sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Idoso em foco...

Programa referenciado aos CRAS, destinado as pessoas idosas..
O Grupo de Idosos Amante das Caraubeiras, reune-se semanalmente, a cada Quarta-Feira na Casa do Idoso (Sede do Grupo). Além do encontro semanal o grupo participa de diversas atividades voltadas para a  socialização e convivência comunitária e familiar. No 06-04-2011, com o objetivo de planejar as ações em conjunto com os idosos, levantando os interesses e expectativas, visando elaborar o cronograma de atividades. Dentre as atividades que serão realizadas estão: passeios turisticos, forró do idoso, palestras e oficinas, visando a terapia ocupacional como forma de melhorar a qualidade de vida. Confira fotos do momento.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

A MELHOR IDADE E QUALIDADE DE VIDA...

Logo mais as 16h00 acontecerá Encontro Socioeducativo com o Grupo de Idosos "Amantes das Caraubeiras", na sede do grupo, localizada na Praça São Sebastião, ao lado da Câmara de Vereadores. Vamos participar! Venha conhecer como se dá a nossa relação com os idosos...com os seus idosos...!
O momento tem como objetivo, proporcionar aos idosos convivência saudável, integração e socialização...assim estamos contribuindo com a melhora na qualidade de vida, otimizando e qualificando o tempo dos nossos idosos! O futuro vem ai! Participemos!
O programa do idoso é gerenciado pela SMAS, desenvolvido pelos CRAS I e II.

EVENTO INTERESSANTE...

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APAE E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CARAÚBAS - UMA PARCERIA QUE PODE DÁ CERTO!
 Aconteceu no dia 02-04-2011 na E.M.Josué de Oliveira o Seminário que objetivou avaliar a aprendizagem das pessoas com deficência nas Escolas... 


A educação inclusiva é, no momento, um enorme desafio para o nosso sistema educacional. Ela representa um novo caminho que está sendo construído por tantas e tantas pessoas que sonham com uma sociedade justa, solidária e pronta para garantir os direitos de todas as pessoas que nela vivem.
Quando falamos em viver, estamos preocupadas com o sentido pleno da palavra que significa conviver, compartilhar, desfrutar, participar, relacionar, interagir, trocar.
Sabemos que essas vivências continuam sendo, senão negadas, ainda dificultadas para um número significativo de crianças, jovens e adultos com deficiência.
A educação inclusiva é, sem dúvida, uma conquista que vai facilitar que essas vivências passem a fazer parte da vida de todas essas pessoas, cidadãos de direitos e deveres, como todos.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO: 

POESIA...


Quantos pingos de chuva já vi!
Quantos já contei...Perdi a conta!
Vivi e revivi em noites enluaradas.
Luas que há muito tempo admiro.
Encanto-me com a beleza das luas,
Que já vi!
Hoje sou lembranças do que vive.
Mas ainda vivo com vontade,
De ser feliz!
Cultivo a vida para ter vida longa.
Eu poderia viver tristemente.
Mas tenho opções...
Posso fazer escolhas...
Alegro-me por poder fazer escolhas.
Quero o melhor!
Escolho por viver bem!
Vivo de acordo com o que acredito.
Acredito na vida que escolhi.
Sou alegre...Mesmo sentido as dores.
Que o tempo me impõe.
Sou feliz, mesmo sabendo que o amanhã é incerto.
Assim como é incerta a vida no amanhã.
Quero apenas viver com dignidade...Hoje!
Com atitudes saudáveis.
Quero seguir sem lastimas...Sem sofrer...
E em cada amanhecer, poder agradecer a Deus.
Por viver!
Mesmo com a incerteza do até quando.


Maria Sônia

terça-feira, 5 de abril de 2011

PREFEITURA DE CARAÚBAS - SECRETARIA DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

PETI RECEBE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NOVA AMBIÊNCIA...


A Prefeitura de Caraúbas atraves da Secretaria do Trabalho e Assistência Social recebeu as famílias usuárias do PETI,   com a aula inaugural, visando apresentar a proposta do serviço e reafirmar o compromisso junto aos pais, chamando a responsabilidade  para serem co-responsáveis no processo de participação dos filhos.
A assistente social Izabel Mota falou da importância do papel dos pais, fazendo cumprir efetivamente, as condicionalidades exigidas pelo Programa Bolsa Família - sendo a participação dos filhos  uma das condições para receberem o benefício sem cortes, além de benfício mais importante que é a aprendizagem das crianças e dos adolescentes, e terem um melhor aproveitamento do tempo,  socialização e a participação nas diversas atividades desenvolvidas.
O evento foi recepcionado pelo coordenador do PETI  Gilneide e sua equipe de orientadores sociais e contou com a presença do Prefeito Ademar Ferreira, Vice-Prefeito Alcivan Viana, Secretário  (a) de Educação Francisco de Assis Batista e da Assistencia Social, Maria Josilene. Presentes também a equipe dos CRAS I e II e a coordenadora dos programas sociais, Ana Paula Cruz.

Fazendo acontecer...políticas públicas...

O Projovem Adolescente em Caraúbas RN - Um serviço socioeducativo que pode dá certo!




Na sexta-Feira (01-04-2011) a Equipe do Projovem Adolescente em Caraúbas esteve reunida para dar continuidade aos planejamentos sistemáticos (quinzenal) que vem realizando desde o início das atividades (Fevereiro). O planejamanto é coordenado por Ana Paula da Cruz coordenadora pedagógica dos programas sociais da Secretária do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Caraúbas. Participam dos planejamentos os orientadores sociais do Projovem, técnicos de referência e coordenadores dos CRAS (I e II) e a assistente social da SMAS Izabel Mota que vem dando suporte metodológico, contribuindo com o entendimento da operacionalização dos instrumentos do serviço.

Os jovens de Caraúbas em ação atraves do Projovem Adolescente!