sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de coleta de Garrafas Pet.



A Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma campanha de coleta de garrafas PETs para confecção de armadilhas contra a dengue, dentro do inicio das ações da campanha: Agora é Guerra: Todos contra a dengue mais uma vez! A coleta deste material junto as Unidades Básicas de Saúde será toda quinta-feira nos dias, 29/11, 06/12, 13/12 e 20/12.

Atenciosamente,

Enfermeiro Wellton Júnior Junior Moreira
Coordenador Municipal da Estratégia Saúde da Família

Semana Nacional do Doador de Sangue


Hemonorte lança campanha para o Carnatal 2012

O Hemocentro Dalton Cunha(Hemonorte) encerra nesta sexta-feira (23),as comemorações da Semana Nacional do Doador de Sangue. Durante o evento, o Secretário de Estado da Saúde Pública , Isaú Gerino e a Diretora do Hemonorte, Linete Rocha, bem como representantes da Destaque Promoções, lançam a Campanha “Doe Sangue Carnatal 2012”. 
Na programação, os usuários e convidados serão recepcionados com um café da manhã, além da apresentação do coral de surdos do Centro SUVAG, homenagem a ONG HATMO e um show com a Banda The Frois. 
A parceria do Hemonorte e a Destaque Promoções vem desde 1994 e visa incentivar o folião a tornar-se um doador voluntário de sangue, aumentando assim, em 30% o estoque de sangue para o Carnatal e as festas de final de ano.
Doação de Sangue
A doação é uma atitude de amor e respeito à vida, que deve ser tomada por todos nós. O processo da doação é rápido e seguro e você ainda salva até quatro pessoas com apenas uma doação. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Doar sangue é doar para qualquer cidadão que necessite, independente das condições sociais e econômicas.

Programação

9h: Abertura das comemorações ao Dia Nacional do doador de sangue.
9h30: Apresentação do Coral das Mãos – SUVAG / RN.
10h: Café de confraternização.
10h30: Homenagem do Hemonorte e da Hatmo aos doadores de sangue.
11h: Oficialização da campanha Doe Sangue Carnatal / 2012.
11h30: Show com a Banda The Frois. 
Por Assessoria Sesap

Sesap discute práticas de humanização no SUS



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência, da Coordenadoria de Recursos Humanos e do Núcleo Articulador da Humanização, realizará o Seminário Regional Nordeste de Humanização e o I Seminário Temático de Humanização da Educação Permanente no SUS/RN: A PNH e o Acolhimento em Redes. O primeiro evento ocorrerá no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira, nos próximos dias 26 e 27. Já o segundo seminário será realizado no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, no dia 29 de novembro.
Voltado a trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), os eventos têm por finalidade discutir as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), a partir da troca de experiências sobre as práticas de humanização e seus efeitos nos modos de fazer gestão e atenção à saúde. O Seminário Regional Nordeste de Humanização focalizará essas práticas na Região Nordeste do país.

O I Seminário Temático de Humanização da Educação Permanente no SUS/RN tem por objetivo sensibilizar trabalhadores e gestores frente a um novo olhar ao usuário, coerente com os princípios do SUS - universalidade, equidade, integralidade, resolutividade, acessibilidade e controle social -, buscando ofertar ações e serviços que condigam com as reais necessidades advindas da comunidade, dos profissionais e do próprio sistema. Serão debatidos a Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana, bem como o acolhimento em Rede, contando com a participação da consultora do Ministério da Saúde, Marilene Wagner. 
Fonte:  Assessoria de Imprensa Sesap

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Encontro Semanal do Grupo de Idosos Amantes das Caraubeiras...Tudo de Bom!


Hoje as 16:00 na Sede do Grupo de Idosos Amante das Caraubeiras acontecerá o Encontro Semanal, com uma programação especial, tendo como responsável pela condução dos trabalhos, nessa tarde a equipe do CRAS São Severino. 
O Encontro do Grupo de Idoso acontece todas as Quintas-Feiras, sendo que cada semana um dos programas sociais é responsável pela realização do evento. E todos participam, como forma de estimular a integração e colaboração entre os serviços.
Na Próxima Quinta-Feira (29) será a vez do CRAS Leandro Bezerra, dando continuidade ao cronograma do mês em curso. São temas de interesse dos idosos, oficinas e dinâmicas que proporcionam bem estar e socialização.
Encerrando o cronograma de 2012, no dia 06/12/12, acontecerá o Mega Forró da Integração e Confraternização dos Idosos, fechando as atividades do ano de 2012, com um presentão para aqueles idosos que são amantes do forró. 
E para surpresa maior a gestora da Secretaria de Assistência social, Maria Josilene Bezerra,  contratou mais uma vez o mestre do forró, Caçula Benevides e Banda, para fechar em grande estilo as ações voltadas para as pessoas idosas em 2012. "Queremos proporcionar aos idosos de Caraúbas, sempre os melhores momentos, por isso iniciamos a nossa gestão e concluíremos essa tão importante etapa, oferendo continuamente, momentos de integração, lazer, atividades físicas, convivência comunitária, e assistência social da melhor forma possível, disse a secretária.

Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas promove semana de ações dedicada a saúde do homem



Com o objetivo de proporcionar melhora na qualidade de vida dos homens, através da prevenção das doenças os Profissionais das UBS da Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas estão promovendo a Semana dedicada à Saúde do Homem, com várias atividades de prevenção e controle de doenças, dentre as atividades: verificação da pressão arterial, controle da glicemia, diabete, orientação alimentar, enfermagem e saúde bucal entre outros.

A programação teve início na tarde do dia 20 de Novembro, as 15:00 em frente a Capela do Bairro São Severino, onde a Equipe do Programa Saúde da Família esteve realizando diversos procedimentos em saúde. 

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente a assistente social Juliana Carlos, é proporcionar melhor qualidade de vida ao homem, no sentido, da promoção e prevenção.

As ações se entenderão até o dia 24 de Novembro, tendo como local a feira pública. É importante que a população masculina participe das ações, faça valer a sua saúde, buscando atenção primária - prevenção. Assim muitas doenças serão evitadas.

Nota do Blog: Lembramos que Novembro é realizado a Campanha mundial Novembro Azul, que tem como objetivo a prevenção do Câncer de Próstata. A ação coletiva da SMS de Caraúbas é importante, visto que, ainda existe muitos preconceitos em volta da prevenção do câncer de prostata, inclusive pelo próprio homem. A prevenção é a melhor forma de se cuidar. Participem!