sábado, 19 de novembro de 2011

Movimento pela paz em Caraúbas RN

Dia 20 de Novembro - Missa pela Paz em Caraúbas RN
Igreja de São Sebastião
Vimos de público através deste meio de comunicação, blog www.spavidacomhamonia.blogspot.com, nos solidarizar com toda comunidade de Caraúbas RN, e colocar-nos a disposição para contribuir direta e indiretamente com o movimento em favor da nossa paz. 
Somos uma comunidade que precisa juntar as forças, a fé e a esperança por melhores dias, sem violência.
 Movimento pela paz em nossas vidas

Equipe da Capela Nossa Senhora de Fátima convidando a Sociedade em geral para evento social

Convite Especial
Uma ótima opção de lazer para as famílias de Caraúbas que gostam de boa música, num espaço físico agradável e convidativo - a Praça Nossa Senhora de Fátima. O integrante da equipe, Antônio Dantas, fez pessoalmente o convite o qual agradeço e desde já confirmo presença! Uma boa causa mereçe apoio sempre. Vamos lá!

Especial III - Dia da Consciência Negra - País formado por maioria de negros e pardos

O Brasil, através do senso 2010, foi revelado como sendo um país formado por uma maioria de negros e pardos. Este é um dado que eleva o Dia da Consciência Negra para algo ainda mais amplo; um dia em que se deve tomar a consciência de que as raízes africanas do país já não podem ser escondidas, os problemas e manifestações dessa parte do Brasil são inseparáveis do povo como um todo. 
A integração da cultura e dos negros, em certos âmbitos, já se faz completa, mas em outros ainda tem-se de lutar por uma inclusão que se prova tão mais absurda quanto mais claro é o fato de que se trata de um único povo, cujo maior patrimônio é sua miscigenação. Falar de capoeira, por exemplo, é cada vez mais falar de Brasil.

No âmbito da saúde, a anemia falciforme, nascida em corpos de negros africanos a milhares de anos atrás afeta brasileiros brancos também. Na esfera social, há quilombolas que não são negros, mas inda sim excluídos.  
Capoeira – A mistura de dança com luta foi trazida ao Brasil pelos africanos, e na Bahia encontrou terreno fértil para o seu desenvolvimento. A Capoeira de Angola é praticada por 24,93 dos capoeiristas; já a Regional, mais veloz e agressiva, é praticada por 29,59%; mas há também uma corrente que mistura as duas, formando a Capoeira Ango-regional, praticada por 30,41% dos lutadores. Assim como a música, que conta sete notas, a Capoeira tem diversas variações apoiadas em sete golpes principais: cabeçada, rasteira, rabo de arraia, chapa de Frente, chapa de costas, meia lua e cutilada de mão.
Na Bahia, segundo o Escritório Internacional de Capoeira e Turismo, da Secretaria de Turismo da Bahia, existem, hoje, 397 grupos baianos, entre eles alguns que atravessaram as fronteiras do estado e até do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, são 32 grupos de capoeira de origem baiana, e há outros espalhados por 17 países mundo afora. 
Calcula-se que estes grupos oriundos da Bahia tenham 790 mil praticantes em todo mundo, sendo que 32,98% são do sexo feminino. A capoeira ganha cada vez mais o status de importante segmento cultural, ao passo que se percebe a sua atuação fora da roda onde é jogada. Além de ser uma fonte de formação de jovens, já que a maioria de seus praticantes são menores de dez anos, os grupos estão expandindo suas produções associadas. 82,47% deles produzem dvds, cds, livros instrumentos musicais e fardamentos, dialogando, assim, com outras artes e técnicas.

Especia II Dia da Consciência Negra no Brasil - Informando.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.   
Os levantamentos mais recentes realizados por pesquisadores e militantes de organizações não governamentais indicam a existência de algo em torno de 500 comunidades quilombolas na Bahia. Segundo Elias Sampaio, secretário estadual de Promoção da Igualdade, a situação dos quilombolas baianos, apesar de está sendo assistida pelo estado, ainda carece de muitos cuidados.

“Já conseguimos certificar 380 comunidades no estado, o que as torna passíveis de receber os benefícios das políticas públicas voltadas para os quilombolas. Já levamos para algumas comunidades poços de água e outras formas de recursos hídricos, além de incluí-las nos programas de apoio a agricultura familiar”, conta Elias Sampaio. Ele informa ainda que algumas comunidades estão recebendo trabalhos de infra-estrutura e que a assistência aos quilombolas está mobilizando diversas secretarias. 

