sábado, 28 de janeiro de 2012

Tereza Campello defendeu inclusão social com sustentabilidade e preservação ambiental

Crescer, incluir e preservar serão as palavras de ordem da Rio+20, disse nesta sexta-feira a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ao participar de debate no Fórum Social Temático, em Porto Alegre. “Não é possível discutir sustentabilidade e meio ambiente isolados da questão humana e social”. Esses temas, assinalou, deverão dominar as discussões durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro. Ela também reforçou a importância da busca de soluções regionais, por meio de tecnologias sociais, como motor do crescimento sustentável e da inclusão das pessoas extremamente pobres no Brasil.

O conceito de tecnologias sociais compreende produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis que se desenvolvem regionalmente e representam soluções de transformação social. Este conceito se apoia no protagonismo social, na solidariedade econômica, no cuidado ambiental e no respeito cultural, dimensões que vão ao encontro da concepção do Plano Brasil Sem Miséria e da visão de crescimento aliada à inclusão social. Sob o nome de tecnologia social, estão abrigadas desde inovações em microempreendedorismo, inclusão produtiva, economia solidária até a construção de cisternas, barraginhas, fossas sépticas e projetos de educação ambiental.Além da ministra, o debate reuniu o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Jorge Streit, e o especialista Ricardo Neder, professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e coordenador do Observatório do Movimento Social na América Latina. Em setembro de 2011, a FBB promoveu um encontro com entidades filiadas ao conceito de tecnologia social e produziu um documento com propostas para a conferência da ONU, intitulado “10 pontos para uma Plataforma da Tecnologia Social na Rio+20”. 

Fonte: jornal do mds.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Brasil tem 242 milhões de celulares.

O brasileiro gosta mesmo de uma boa conversa. Os números comprovaram o que todo mundo já desconfiava. Só no ano passado, o brasileiro comprou como nunca. Ultrapassamos a faixa dos 242 milhões de celulares habilitados. É um recorde. São 39 milhões de novas linhas, o que representa um aumento de quase 20% em relação a 2010.


Comentário do Blog: Dizem que o uso exagerado do celular causa problemas na audição e até câncer, sem falar nos problemas de ordem financeira. Mas, que ajuda a resolver problemas, isso é fato! No entanto, é preciso saber usar, inclusive respeitando as pessoas que estão por perto, que não desejam ouvir o que precisamos falar.

Fonte: G1.globo.com

A economia do mundo em discussão...incluindo a do Brasil.

Autoridades buscam soluções para crise em Fórum Econômico na Suíça

O Fórum Econômico de Davos começou. Economistas e líderes políticos reunidos na Suíça debatem se a austeridade, o corte de gastos, é mesmo o melhor caminho para tirar a Europa da crise.
No fórum, muitos acham que há países sem opção, como a Grécia. Que está sendo considerada um caso de calote mesmo. O que se tenta, é negociar esse calote, reduzir o tamanho da divida. Mas países mais fortes, como a Alemanha, deveriam, segundo muitos analistas, incentivar o consumo e, com isso, criar empregos.
Nesta terça, o FMI lançou um alerta. Disse que a economia mundial está mergulhando rapidamente numa zona de perigo por causa da inércia dos líderes europeus na crise da dívida. E que essa crise vai prejudicar o mundo inteiro. O mergulho nesse abismo pode afetar os países emergentes, como o brasil.
Toda esta discussão mostra que aquele velho dilema, entre os que defendem medidas austeras, e os que querem que o estado pise no acelerador pra turbinar a economia, está mais vivo do que nunca.
Discutir é bom, mas não resolve. Muitos acham que a hora é de ação, e não de discussão. A Europa parece estar à espera de um milagre. A solução mesmo é mais dinheiro, aumentar o fundo de socorro. E aí os ricos como o Banco Central Europeu, e a Alemanha tem que comparecer.
Fonte: G1.globo.com

Aos fãs da atriz Demi Moore.

