quarta-feira, 27 de julho de 2011

CRAS II PARTICIPA DE MOMENTO CÍVICO NA ESCOLA JONAS M. GURGEL

A Escola Municipal Jonas Gurgel, realiza semanalmente o momento cívico com as crianças. Nesta Quarta-Feira (27/07/2011), além das crianças acompanharem a execução do Hino Nacional Brasileiro, participaram de dinâmica conduzida pela técnica de referência do CRAS II, assistente social, Sônia Pereira, que explicou para os alunos o papel dos avós na família. O dia 26 de Julho - é o Dia dos Avós, dia de Santa Ana, mãe de Maria, que Nossa Senhora - A mãe de Jesus. "As escolas devem formar, informar e estimular a participação das crianças em atividades intergeracionais, visando a preservação dos valores, como: respeito, amizade e carinho pelos avós!", enfatiza a assistente social Sônia.
O dia 26 de Julho é o dia dos avós, dia de Santa Ana, mãe de Maria, mãe de Jesus.

PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CARAÚBAS RN PARTICIPAM DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Planejar para alcançar melhores resultados - A SMAS sob a gestão da Secretária Maria Josilene, promoveu um importante curso de Planejamento Operacional, com a participação de todos os profissionais da assistência social, incluindo a própria secretária e a visita do prefeito Ademar Ferreira. No decorrer do curso foram desenvolvidas dinâmicas, trabalhos de grupos e apresentações das prioridades eleitas pelos profissionais de cada programa. O resultado final foi um Plano de Ação para o 2º semestre de 2011, para cumprimento pelas equipes.
Veja momentos dos curso...






domingo, 24 de julho de 2011

Brasil tem mais de 21 milhões de adolescentes e menos políticas públicas voltada para os jovens

Dos 191 milhões de brasileiros, 21 milhões têm menos de 18 anos, sendo que 38% deles vivem em situação de pobreza. Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que o grupo corre o risco de se tornar invisível em meio a políticas públicas que focam prioritariamente a infância.
O relatório Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma Fase de Oportunidades indica que, em consonância com o cenário global, esses jovens vivenciam oportunidades para inserção social e produtivas insuficientes. A faixa etária é considerada a mais vulnerável em relação a riscos como o desemprego e o subemprego, a violência, a degradação ambiental e a redução dos níveis de qualidade de vida.
De acordo com o relatório, as oportunidades são ainda mais escassas quando são levadas em consideração dimensões que vão além da idade, como a renda, a condição pessoal, o local de moradia, o gênero, a raça e a etnia.
Uma das recomendações listadas no documento é que o apoio dado na fase inicial e intermediária da infância seja estendido aos adolescentes, com investimentos em educação, cuidados de saúde, proteção e participação desses jovens, principalmente os mais pobres e vulneráveis.
Outra ação prevê a coleta de dados e informações capazes de identificar os grupos mais vulneráveis de adolescentes em todas as regiões e as iniquidades que os afetam, garantindo mais investimentos, oportunidades e direitos.
O Unicef pede também que os adolescentes brasileiros sejam ouvidos nos processos de tomada de decisão e que as escolas aproveitem a facilidade de aprendizado do grupo e contribuam para que eles adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver todo o seu potencial.