nacional de Plenária. A companheira Rugna Begna, conselheira do CMS/Caraúbas e Coordenadora Estadual de Plenária, integra a comissão eleitoral.

Vejam imagens do evento: 

 











terça-feira, 19 de junho de 2012

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Caraúbas RN Participam da V Plenária Est. de Saúde em Natal

Rugna Begna (Coordenadora Est. de Plenária do CES/RN)
Sônia Pereira (Conselheira, Rep. Gestor)
 e Josirene Sales (Conselheira, rep. Usuários) 

 O Conselho Estadual de Saúde – CES/RN, realiza hoje e amanhã a V Plenária Estadual de Saúde, tendo como pauta principal as discussões sobre Controle Social – Privatização do SUS, sendo exposta em quatro mesas: mesa 1 – Sistema Único de Saúde no Contexto Atual, Mesa 2 – A sociedade controlando o financiamento da saúde e Campanha Nacional Saúde + 10, mesa 3 – Estrutura e Funcionamento de Saúde dos Conselhos de Saúde no RN, Mesa 4- Programa de inclusão digital – PID, o Sistema de Cadastro dos Conselheiros de Saúde – SIACS e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS.
O Evento acontece no CEMURE (Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves), com a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Saúde. O município de Caraúbas/RN está sendo representado pelas conselheiras, Maria Sônia Pereira, representante do segmento gestor, Maria Josirene de Sales Carvalho representante dos usuários e Rugna Begna de Oliveira de Araújo representante dos profissionais de saúde e Coordenadora Estadual de Plenária do CES/RN.
A Preocupação dos gestores, Alcivan Viana, Prefeito de Caraúbas RN e sua Secretária de Saúde, Juliana Carlos, em viabilizar a participação dos Conselheiros no referido evento, vem respaldar o esforço somado na busca por melhorias da saúde de toda população caraubense.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lançado Portal do Trabalho e Emprego no RN

Com o objetivo de auxiliar gestores e conselhos de políticas públicas locais, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas lançou na manhã desta segunda-feira (18), o Portal Georreferenciamento de Informações do Mercado de Trabalho do Rio Grande do Norte. O portal fornece em tempo real informações, análises e propostas de ação em relação às questões do mundo do trabalho e ao desenvolvimento, tendo em vista a melhoria das condições de vida, do trabalho e da remuneração do trabalhador. 
A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, com presença da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, além de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômico - DIEESE.


O Governo do RN implantou o Observatório do Trabalho do Estado com a finalidade de produzir conhecimento sobre o mercado local, como subsídios para a formulação de políticas de emprego, trabalho e renda. O Observatório construiu um conjunto de indicadores, estudos e informações - a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais -, que consolidam uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do Estado. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte do trabalho do Observatório.



"O portal mostra o mapa de emprego, de oportunidades em nosso Estado, mostra a nossa realidade", explicou a Governadora Rosalba Ciarlini. "São muitas informações que irão ajudar tanto o trabalhador que está em busca de oportunidade como também ao empresário que quer investir no Estado. O Mais importante é que essa ferramenta vai estimular a geração de emprego e renda", comemorou a Governadora do RN.

Fonte: Assecom RN

SETHAS leva artesanato potiguar para a Rio+20



O melhor do artesanato do Rio Grande do Norte está sendo mostrado em uma exposição durante a realização da Rio +20, conferência que acontece no Rio de Janeiro. Entre os trabalhos que podem ser vistos pelos visitantes encontram-se as peças de renomados artesãos potiguares, como Ambrósio, Miraci e Luzia Dantas. Eles utilizam, em suas produções, material ecologicamente correto, como palha e madeira.
Ao todo, mais de 300 artesãos de associações e cooperativas potiguares estão participando da  Rio+20. “"O artesanato é, hoje, uma atividade que assegura ocupação e renda para milhares de famílias do Estado e por isso é uma das metas previstas no eixo de inclusão produtiva do Plano RN Mais Justo"”, ressalta o secretário Luiz Eduardo Carneiro da Costa, titular da SETHAS-RN.

