segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ESPECIAL AMAMENTAÇÃO


Os cientistas afirmam: a delicada união entre mãe filho, durante a amamentação é oportunidade única para estreitar os vínculos de confiança desta relação, o oferecimento do leite materno rende ao bebê doses caprichadas do chamado hormônio do amor.

A conclusão faz parte de um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha. Eles descobriram que, enquanto alimenta o bebê, o corpo da mãe apresenta um grande aumento na liberação da oxitocina (hormônio cientificamente envolvido com sentimentos de amor e confiança entre os seres humanos). Isso ocorre sempre que o bebê suga as glândulas mamárias da mãe, diminuindo o medo da criança e elevando a confiança que ela deposita na mãe. Mas o benefício emocional é só uma das várias vantagens que a amamentação engloba. O leite materno é o alimento ideal nos primeiros meses de vida. Além de nutrir o bebê, ele passa uma série de anticorpos a ele, garantindo assim um desenvolvimento saudável , afirma o pediatra Carlos Roberto Brunini.


A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Depois disso, a alimentação precisa ser complementada com papinhas. Antes disso, a substituição de leite por papas de frutas não é aconselhável e, dependendo da criança, pode fazer mal, alterando a flora e o peristaltismo intestinal além de interferir na nutrição do bebê, diz os especialistas.


Dia Mundial da Amamentação: teste os seus conhecimentos sobre o aleitamento


Responda ao quiz e descubra verdades e mitos sobre o leite materno

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo até que o bebê complete seis meses de idade. Ainda assim, muitas mães ficam confusas com tantas informações conflitantes que recebem ainda durante a gravidez. Se os seus seios forem pequenos, ela produzirá pouco leite? Ela deve parar de consumir alimentos light e diet? Após a amamentação, suas mamas ficarão menores e caídas?
Para responder essas e outras diversas dúvidas sobre aleitamento materno,  que tal tentar responder a essas questões e testar os seus conhecimentos:
TESTE SEUS CONHECIMENTOS E CONFIRA NO FINAL:

1-Tomar caldo de cana e cerveja preta dá mais leite?

 2- Seios pequenos produzem pouco leite?


3-Alguns leites maternos são fracos?
É ruim acordar o bebê para amamentar?








A criança pode beber água enquanto ainda se alimenta de leite materno?


      
Faz mal consumir alimentos light e diet durante a amamentação?



O regime deve ser interrompido durante a amamentação?



Algumas comidas alteram o sabor do leite?



        


É possível engravidar durante a amamentação?
       
Durante a amamentação, a mãe pode tomar pílula anticoncepcional?

               


Os seios ficam caídos ou menores após a amamentação?

         

RESPOSTAS

Pergunta 1: Tomar caldo de cana e cerveja preta dá mais leite? 
  • Resposta correta: b) Não, ainda não há comprovação de que eles estimulem a produção.
    Nota: Durante o período de amamentação, recomenda-se que a mãe tome bastante líquido para garantir uma boa produção de leite. Entretanto, como explica a pediatra Raquel Quiles, não há qualquer estudo científico comprovando que determinadas bebidas sejam mais efetivas. Além disso, alcoólicos, bem como o tabaco, são contraindicados para mulheres em período de aleitamento, uma vez que as substâncias nocivas consumidas podem passar para o leite e, consequentemente, para o bebê.
  • Pergunta 2: Seios pequenos produzem pouco leite? 
    Resposta correta: b) Não, a produção de leite não está relacionada ao tamanho dos seios.

    Nota: "Mamas pequenas são capazes de produzir tanto leite quanto - ou até mais - as mamas grandes", esclarece a especialista. A diferença que pode ocorrer entre ambos está relacionada à capacidade de armazenamento. Nesse caso, mulheres com mamas pequenas deverão amamentar seus filhos com uma frequência maior do que aquelas com mamas grandes.
  • Pergunta 3: Alguns leites maternos são fracos? 
    Resposta correta: b) Não, o leite materno é sempre o melhor alimento para o bebê.