Anemia Falciforme 
Causada por uma deformação na membrana dos glóbulos vermelhos do sangue, originada nas populações da África há milhões de anos, a anemia falciforme, é comumente ligada a afro-descendentes, mas os especialistas alertam que o risco de contrair a doença pode ser grande também para os brancos, devido a miscigenação. Na Bahia, pelo grande número de afro-descendentes, a doença atinge uma criança a cada 650 nascidas vivas, e uma pessoa em cada 17 tem o traço da doença (um dos genes para a hemoglobina S).

A anemia ocorre em razão da ruptura fácil da membrana alterada, que adquire o formato de foice. Os sintomas mais frequentes da doença são anemia, identificada pelo hemograma; crises repetidas de dores pelo corpo, associadas ou não a inchaço ou vermelhidão da área afetada; risco aumentado de infecções bacterianas graves, pela baixa imunidade dos pacientes; quadro anêmico agudo com necessidade de transfusão de glóbulos vermelhos; acidente vascular cerebral; síndrome torácica aguda e priapismo (ereção persistente).

O teste do pezinho é a principal forma de detecção da doença, permitindo o diagnóstico precoce, dando início ao acompanhamento com hematologista e medidas preventivas.
Fonte: Tribuna da Bahia

Especial I - Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra no Brasil

O Brasil comemora neste domingo (20) o Dia da Consciência Negra. Apesar de celebrar os avanços proporcionados por políticas de igualdade racial implantadas em âmbito nacional, o país ainda enfrenta sérios problemas ligados ao preconceito, o que transforma a data em um momento de reflexão acerca da inserção da população afrodescendente no país. 
Nem mesmo Salvador, a cidade com maior percentual de negros fora da África, escapa da dura realidade da segregação racial. Segundo dados do Mapa da População Preta & Parda no Brasil, divulgado esta semana, a capital baiana lidera o ranking de municípios com maior número de negros do país, com 743,7 mil representantes da etnia. Essa parcela de soteropolitanos é minoria nas classes sociais mais altas, enquanto ocupam majoritariamente o número de vítimas de homicídios, desempregados, analfabetos e presos.
Fonte: Tribuna da Bahia
Conforme o Mapa da Violência 2011, documento produzido em parceria do Ministério da Justiça com o Instituto Sangari, o Brasil é o sexto país mais violento do mundo, com uma média de 53 mortes a cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para El Salvador, Ilhas Virgens, Venezuela, Colômbia e Guatemala. Dentre as vítimas dessa violência, a maioria é de homens, jovens e negros. O estudo mostra ainda que de cada três jovens assassinados no país, dois são negros. No Nordeste a situação é ainda mais preocupante, com proporção de vítimas negras até 12 vezes maior do que a de vítimas brancas. Na Bahia, em especial, os assassinatos de negros superam em 439,8% os de brancos.
“O elevado número de homicídios entre negros ocorre porque a população é maioria no estado. Mas existe um grande e notório desequilíbrio social na Bahia como um todo e principalmente em Salvador. 
Isso é uma herança que recebemos do nosso período colonial, escravista. E não é só com relação a assassinatos que temos a maioria negra. Eu chamo hoje as cadeias de navio negreiro da contemporaneidade, pois a maioria dos internos é composta de afrodescendentes. É preciso adotar políticas públicas nesse sentido para combater essa realidade. 
Para a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o problema também está no modo como as instituições públicas veem o negro, como é o caso da polícia, que, em muitos casos, trata o afrodescendente como suspeito apenas pela cor e condição social. Segundo Bairros, apesar de pouco discutido, o país ainda sofre com o racismo institucional. “A imagem utilizada para compor o criminoso é o do homem negro. Os policiais automaticamente enquadram um suspeito a partir de três características: lugar, a aparência e atitude. Ou seja, como o racismo institucional existe, acaba moldando o comportamento de boa parte da corporação para ver o afrodescendente como um bandido em potencial”.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

É a primeira vez na história que as pessoas no Brasil se define em maior número como pardos e negros, somados torna-se a maior parcela da população.

