sábado, 23 de julho de 2011

Semana Mundial do Aleitamento 2011 destaca o uso de mídias sociais



Utilizar as novas tecnologias de comunicação para divulgar os benefícios do aleitamento materno para a mãe, o bebê, a família e a sociedade. Esse será o propósito da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2011, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto. O tema escolhido para 2011 foi “Amamentação: uma experiência em 3D – Ativar e Celebrar. A data foi idealizada pela ONG “Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno” e é comemorada desde 1992 em mais de 150 países com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. 
Desde 1999 a campanha faz parte das atividades educativas no calendário das ações de Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde. A ideia central da Semana de Amamentação é ativar todos os veículos de comunicação, incluindo os meios digitais, como o uso de blogs, redes sociais, sites, mensagens pelo celular e e-mail. A campanha busca atingir não somente os adultos, mas também os jovens e crianças, tornando, com isso, a comunidade “amiga da amamentação”.  A campanha convida a população para entrar em contato com comunicadores locais na tentativa de ajudar a compartilhar mensagens e aumentar a conscientização sobre o tema; a conectar com outros ativistas da amamentação por email ou blog, Facebook ou Twitter; e a incentivar a integração com organizações que já trabalhem com causas sociais.

O tema da A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011 é "Talk to me! Breastfeeding a 3D Experience" = Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: uma experiência 3D. Este tema foi definido pela WABA (The World Alliance for Breastfeeding Action) procurando desenvolver a comunicação entre os diversos setores como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.
Abaixo algumas informações sobre a SMAM 2011, divulgadas no folder oficial da WABA. 

 Por que 3D?

Quando falamos em apoio à amamentação, a tendência é pensar em 2 dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, comunidade, sistema de saúde, etc.). Mas nenhum desses tem muito impacto sem a TERCEIRA dimensão – comunicação!

A comunicação é parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação.

O que podemos fazer para ter uma experiência 3D – Mexa-se e celebre!

1) Conecte-se com outros ativistas da amamentação por email ou blog, Facebook ou Twitter, e comece a planejar!

2) Entre em contato com comunicadores locais: professores, jornalistas, publicitários, estudantes, líderes comunitários – para ajudá-los a construir e compartilhar mensagens vitais e aumentar a conscientização.

3) Entre em contato com unidades de saúde locais e ajude-os a implementar estratégias de alcance para mulheres grávidas e lactantes ou cursos de treinamento para consultores em aleitamento e aconselhamento em amamentação.

4) Escreva para seu empregador e órgãos governamentais locais ou nacionais e peça patrocínio para um evento da SMAM e, caso necessário, alerte-os sobre a necessidade de prevenir conflitos de interesses evitando apoio ou qualquer forma de colaboração de indústrias ou representantes de produtos abrangidos pelo âmbito da legislação. (No caso brasileiro, da NBCAL).

5) Seja o anfitrião de um evento onde as pessoas podem compartilhar suas histórias com criatividade – uma exposição de arte em conjunto, um monólogo, uma competição de vídeos online, festival de filmes, feira alternativa de artesanato, fórum de discussão virtual, o céu é o limite!

 6) Incentive o ensino da amamentação em escolas e universidades e a integração com organizações que já trabalhem com causas sociais para realçar a amamentação através de pontos de vista variados.

7) Fale com as pessoas à sua volta!

Que resultados queremos alcançar este ano?

- Estimular comunidades e unidades de saúde a usar novas tecnologias para atingir o maior número de pessoas com informações sobre amamentação e alertá-los sobre os conflitos de interesse que surgem, quando entidades que obtêm lucro a partir da venda ou distribuição de produtos abrangidos pelo Código Internacional de Publicidade de substitutos do leite materno (no Brasil, NBCAL) promovem a amamentação.

- Aumentar o alcance do ativismo em prol da amamentação, envolvendo grupos que geralmente demonstram menor interesse (p. ex.: jovens, homens, ativistas de planejamento familiar).

- Desenvolver e melhorar a orientação de técnicas de comunicação em amamentação e treinamento de saúde e buscar participação ativa dos jovens.

