sábado, 17 de setembro de 2011

Festa de Santa Terezinha em Mossoró RN

Tema: Eis-me aqui, Senhor, para fazer tua vontade ! 
Período- 21/09 a 01/10

Lembretes: Todos os dias haverá Missa ás 6h na Capela Santa Teresinha ( praça dos hospitais).
Todas as noites haverá barracas, convivência fraterna e animação

A Sexta-Feira dos Caraubenses com a visita do Bispo Dom Mariano

Manhã
Manhã de sexta-feira, (16/09), Bispo Dom Mariano Manzana recebe as crianças 
e educadoras do Jardim de Infância Hugolino d'Oliveira 
Foto: icem Caraúbas

Encontro com representantes sindicais
Foto: caraubashotnwes

Atividade Cultural homenageia Dom Mariano Manzana
Foto: caraubashotnwes

    Parabéns ao blog icém caraúbas pelo recorde das 6.268 visitas diárias




    Encerramento da Festa de Nossa Senhora das Dores em Patu - RN

    Foto: paroquiapatu

    Com uma linda procissão, o encerramento da festa da padroeira de Patu RN, marcou um momento sagrado para as famílias de Patu, que tem em Nossa Senhora das Dores, a devoção pela fé.

    Nova Paroquia em Mossoró RN

    Imagem do Menino Jesus
    Na Quinta-Feira (15/09), momento em que se inicia a Festa do Menino Jesus, a Diocese de Santa Luzia passa a contar com mais uma paróquia, congregando um total de 31 paroquias. A abertura da Festa do Menino Jesus, marca também a criação da Paróquia do Menino Jesus, que além do conjunto Santa Delmira, reúne mais cinco bairros (Redenção, Parque das Rosas, Integração, Resistência e Promorar), além de 12 comunidades da zona rural, entre elas a Maisa.
    A festa já acontece todos os anos. Desta vez, a programação tem um caráter especial, em virtude da fundação da Paróquia e acontece de 15 a 25 de setembro.
    Dom Mariano que se encontra em Caraúbas cumprindo visita pastoral, após a visita na Igreja de Santo Antonio, em Caraúbas, o Bispo Dom Mariano Manzana, foi a Mossoró para presidir a inauguração da nova Paróquia do Menino Jesus.



    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    Mudanças nas desigualdades no Brasil

    E a realidade com as desilgualdades é essa...
    A desigualdade de distribuição de renda no Brasil diminuiu 5,6% e a renda média real subiu 28% entre 2004 e 2009. Os dados constam do comunicado Mudanças Recentes na Pobreza Brasileira, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
    Segundo o documento, o percentual de pessoas com renda mensal igual ou maior do que um salário mínimo per capita – consideradas não pobres – subiu de 29% para 42%. Isso significa que o número de pessoas dessa faixa aumentou de 51,3 milhões para 77,9 milhões no período. Na época do levantamento dos dados, o salário mínimo estava em R$ 465.
    ...muitas famílias numerosas vivem com menos de um salário mínimo... 
    O crescimento da renda e a diminuição das desigualdades foram bastante significativos”, avalia o pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Rafael Guerreiro Osório. “O grande estrato que cresce na população é o de não pobres. É uma diferença de 26 milhões de pessoas”, completou.
    Uma das conclusões destacadas pelo pesquisador é que, apesar de bastante abrangente, o Programa Bolsa Família não garante a ascensão social de seus beneficiados. “Embora seja uma cobertura muito abrangente para as famílias extremamente pobres ou pobres, os valores transferidos pelo programa são muito baixos. Com isso, nenhuma família sai desses estratos por causa dessas transferências. Para que isso aconteça, é fundamental que elas tenham uma outra fonte de renda, ainda que de algum trabalho precário”, destacou Osório.
    As desigualdades no Brasil é maior na região Nordeste, esse dado ainda parece que vai demorar para mudar...infelizmente.
    Fonte: IPEA

    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Parabéns a equipe da E.E.Prof. Lourenço Gurgel pelo Projeto Café Literário...Ótima ideia!

    O diferencial está em fazer...inovar sem medo de errar.

    Parabéns a Dom Mariano Manzana pelo título de Cidadão Caraubense!

    Parabéns Vereador Paulo Brasil, pela iniciativa da homenagem 
    ao Bispo Dom Mariano

    Bom Tempo...Bons Ventos...

