quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prossegue as nomeações para cargos nas instituições públicas estaduais no RN.

O governador Robinson Farias prossegue nomeando seus assessores para pastas importantes para as instituições estaduais ainda sem definições até ontem.
O Diário Oficial do Estado desta Quarta-Feira traz a lista de nomeados para unidades do Detran no interior do Estado e Unidades Prisionais. Para o Detran em Angicos, Maria Luziene Cado de Macedo Lira, o Detran em Nova cruz, ficara sob a responsabilidade de Cícera de Oliveira Freitas.
Para o Detran em São Miguel, foi nomeado Waldêncio Pessoa de Aquino, e Tayrone Batista de Araújo, para a unidade de Caicó, no Seridó.
E os nomeados para as Unidades prisionais ainda sem representantes foram: Para a Cadeia Pública de Caraúbas, vai Ivna Mara Barreto Benevides Gurgel, e Para o Presídio de Pau dos Ferros, Jaime de Carvalho Costa Neto.
Desejamos boa sorte para todos os indicados.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O grande vencedor do Oscar 2015 foi o filme Birdman.

Veja na integra a matéria do G.1
O grande vencedor do Oscar 2015 foi ‘Birdman’, o filme de um diretor mexicano. Levou os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e fotografia. Veja na reportagem de Hélter Duarte.
A segurança nos arredores do Teatro Dolby foi reforçada por atiradores de elite, mas a maior ameaça ao tapete vermelho veio do céu: uma chuva que há muito tempo Los Angeles não via.
Nada que impedisse o desfile de Patricia Arquette, Rosamund Pike, Emma Stone, Marion Cotillard, Ethan Hawke e Cate Blanchett.
Juliano Salgado chegou ao lado do cineasta alemão Wim Wenders. Eles dirigiram em parceria ‘O Sal da Terra’, que conta a história do mineiro Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo e pai de Juliano. O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário de longa-metragem.
“O coração está batendo muito forte, momentos assim de muita expectativa”, disse Juliano Salgado.
J.K. Simmons, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por ‘Whiplash’, diz que está muito feliz. “É um pouco assustador, não tem nada garantido”, afirmou.
Um momento de ansiedade máxima: as portas do teatro foram fechadas e a cerimônia começou. Os mais de seis mil jurados da academia tiveram dias para escolher os vencedores do Oscar 2015, um ano marcado pela indicação de filmes de baixo custo e por uma polêmica: a falta de diversidade - os 20 indicados ao Oscar de melhor ator e melhor atriz eram todos brancos.
A noite começou com prêmio de melhor ator coadjuvante e veio a confirmação do favoritismo: J.K. Simmons ganhou o primeiro Oscar da carreira e fez um discurso emocionante. Ele disse: “Sou grato à minha mulher Michelle, pelo seu amor, generosidade, sabedoria, sacrifício e paciência”.
Na categoria de melhor atriz coadjuvante, outra favorita levou a estatueta: Patricia Arquette, de ‘Boyhood’. No discurso, ela pediu igualdade para as mulheres e foi aplaudida por Meryl Streep, que concorria ao mesmo Oscar.
Melhor documentário de longa-metragem: ‘O Sal da Terra’ perdeu para ‘Citizen Four’, da americana Laura Poitras. O filme é sobre o programa de espionagem da NSA, agência americana de segurança nacional, revelado por Edward Snowden.
O rapper Common e John Legend cantaram o tema de ‘Selma’, indicado ao Oscar de melhor música. Eles emocionaram o elenco do filme, e a plateia aplaudiu de pé. Os dois voltaram ao palco em seguida para receber a estatueta.
Para melhor diretor, o mexicano Alejandro González Iñárritu ganhou seu primeiro Oscar por ‘Birdman’, e dedicou o prêmio à equipe.
Na hora do anuncio, Eddie Redmayne levou um susto. Ele levou o Oscar de melhor ator por ‘A Teoria de Tudo’, em que interpreta o físico britânico Stephen Hawking, que sofre de ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica. Eddie disse que o prêmio é de todos que lutam contra a doença e da família Hawking.
Emocionada também ficou Julianne Moore ao ser chamada ao palco para receber o Oscar de melhor atriz. Ela interpretou uma linguista com Mal de Alzheimer em ‘Para Sempre Alice’. E disse ao marido: “Obrigado por me dar um lar”.
E para encerrar a noite, o principal prêmio. Iñárritu, que já tinha faturado as estatuetas de melhor roteiro e direção, levou também melhor filme. Ele homenageou o protagonista, Michael Keaton, e dedicou a vitória aos mexicanos.
‘Birdman’ conta a história de um astro do cinema decadente, interpretado por Michael Keaton, que tenta recuperar um pouco do antigo prestígio com uma peça na Broadway. Birdman levou as estatuetas de melhor filme, diretor com o mexicano Alejandro González Iñárritu, roteiro original e fotografia.
Um dos grandes momentos da festa do Oscar foi quando Lady Gaga subiu ao palco do Dolby Theater para uma homenagem espetacular: cantou o tema do filme ‘Noviça Rebelde’, o inesquecível ‘The Sound of Music’. A apresentação foi depois da exibição de um clipe lembrando a história do musical, que completa 50 anos.
Lady Gaga foi acompanhada por uma orquestra de violinos. No final, foi ovacionada pela plateia, e ainda ganhou um abraço da atriz Julie Andrews, que interpretou a incomparável Freira Maria.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Regionalização da saúde foi tema de reunião com coordenadores da SESAP RN.