Aproximadamente 51% da população brasileira é negra e parda, somado os dois percentuais obtidos no Censo 2010, é a maior parcela da poluação, fato inedito na história da Brasil que sempre revelava números menores, embora a realidade mostrasse que pardos e negros são a maioria.
Isso significa que a consciência do povo está evoluindo e o preconceito com a própria cor está mudando para melhor. 
Como vem sendo divulgado nos jornais nacionais, os dados que mostram a realidade da pobreza no Brasil não tem evoluído, havendo uma contradição absurda em relação aos índices da renda das famílias, que em grande percentual sobrevivem com menos de um salário mínimo, e se concentram nas cidades do Nordeste.
E você? Qual é sua cor? Eu sou uma mistura de parda e amarela...sou da cor do Brasil!

Articulação e Mobilização - Uma semana com notícias ótimas sobre segurança para Caraúbas RN


Enquanto as Igrejas católicas e evangélicas se organizam para a promover a paz em nossa Caraúbas, na tarde de Quarta-Feira (16-11-11) as 16h00, representantes de Órgãos da Segurança e judiciário,  juntamente com as instituições governamentais e ONGs, se articularam, com propostas para  de ações de prevenção à violência que ao longo dos anos vem ocorrendo em Caraúbas. Dentre as informações repassadas, pode-se citar:
- Governo: Estão sendo tomadas medidas por parte do governo do Estado para reforçar a segurança no nosso município nos próximos dias;
- Será formado um Grupo Tático Operacional (GTO) no município, com cerca de 16 homens. 
- De acordo com Capitão Carvalho - irá buscar em Apodi/RN uma caminhoneta para ser recuperada e servirá à Caraúbas/RN;
- O Comandante Geral da PM no Estado coronel Araújo garantiu uma nova viatura.
- O Delegado da Divisão de Polícia do Oeste, Odilon Teodósio, afirmou que já se encontra em Caraúbas/RN, uma equipe da Polícia Civil realizando investigações a cerca dos últimos acontecidos. Além disso, afirmou que em breve PMs e PCs estão realizando grandes ações em Caraúbas/RN no intuito de combater a criminalidade.

Igreja Batista também realizará culto pela paz em Caraúbas RN no dia 20 de Novembro as 19h00

Igreja Batista realizará culto pela paz em Caraúbas RN
A I Igreja Batista de Caraúbas/RN, também irá realizar uma celebração em favor da paz em nosso município. O "Culto da Paz", será realizada no próximo domingo (20), sede da própria Igreja na Praça Aproniano Martins Sá no Centro de Caraúbas/RN, as 19h00min. A exemplo da Igreja Católica a sugestão é que todos usem peças Brança -cor que simboliza a paz.  
Vamos nos unir pela instauração de umacultura da  paz definitiva em nosso município. Percebe-se que todos os seguimentos da sociedade estão se mobilizando com esse fim - paz.

Divulgando campanha de tuberculose realizada no mês de setembro pela Secretaria Municipal de Saúde da Caraúbas

  • Informações sobre a doença, tais como, sintomas e transmissão, foram repassadas casa a casa pelos Agentes Comunitários de Saúde; 
  • Trabalhos educativos nas unidades de saúde pelos profissionais das equipes de saúde da família; 
  • Realização de reuniões com o tema “ tuberculose”nos grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes; 
  • Busca ativa de casos já tratados para serem reavaliados, paciente e familiares; 
  • Busca ativa de casos novos, pessoas com tosse a mais de 3 semanas; 
  • Realização de programa de rádio “bate papo saúde” Realização de baciloscopia ( exame de escarro ).

Secretaria Municipal de Saúde:  "INFORME SOBRE TUBERCULOSE"


Fonte: SMS/Blog Icemcaraubas

Divulgando campanha de tuberculose realizada no mês de setembro pela Secretaria Municipal de Saúde da Caraúbas

  • Informações sobre a doença, tais como, sintomas e transmissão, foram repassadas casa a casa pelos Agentes Comunitários de Saúde; 
  • Trabalhos educativos nas unidades de saúde pelos profissionais das equipes de saúde da família; 
  • Realização de reuniões com o tema “ tuberculose”nos grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes; 
  • Busca ativa de casos já tratados para serem reavaliados, paciente e familiares; 
  • Busca ativa de casos novos, pessoas com tosse a mais de 3 semanas; 
  • Realização de programa de rádio “bate papo saúde” Realização de baciloscopia ( exame de escarro ).