- Através das redes, criar e ampliar canais de comunicação entre diferentes setores, para que a informação e feedback em amamentação possam ser acessados e intensificados. 

- Encorajar especialistas em amamentação e comunicadores experientes a tornarem-se mentores de novos ativistas e recém chegados à nova era da comunicação, independente da faixa etária.

- Explorar, apoiar, reconhecer e implementar comunicações inovadoras com criatividade aproxima e proporciona um espaço para que as pessoas desenvolvam suas idéias.

Você está falando comigo?

Conexão, sinergia, colaboração, parceria: COMUNICAÇÃO. Estas palavras capturam a energia e o poder do desenvolvimento humano. Há vinte anos, no Centro Innocenti, um grupo de profissionais de saúde e líderes globais uniram forças para uma causa que vale a pena – o apoio, promoção e proteção da amamentação por todo o mundo. A Semana mundial da amamentação foi criada para comemorar a Declaração de Innocenti e, desde então, tornou-se um evento anual celebrado por milhares de pessoas em todo o mundo.

Atualmente, a internet nos traz a possibilidade de encontrar facilmente informação sobre qualquer coisa. Usamos as redes sociais para encontrar rapidamente amigos e familiares que moram longe. Em relação à amamentação, existe muita informação disponível através destes canais. Não há dúvida de que a amamentação fornece uma bagagem de saúde nutricional e preventiva para bebês e crianças, e é uma das práticas mais sustentáveis da terra. 

A amamentação também é importante para as mulheres – ajudando-as a perder peso após o parto, protegendo-as contra o câncer de mama e outras doenças, e adiando o retorno da menstruação e ovulação. No entanto, em muitos lugares do mundo ainda travamos uma batalha contra os baixos índices de amamentação exclusiva e continuada. 

Por que existe uma lacuna entre o que sabemos e o que está efetivamente acontecendo, e o que podemos fazer a respeito?  

Assim como os componentes do leite materno, que formam um complexo vital de nutrientes e células vivas, a interação renovada e animada entre as pessoas é vital para cultivar e apoiar as mães que amamentam! Estas interações fazem com que a mãe saiba que não está sozinha! Enquanto governos locais e nacionais respondem ao crescimento das disparidades no sistema de saúde e recessão econômica em suas comunidades, a amamentação se estabelece consistentemente como uma iniciativa sustentável, democrática e uma resposta de baixo custo a estas pressões. Campanhas tais como a SMAM, Healthy People 2020 nos EUA, One Million Campaign e outras políticas de saúde em muitos países, esclarecem às mães que é possível amamentar.

Com tantas formas de comunicação acessíveis pela ponta dos dedos, agora é o momento perfeito para compartilhar e empoderar. O desafio é encontrar mensagens criativas com as quais possamos nos identificar, envolvendo também espectadores não-tradicionais. Um público importante é a geração jovem. Jovens tem uma variedade de idéias, energia e entusiasmo e desempenham um importante papel na formação do futuro de suas comunidades. 

Uma mãe precisa sentir-se apoiada, mas este apoio precisa vir de fontes e setores múltiplos, com mensagens corretas e consistentes de todos os seus contatos. 

O tema da SMAM 2011 nos lembra que amamentar é uma experiência 3D – uma oportunidade de ter um maior alcance, um investimento em um futuro saudável e, finalmente, uma lente ímpar através da qual vemos o mundo. Lembremos – para obter sucesso nesta campanha precisamos comunicar. Nós somos o mundo, e nós queremos saber porque amamentar é importante.

Este ano estamos pedindo a cada um de vocês que amplie seus horizontes, através de todo e qualquer meio de comunicação ao qual tenha acesso, e compartilhe as mensagens necessárias para empoderar toda mulher e toda comunidade, para que tenham sucesso no ideal de amamentação.



Fonte: www.aleitamento.com

quarta-feira, 20 de julho de 2011

AMIGOS(AS)...AMIGOS(AS)!! BOM TÉ-LOS!