A regionalização da saúde foi tema de reunião realizda no dia 20 de Fevereiro de 2015 pelo gestor da saúde, Ricardo Lagreca. Estavam presentes além do secretário adjunto da Sesap, Marconi Rocha, os representantes da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência, Promoção à Saúde, Regulação, Planejamento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Jurídico, Coordenadorias Financeira e de Administração.


O Secretário falou das dificuldades enfrentadas e de alternativas através das parcerias com outros orgãos, como por exemplo, o judiciário e as universidades para superr tais dificuldades. E enfatizou a responsabilidade de cada ente na meloria e execução dos SUS no RN.

Fonte: ascon sesap/rn.

Chuvas isoladas serão discutidas por meteorologistas na EMPARN.


Foto da web
Nas próximas terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de fevereiro, meteorologistas de vários Estados do Nordeste se reunirão na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em Natal, para discutir as previsões da meteorologia para as próximas semanas na região. O encontro acontece todos os meses em Estados diferentes do Nordeste.
O meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho vai participar da reunião em Natal e explica que um dos pontos a serem discutidos pode ser o Sistema Vórtice Ciclônico de Ar Superior (SVCAS), que em atuando na zona de convergência intertropical nos últimos dias, o principal causador das chuvas isoladas que vêm caindo.
“É este sistema que está provocando as chuvas isoladas e mal distribuídas que estamos vendo. Em Mossoró tem chovido em alguns bairros e outros não. Outro dia caiu uma chuva que registrou 56 milímetros na subestação da UFERSA, mas no conjunto Redenção não foi a mesma coisa”, explica Espínola.
O meteorologista destaca ainda que mesmo caindo chuvas isoladas todos os dias nas últimas semanas, não significa que é o início do período chuvoso propriamente dito. “Nos próximos dias as chuvas isoladas devem continuar e vamos falar sobre isso no encontro, com certeza. Mas ainda não é inverno, não pode ser considerado animador”, conclui José Espínola.
Fonte: Gazeta do Oeste

Oscar 2015

Foto da web
Você curte filmes? Se curte deve está por dentro dos inicados oa maior prêmio do mundo do cinema, cuja premiação acontecerá hoje em Las Vegas nos EUA, com transmissão ao vivo pela Globo, logo após o BBB.
BIRDMAN - 9 indicações

Sinopse: Riggan Thomson (Michael Keaton) é um ator que no passado interpretou um super-herói de grande sucesso. Anos depois, com a carreira em crise, decide montar uma peça para a Broadway para deixar para trás de vez o papel que tanto marcou sua trajetória
Indicações: Filme, atriz (Emma Stone), diretor (Alejandro González Iñárritu), ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), roteiro original, fotografia, mixagem de som, edição de som
Confira ai a relação e veja se o seu favorito vai levar o Oscar, logo mais a noite.
O Grande Hotel Budapeste - 9 indicações