O estande do Rio Grande do Norte está montado no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro. A mostra do artesanato potiguar estará exposta até o término do encontro, dia 22 de junho. Também estão participando das ações, instituições como o IDEMA, Secretaria de Recursos Hídricos, EMPROTURN e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi iniciada ontem (13) no Rio de Janeiro com a participação de 186 dos 193 países membros da ONU. Ela tem como objetivo a renovação política com o desenvolvimento sustentável por meio de avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas  sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Os temas principais da conferência são a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 
Fonte: Assessoria de Impressa da SETHAS/RN.

Matéria divulgada pelo Fantástico mostra mulheres que engordam demais para se casarem

Enquanto em outros países do mundo, incluindo o nosso Brasil, mulheres passam fome para atingir o tipo ideal para as passarelas, quanto mais esqueléticas,  melhor, num país da Africa, as mulheres padecem e padecem sob a tortura para engordar até rachar e - CASAR.

Na Mauritânia, um país do noroeste da África, fincado no meio do deserto do Saara, uma das regiões mais pobres do mundo, se esconde um segredo chocante: uma geração de mulheres incapacitadas por serem gordas demais. E isso porque, na infância, elas foram obrigadas a comer muito além do que seus corpos poderiam suportar. Tudo pra conseguir um casamento. 

O paraíso da gordura localizada. Quanto mais pneuzinhos, estrias e celulite, mais desejada é a mulher. "É um sinal de que a família dela tem dinheiro", diz o rapaz. "As magras não são boas pra namorar", afirma o mais velho. 

Meima não anda há pelo menos três anos. Ela conta que apanhou muito quando era criança. E não foi a única. Muitas meninas tiveram pernas e braços quebrados enquanto eram forçadas a comer quantidades imensas de leite e cuscuz. 

De uns tempos para cá, Meima passou a sentir dores nos ossos e não conseguiu mais ficar em pé. Os hospitais da Mauritânia estão cheios de casos parecidos. Uma paciente foi engordada à força dos 7 aos 14 anos e hoje pesa 113 quilos. Um médico diz que é muito difícil encontrar na Mauritania uma mulher com mais de 30 anos que não sofra com as consequências da obesidade: diabetes, pressão alta, artrite nos joelhos, além de problemas na vesícula e nos rins. Elas começam com dificuldades pra andar e aos 50 anos já estão completamente incapacitadas. 

Longe da cidade, no deserto dominado pelas secas e pela fome, a tradição resiste com força. As famílias aguardam ansiosas pela chuva. Com ela, as vacas vão ter o leite necessário para engordar as meninas. E o ritual começa cedo, a partir dos 5 anos de idade. Quanto mais leite elas tomam, mais cedo entram na puberdade e então ficam prontas para casar. 

A família de Zena é muito pobre e por isso, aos 17 anos, ela é magra. E tem vergonha de ser assim. “Todo mundo sabe que a mulher gorda é muito mais bonita. Só as gordas conseguem marido”, diz a adolescente. 

A vida dos nômades mudou muito nas últimas décadas. Antigamente, tribos inteiras atravessavam o deserto atrás de pasto para os animais. Hoje, as crianças vão pra escola. E as mães ficam nas tendas enquanto os maridos alimentam os rebanhos. Mas a cultura da obesidade persiste entre as mulheres como uma obsessão. Elas confessam que mesmo com dificuldades para andar e dores nas articulações, fazem de tudo para ganhar peso. Quando falta comida, todas vão atrás de remédios, pílulas que fazem engordar. 
Resultado do engorda para casar...que triste realidade
Em Mauritânia é fácil conseguir medicamentos Corticoides, hormônios sintéticos sem prescrição alguma, tais medicamentos, se usados de forma errada, podem causar diabetes, pressão alta, insuficiência renal e até morte. Quem toma estes medicamentos engorda logo, porque os remédios aumentam muito o apetite. 

 Entre as mulheres da Mauritânia, o ritual é visto como uma prova de amor. A garantia de um futuro melhor. “A mulher gorda é linda”, diz a avó. Longe da família, Soadu confessa: ela não quer ser gorda. Tem medo de ficar incapaz. Por isso, várias vezes ao dia, a menina coloca o dedo na garganta e bota tudo para fora. 

