terça-feira, 20 de setembro de 2016

Resultado de imagem para setembro azul

Por que Setembro?
O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:
  • Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.
  • Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008).Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
  • Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
  • Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.
Por que Azul?
A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.
Por que Fita Azul?
Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, aconteceu a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), em lembrança dos surdos que foram vítimas da opressão. Neste evento, o Dr. Paddy Ladd (surdo), usou pela primeira vez a fita de cor azul como símbolo do movimento.

Vamos relembrar algumas das conquistas da Comunidade Surda:
  • Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 – LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.
  • Decreto Nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular, a formação do professor e instrutor de LIBRAS, o uso da LIBRAS para o acesso a educação, a formação do Tradutor Intérprete de LIBRAS, direito à educação e saúde as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
  • Lei N° 12.319 de 1º de setembro de 2005 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
http://www.maosemmovimento.com.br/setembro-azul

domingo, 18 de setembro de 2016

Você sabia que a gratidão transforma?

Resultado de imagem para gratidão

Muitos são os estudos feitos na atualidade sobre a Gratidão e seus efeitos. O psicólogo e pesquisador Philip Watkins, da Universidade de Eastern Washington, nos Estados Unidos, concluiu em seus estudos que a gratidão neutraliza a adaptação e a habituação. Ele percebeu que o nosso sistema emocional aprecia mudanças. As circunstâncias positivas da vida logo deixam de ser excitantes e motivos de alegria, depois que nos adaptamos ou nos habituamos a elas. Podemos ver isto claramente nas crianças, que ao receberem um brinquedo novo se excitam e não o largam. Passadas algumas horas ou alguns dias, o esquecem num canto solicitando uma novidade. Nós, adultos, fazemos o mesmo com carro novo, roupas, aparelhos e até mesmo com nossos relacionamentos afetivos! Quando a novidade perde o frescor, comumente paramos de exaltar seu valor.
Resultado de imagem para gratidão
O que Watkins constatou foi que as pessoas que são gratas conseguem apreciar a cada momento o valor de alguma coisa. Isto as torna menos propensas a desmerecerem o que tem, mesmo adaptadas e habituadas à situação, pessoa ou bem material. Ficou curioso? 
Se extrapolarmos esta descoberta para as pessoas que sofrem uma adversidade, conseguimos entender o mecanismo da gratidão. O indivíduo grato reafirma o valor de tudo que o cerca, não se tornando um “consumidor voraz” de objetos e relacionamentos e retardando a sensação de habituação. Da mesma forma, quando alguém sofre uma revés na vida, se praticar a gratidão diária conseguirá adaptar-se à situação desagradável. 
Silvia, professora de ioga há mais de 30 anos, sofreu um acidente há 15 anos atrás. Seus órgãos foram gravemente afetados, devido à uma hemorragia interna, descoberta quase uma semana após o acidente. Entrou no centro cirúrgico desenganada, mas sobreviveu. Convive diariamente com as sequelas do acidente, e uma delas é uma neuropatia, devido à diabetes que se desenvolveu pela má função do pâncreas. Quando percebeu que havia passado por aquela adversidade, determinou-se a fazer sua vida valer a pena.
Ela continua a dar aulas diariamente, mesmo na cadeira de rodas. Agradece a cada manhã por estar viva e lúcida, com seus 70 anos, e poder transmitir tudo o que sabe às suas jovens alunas. Agradece também à todos que a auxiliam, e mesmo com dificuldades, tenta ser o mais independente possível. Desafia seus limites, comemorando cada vez que ainda consegue ter autonomia. 
Como você pode perceber, a gratidão é mais do que uma palavra, é um hábito constante. Ela não tem nada a ver com o conformismo, mas sim com a valorização de pequenos detalhes no nosso dia a dia. Fazermos isso quando nosso dia a dia está perfeito é simples. Mas o nosso desafio é manter este comportamento quando passamos por alguma dificuldade. 
Que linda forma de está na vida, não concordam? Vamos fazer dessa vida, a vida mais linda do mundo! Nós podemos, e não é mágica, é uma questão de atitude proativa de gratidão! E eu te pergunto: Você ja agradeceu a alguém ou por alguma coisa, hoje? Se não, está na hora de iniciar a prática da gratidão! E eu te indico, o site da Marcia Luz, que tem ótimos vídeos e maravilhosos posts sobre a pratica da gratidão...www.agratidaotransforma.com...ótima tomada de decisão!
Fonte: www.agratidaotransforma.com

Uma história real de superação.

Hoje quero falar de superação e adversidade para você!

Resultado de imagem para ressignificar

Quando estamos no “olho do furacão”, nem sempre temos uma atitude positiva. Existe uma forma negativa e outra positiva de resignação ante às adversidades. Resignar-se é suportar um mal sem se revoltar. Se o fazemos de forma negativa, recebemos o que nos acontece como fardos, nos tornando pessimistas, reclamões, depressivos, Nos sentimos vítimas da situação.
Porém, se usamos a resignação de maneira positiva, fazemos exatamente o que a palavra significa: damos um novo sentido para os acontecimentos: resignificamos. Desta forma continuamos controlando a situação e nossas emoções, tomando decisões e atitudes que nos ajudem a passar pelo momento difícil. Passamos pela situação com otimismo, garra e disposição. Nos tornamos os protagonistas de nossa história. Vejamos essa história!
Emma, uma garota de 16 anos, estava no carro com sua amiga, quando este foi atingido por um carro de polícia que atravessou o sinal. Chegou ao hospital com fraturas na pélvis, tíbia e tornozelos; útero e trompas  perfurados. Seus ovários, bexiga e um rim  foram destruídos, além de lesão no fígado, perfurações no diafragma e pulmão direito. Sua internação durou mais de um mês. Os médicos tinham um prognóstico bem pessimista para Emma. A fratura do quadril poderia significar a vida numa cadeira de rodas, e seus ferimentos, a esterilidade.
Esta jovem estudante, excelente filha, bonita, teve sua trajetória de vida bruscamente alterada pela imprudência de um motorista. Ela porém, no seu período de recuperação, não se revoltou. Não culpou ninguém, nem reclamou das dores terríveis que sentia cruzando seu corpo. Questionada sobre o ocorrido, Emma respondeu:
Estou viva. Deveria estar morta e não estou. Imagino  que tem algo que preciso fazer.
Ela tinha uma atitude que era uma aliada para ajudá-la naquele momento de adversidade. Falava:
“Não foque em si mesmo. Se concentre no amanhã e saiba que de algum jeito tudo vai ficar bem. Viva o momento e agradeça às coisas pequenas.”
Histórias como essa merece nosso reconhecimento e podemos tomar como modelo para agir diante de certos acontecimentos nas nossas vidas. O diferencial esta na atitude diante dos acontecimentos, afinal cada um deve ser o autor de sua história e ressignificar. Ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo. (Ressignificação – Wikipédia).
Antes de se entregar ao desanimo, pensar em desistir...Comece hoje a ressignificar o que lhe faz tão mal… Transforme o que o assombra!
http://marcialuz.com/page/adversidade-faca-dela-uma-oportunidade