Secretaria Municipal de Saúde:  "INFORME SOBRE TUBERCULOSE"


Fonte: SMS/Blog Icemcaraubas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prefeito Ademar Ferreira acompanha Comissão que conduzirá o PAA - Leite em Caraúbas,para entregar o novo Cadastro das famílias em São José de Mipibú - RN




O prefeito Ademar Ferreira, Vice-Prefeito Alcivan Viana e a Secretária de Assistência Social, Maria Josilene F. Bezerra, acompanhados por Sheila Gurgel (EMATER) e Dorinha (Leite), e o assessor de comunicação, Chico Costa, viajaram a São José de Mipibú RN, município escolhido para cediar as reuniões do Programa, para fazerem a entrega dos novos cadastros do PAA Leite, no escritório da EMATER.
Em contato com a Secretária de Assistência Social, Maria Josilene F. Bezerra, a mesma informou que a próxima etapa do Programa, será a entrega do novo Cartão as famílias que forem aprovadas nos critérios de inclusão.
Tanto o Prefeito Ademar, como a Secretária Josilene e a representante da EMATER Caraúbas, Sheila gurgel, desejam que o PAA Leite seja um meio de melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, que se enquadrem nos critérios de inclusão.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Para pensar e refletir...Onde estamos? O que queremos? O que temos?

"O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e os humildes."
Cora Coralina
"O problema grave do nosso tempo, com relação aos direitos do homem, não é mais o de fundamentá-los, e sim o de protegê-los."
Norberto Bobbio

"Ponto de vista: A mudança para as questões sociais que nos atormentam hoje, são em grande parte, de nossa responsabilidade. A forma como vivo e como direciono as minhas prioridades depende de mim, para viver bem, o que eu venho fazendo para ter vida boa, com qualidade? Eu me movimento, eu falo, ou calo diante das circunstâncias impostas? De que forma eu me protego e defendo os meus direitos para uma vida digna? Qual o meu diferencial para ser um Ser de direitos, atuante e co-participante, na mudança dos dilemas que eu tanto critico? Pense, reflita e aga, por um mundo e dias melhores!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jovem vítima da violência...Deus seja por nós.

zmffy.jpg
Nos solidarizamos com a família da jovem Wisla Suzy Praxedes, seus país
que com certeza estão passando por momentos de dor e desespero, pela violência que foram 
submetidos nessa manhã. A todo  família, nossos votos de fé em Deus e esperança de dias melhores,
 tranquilo, para que possam sair dessa
 lamentável situação, em paz.

Registro de informações nos Cras e Creas é tema de teleconferência do MD


A Teleconferência será transmitida ao vivo pela TV NBR e pelos sites do governo na internet no dia 16-11-11 (Quarta-Feira) com participação de técnicos do MDS. Eles explicarão a Resolução CIT 04/2011, que trata dos instrumentos de vigilância socioassistencial.  O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove nesta quarta-feira (16), às 10h, teleconferência sobre o registro de informações nos Cras e Creas como instrumento para vigilância socioassistencial: um debate sobre a Resolução CIT 04/2011.  O evento será transmitido ao vivo pela NBR, TV do Governo Federal. Os convidados da teleconferência são: 
– Simone Albuquerque, diretora do Departamento de Gestão do Suas;
– Luís Otávio Farias, coordenador-geral dos Serviços de Vigilância Social;
– Socorro Tabosa, coordenadora-geral de Serviços Socioassistenciais a Famílias, no Departamento de Proteção Social Básica;
– Juliana Fernandes, coordenadora-geral de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos, no Departamento de Proteção Social Especial.
A teleconferência será exibida ao vivo para todo o Brasil pela TV NBR, do Governo Federal, das 10h às 11h30. A transmissão ocorrerá também pela internet. O público poderá formular perguntas e participar por telefone e e-mail que serão divulgados no início do programa.
A captação do sinal da NBR, conforme parâmetros indicados abaixo, poderá ser feita de várias formas.
Como assistir1) Pelo canal 146 da Sky TV e pelos canais da NET (TV a cabo por assinatura).
2) Nos sites da EBC (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo) e da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br) é possível assistir ao vivo pela internet.
3) E pelos sites do Twitter (www.twitter.com/tvnbr) e do Youtube (www.youtube.com/tvnbr).
Ponto de Vista: Seria interessante se as secretarias de Assistência Social dos municípios viabilizassem a transmissão da teleconferência e reunisse toda a equipe dos programas Sociais, para assistirem, assim estariam se capacitando para melhor atender as famílias.

Fonte: Ascom/MDS

Carteira do Idoso...Legislação Vigente.