    • O Executivo e Legislativo caraubense sentou com o Promotor de Justiça Dr. Flávio Côrte, na manhã da  Quarta-Feira (14/09, visando discutir alternativas para melhoria do trânsito em nossa cidade. E que bom, já era sem tempo, vem ai a sinalização que a gente tanto deseja! Vamos torcer que seja breve, e que aconteça a campnha contínua de educação no trânsito.
    • Dom mariano trouxe vida nova par a Igreja Cátolica em caraúbas. As Igrejas estão cheias, por onde o Bispo passa centenas de pessoas lhe acompanha...isso é maravilhoso, que a fé e a prática de atitudes saudáveis habite os corações de todos nós, não só nos dias da visita de Dom Mariano, mas em todos os dias. Assim Seja!
    • Parabéns aos gestores das Escolas Lourenço Gurgel e Maria Silva pela bela iniciativa de promoverem o incentivo a leitura, neste dia 15, foi realmente um exemplo 10! O incentivo a leitura é pertinente, visto que, nas escolas também existem aqueles professores que deveriam seguir o mesmo exemplo - ler. Leitura para todos!

    O Aniversário da Rádio Centenário de Caraúbas - Parabéns!

    A Rádio Centenário - 14 de setembro - (1982 - 2011)

    Quem dos caraubenses não sintonizou ou sintoniza a Rádio Centenário, seja para solicitar um serviço ou simplismente ouvir, notícias, músicas ou outra programação de interesse particular? Pois é, a Rádio está de parabéns - a equipe que conduz tão bem a programção da Rádio Centenário está de parabéns!

    Visita do Bispo a Igreja de Santo Antônio - Leandro Bezerra

    Hoje as 14h30, Dom Mariano chegou a Igreja de santo Antônio e cumprimentou as pessoas, sempre sorrindo e acenando com a mão, para abençoar a todos. Em seguida ouviu a leitura do histórico da Igreja, do seu início até os dias de hoje. Participaram da visita,  além das comunidades, a Escola Jonas Gurgel, o CRAS II, que apresentou uma sintese da realidade das famílias e outras instituições do Bairro.
    Dom Mariano, conversou com as crianças da E.M.Jonas Gurgel, atentamente ouviram as explicações do Bispo.
    Ao fazer uso da palavra Dom Mariano deixou a mensagem de paz e fé para as famílias que lotaram as dependências da Igrejinha de Santo Antônio.


    Comemorando a vida neste dia 15/09

    Aos aniversariantes do dia nossos votos de felicidades, paz e harmonia em suas vidas! Parabéns

    Selma Camelo, aqui com o seu esposo Obdon Fernandes
    Francileno de Gois, aqui com sua Esposa, Licinha

    Concurso de curtas sobre bicicleta segue com inscrições abertas



    A Promoção Curta Uma Bike e Uma Caminhada promovida com base no Programa Rio, Estado da Bicicleta, da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, segue com inscrições abertas até o próximo dia 10 de setembro. O tema dos filmes tem a mobilidade consciente e sustentável como proposta viável para os dias difíceis de trânsito e engarrafamentos, principalmente, nos grandes centros urbanos. O formato de captação é livre, mas é preciso respeitar o tempo limite de duração, 3 minutos. Serão premiados os 5 melhores vídeos da edição. As inscrições são gratuitas.

    O concurso tem o apoio de Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Transporte Ativo, VeliMobi, entre outros parceiros.
    Para participar, basta preencher o cadastro, confirmar e enviar um vídeo criativo e dinâmico! Fácil!
    Para mais informações sobre o regulamento, acesse: http://www.curtaumabike.com.br/index.php?link=regulamento.
    Vamos Votar...
    Antônio Francisco é um poeta de Mossoró e está concorrendo a um prêmio com um curta, O Poeta e a Bicicleta,  Para votar é só acessar o link: http://www.curtaumabike.com.br/index.php?link=index.








