sábado, 11 de junho de 2011

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE...COMUNICADO A POPULAÇÃO FEMININA

                                                                                                       



O Prefeito Ademar Ferreira da Silva, através da Secretaria Municipal de Saúde, está comunicando às mulheres de todo o município de Caraúbas que, a partir de Segunda Feira, dia 13, acontecerá no Setor de Regulação da Secretaria, Praça São Sebastião, a marcação de exames de Mamografia destinados às mulheres a partir de 35 anos como forma de Prevenir o Câncer de Mama.
 ATENÇÃO! As mulheres que forem marcar a mamografia terão que conduzir as seguintes Cópias de Xerox: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CPF, CARTÃO DO SUS E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
Esta Ação de Prevenção de Saúde Pública é ainda dentro do Calendário das Campanhas Educativas do mês de maio. Você Mulher, a partir de 35 anos, não deixe para depois este importante exame da Saúde da Mulher. A prevenção é o melhor remédio.

SAÚDE ANTES DA DOENÇA!

Juliana Carlos Fernandes Gurgel
Secretária Municipal de Saúde Pública
Ademar Ferreira da Silva
Prefeito do Município de Caraúbas

-Assessoria de Comunicação Social
Chico Costa


Para comemorar: Código de Ética dos/as Assistentes Sociais completa 18 anos


Desde o início do ano 2011, o CFESS vem lançando uma série de materiais em comemoração aos 18 anos do Código de Ética do/a Assistente Social e da Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão. O primeiro deles foi a Agenda 2011 do/a Assistente Social, que teve como tema: "Código de Ética e Lei de Regulamentação: 18 anos em movimento na defesa de direitos". Em seguida, em fevereiro, o CFESS publicou a nona edição, revista e atualizada, do Código de Ética Profissional. E, em março, foi distribuída uma produção especial sobre a “maioridade” do Código de Ética, que incluiu cartaz, adesivo, botton, marcador de página e CFESS Manifesta.

Agora, no dia 7 de junho, quem completou 18 anos foi a Lei de Regulamentação Profissional. Sancionada em 1993, a Lei 8.662 substituiu a legislação que vigorava desde 1957. “A renovação da Lei de Regulamentação da Profissão, ao definir com maior precisão as atribuições e competências profissionais, contribuiu para inscrever a profissão de Serviço Social em um patamar qualificado no tratamento das expressões da questão social. A partir de então, buscou-se aprofundar, cada vez mais em uma perspectiva crítica e de totalidade, o arsenal teórico-metodológico, ético-político e os instrumentos normativos”, diz trecho do CFESS Manifesta, lançado em comemoração à data.


De acordo com o documento, isso impõe a toda categoria e ao Conjunto CFESS-CRESS o desafio cotidiano de  materializar os parâmetros regulatórios, em sintonia com os pressupostos do Projeto ético-político. “Nesse processo, destaca-se a capacidade do Conjunto CFESS-CRESS de apreender questões e demandas postas no exercício profissional e discernir sobre a necessidade de objetivar a Lei de Regulamentação da Profissão e o Código de Ética, por meio de resoluções apresentadas pelo CFESS no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela lei 8.662/1993”.
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação


VALE A PENA SABER...ASSISTENTES SOCIAIS!

Quem foi aprovado no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o cargo de Analista do Seguro Social, com formação em Serviço Social, ganha hoje uma nova vitória. Após diversas reuniões da diretoria do CFESS com a presidência do Instituto, o concurso foi prorrogado. A determinação foi publicada nesta segunda-feira, 23 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), Seção 3, página 124. 