FAMOSIDADES

Demi Moore não deve mais participar do filme que contará a história da atriz pornô Linda Lovelace, onde interpretaria a feminista Gloria Steinem. Segundo o site “Deadline”, os representantes da ex-mulher de Ashton Kutscher teriam afirmado que ela desistiu do papel após ser internada.
Apesar de a assessoria da atriz afirmar que ela está internada por exaustão, o site “TMZ” apurou que Demi teria procurado ajuda médica para tratar a anorexia e o abuso de substâncias químicas.
Já o site “Radar Online” publicou que uma fonte próxima da atriz contou que ela entrou em colapso depois de ter um ataque epiléptico. “Demi está sendo tratada contra a anorexia, assim como outras questões que causaram a convulsão. Ela não tem cuidado da saúde nos últimos meses e perdeu muito peso”, revelou.
A magreza de Demi começou a ficar mais evidente no final de 2011. Coincidência ou não, foi exatamente no mesmo período em que o casamento da morena com Kutcher começou a entrar em crise. Eles anunciaram o divórcio em novembro do último ano.
Fonte: msn.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lula - O cidadão, o político. Gianecchini - O cidadão, o ator.

Lula visita Gianecchini em hospital de SP
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta tarde o ator Reynaldo Gianecchini, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ambos fazem tratamento. Gianecchini luta contra um câncer no sistema linfático desde agosto do ano passado, enquanto Lula combate um tumor na laringe.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto a conversa durou meia hora. Lula estava acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, enquanto Gianecchini estava com a mãe, Heloisa Helena Gianecchini.
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital na última segunda-feira (23), Gianecchini apresentou melhora de saúde. 'O paciente apresentou recuperação da função da medula óssea e passa bem. Deve receber alta nos próximos dias, mas manterá os controles médicos periódicos para acompanhamento', diz o boletim.
Fonte: O globo.com

Enquanto em Porto Alegre RS discutem as questões sociais no FORUM Social Mundial em Davos lideres mundiais discutem a economia mundial


Há 41 anos, Davos é a sede do evento que reúne os principais cérebros da economia do planeta. Um encontro que já teve bem mais poder e glamour.
Até 2007, antes de explodir a crise financeira mundial, o fórum era tratado como o ''Clube dos Ricos'' - para discutir os rumos da economia.
A crise mudou o perfil de Davos. Primeiro, deixou o fórum sem rumo. Agora, ele está mais enxuto e de cara nova: misturou ricos e pobres e ampliou horizontes.
Do fórum não sai nenhuma decisão, mas sobram ideias e é disso, também, que o mundo precisa - acreditam os participantes.
O ex-presidente Lula esteve em Davos três vezes. A presidente Dilma não vai. Mandou o presidente do Banco Central - Alexandre Tombini - o do BNDES, Luciano Coutinho, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Depois de três anos de pessimismo, de medo da realidade e de insegurança sobre o futuro, o fórum deste ano se renova em esperança. A palavra do momento em Davos é ''otimismo''. A recuperação da economia, segundo a grande maioria dos participantes, é fato.
Um exemplo seria a reação da bolsa de Nova York, que hoje - pela primeira vez desde junho de 2008 - passou dos 12 mil pontos.
O fórum começou debatendo a situação dos países super endividados e a chamada guerra cambial. Mas para o professor Roubini, a principal ameaça é a escassez e preço elevado de alimentos - que podem quebrar a economia mundial de forma irreversível.
Fonte: O globo.com

Acordo que retira sacolas plásticas dos supermercados em São Paulo entra em vigor

Arte sacolinhas (Foto: Editoria de Arte/G1)
Entra em vigor, a partir desta quarta-feira (25), um acordo que retira as sacolinhas de plástico dos supermercados do estado de São Paulo. A decisão divide as opiniões. Enquanto os ambientalistas aprovam a medida defendendo que as sacolinhas demoram 100 anos para se decompor, a indústria de plástico diz que o consumidor vai pagar a conta dessa mudança.
Há 25 anos, fazer compras significa voltar para casa levando várias sacolas de plásticos. Agora, moderno é fazer como antigamente e usar a velha sacola de feira. Quem quiser insistir na sacolinha de plástico, vai encontrá-las nas prateleiras, à venda como qualquer outro produto e terá que pagar, em média, R$ 0,20 por cada uma. O modelo que será vendido é de amido de milho e se decompõe mais rápido que a comum.

