sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra

20 de Novembro de 2010 - Dia Nacional da Consciência Negra - A data estabelecida por lei, é uma homenagem mais que merecida a Zumbi, lider do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, o dia resgata e valoriza à cultura do povo negro e deve ser um movimento de combate ao racismo em todas as suas expressões por todo o mundo. Dia de luta em defesa da desilgualdade humana. Sabemos que a discriminação é marcante em nossa sociedade, quando se trata de negros, o quadro se agrava cada vez mais. Os indices são alarmantes em todas as dimensões: expectativa de vida, no acesso a educação, na incersão no mercado de trabalho, etc, a população negra aparece como o segmento social da população mais discriminada. A taxa de desemprego da populção negra no Brasil é de 9,2%, enquanto a branca é de 6,5%. Por tais razões, devemos está abertos  e mais do que nunca ter um "olhar crítico" e reflexivo sobre tais posturas discriminatórias, que ao longo da história da humanidade sempre ocorreram contra os negros, que tanto contribuiram para o crescimento econômico do nosso país.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

 Em viagem pela europa visitei o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal e fiquei encantada com a paz que o lugar transmite. Além, da expressão de fé no rosto de cada visitante, em frente a capelinha das aparições de Nossa Senhora. Um momento de inspiração e devoção!
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima recebe diariamente milhares de visitantes, devotos ou não devotos, indo a Portugal, vão a Fátima fazer uma visitinha e homenagem a Virgem!   
Continuando com minhas andanças, visitei também o Museu do Louvre em Paris, na França, quando menos esperava, deparei-me com uma agradável surpresa, "A OBRA ORIGINAL DE SÃO SEBASTIÃO"! Lindo!! Claro que quis trazer a lembrança daquele momento encantador.  Me emocionei ao ver o nosso Padroeiro, em meio a tantas obras de artes, magnificas! Foi Maravilhoso!!!
A vida é feita de momentos felizes!!