De acordo com o texto da publicação, a prorrogação será válida a partir de 4 de junho de 2011 e irá valer por mais 2 anos, conforme subitem 13.4 do Edital nº 1/INSS, de 6 de novembro de 2008, publicado no DOU de 10 de novembro de 2008. Isso significa que a "turma do dobro", como foi intitulado o grupo aprovado além das 900 vagas iniciais lançadas pelo concurso, poderá ser convocada para trabalhar no órgão nesse período.Essa é mais uma vitória obtida pelo Conjunto CFESS-CRESS, após várias reuniões realizadas pela diretoria do Conselho Federal, acompanhada de conselheiros/as dos CRESS, com o antigo e com o atual presidente do Instituto. Na última reunião, realizada em 10 de maio de 2011, a ex-presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, e a atual presidente, Sâmya Ramos, reiteraram os esforços para que o concurso fosse prorrogado e para que os excedentes aprovados sejam nomeados em breve.



Para a conselheira do CFESS Lúcia Lopes, também presente à última reunião no INSS, esta prorrogação é uma  conquista espetacular neste momento conjuntural em que há limites para a realização de novos concursos para o governo federal. "Agora, nossa luta volta-se para assegurar, com brevidade, a autorização do Ministério do Planejamento para a contratação dos 450 profissionais, conforme previsão em negociações anteriores", destaca.Veja a prorrogação publicada no DOU desta segunda-feira, 23 de maio
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação


PROJETO QUE ALTERA A LOAS FOI APROVADO NO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA


O Projeto de Lei da Câmara (PLC 189/2010), que altera a Lei de Organização da Assistência Social (LOAS) e ficou conhecido como PL SUAS, foi aprovado no Senado Federal nesta quinta-feira, 9 de junho. O PL segue para sanção da  e organizações sociais públicas e presidente Dilma Roussef. Pelo texto do PLC, o país passará a contar com formato de prestação de assistência social descentralizado e com gestão compartilhada entre governo federal, estados e municípios, com participação de seus respectivos conselhos de assistência social e ainda das entidadesprivadas que prestam serviços nessa área
Segundo a vice-presidente do CFESS, Marinete Moreira, a aprovação do PL SUAS representa uma importante conquista. “Alguns avanços foram confirmados, como a inclusão de avaliação social pelo/a assistente social no processo de avaliação para a vida independente e para o trabalho das pessoas com deficiência, que era uma luta do Conjunto CFESS-CRESS”, destacou.
O referido Projeto de Lei constitui mais uma bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS, consoante com sua defesa de universalização da seguridade social e instituição da Política de Assistência Social como Política Pública, que assegure benefícios e serviços de maneira digna, justa, igualitária, com qualidade, participação e controle da sociedade civil e responsabilidade do Estado. 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação


CFESS vai à Câmara discutir o PL Piso Salarial dos Assistentes Sociais Brasileiros...


Na semana em que se comemoram os 18 anos da lei de regulamentação da profissão de assistente social ( lei 8.662/93), o CFESS segue firme na luta em diversas frentes de atuação, no intuito de garantir direitos para os/as assistentes sociais de todo o Brasil. Nesta quarta-feira, 8 de junho, a gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014), representada pelas conselheiras Sâmya Ramos e Lúcia Lopes, se reuniu com o deputado Mauro Nazif (RO), relator do PL Piso Salarial.
As conselheiras também entregaram ao deputado um exemplar do livro Direito se conquista: a luta dos/as assistentes sociais pelas 30 horas semanaisque mostra todo o processo de articulação e mobilização da categoria e do Conjunto CFESS-CRESS pela aprovação da lei 12.317/2010.


NA LUTA POR CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO - SOMOS UMA CATEGORIAL PROFISSIONAL COM MAIS DE 60 MIL PROFISSIONAIS EM TODO PAÍS...NOS FORTALECEMOS COM MUITA LUTA E DESENVOLVEMOS UM TRABALHO PAUTADO EM PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS NA DEFESA POR INCLUSÃO SOCIAL E GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS, HUMANOS E EQUÂNIME PARA TODOS. (Sônia Pereira - Assistente Social)


