segunda-feira, 10 de julho de 2017

A saúde do RN em crise aguda.

Imagem relacionada

Há muito tempo os hospitais do RN vem funcionando de forma inadequada, sem condições em todos os aspectos para atender e prestar uma assistência qualificada e humanizada a população. Isso é fato, comprovado pelo depoimento da população que precisa dos serviços hospitalares do SUS no estado do RN.
Diariamente nos deparamos com situações de desespero dos profissionais nos hospitais, por não poder atender em alguns casos de urgência ou emergência, como orienta o protocolo, por falta de equipamentos, dos mais complexos aos mais simples.
Na rede de hospitais no Estado do RN, falta recursos humanos em todos os setores, o que sobrecarrega os profissionais que estão na ativa e muitos deles aguardando completar o tempo de serviço ou a licença para em seguida se aposentar. 
Todos sabem que os profissionais não tem mais um cronograma definido para receberem seus salários, e com essa indefinição gera um transtorno muito grande em todos os aspectos da vida do trabalhador.
Tudo isso relatado a cima é consequência do descumprimento dos acordos firmados com o governo  através do secretaria de saúde do estado do RN, para melhoria do cenário da saúde, no entanto como os pontos não foram cumpridos, o governo assinou o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, com o objetivo de adequar os hospitais regionais dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde para funcionamento ou transformar em Unidades de Pronto Atendimento - UPAS. 
Quando falamos em greve não estamos afrontando nem desacatando autoridades, estamos sim, defendendo o DIREITO de ter uma assistência a saúde de qualidade, igualitária e equânime, como também, condições dignas de trabalho.
Saúde é direito de todos e um dever do Estado. Estamos na luta por hospitais regionais abertos no RN.