    Nota: Não existe leite materno fraco. O que diferencia um leite de outro é a fase de amamentação em que a mãe se encontra. Assim, como explica Raquel Quiles, nos primeiros dias, o líquido que sai do seio materno se chama colostro. Depois, o leite começa a sair um pouco aguado. Este é o período no qual o alimento se torna mais rico em anticorpos e proteínas. Mais para frente, então, ele fica branco amarelado e espesso, sendo rico em gorduras, mas, nem por isso, menos importante que o anterior.
  • Pergunta 4: É ruim acordar o bebê para amamentar? 
    Resposta correta: a) Depende das condições físicas da criança.
    Nota: Se o bebê estiver ganhando peso de acordo com o que havia sido previsto por seu médico e estiver mamando bem, não há necessidade de acordá-lo. Se, por outro lado, ele estiver abaixo do peso, talvez seja necessário acordá-lo.
  • Pergunta 5: A criança pode beber água enquanto ainda se alimenta de leite materno? 

    Resposta correta: b) Não é necessário.

    Nota: Durante o período de aleitamento materno, o bebê já recebe toda a água que seu organismo necessita. Além disso, bebidas, como chás e sucos, são contraindicadas para crianças nesta fase, alerta Raquel Quiles.
  • Pergunta 6: Faz mal consumir alimentos light e diet durante a amamentação? 

    Resposta correta: b) Não, se consumidos moderadamente.

    Nota: Em geral, alimentos light e diet têm apenas restrição de algum ingrediente ou redução da taxa de açúcar ou sódio, assim, não precisam ser cortados da dieta. Em alguns casos, porém, eles podem conter substâncias cujo uso ainda não é comprovadamente seguro durante a fase de amamentação e, por isso, é fundamental consultar seu médico previamente. "O mais recomendado é que a mãe consuma o máximo possível de alimentos frescos, deixando os industrializados para último caso", afirma a pediatra Raquel.
  • Pergunta 7: O regime deve ser interrompido durante a amamentação? 

    Resposta correta: a) Sim, se a dieta for muito restritiva.

    Nota: "A qualidade do leite materno depende da qualidade da alimentação da mãe", ressalta Raquel. Por isso, ela deve ter uma dieta balanceada e específica para esta fase de sua vida, uma vez que a mulher que amamenta gasta mais calorias do que o normal. Dietas e medicamentos que promovem a perda de peso, portanto, devem ser evitados.
  • Pergunta 8: Algumas comidas alteram o sabor do leite? 

    Resposta correta: a) Sim.

    Nota: O sabor do leite, assim como sua qualidade, é afetado pela alimentação da mãe. "Recomenda-se, por exemplo, que mulheres em fase de amamentação evitem consumir muito alho, pois ele muda não só o sabor, como também o odor do leite materno", conta Raquel.
  • Pergunta 9: É possível engravidar durante a amamentação? 

    Resposta correta: a) Sim.

    Nota: Engravidar durante a amamentação é possível, mas a amamentação, desde que seja exclusiva, que a mulher não tenha menstruado e que amamente várias vezes ao dia, tem eficácia anticoncepcional de 98% nos seis primeiros meses após o parto.
  • Pergunta 10: Durante a amamentação, a mãe pode tomar pílula anticoncepcional? 

    Resposta correta: a) Sim, mas depende da pílula.

    Nota: Nem todas as pílulas são liberadas durante o período de amamentação. "Se a mulher optar por utilizar, deve dar preferência àquelas que têm apenas progestogênio", recomenda a pediatra. Não devem ser deixados de lado, entretanto, outros métodos, como a camisinha, o diafragma e os espermaticidas, que podem ser usados em qualquer período após o parto. Já o dispositivo intrauterino (DIU) é compatível com a amamentação mesmo incluindo progestogênio.
    Pergunta 11: Os seios ficam caídos ou menores após a amamentação? 
    Resposta correta: b) Não.

