sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tabaco - Razões pelas quais não devemos fumar - um alerta no dia mundial de luta contra o tabaco.

 
 
 

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam: o cigarro é o responsável por 10 mil vítimas diárias. Uma das estratégias da OMS para controlar o uso do fumo é o Dia Mundial Sem Tabaco comemorado desde 1997 no dia 31 de maio. Todos os anos um tema é adotado pelos 191 países membros para divulgação da data. Dessa vez, o mote da campanha é "Tabaco, mortífero em todas as suas formas e disfarces".

No intuito de aumentar as vendas e conquistar novos consumidores, a indústria utiliza rótulos de "menos nocivos" para alguns dos seus produtos. Segundo a chefe da Divisão do Controle de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Tânia Cavalcante, "a população precisa saber que o tabaco é nocivo em qualquer produto, ou seja, os cigarros tidos como lights ou que contêm menos substâncias químicas, ainda assim, causam sérios danos à saúde da população".

Lights - Quando a ciência constatou que o cigarro poderia causar câncer, doenças cardíacas e enfisemas, a reação da população fumante foi imediata. A indústria, preocupada com a queda nas vendas, rapidamente introduziu novos produtos no mercado com propostas de serem menos prejudiciais à saúde. Assim surgiram os cigarros lights.

Depois de muitas pesquisas, a comunidade científica mundial concluiu que os cigarros lights/suaves e demais produtos do tabaco faziam tão mal à saúde quanto os normais. Os produtos light têm como única diferença os poros do filtro que, mais fechados, fazem com que a fumaça passe em menor quantidade. "A ausência da sensação de garganta irritada era um falso indício da eficácia do cigarro light", explica Tânia Cavalcante. No Brasil, desde 2001, os produtos do tabaco não podem conter na embalagem a palavra light.
 
Reconhecimento - Embora seja o segundo produtor e o maior exportador mundial de tabaco, o Brasil é reconhecido internacionalmente pela luta e controle do tabagismo. As ações desenvolvidas no país já apresentam indicadores que demonstram a redução do número de fumantes. Em 1989, por exemplo, 32% da população acima de 15 anos era fumante, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2003, esse número caiu para 19%.

Pelo destaque do país no combate ao tabagismo, o Brasil foi escolhido pela OMS para sediar um dos cinco centros laboratoriais mundiais de referência para controle e pesquisa dos derivados do tabaco por meio de uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse centro de pesquisa tornará o país uma referência para toda a América do Sul e Caribe.

As Políticas de Controle do Tabagismo
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo é desenvolvido pelo Inca em parceria com as 27 secretarias estaduais de saúde e propõe ações que visam a prevenção de doenças na população e estimulam a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. A elaboração de ações educativas e a ampliação do acesso ao tratamento para quem quer deixar de fumar são exemplos de políticas de combate ao tabagismo mantidas pelo Inca.

Para os que querem abandonar o hábito de fumar, uma das alternativas é recorrer ao Disque Pare de Fumar (0800-611997 - opção 6). Esse serviço presta informações sobre os métodos de tratamento e os efeitos da síndrome de abstinência. Os interessados também podem procurar as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem tratamento. A terapia inclui desde orientações sobre como deixar o fumo até o uso de medicamentos, se necessário.


Fonte: www.portal.saude.gov.br

A população de Santa Maria clamam por justiça...

 


Ontem, 30/05/2013, centenas de familiares e amigos das 242 pessoas mortas na tragédia da boate Kiss foram às ruas de Santa Maria (RS) na tarde desta quinta-feira para contestar a decisão da Justiça que liberou os quatro réus que estavam presos para que respondam ao processo em liberdade. Ao mesmo tempo, em Porto Alegre, dezenas de manifestantes se reuniram no Arco do Expedicionário, no Parque Farroupilha, para demonstrar solidariedade ao grupo que protestava na cidade da região central do Rio Grande do Sul. 
Portando cartazes com palavras como "vergonha" e "queremos justiça", além de fotos das vítimas, os participantes dos atos demonstraram revolta e tentaram mostrar que, ao contrário do que os desembargadores afirmaram para liberar os acusados, o clamor popular pela tragédia persiste. No anonimato, um pai mais exaltado chegou a dizer a uma rádio local que pode se tornar mais um delinquente. "Não sei que decisão tomar porque não tenho equilíbrio emocional para cruzar com um cidadão desses aí", revelou, referindo-se à possibilidade de encontrar um dos quatro réus ao acaso. 
"Se eles (os desembargadores) achavam que não tinha mais comoção, está provado que tem, sim", afirmou o presidente da Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, reiterando que todos ficaram com a sensação de um segundo velório apenas quatro meses depois de enterrarem seus filhos. Ferreira lembrou ainda que, a pedido de autoridades, familiares e amigos mantiveram a calma para evitar que o processo fosse transferido de Santa Maria para outra comarca. Mas, depois da soltura dos presos, revelou que todos estavam se sentindo como se tivessem sofrido um "desaforo da Justiça". 
O incêndio ocorreu na madrugada de 27 de janeiro e provocou comoção internacional. Dois sócios da casa noturna - Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann - e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira - Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão - estavam presos temporariamente desde o final daquele mês e responderão a processo por homicídio e tentativa de homicídio com dolo eventual qualificado por fogo, asfixia e motivo torpe. 
Na tarde de quarta-feira, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aceitou pedido dos defensores e relaxou a prisão dos quatro por entender que já não se faz presente o clamor público, não há qualquer demonstração de que os acusados venham a interferir no andamento da instrução criminal e não ver risco de que eles venham a fugir do País porque estão com passaportes retidos.
Fonte: estadão.com.br.

domingo, 26 de maio de 2013

Boa Tarde...Uma tarde Agradável!

O Vida com Harmonia, vem vivendo umas férias... mas nada de parar! É que em meio a tantas atividades no dia-a-dia, o tempo (essa eterna desculpa que usamos para justificar certas atitudes, anda realmente muito limitado), e não preciso entrar em detalhes, até porque o tempo...rss! Bom, como estava dizendo, nada do www.spavidacomharmonia.blogspot.com.br, estacionar!
E nesse lindo Domingo, venho aqui para dizer que estou realizando outras atividades, projetos (pessoais), que estão me deixando bem ocupada, mas bem feliz por está criando, recriando e fazendo aquilo que mais gosto, além do meu fazer diário como assistente social, profissão que escolhi e que tem tudo haver com o meu estilo pessoal de ser e está na vida!
E para deixar você, amigo leitor, com uma agradável leitura...que tal visitar o www.meialuainteira14.blogspot.com.br e fazer aquela viagem pelas palavras transformadas em poesias? É um convite meu! E se é daquelas pessoas que aproveita o seu tempo com qualidade, irá gostar de ler e reler o nosso trabalho! Um Domingo de paz e harmonia! E aquele lanche!!Abração!

Reinventar...



Fazer da vida a arte,
Criar com possibilidades de mudar,
Inventar na arte e refazer caminhos,
Os sonhos são inventados.

A arte é redesenho da mente humana,
A mente é criação divina,
Por isso sonha e cria,
As maravilhas, são obras de artes,
Da mente humana em movimento.

O traçar das linhas da arte 
Paralelos...são as curvas da mente.
A criação da vida
É obra do Homem 
Que cria e recria a vida
Em movimento!