domingo, 23 de agosto de 2009

Apae Caraúbas RN participa da Campanha Nacional sobre Acessibilidade na Semana Nacional do Excepcional
Com o tema: "Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promove, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional do Excepcional, com uma programação mais que excepcional, visando alertar e sensibilizar a sociedade caraubense para o importância da inclusão social e da participação de todos no egajamento da luta por garantia de direitos sociais das´pessoas com deficiência em nosso município.

Desde a instituição da APAE BRASIL, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

A acessibilidade para o deficiente intelectual

Muitos acreditam que a acessibilidade para o deficiente inclui apenas as rampas, elevadores, banheiros adaptados e barras de apoio. Tudo isso é muito importante, mas acessibilidade também significa fazer parte, conviver e, claro, ter acesso. E para uma pessoa com deficiência ter tudo isso, ela precisa de algo essencial: a mudança de atitude da sociedade.

Qualquer um de nós cria acesso para nossos amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Com o deficiente intelectual não é diferente: ele também precisa de amizade, credibilidade e carinho.

Por isso, a campanha de comunicação da Semana Nacional do Excepcional deste ano provoca a sociedade a tomar uma atitude, quebrar as barreiras e construir também a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.

Criada pela premiada agência brasiliense Bees Publicidade, a campanha conta com diversas peças de comunicação: spot para rádio, cartaz, panfleto, outdoor, anúncios de jornal, revista e internet.

Dentre as possibilidades de ação, com base no tema da acessibilidade, a Fenapaes sugere algumas ações que podem ser amplamente empreendidas em cada Apae, com criatividade e profundidade, de forma a explorar o importante papel que as pessoas com deficiência têm na ocupação de espaços individuais, coletivos, políticos e estratégicos, na busca do acesso e respeito aos seus direitos.

Apaes de todo o Brasil mobilizam suas comunidades com várias atividades: ações inclusivas, de fortalecimento do vínculo com as famílias; formação de lideranças; ações de controle social; qualificação profissional; promoção da saúde; socialização; divulgação; eventos culturais e artísticos. E nossa APAE Caraúbas não ficará de fora. A nossa equipe multiprofissional estará durante a semana do excepcional na luta por melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência...Venha você também ser excepcional!!!

Segundo o Presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa, a comemoração tem o objetivo de reforçar a importância das leis e das políticas públicas na promoção da garantia da igualdade social, mas adverte que a atitude de cada um de nós é muito importante para uma mudança efetiva. “A idéia de escolher acessibilidade como tema do ano, tem nos trazido bons indícios de que no cotidiano as palavras acessibilidade, igualdade de oportunidades e inclusão vem sendo usadas como sinônimos. No entanto, é bom ficarmos atentos, uma vez que na prática, criar oportunidades iguais, nem sempre implicará em acessibilidade e/ou inclusão”, ressalta.

A Apae

A rede APAE Presente há 54 anos no Brasil, a Rede Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é uma organização social, com foco de atuação na prestação de serviços e na defesa de direitos das pessoas com deficiência, prioritariamente a deficiência intelectual. É constituída por 2.047 Apaes, 23 Federações Estaduais e uma Federação Nacional.