A mudança aconteceu por conta de um acordo entre o governo de São Paulo e comerciantes.
Nenhum supermercado é obrigado a deixar de fornecer as sacolinhas, mas a expectativa é que 95% dos estabelecimentos abracem a ideia. Isso representa cerca de quatro mil lojas em todo o estado.

“Nosso trabalho é exatamente demonstrar a importância da mudança de sair de um processo descartável para o reutilizável”, afirma João Galassi, da Associação Paulista de Supermercados.
Fonte: Jornal de Pernambuco

Ministério da Saúde manda carta de avaliação para internados pelo SUS

Ministério da Saúde manda carta de avaliação para internados pelo SUS
O Ministério da Saúde começou a enviar para a casa de pacientes que ficaram internados uma carta que vai avaliar a qualidade do atendimento do SUS.
O empresário Pedro Viana Freitas se machucou em um acidente de moto e ficou 15 dias no hospital. Foi um dos primeiros a receber a carta hoje de manhã, em Curitiba. “É uma questão de cidadania. Você tem que responder para que as coisas melhorem. Não adianta só reclamar”.
São cinco perguntas sobre: instalações hospitalares, médicos, enfermeiros, a maneira como o paciente foi tratado e se ele indicaria o hospital para um amigo ou familiar. O formulário dá cinco opções de respostas: de muito bom a muito ruim.

Além do questionário, a carta traz as datas de entrada e de alta, o motivo e o custo da internação para o paciente conferir se está tudo certo.
As partir da opinião de cada paciente, o Ministério da Saúde diz que vai ser possível saber se os recursos enviados para os hospitais estão sendo utilizados de maneira correta e garante que vai tomar providências se descobrir irregularidades.
“De seis em seis meses, nós teremos relatórios de avaliação. Isso vai servir para o Ministério da Saúde poder, inclusive, incentivar aqueles hospitais que tratam bem as pessoas, que tem qualidade de atendimento, e poder fazer ações em hospitais que tenham baixa qualidade de atendimento”, afirma Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
Por mês, o SUS interna um milhão de pessoas. Quem consegue uma vaga, como a dona de casa Aurora Mora, fica aliviado. “Tem muita fila por aí. Só vê filas e filas, mas no caso da minha mãe eu só tenho a agradecer”.
Quem ainda está na fila, para dar o primeiro passo na marcação de uma consulta, diz que não pouparia criticas se fosse responder a carta. “Não tem nem como eu te falar. Porque só pela carta eu ia responder mesmo”, reclama a paciente.


Secretaria de Assistência Social Convoca as mulheres que participaram do Cruso Educação Alimentar para receber material




Comunicamos a todas as MULHERES que participaram do CURSO EDUCAÇÃO ALIMENTAR promovido por esta Secretaria no final do ano passado em parceria com o PROGRAMA SESI COSINHA BRASIL que já se encontra na recepção desta Secretaria o MANUAL DE RECEITAS a ser repassado para cada participante como foi o nosso compromisso. As pessoas a que nos referimos devem passar na SECRETARIA no horário das 07 às 13h, preferencialmente até Sexta-feira, dia 27

Cordialmente;

MARIA JOSILENE FERREIRA BESERRA
Secretária Municipal

"Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho." 

(James Greene) 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

É bom saber...e por em prática!


Cientistas comprovam que hortelã brasileira possui efeito terapêutico


Estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, identificou que a hortelã brasileira (Hyptis crenata), conhecida no Brasil como hortelã-brava e salva-de-marajó , possui propriedades analgésicas muito parecidas com a de medicamentos vendidos comercialmente. 