    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    Visita de Bispo Dom Mariana ao Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva


    O Hospital Dr. Aguinaldo P. da Silva, recebeu vsita especial do Bispo Dom Mariano Manzana, na manhã dessa Quarta-Feira. Recepcionado pelo diretor Alfredo José e equipe, o bispo visitou todos os setores, especialmente a clínica médica, onde conversou e abençoo os pacientes, profissionais e familiares. Consta no blog http://www.icemcaraubas.blogspot.com/, registros em detalhe da visita do bispo, expressando a satasifação do diretor Alfredo e assessores.

    terça-feira, 13 de setembro de 2011

    Seminário Nacional de Serviço Social e a Questão Urbana

    Evento acontece em São Paulo, nos dias 28 e 29/10. As pré-inscrições estão encerradas. A partir do dia 19 de setembro, novas vagas poderão surgir
    Entre as deliberações do 39º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Florianópolis (SC) em 2010, a proposta número 15 do eixo Seguridade Social apontava a necessidade de fortalecer as lutas pelo direito à cidade, nas dimensões urbana e rural. E um dos indicativos foi o de realizar debates no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS sobre o Serviço Social e o direito à cidade em suas dimensões ética, política e social, e sua transversalidade nas políticas púbicas e na garantia dos direitos humanos.
    Por esse motivo, nos dias 28 e 29 de outubro, São Paulo (capital), uma das cidades mais populosas do mundo, receberá o seminário nacional "Serviço Social e a Questão Urbana no Capitalismo Contemporâneo". O evento, organizado pelo CFESS em parceria com os CRESS representando as cinco regiões do país, vai discutir a questão urbana e a inserção do/a assistente social neste debate. As pré-inscrições estão encerradas. Assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas já preencheram as 700 vagas nesta primeira etapa de inscrição.
    As inscrições para o seminário nacional "Serviço Social e a Questão Urbana no Capitalismo Contemporâneo" ocorreram pelo site do CFESS. As vagas são limitadas, sendo 500 para assistentes sociais, 100 para profissionais de outras áreas e 100 para estudantes (de Serviço Social e outros cursos). Leia com atenção como funciona o processo de inscrição, pois ainda há chance de você participar:
    fonte; Site do CFESS

    ALERTA

    Governos federal e estaduais (alguns estados) lançam Campanhas educativas em prol de um trânsito seguro e em paz, objetivando a redução das mortes causadas no trânsito. E a gente se questiona; o que cada pessoa que se empodera de uma direção está fazendo em termos de contribuir com essa possibilidade de evitar os acidentes que tem matado tantas vidas?  
    Há quem diga que os milhares de acidentes que culminam com as mortes, são: fatalidades, culpa do outro (os), má sorte, falta de fiscalização dos órgãos competentes, no entanto, sabemos que a maioria dos acidentes são provocados pela imprudência e irresponsabilidade de muitas pessoas, que não se importam com a própria vida nem com a vida dos outros.
    Vítimas de Acidentes - Nesse momento estamos solidários com a dor da família de Ana Carla Laurentino e Marcio Maciel de Almeida (marido) que foram vítimas de um grave acidente de trânsito. Com eles vinha Michelison Andriel, o filho de 3 aninhos, que sobreviveu, mas  perdeu os pais, prematuramente.
    A dor colocada na vida de cada pessoa nessa família é imensa. É triste ver a nossa vizinha, D. Maria, sofrendo a imensa dor e lamentando por sua neta não poder dar continuidade os seu projeto de ser enfermeira (Ana Carla cursava o curso técnico de enfermagem e sonhava fazer faculdade de enfermagem), tal situação e ao mesmo tempo revoltante, por sabermos que, com mudança de atitude muitos acidentes poderia e podem ser evitados. Hoje é D.Maria, avó, cuidadosa que ajudava a neta todos os meses pagando a mensalidade do curso, que está em prontos, mas a qualquer momento poderá ser qualquer um de nós (que Deus nos proteja), de tamanho sofrimento.
    Vamos todos - Governos, famílias, Escolas, levantar a bandeira da paz, da compreensão, da responsabilidade na vida, na comunidade, no trânsito. Respeito, prudência e cuidado  no trânsito, previne acidentes e as mortes trágicas. Paz e bem estar para todos nós (Maria Sônia)

    Trânsito na Paz - Semana Nacional do Trânsito

     (Fonte: Site do Governo do RN)

    Semana Nacional de Trânsito acontece em todo o Brasil entre os dias 18 e 25 de setembro. O Governo do Estado não poderia ficar de fora dessa luta e este ano as ações governamentais irão se unir à campanha "Trânsito na Paz" idealizada pelo empresário Marcelo Moura, que perdeu um filho de 17 anos em um acidente de carro. O direcionamento da campanha foi discutido nesta segunda-feira (12) entre o diretor geral do Detran, Érico Valério; o assessor de Comunicação Social do Governo do Estado, Alexandre Mulatinho; o empresário Marcelo Moura e a equipe da agência responsável pela veiculação das ações. 