VOCÊ MEU AMIGO DE FÉ MEU IRÃO CAMARADA...AMIGO A GENTE ENCONTRA, O MUNDO NÃO É SÓ AQUI...UM AMIGO VALE OURO...E TANTAS E TANTAS COISAS DIZEMOS SOBRE AMIZADES, QUE SÃO CONSTRUÍDAS ENTRE AS PESSOAS...OS ANIMAIS, ETC. SABE AQUELA VONTADE DE VER, REVER, ESTÁ COM AQUELA PESSOA, POIS É, EU ACHO QUE ESSA É A VERDADEIRA AMIZADE, POIS EXISTE UMA AFINIDADE, E TEMOS A CERTEZA QUE PODEMOS NOS DOAR E RECEBER ATOS SOLIDÁRIOS EM QUALQUER SITUAÇÃO! UM GRANDE ABRAÇO AMIGOS(AS)!


SMAS ATRAVÉS DO CRAS II REALIZA AÇÃO ITINERANTE NA COMUNIDADE DE MIRANDAS

A comunidade de Mirandas
O CRAS II em Caraúbas, realizou ação itinerante, dentro da proposta de tipificação do MDS, Proteção Social Básica - a atividade teve como objetivo ofertar os serviços desenvolvido pelo CRAS na comunidade de Mirandas, que faz parte do seu território de abrangência, incluindo as outras comunidades circunvizinhas. 

Na ocasião, além das informações sobre os serviços, foi realizada uma roda de conversa visando tirar as dúvidas sobre o PBF e demais serviços ofertados pela Política de Proteção Social Básica. 
Na avaliação da equipe técnica do CRAS II, a ação itinerante nas comunidades pertencentes a area de abrangência é de grande importância, uma vez que, as famílias tem dificuldades para se deslocarem até Caraúbas. Outro ponto importante diz respeito a descentralização dos serviços, que sai da rotina para ir de encontro com as necessidades das famílias.

Participaram da ação, o coordenador do PBF em Caraúbas, Karol Woijtila, Coordenadora de Programas, Ana Paula, Assistente Social, Sônia Pereira, Aldenice, Orientadora ocial do Projovem Mirandas e a Recepcionista do CRAS II , Luzia Regiane. 

UMA FAMÍLIA INFORMADA ABRE PORTAS PARA A SUA QUALIDADE DE VIDA


TRABALHOS QUE EXPRESSAM A ARTE DOS ADOLESCENTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE

O SIMPLES SE TRANSFORMA EM LUXO
Os adolescentes do Projovem Adolescente - CRAS II, vem expressando a arte de cada um, através de Oficinas, com a orientação da Facilitada Ozicleide Menezes, que com a sua criatividade, transforma objetos , como telha. pedaços de madeiras em obras de arte. Além das oficinas os Coletivos exercitam a arte de representar, através de peças teatrais, gincana e os encontros onde debatem e questionam sobre a realidade onde vivem.
Vejam a galeria de telas do Projovem Garra - orientadora Josilene Figueiredo.




PARABÉNS A EQUIPE E TODOS OS PROJOVENS ADOLESCENTES DO CRAS II

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cartões e presentes do UNICEF
Oferecer um presente a um amigo ou alguém de sua família é demonstrar carinho e respeito.

Ao adquirir presentes e cartões do UNICEF você vai além: você também estende esse gesto a crianças e adolescentes que precisam de seu apoio. A renda gerada com a venda de nossos produtos é destinada aos projetos que apoiamos em todo o Brasil.
E você ainda conta com peças exclusivas e de alta qualidade, que é a marca do UNICEF.
Conheça nossa loja virtual: http://www.lojaunicef.org.br
FONTE: www.unicef.org.br
VAMOS FAZER ALGUMA DOAÇÃO...AS CRIANÇAS DO BRASIL AGRADECEM!!