Muito utilizada para tratar febre, gripe, dor de cabeça e dor de estômago, a erva teve seus poderes terapêuticos comprovados por cientistas, que equipararam seus efeitos aos de uma aspirina do tipo indometacina. A equipe fez uma pesquisa no Brasil de como é preparado o chá e qual é a quantidade ingerida para reproduzir de maneira fiel os efeitos do tratamento. 


Testes iniciais realizados com ratos obtiveram sucesso e, segundo os pesquisadores, o próximo passo é planejar testes clínicos para aliviar a dor nas pessoas utilizando a hortelã brasileira como meedicamento terapeutico durante estudos futuros

Um espaço de grandes reflexões...

O Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental começa nesta terça-feira, 24, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A marcha de abertura, na capital gaúcha, deve reunir de cinco a dez mil pessoas, segundo previsão dos organizadores. O evento é um dos diversos desdobramentos do Fórum Social Mundial previstos para este ano. Grande parte das 700 atividades do encontro deve elaborar propostas para levar à Cúpula dos Povos da Rio + 20, prevista como reunião paralela à Conferência da Onu, em junho.
O grande momento da edição descentralizada deste ano deve ser a participação da presidente Dilma Rousseff e sete ministros no encontro 'Diálogos Entre Sociedade Civil e Governos', marcado para a noite de quinta-feira no ginásio Gigantinho. Também estão previstos eventos paralelos como o Fórum Mundial da Educação, de 24 a 29 de janeiro, o Fórum Social Mundial da Saúde, de 26 a 27 de janeiro, e o Fórum da Mídia Livre, de 27 a 28 de janeiro.
Embora não divulgado pelos organizadores, o custo do fórum é estimado em R$ 3,6 milhões e será bancado em forma de patrocínio das estatais Corsan, Banrisul, Badesul e Petrobras e serviços de apoio e oferta de infraestrutura como salas, auditórios e praças para debates e shows, material de apoio, energia elétrica e serviços de tradução pelas quatro prefeituras e o governo do Estado.
Como sempre, as atividades são autogestionárias e seus enfoques não estão sob controle do comitê organizador. Mesmo assim, a linha geral é discutir alternativas ao capitalismo. 'No início, enfrentamos o pensamento único de neoliberalismo para dizer que outro mundo é possível', recorda uma dos integrantes do comitê local, Mauri Cruz. 'Vencida aquela etapa, entendemos que é hora de reinventar o mundo, com respeito ao meio ambiente e inclusão social'.

FAMOSIDADES
Apesar de Monique já ter declarado à Policia Civil que tudo que aconteceu na noite do último sábado (14) com Daniel foi consensual, parece que Boninho ainda vai ter que continuar se preocupando com essa história. Isso porque o Ministério das Comunicações que intervir e tirar o reality show do ar. 
Em um comunicado enviado ao jornal "O Estado de S. Paulo", o órgão informou que a interrupção dos serviços é uma das sanções que pode ser aplicada à TV Globo, pela transmissão das imagens do suposto sexo involuntário entre Daniel e Monique.
"Inicialmente, o Ministério das Comunicações vai identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo, emissora outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, fiscalizada pelo ministério, ou apenas nos canais de TV por assinatura. Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação", dizia parte da nota.
Ainda de acordo com o informativo do Ministério, será verificado se as imagens estão "em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão", conforme exigem o Código Brasileiro de Telecomunicações e o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão.
O Ministério pretende iniciar um Processo de Apuração de Infração, e a confirmação pode envolver multa e até a interrupção dos serviços.
Mas de qualquer forma, vale lembrar que as imagens de Daniel e Monique supostamente fazendo sexo embaixo do edredom foram exibidas apenas pelo pay-per-view, e não pela Rede Globo. Nas imagens que foram ao ar no domingo, foi mostrado apenas o momento em que o casal está se beijando na cama.
Ponto de vista: Ainda bem que as coisas estão começando a serem fiscalizadas...isso se não levarem em conta que é a Rede Globo quem está exibino o bbb.
Fonte: entretenimento.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Veja Materia sobre Programa Social da Saúde do RN

Governadora fala sobre a distribuição de cadeiras de rodas no RN.