    O lançamento oficial da campanha no Rio Grande do Norte acontecerá na próxima segunda-feira (19), no Auditório da Governadoria, às 9h. Na oportunidade, Marcelo Moura vai realizar um bate-papo educativo sobre o tema "Trânsito na Paz". 
    A morte do estudante Alan Almoedo Moura, de 17 anos, aconteceu em fevereiro deste ano na Av. Hermes da Fonseca e motivou seus pais a iniciarem a campanha no mês de abril em bares, casas noturnas, colégios, universidades e autoescolas. O objetivo é conscientizar, principalmente os jovens, sobre a importância de uma cultura de paz no trânsito. São milhares de mortes que poderiam ser evitadas com atitudes simples e conscientes. 

    Programa Público Paternidade Responsável foi lançado nesta terça-feira (13)


    Nesta Terça-Feira (13/09),  governadora Rosalba Ciarlini lançou o Programa Público Paternidade Responsável que tem o objetivo de incentivar e promover a busca pelo reconhecimento de paternidade, principalmente em relação a crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino.

    O Programa Público Paternidade Responsável foi criado através da Lei Estadual 9.535, que foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 8 de setembro. O Projeto de Lei foi enviado pelo Governo do Estado à AL em junho deste ano.O programa será coordenado pela Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
      
    "O programa visa estimular o reconhecimento voluntário da paternidade no RN de crianças e adolescentes. A Governadora comemorou o lançamento do programa por se tratar de uma questão de cidadania. Segundo o último censo escolar, existem 27 mil crianças e adolescentes nas escolas públicas que não tem o reconhecimento dos pais.
    A realização do Programa Público Paternidade Responsável compreende algumas medidas, tais como: promoção de palestras por Defensores Públicos do Estado em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, para conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância do reconhecimento do estado de filiação, bem como acerca da atuação da DPE no sentido de viabilizar o exercício de tal direito; prestação de serviço de assistência social pela SETHAS em benefício de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Público Paternidade Responsável; e financiamento de exames de Ácido Desoxirribonucléico (ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid), solicitados em procedimentos extrajudiciais de investigação de paternidade instaurados no âmbito da DPE.

    Fonte: site do governo do rn


    INFORMAÇÃO...EVENTOS...SERVIÇOS...

    • A equipe do CRAS II realizou CRAS Itinerante no Conjunto Haroldo Maia na tarde dessa Segunda-Feira (12/09), com o objetivo oportunizar às famílias do território de abrangência, que moram em areas mais distantes, a se inserirem nos serviços, visando a melhoria da sua qualidade de vida.  
    •  Dom Mariana Manzana visitou várias comunidades rurais no dia de ontem (12/09), iniciando assim uma serie de visitas que fará as localidades rurais durante a sua permanência em nosso município, concluindo com celebração de missa em São Geraldo.
    PQAAAEE650bZMc9KxzHsjLVGK6ly1Mh1h6xprz7ZHJCP5GpTxW8ycELhbRu7u1sAMblB2_d96g80-6mRaRJat3tzJrQAm1T1UBDnnBDJQC_DR_Rk-HUbzzDGuNBa

    • Dia 13 de Setembro de 2011 - (Terça-feira)
      Manhã
      6h - Oração da manhã e reunião com a comunidade de Mirandas;
      7h - Café comunitário em Mirandas;
      8h - Visita a comunidade de Pedra II - reunião com as comunidades de Pedra II e Petrolina;
      9h - Visita a comunidade de 1º de Maio - reunião com as comunidades de 1º de Maio e 101;
      10h30min - Visita ao Presídio Estadual;
      11h30min - Entrevista à Rádio Liderança FM;
      12h30min - Almoço na Casa Paroquial.

      Tarde
      15h - Visita a comunidade de Jordão - reunião com a comunidade;
      16h30min - Visita a comunidade de Santo Antônio - reunião com a comunidade;
      17h30min - Visita a comunidade de Bela Vista - reunião com a comunidade;
      18h30min - Missa na Capela de Bela Vista - (Logo após a missa, jantar na comunidade de Bela Vista)

      “Trazeis dentro de vós questões e procurais respostas. É bom não parar de procurar. Procurai sobretudo a Verdade que não é uma ideia, nem uma ideologia nem um slogan, mas uma Pessoa, Cristo, o próprio Deus vindo ao meio dos homens!” (Papa João XVI)

    Escola Maria Silva escolheu seus representantes da beleza feminina e masculina

    Os vencedores foram os jovens Wallyda Mara e Neto Gomes

    Parabéns a equipe da E.E.Maria Silva de Vasconcelos pela promoção do evento na noite do Sábado (10/09), que nos remete a cultura, incentivando os jovens a vivenciarem atividades que estimulam a autoestima, dando oportunidades de lazer e bem estar aos mesmos. Parabéns aos jovens eleitos ao título. 

