sábado, 3 de agosto de 2013

Servidores da saúde do RN deflagram greve por melhores condições de trabalho e saúde de qualidade.


Um dia após o prefeito decretar calamidade pública na Saúde de Natal, os servidores do Estado deflagraram greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira, 1º de agosto. Com isso, os principais hospitais do Rio Grande do Norte estão com o atendimento prejudicado. Dentre eles, o Hospital Walfredo Grurgel, o maior do Estado, e o Santa Catarina, ambos em Natal, além do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Outro setor afetado pela greve é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano (Samu), que opera apenas com cinco das suas 15 ambulâncias.
 
Uma das diretoras do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do RN (Sindsaúde-RN), Rosália Fernandes, explicou que a greve foi a saída encontrada pela categoria para chamar a atenção do Governo, já que a pauta de reivindicações apresentada desde o mês de maio não teve nenhum dos pontos atendidos. Segundo ela, as unidades vão funcionar apenas com 30% do quadro obedecendo a lei de greve.

Os servidores buscam a implantação do plano de cargos e salários, que é discutido desde 2006, melhorias nas condições de trabalho e cumprimento de acordo firmado com o Governo em 2012. "Não é uma greve apenas por questões salariais. Lutamos também por melhores condições de trabalho pois em muitas unidades faltam medicamentos, equipamentos, alimentação, material de curativos e leitos. Estamos no limite do cansaço e o Governo não olha para a saúde pública", disse Rosália.

O andamento da greve - Informe-se!

Um calendário de mobilização foi definido pela categoria e nesta sexta-feira (2) uma caminhada  saiu pela ruas de Natal com destino a Governadoria. A concentração teve inicío às 9h em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, no Tirol. Já no dia 7 de agosto, ainda segundo Rosália “uma vigília está sendo organizada no hospital com 200 velas, para lembrar os 200 óbitos mensais por falta de leitos, atendimento e condições do principal hospital do Estado”, revela.
 
MANIFESTAÇÕES - Nesta quinta, alguns servidores promoveram uma manifestação com carro de som, faixas e cartazes na Avenida Deodoro da Fonseca em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e também no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte, devido ao anúncio do fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, que é a maior de urgência e emergência da região.
 
A realidade não é desconhecida pela polulação, que clama por saúde de qualidade, com toda razão. Mas para que possamos ter esse tao importante direito com pelno acesso, é necessário que a população também entre na luta por conquistas que serão para o benefício de todos. Tenhamos o controle social dos serviços de saúde em nossas mãos, é dever de todos nós! (Maria Sônia, assistente social do HRAPS Caraúbas RN).
Fonte: Sindsaudern

Semana Mundial da Amamentação 2013 teve início no dia 1º de Agosto em mais de 170 países.

 
 
A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada, todos os anos, entre os dias 1º e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.

A data evoca a Declaração de Innocenti, assinada por representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
 
Em 2013, o tema da SMAM é "Apoio à amamentação: Perto de mães” que destaca o Aconselhamento de pares. O Programa de Aconselhamento de pares é “uma forma rentável e altamente produtiva para chegar a um maior número de mães com mais frequência”.
  
São objetivos da SMAM 2013:
Chamar a atenção para a importância do aconselhamento para apoiar mães e manter a amamentação.
  • Informar sobre os benefícios do uso de aptidões de aconselhamento, e de unir esforços para expandir programas de aconselhamento a mães.
  • Incentivar os defensores da amamentação, independente da formação educacional, a serem envolvidos e capacitados para ajudar mães e bebés na amamentação.
  • Identificar os contactos, na comunidade local, de grupo de mulheres bem-sucedidas na amamentação que possam oferecer apoio às mães que apresentem dificuldades logo após o nascimento da criança.
  • Incentivar governos e maternidades a implementarem ativamente os “Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”, em especial o “Passo 10”, para melhorar a frequência e duração da amamentação e as taxas de aleitamento materno exclusivo.
O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer, aos recém-nascidos, os nutrientes de que necessitam. A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.
 
Fonte: WABA.
 

Caraúbas esta entre os 17 municípios contemplados com médicos na primeira chamada do "Mais Médicos".

Entre as ações, médicos verificam pressão de pessoas no saguão do Hospital de Clínicas (Foto: Camila Martins/RBS TV)
 O Rio Grande do Norte receberá 37 médicos para 17 municípios inscritos na primeira etapa do Programa Mais Médicos. O número corresponde a 12,9% da demanda e capacidade de 286 vagas apresentada pelas cidades do estado. Ao todo, 101 municípios do RN aderiram ao programa. O resultado nacional das inscrições do primeiro mês foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1º). Os dados estaduais foram detalhados nesta sexta-feira (2).

Natal foi a cidade que mais absorveu médicos, 16 no total, que trabalharão nas periferias da cidade. Em Macaíba, na Grande Natal, foram cinco profissionais, enquanto Touros, na região Leste, foi contemplada com dois médicos. Os outros 14 profissionais se distribuíram nas seguintes cidades: Governador Dix-Sept Rosado, Alexandria, Olho D'água do Borges, Serra Caiada, Pedro Avelino, Caraúbas, Monte Alegre, Santana do Matos, Arês, Riacho da Cruz, Santa Maria, Bom Jesus, Ielmo Marinho e Porto do Mangue.
 
Os médicos com registro válido no Brasil selecionados nesta fase têm até sábado (3) às 16h para homologar a participação no programa e assinar termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado. A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

No Brasil todo, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.
 
Como o primeiro mês de seleção teve demanda apontada por 15.460 médicos em 3.511 municípios, este resultado deve preencher apenas 11% desta expectativa, deixando 13.707 postos ociosos em 2.885 cidades.
 

Fonte: G1 RN.