 No programa de rádio RN Agora desta segunda-feira (23), a governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância de apoiar e valorizar os portadores de necessidades especiais e sobre a distribuição de cadeiras de rodas. 
"Esse programa, que é um programa social e de saúde, está sendo realizado através do Centro de Reabilitação Infantil e de Adultos, que as pessoas conhecem como CRI, e que tem sede aqui em Natal. O programa vai beneficiar duas mil e trezentas pessoas com cadeiras de rodas de vários tipos, inclusive para os chamados para-atletas. O estado está investindo R$ 1,7 milhão, para garantir cadeira de rodas a todas as pessoas cadastradas no programa", explicou.
De acordo com a Governadora, o trabalho é coordenado por equipes técnicas do CRI e a distribuição começou por Natal e municípios da Região Metropolitana. "Vamos entregar as cadeiras em todo o estado, de acordo com um esquema já organizado pelas equipes do CRI", disse Rosalba, enfatizando que além de ser um programa de saúde, é acima de tudo um programa social. 
"As pessoas nem sempre têm condições de comprar uma cadeira, por mais simples que seja, e sem a cadeira elas são prejudicadas no tratamento de reabilitação que fazem, deixam de ir à escola, perdem uma oportunidade de trabalhar ou de praticar esportes. Ou seja: essas pessoas viram excluídas e o nosso Governo não pode permitir isso, porque o nosso compromisso é exatamente com a inclusão social. Em todos os níveis: no mercado de trabalho, na educação, na integração à sociedade. Esse é o sentido desse programa, que, com certeza, vai melhorar muito a vida das pessoas portadoras de necessidades especiais", observou a Governadora

Fonte: Site do Governo RN

Feira Internacional de Artesanato será aberta oficialmente nesta segunda-feira (23)

A governadora Rosalba Ciarlini participa nesta segunda-feira (23), às18h, da abertura oficial da 17ª Feira Internacional de Artesanato, a Fiart. A Feira começou na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Natal, e segue ate até o dia 29 deste mês.

A Fiart é uma das mais importantes mostras de artesanato da América Latina e nesta edição conta com a participação de artesãos não só do Brasil, mas de outros 12 países.   

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas, por meio do Programa Estadual de Artesanato, o Proart, esta levando 2.630 artesãos potiguares. "A Fiart é uma grande e importante vitrine para o artesanato de um modo geral, por isso, é fundamental garantir a presença dos nossos artesãos neste evento e levando para lá um artesanato de qualidade", enfatiza o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.   

Dos mais de 380 estandes que compõem a estrutura da Feira, 40% são ocupados por artesãos do Rio Grande do Norte, segundo informou o coordenador geral da Fiart, Neiwaldo Guedes. O artesanato como instrumento de transformação, criatividade e riqueza é o tema da Mostra deste ano. 

Já tradicional na cidade, a Fiart se constitui no maior evento turístico do verão potiguar em razão do número de visitantes que atrai. Para a edição deste ano, a expectativa dos organizadores do evento é receber um público de 80 mil visitantes durante os 10 dias de realização da feira.  Os portões estarão abertos ao público sempre das 15h às 22h.

Da programação deste ano, constam: desfile de moda artesanal, Salão do Artesanato Potiguar, oficinas de arte com mestres artesãos, festival folclórico, shows com artistas do Estado e espaço reservado à gastronomia. 

A 17ª Fiart é uma realização da Espacial Eventos em parceria com o Governo do Estado, Sebrae-RN e  Prefeitura de Natal, contando com o apoio  do Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Nesta edição, a Feira vai prestar homenagem à região do Vale do Açu.
Assecom-RN