FONTE: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL

PROJOVEM ADOLESCENTE REALIZA GINCANA CULTURAL COM SUCESSO

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, atraves do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Projovem Adolescente, realizou a I GINCANA CULTURAL DO PROJOVEM ADOLESCENTE 2011, COM A TEMÁTICA: "PROTEGA NOSSAS CRIANÇAS. A BOLA ESTÁ COM VOCÊ." O evento foi mais uma das várias atividades ralizadas dentro do projeto 18 de Maio - Campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O resultado da Gincana contou com a colaboração, esforço e empenho dos Orientadores Sociais e dos coletivos dos Projovens Adolescentes da zona urbana de Caraúbas RN, com o apoio do Prefeito Ademar Ferreira, Vice Prefeito Alcivan Viana, gestora da Assistência Social, Secretária Maria Josilene, profissionais dos CRAS I e II, equipe técnica da secretária de Assistência social.
A Secretária Josilene entregando medalhas a equipe Garra - 2ª Lugar
Vice-Prefeito Alcivan Viana entregando Trofeu a equipe Ebenezer 1ª Lugar
A mesa julgadora contou com representantes do Conselho Tutelar, Secretária Municipal de educação, Secretária de Saúde e CREAS.
Aruza, D. Noema, Aline e junior - Mesa Julgadora

EQUIPE EBENEZE, COORDENADA POR JANELÚCIA - CRAS I - 1º LUGAR
EQUIPE GARRA, COORDENADA POR JANILENE - CRAS II - 2º LUGAR
EQUIPE GUERREIROS NA LUTA, COORDENADA POR EDIBERTON - CRAS II - 3º LUGAR
EQUIPE ARACELI, COORDENADA POR LOURDINHA - CRAS I - 4ª COLOCADA.

PARABÉNS PARA TODAS AS EQUIPES QUE  APRESENTARAM UM EXCELENTE TRABALHO. FOI UM SHOW CULTURAL SOBRE A TEMÁTICA QUE COM CERTEZA, A MESA JULGADORA SE ESFORÇOU O MÁXIMO PARA JULGAR, POIS TODAS ESTAVAM ÓTIMAS! (SÔNIA PEREIRA - ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS II).

SEMINÁRIO REGIONAL DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS EM CARAÚBAS RN

O Seminário aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais ontem 10-06-2011, e contou com a presença de lideranças da FETARN, Sindicatos e Associações de Mulheres Rurais da região Oeste e do Estado. O evento objetivou debater e definir diretrizes para a participação na II Marcha das Margaridas que acontecerá m Brasília no mês de Agosto de 2011. O evento foi coordenado por José Maria Junior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Ilma Maria coordenadora do CMMTR de Caraúbas.



SAIBA UM POUCO SOBRE AS MARGARIDAS...




quinta-feira, 9 de junho de 2011

A ALEGRIA DOMINOU O LANÇAMENTO DO SÃO JOÃO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE CARAÚBAS RN

AS ESCOLAS... 
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
OS GRUPOS SOCIAIS...
1ª lugar das Carroças
Grupo de Escoteiros
INTEGRAÇÃO ...
AS AUTORIDADES NA SOLENIDADE DE ABERTURA DO ARRAIÁ DAS CARAUBEIRAS

Uma multidão tomou conta do Espaço Junino 2011, e não seria diferente...os caraubenses que estiveram presente (e não foram poucos), aplaudiram e já demonstram satisfação com a brilhante iniciativa do prefeito Ademar Ferreira e Vice Alcivam Viana em realizar o evento que tem como fim o resgate da cultura das festas juninas, como também proporcionar bem estar as famílias caraubenses.
Foi bonito de se ver a abertura do Mega Evento Junino que caraúbas viverá a aprtir desse 09-07-2011, se estendendo até o dia 02 de julho com o João Pedro da Marizélia. 
Vamos participar com alegria e paz do Nosso São João! 

ARRAIÁ DAS CARAUBEIRAS CONSOLIDA O RESGATE DA CULTURA JUNINA EM CARAÚBAS


ARRAIÁ DA INTEGRAÇÃO... DE TODOS NÓS!! 