ESPECIAL ECA 21 ANOS Nº 03

As principais estratégias do protocolo são:
  1. Articulação e mobilização social para a universalização dos direitos da criança e do adolescente, com particular incidência em crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, em relação a: onde moram (Amazônia, Semiárido e comunidades populares dos centros urbanos); origem étnico-racial (afro-brasileiros e indígenas); condição pessoal (crianças e adolescentes com deficiência, vivendo com HIV e vítimas de preconceito e discriminação).
  2. Promoção da garantia plena dos direitos de cada criança e adolescente fortalecendo as ações de ambas as Partes e de seus parceiros, em especial aquelas ações com recorte de gênero, de raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero e de pessoas com deficiência, nos temas seguintes:
      – Qualificação dos Conselhos Tutelares e reforço dos mecanismos locais de detecção, notificação e denúncia de violações dos direitos de crianças e adolescentes; – Redução da Violência na família com particular atenção para o fortalecimento das competências familiares em relação à proteção integral e educação em direitos humanos de crianças e adolescentes no espaço doméstico e comunitário; – Fortalecimento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, especialmente do processo de Municipalização de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; – Redução da violência letal de adolescentes por força da mobilização de governos e da sociedade em todos os níveis e, particularmente, pactos municipais; – Promoção do Direito à Identidade de Crianças e Adolescentes, no âmbito do programa nacional de erradicação do sub-registro de nascimento. – Promoção da igualdade de oportunidades, promoção da cidadania e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, incluindo aquelas com deficiência, com ênfase nos recursos de acessibilidade.
  3. Contribuição para o fortalecimento da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH em seu papel coordenador da implementação e monitoramento de políticas de promoção dos direitos da Criança e do Adolescente.
  4. Fortalecimento da participação social e articulação com as organizações da sociedade civil, principalmente por meio do CONANDA, para a formulação de políticas públicas em prol dos direitos da criança e adolescente, como a elaboração da Política Nacional e do Plano Decenal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  5. Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, antes, durante e após a realização dos grandes eventos desportivos no Brasil – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.
  6. Atuação conjunta nas ações de proteção integral de crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade ocasionados por obras de infraestrutura, bem como em situação de desastres naturais.

ESPECIAL ECA Nº 02

Secretaria de Direitos Humanos e UNICEF unem-se na defesa dos direitos de crianças e adolescentes



Brasília, 14 de julho – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) assinaram nesta quinta-feira (14), às 13h30, um protocolo de intenções para promover os direitos de cada criança e de cada adolescente brasileiro dentro do marco dos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Convenção sobre os Direitos da Criança. A assinatura aconteceu no gabinete da ministra Maria do Rosário, na sede da Secretaria, em Brasília.
O protocolo tem como finalidade registrar os objetivos e as responsabilidades compartilhadas entre a SDH e o UNICEF na articulação e mobilização social para a universalização dos direitos da criança e adolescente. A prioridade são as regiões brasileiras de maior vulnerabilidade e marcadas pelas disparidades sociais, como o Semiárido, a Amazônia e as comunidades populares dos grandes centros urbanos.
Para a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, o protocolo vai fortalecer ainda mais a relação da agência da ONU com a SDH e demais parceiros: "A parceria do UNICEF no Brasil com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) visa promover, de forma plena, os direitos de cada criança e cada adolescente e se dará pelo fortalecimento das ações conjuntas e com outros parceiros. Teremos uma especial atenção àquelas ações com recorte de gênero, de raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero e de pessoas com deficiência".

Fonte: www. unicef.org.br

E Caraúbas está unida rumo Pró-Selo UNICEF - Município Aprovado??

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESPECIAL - ECA -21 ANOS!

NO MÊS DO ANIVERSÁRIO DO ECA O VIDA COM HARMONIA E BEM ESTAR DEIXA UM ALERTA E TODA SOCIEDADE CARAUBENSE - QUE TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEJAM RESPEITADAS E TENHAM DIREITOS GARANTIDOS, VISTO QUE, É LEI! 


A Declaração dos Direitos da Criança

PRINCÍPIO 1º
Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!

PRINCÍPIO 2º
Toda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.

PRINCÍPIO 3º
Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.

PRINCÍPIO 4º
As crianças têm direito à crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Toda criança também têm direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica!

PRINCÍPIO 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais! Porque elas merecem respeito como qualquer criança!

PRINCÍPIO 6º
Toda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão.
As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário. O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente

PRINCÍPIO 7º
Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!

PRINCÍPIO 8º
Seja em uma emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.

PRINCÍPIO 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por pouco caso dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem será levada a fazer atividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.

PRINCÍPIO 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.