  • Nota: "Logo após a amamentação, o seio pode ficar um pouco menor, justamente porque ele esvazia, mas logo voltará a encher", esclarece Raquel. Aliás, os estímulos para que ele produza leite são justamente a sucção e a sua retirada. Já a ideia de que ele ficará caído após a amamentação é lenda. Segundo a pediatra, a amamentação até melhora a estética da mama.

    FONTE: CORPO E SAÚDE

domingo, 31 de julho de 2011

HOSPITAL REGIONAL DR. AGUINALDO PEREIRA DA SILVA - HÁ 14 ANOS "AMIGO DA CRIANÇA"

HRAPS PROMOVENDO ALEITAMENTO MATERNO 

Em decorrência da XX Semana Mundial da Amamentação o HRAPS, intensifica as ações que rotineiramente desenvolve sobre aleitamento materno. São palestras, ambiência decorada com informações e símbolos, como: bandeiras, placa de título "amigo da criança", livro de assinatura nos eventos e atividades, camiseta, com a logomarca 2011, além da realização do IV Seminário de Aleitamento Materno que reunirá os profissionais e a comunidade em geral, realizado em parceria com a SMS. 
Outras ações serão iniciadas a partir desta semana que tem um significado importante. São mais de 170 países que comemoram a XX Seamana Mundial da Amamentação que em 2011 trabalhará o tema: Amamentação: Uma experiência 3D. O tema refere-se as 3 dimensões eleitas como prioridade nas ações de promoção e incentivo a amametação, que são o tempo que vai da gestação ao desmame, o local: casa, comunidade e os serviços de saúde, sendo que sem a terceira dimensão, as outras não funcionam com eficácia, que é a Comunicação.


De forma especial e em cumprimento a norma de promoção e incentivo a "Iniciativa Hospital Amigo da Criança", a equipe vem realizando cotidianamente os 10 Passos visando contribuir com resultados positivos da prática milenar da amamentação exclusiva, em nosso município.
Palestra realizada diariamente no Alojamento Conjunto
Instrumentos 
Normas e 10 Passos expostos em todos os ambientes do HRAPS
Álbum que norteia as palestras
Ana Cecília nasceu com 2kg700g, de parto normal
... mamando logo na primeira meia horas.

Hoje Ana Cecília está  2 meses, pesando 4k10g, e sua mãe
Walen, relata que está feliz com as vantagens da amamentação exclusiva!
Em contato com Walen, podemos constatar a harmonia e bem estar na vida da mãe e filha (linda)! "Ana Cecília só mama, ofereço o peito a qualquer momento que ela solicite. Dar de mamar é uma experiência maravilhosa", diz Walen tranquilamente.
Walen, permitiu a veiculação de sua imagem e de Ana Cecília, como forma de incentivar as outras mães a amamentarem exclusivamente, sem preconceitos.

XX SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


O tema da Semana Mundial de Aleitamento foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), rede mundial que reúne pessoas, instituições e outras redes que trabalham a favor da amamentação em todo o mundo.
De acordo com a Aliança, o tema tem como objetivo mostrar a importância atual do uso de diversas ferramentas de comunicação para alcançar a mulher - comunicação direta e as redes sociais, além do telefone e do uso tradicional dos veículos de comunicação como rádio, TV e jornal, e peças publicitárias. 
A SMS e o Hospital de Caraúbas, promoverão ações informativas e educativas visando contribuir para a melhoria da qualidade devida das crianças e das mulheres no município de Caraúbas. O ponto máximo da programação é o IV Seminário de Aleitamento Materno que acontecerá no dia 04/08 as 8h00, na Casa da Cultura Manoel do Violão. O tema central da Campanha mundial é: Amamentação: Uma experiência 3D, que refere-se as três dimensões para uma amamentação exclusiva eficaz: o tempo, o local e a terceira dimensão que faz toda a diferença.