Arena do Forró - Prefeito Ademar Ferreira e Secretários, Escolas e todos os cidadãos caraubenses estarão no espaço da Alegria Junina logo mais para abrir a grande festa da alegria.  

   

A programação terá início no dia 09 de Julho com Concurso de Carroças que abrirá o Arraiá das Caraubeiras, com início às 16h30 saindo da Casa de Cultura Popular Manoel do Violão até a Praça Aproniano Martins de Sá que oficialmente sediará o Palco da Culturas até 02/07.  

CARAÚBAS- A programação do Arraiá das Caraubeiras será aberta neste dia 9 de junho,  pelo prefeito Ademar Ferreira da Silva e secretários , ao lado das escolas  participantes  e o povo em geral.  Com um passeio de  carroças juninas ornamentadas, que   sairá às 16h00 da Casa de Cultura Popular  Manoel do Violão, percorrendo as principais ruas da cidade e encerrando na Arena do Forró , onde acontecerá  Arasta-Pé, com Caçula Benevides.   Uma grande brincadeira realizada anualmente.  
A partir do dia 10 começará as apresentações das quadrilhas das escolas. Tem também concurso da rainha do milho, de quadrilhas estilizadas e outras atrações.   Sempre depois das apresentações das quadrilhas, está previsto um forró arrasta pé.




Dia 10, Sábado,  será a vez do Arrasta-Pè no São João do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com Retreta Junina  e Quadrilha dos Idosos.  Dia 11  será realizado o São João da Maçonaria e da Escola Municipal Francisco de P. Pessoa Filho da comunidade Cachoeira.    O São João de Caraúbas trocou de lugar. Antes era na Praça de Eventos na Avenida da Integração, no bairro Leandro Bezerra. Agora é na Praça Aproniano Martins de Sá, no Centro.   O secretário Assis Batista, de Educação, explicou que a mudança foi que a Praça Aproniano Martins de Sá tem mais estrutura, é central e tem aprovação dos moradores locais.   Inclusive os diretores da Escola Estadual Antônio Carlos da UFERSA, respectivamente Luzinete Fernandes e Roberto Pordeus, concordaram com a festa por um motivo especial.    
É que a festa de São João Batista de Caraúbas na verdade é uma grande mobilização que envolve todas as escolas do município. É uma grande festa escolar: Arraiá das Caraubeiras.   A infra-estrutura está praticamente pronta. O secretário Keyoshe  Targino, de Infra-estrutura, esteve hoje à tarde com Assis Batista, de Educação, fazendo os últimos retoques.   E entre as escolas que se destacam na festa, está a Antônio Carlos, que vai participar concorrendo no concurso de quadrilhas e no concurso de carroça. 
E no dia 01 de Julho valorizando as parcerias vem ai o grande Arraiá do Hospital de Caraúbas - A FESTA SAUDÁVEL QUE SÃO JOÃO MANDOU! você vai ficar de fora??? 

O prefeito Ademar Ferreira  mobilizou todas as secretarias no evento. “É um momento de confraternização e muita alegria dos caraubenses”, destaca o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraúbas
Assessor: Chico Costa.






quarta-feira, 8 de junho de 2011

O MEIO AMBIENTE EM FOCO COM A REALIZAÇÃO DA VII SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE EM CARAÚBAS RN.

A Semana Municipal do Meio Ambiente em Caraúbas RN, que em sua 7ª edição teve como tema central   - Sustentabilidade e Qualidade de Vida, pode ser considerada como um evento inédito pelo significativo valor que a temática envolve: preservação, cuidar, sustentabilidade e educação ambiental. A  secretaria municipal de Políticas do Campo e do Meio Ambiente que esteve a frente do evento, em conjunto com demais secretarias: Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto, da Saúde, do Trabalho e da  Assistência Social, e os parceiros: ACRESEA, ASA, UFERSA, Paróquia de Caraúbas,Fórum das Associações do Campo,Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais , ATOS, EMATER-RN,  PDHC e Núcleo Sertão Verde, fizeram de forma interessante, e conseguiram disseminar conhecimentos a cerca do meio ambiente e formas de preservar com foco na sustentabilidade.