 A carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para o acesso ao benefício estabelecido pelo artigo 40 da Lei no. 10.741, o Estatuto do Idoso. A carteira do idoso deve ser gerada apenas para as pessoas idosas que não tem como comprovar a renda igual ou inferior a 2( dois) salários mínimos. Veja abaixo a legislação e as normas sobre esse assunto: * A Lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), em seu art. 40, incisos I, II e parágrafo único, institui que no sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica: I - a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários- mínimos; II - desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos; Lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 * O Decreto nº 5.934, de 18 de outubro de 2006, estabelece mecanismos e critérios para aplicar os dispositivos do art. 40 do Estatuto do Idoso, disponível no site da Presidência da República. No inciso V do § 2º do art. 6º está definida a participação dos órgãos gestores da assistência social na promoção do acesso ao benefício tarifário aos idosos sem meios de comprovação de renda; Decreto N 5.934 de 19/10/2006 * A Resolução nº 04 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 18 de abril de 2007, publicada no D.O.U. de 26 de junho de 2007, pactuou "os procedimentos a serem adotados pelas secretarias municipais de assistência social ou congêneres para promoção do acesso à gratuidade de vagas e desconto no valor das passagens interestaduais a idosos que não têm como comprovar renda por meio dos documentos comprobatórios constantes dos incisos I a IV, do § 2º, do art. 6º do Decreto nº 5.934, de 18 de outubro de 2006"; Resolução N 4 da CIT de 18/04/2007 * Instrução Operacional SENARC - SNAS/ MDS nº 2, de 31 de julho de 2007, divulga os procedimentos operacionais para o cadastramento de idosos com 60 anos ou mais, com renda individual mensal igual ou inferior a 2 salários mínimos e sem meios de comprovação de renda, para emissão da Carteira do Idoso; Instrução Operacional conjunta SENARC-SNAS, N° 2 31/07/2007

Fonte: Site do MDS

O melhor na vida é viver saudável!

Cuidar da saúde requer um investimento imenso de tempo, pois tem que ser um cuidado diário, a cada instante: ao beber água, ao se alimentar, ao se relacionar, ao dirigir, enfim, devemos nos cuidar em todas as situação. Prevenir diabetes não significa apenas "não comer doces", devemos evitar as gorduras, as massas em excesso e viver uma vida sem sedentarismo.
A Campanha Unidos pela Diabete tem a finalidade de alertar e reduzir o alto indice de pessoas que morrem anauamente de diabetes
Curiosidade: O Símbolo do Diabetes
Membros da International Diabetes Federation (IDF), entidade que congrega cerca de 200 associações de pacientes e médicos em todo mundo e que luta pelos direitos de milhões de pacientes, foi para as ruas para saber se as pessoas conheciam o símbolo do diabetes.
Na Inglaterra, eles fizeram a mesma pergunta para diversas pessoas e ninguém sabia a resposta. “Um símbolo para o diabetes? Realmente não sei se tem”, foi uma das respostas.
E você? Sabe qual é o símbolo do diabetes?  Veja como foi criado e ajude a divulgar.

A ideia

Foi uma adolescente, Clare Rosenfeld, que fez a proposta ao prof. Martin Slink, na época presidente da IDF, em 2006. A IDF, que procurava uma imagem simples e facilmente reproduzida, encontrava a solução.
O círculo azul é tão simples que qualquer criança pode fazer brincando. Além disso, o ícone pode ser facilmente reproduzido a um baixo custo e integrado a qualquer campanha pelo diabetes.
A cor azul representa o céu e é a cor da Bandeira das Nações Unidas, enquanto o círculo é uma forma que transmite positividade e entendido como próspero por várias culturas e civilizações. No ano seguinte a criação do símbolo, a IDF ganhou um grande apoio da ONU e teve o diabetes reconhecido como prioridade.
Botons, desenhos, iluminação azul no formato do círculo têm se espalhado pelo mundo inteiro. A IDF deseja que o círculo azul seja identificado tão rapidamente quanto o laço ocorre com a luta contra a Aids.
Para o uso correto em peças comerciais, foi criado um Manual de uso, traduzido para cerca de 60 idiomas diferentes. Ou seja, tudo está feito para que o símbolo ganhe realmente o mundo.
Faça uma pesquisa entre seus amigos, perguntando se conhecem o símbolo do diabetes. Se a resposta for negativa, faça sua parte e divulgue. Pesquise também sobre os sintomas e quaisos meios de se prevenir da doença que muito tem matado.