Nos últimos anos, entidades de direitos humanos vêm brigando para acabar a tradição que tortura meninas em pleno século 21. Campanhas alertam para os perigos da obesidade. E a pratica de exercícios é incentivada. Mas acabar com a ditadura da beleza na Mauritânia - assim como em qualquer parte do mundo - depende mesmo é das mulheres. 

Fonte: Programa Fantástico da Rede Globo do dia 17/06/2012

Pesquisa revela profissões que podem engordar...


Você está sentindo suas calças mais apertadas do que o habitual? Cuidado! Algumas profissões contribuem mais para o ganho dos quilos extras. É o que revela o estudo elaborado pelo site norte-americano CareerCast.
O levantamento, feito com mais de 5.700 trabalhadores, aponta que 44% dos profissionais disseram que ganharam peso em seu trabalho atual. Uma fatia de 26% dos trabalhadores aumentou mais de 10 quilos, outros 14% ganharam mais de 20 quilos. Apenas 16% disseram que perderam peso.
Algumas profissões tiveram maior incidência de trabalhadores relatando ganho de peso, levando em consideração os seguintes motivos para engodar: almoçar em frente ao computador (56%), passar o dia sentado (54%), comer para aliviar estresse (37%), almoçar fora com freqüência (23%), Pular refeições por falta de tempo (19%).
No topo de ranking, com o título da profissão que mais engorda, está o cargo de agente de viagens. Em seguida, aparece advogados e juízes. Com a medalha de bronze estão os assistentes sociais.
A seguir veja o ranking completo: Será que são essas mesmo???
1° Agentes de viagens
2° Advogados e juízes
3° Assistentes Sociais
4° Professores
5° Artistas, Designers e Arquitetos
6° Assistentes Administrativos
7° Médicos
8° Policiais e Bombeiros
9° Marketing e Relações Públicas
10° Profissionais de Tecnologia da Informação

Fonte: ClickCarreira

domingo, 17 de junho de 2012

Vamos torcer por nossa candidata ao Miss RN...a beleza, a cultura e o glamour em foco!

Foto do blog de wandilson Ramalho
Emanuela Sales - Miss Caraúbas 2012
A Miss Caraúbas foi apresentada a sociedade no Sábado (16), no Café da Amizade do niver da Colunista Social Tica Soares, no Olho D'agua Park Show. Estará desfilando no dia 05/07/2012 em Natal RN, no concurso Miss Rio Grande do Norte 2012.

Seicho-No-Ie Caraúbas realiza Palestra com o tema - Fazer o Bem.

Preletora Velúzia Gurgel

A tarde do Sábado (16) foi bastante positiva para as pessoas adeptas e simpatizantes da Seicho-No-Ie de Caraúbas RN, que reuniu-se as 15h00 na Câmara de Vereadores para expor o tema Fazer o Bem.
 Recepcionados pela presidência da  Seicho-No-Ie local: Veluzia Gurgel e Vidal Gurgel, os preletores. Claudionor (Natal) e Maria Helena (Salvador), os dois preletores deixaram uma linda mensagem a cerca do Fazer Bem, como devemos nos posicionar diante da vida, para vivermos em paz e feliz.


Um grupo de jovens acompanharam a equipe, para cantarem e encatar os presentes, com lindas músicas. E a jovem Larissa, que percorre o toda a região nordeste mobilizando para a 57ª Convenção Nacional da Seicho-No-Ie do Brasil para Jovens, que acontecerá em Maceió no dia 22 de Julho de 2012. 

A jovem Lrrisa, baiana, deixou sua messagem e convidou a todos os presentes para participar da Convenção, dizendo que: " com certeza será um momento impar, de grandes alegrias apra todos os que lá forem".

Celebrando a vida em grande estilo a colunista social Tica Soares

Credito da foto - blog Sociedade Ativa

Tica Soares, uma mulher que reafirma o seu papel na sociedade a cada evento que vem realizando, expressando sua atitude positiva perante a vida, aos familiares, amigos e a sociedade em geral...pessoalmente admiro-a pela competência, solidariedade e alegria de viver bem! Parabéns pela vida, pela festa, por empreender a vida com tanta alegria! Felicidades sempre!