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    A Angolana Leila Lopes é a Miss Universo 2011

    Recebendo a Coroa da Miss Universo 2010
    Angolana recebe coroa de Miss Universo 2011. Foto: AP

    Um lindo show de beleza - O Concurso de Miss Universo 2011 na noite desta Segunda-Feira (12/09), em São Paulo. A Angolana Leila Lopes, linda, meiga, simpática e elegante, levou a coroa e com certeza saberá muito bem o que fazer com o título.
    O segundo lugar ficou com a Miss Ucrânia, Olesia Stefanko. A gaúcha Priscila Machado conquistou a terceira colocação em meio a 89 mulheres lindas, e disse que estava muito feliz pelo título da angolana.
    Priscila Machado ficou entre as cinco finalistas
    Fotos: ego.globo.com
    Priscila Machado - 3ª Lugar no Miss Universo 2011

    Das 89 candidatas ao miss universo, 15 finalistas foram escolhidas pelo grupo de jurados na noite de quinta-feira (8), mas seus nomes só foram conhecidos ontem (12/09). A 16ª candidata foi escolhida através de voto público no site oficial do evento. Elas desfilaram em trajes de banho e, deste grupo, dez foram selecionadas para a apresentação em trajes de gala. Depois, as últimas cinco responderam a perguntas dos jurados. Na opinião dos jurados, Priscila é segura, tem desenvoltura e simplicidade, fala três idiomas e tem potencial cultural para a conquista do título.

    Realizações...Sucessos...Parabéns!

    Nossos votos de sucessos e prosperidade a amiga Lillyane P. Silva de Farias, que está em festa! Agadecemos o convite e nos confraternizamos com as alegrias desse tão importante momento!

    Dom Mariano Manzano em procissão junto aos católicos de Caraúbas RN

    No Domingo (11/09) a Igreja Católica de Caraúbas, reuniu os muitos fiéis, em concentração na entrada da cidade para recepcionar o Bispo Dom Mariano Manzana, para seguiram em carreata até o Santuário e de lá em procissão até a Matriz de São Sebastião, conduzindo o nosso Padroeiro São Sebastião até a Matriz, onde já permanecia uma multidão para receber o Bispo da Diocese de Mossoró RN.
    Para nós católicos é uma imensa alegria ter Dom Mariano como cidadão caraubense por uma semana, levando a mensagem de fé e paz às comunidades mais distantes. Dom Mariano disse que, "dessa vez veio de mala e cuia", para aqui ficar. 
    O Prefeito Ademar Ferreira recepcionou Dom Mariano, entregando a chave da cidade, desejando as boas vindas.

    Os Resultados do ENEM 2010...Para os especialistas, o esperado.

    Entre as cem melhores instituições, apenas 13 são públicas. Entre as cem piores, nenhuma é privada.
    O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 por escola. O desempenho das escolas particulares supera, e muito, o das públicas. Neste ano, 87 das cem melhores instituições são privadas.
    Pela primeira vez, o MEC decidiu dividir o resultado das instituições de ensino de acordo com a taxa de frequência de seus alunos na prova. São quatro os grupos: Vejam:
    No topo da lista, aparece o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. Em 2009, a escola havia perdido a primeira colocação, conquistada pela primeira vez em 2007, para o Colégio Vértice, de São Paulo. A média dos estudantes do Colégio São Bento no Enem 2010 foi de 761,7 pontos. A instituição de ensino teve 100% de participação na prova aplicada pelo MEC: ou seja, todos os concluintes do ensino médio fizeram o exame.   
    De acordo com o MEC, o avanço foi de 9,63 pontos: de 501,58 para 511,21 na prova objetiva. O ministro da Educação, Fernando Haddad, espera que essa média chegue a 600 pontos em 2028 - projeção feita a partir de outras metas, como as estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média perseguida para 2028, porém, é bem inferior aos 761,7 pontos obtidos pelo Colégio São Bento em 2010.
    Fonte: veja/abril.com.br