O prefeito Ademar Ferreira, Secretário de Educação, Saúde e Assistência Social, estiveram presentes e/ou representados(as). Participaram do evento vários segmentos da sociedade civil organizada e governamental. Dentre os presentes: Escolas da rede Municipal, Estadual e Privada, Projovem Adolescente, Igrejas entre outras.
Durante o evente foram distribuidas sacolinhas, copos e material informativo, além de sorteios da camisetas do evento.










               

terça-feira, 7 de junho de 2011

GESTOR MUNICIPAL PROMOVE REUNIÃO COM SERVIDORES DE CADA SECRETÁRIA

Com o objetivo de informar, dialogar e socializar novos benefícios para Caraúbas, o Prefeito, Ademar Ferreira e Vice-Prefeito, Alcivan Viana vem realizando reuniões com todas as secretarias. Nesta Terça-Feira (07-06), o encontro foi com os profissionais da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. O momento foi avaliado como positivo levando em conta que, quando nos avaliamos, refletimos sobre a prática e buscamos melhorar o atendimento que prestamos a população, sendo o foco da administração "Nossa força é Nosso Povo", garantir e prestar serviços de qualidade, o momento vem para consolidar as metas do atual goveno.
Na ocasião foram repassadas informações sobre próximos eventos: I Gincana Cultural do Projovem Adolescente que acontecerá no dia 10-06-2011, Conferência Municipal do Idoso, dia 17-06-2011 e o Grande São João com abertura no dia 09-06, seguindo até início de julho e novas obras que contribuiram para tornar Caraúbas uma cidade mais agradável para se morar, como: o projeto da Praça Reinaldo Pimenta,  
a entrada da cidade, entre outros serviços. Por último foi servido um delicioso lanche!




segunda-feira, 6 de junho de 2011

I GINCANA CULTURAL DO PROJOVEM ADOLESCENTE
CARAÚBAS
Teatro - Música - Dança
Solidariedade 
Informação
Local: Casa de Cultura “Manoel do Violão”
Hora: 17h30
Data: 10-06-2011

Mais uma atividade do Projeto 18 de Maio
Tema: Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Realização: SMAS - CRAS - Projovem Adolescente


Caraúbas reunida em prol do Meio Ambiente

Prefeito Ademar Ferreira em Missa Solene na abertura do Meio Ambiente.
Foto: Chico Costa


Semana do Meio Ambiente acontece em Caraúbas com uma serie de atividades que chama a responsabilidade de todos os segmentos da sociedade para uma mudança de atitude em relação a forma como "cuidamos" com o Meio Ambiente.

                           

PROGRAMAÇÃO DA SEMMEIA

PROGRAMAÇÃO DA SEMMEIA
Dia 05 de Junho:
Às -08 Horas- Abertura: Missa Solene na Igreja Matriz de São Sebastião-

Dia: 06 de junho:
Das 08h30min às 16 horas- Planejamento, Eleição de Conselheiros (as) do CODEMA
Local: Salão dos Idosos Amantes das Caraubeiras.

Dia 07 de junho:
  • Às 07h30 min – Mutirão pela Arborização-Local: Praça do Alto São Severino e Outros logradouros com a parceria do Grupo dos Idosos. “Bem viver Caraúbas”;
  • Às 08h30min – Mutirão na praça São Sebastião em parceria com  a ATOS, a Escola E. Sebastião Gurgel e Câmara;
  • Às 09h – será a vez  da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB);
  • Às 16h – Será na Escola M. Jonas Gurgel, vale salientar, que simultaneamente outras Escolas estarão realizando ações semelhantes de arborização;
  • Às 16h30min – em parceria com o Programa de erradicação  do Trabalho Infantil (PETI);
  • Às 17h – O mutirão estará arborizando próximo ao Hospital Regional de Caraúbas.