Sinopse: Durante o período entre as duas guerras mundiais, um concierge de um famoso hotel na Europa faz amizade com um jovem empregado. Os dois se envolvem no roubo de uma pintura renascentista inestimável e na batalha por uma fortuna de família. Tudo isso em meio às mudanças ocorridas na Europa nos anos 20.
Indicações: filme, diretor (Wes Anderson), roteiro original, figurino, maquiagem e penteado, fotografia, edição, trilha sonora, design de produção
Melhor Filme
O Jogo da Imitação - 8 indicações
Sinopse: Cinebiografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), que usou seus conhecimentos de matemática, lógica e computação durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar os Estados Unidos. Para além do profissional, se escondia um homem em conflito com sua homossexualidade. Indicações: filme, diretor (Morten Tyldun), ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Keira Knightley), roteiro adaptado, edição, trilha sonora, design de produção.
Boyhood - Da Infância a Juventude- 6 indicações
Sinopse: A história do pequeno Mason (Ellar Coltrane) da infância ao alvorecer da adolescência enquanto precisa lidar com a separação dos pais  (Ethan Hawke e Patricia Arquette). Indicações: filme, diretor (Richard Linklater), ator coadjuvante (Ethan Hawke), atriz coadjuvante (Patricia Arquette), roteiro original, edição.
Sniper Americano - 6 indicações
Sinopse: Chris Kyle, maior atirador do exército americano, é enviado para o Iraque e logo se torna uma lenda conforme as histórias da sua coragem e as vidas que salvou vão se espalhando. Ao mesmo tempo que precisa se proteger dos inimigos que o fizeram de alvo, Kyle ainda tem que lidar com as dificuldades de ser um bom pai e marido mesmo estando do outro lado do mundoIndicações: filme, ator (Bradley Cooper), roteiro adaptado, edição, edição de som, mixagem de som.
A Teoria de tudo - 5 indicações

Sinopse: Baseado na história da vida de Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos da atualidade. Focado em sua vida pessoal, o filme mostra o romance com a a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones), suas descobertas científicas e o desafio enfrentar ao uma doença motora degenerativa aos 21 anos. Indicações: filme, ator (Eddie Redmayne), atriz (Felicity Jones), roteiro adaptado, trilha sonora.

Foxcatcher - 5 indicações 

Sinopse: A história real dos irmãos e lutadores Mark (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo) e o relacionamento complicado com o excêntrico John Eleuthère Du Pont (Steve Carell), milionário que constrói um centro de treinamento. O que parecia uma amizade verdadeira se transforma em tragédia
Indicações: diretor (Bennett Miller), ator (Steve Carrell), ator coadjuvante (Mark Ruffalo), roteiro original, maquiagem e penteado.
Interestelar - 5 indicações

Sinopse: Um grupo de exploradores embarca em uma viagem pelo tempo e espaço através de um wormhole, portal que liga dois pontos do universo. Indicações: efeitos visuais, trilha sonora, edição de som, mixagem de som, design de produção

Whiplash - Em Busca Da Perfeição -  5 indicações 
Sinopse: Um jovem músico luta para ser o melhor bateirista de jazz de sua geração. Para isso, acaba sofrendo nas mãos de Terence Fletcher (JK Simons), um exigente professor, que acaba ultrapassando limites e o leva ao extremo. Indicações: filme, ator coadjuvante (J.K. Simmons), roteiro adaptado, edição, mixagem de som
Mr. Turner - 4 indicações
Sinopse: Cinebiografia do pintor do século XIX J.M.W. Turner, conhecido por suas paisagens e pelo estilo único - e também pelo ambiente excêntrico em que convivia. Indicações: design de produção, trilha sonora, fotografia, figurino.
Fonte: cineclik 

Febre Chicungunha, a doença do momento


Foto da web
A febre chicungunha é uma doença viral parecida com a dengue transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.
O certo é que o chicungunha está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
Sintomas
Embora os vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.
Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional.
Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento contra a febre chicungunha é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.
Prevenção
Não existe vacina contra febre chicungunha. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença
Observação importante:
No Brasil, os primeiros casos registrados da febre chicungunha indicavam que os pacientes tinham sido infectados no exterior, num dos 40 países por onde o vírus circula faz tempo. Naquele momento, os episódios foram controlados, mas o risco de transmissão do vírus CHIKV em território nacional não foi afastado.
Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, até 15 de novembro de 2014, foram registrados 1.364 novos casos da doença. Mesmo assim, o Ministério garante que não há motivo para alarme, uma vez que nossos serviços de saúde e de vigilância sanitária estão atentos. Os casos confirmados no Brasil foram notificados para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na mesma linha de conduta, médicos, laboratórios e as secretarias municipais e estaduais de saúde estão recebendo orientação sob a melhor forma de agir diante da nova doença.
Fonte: Drauziovarella.com.br

Com a chegada das chuvas o cuidado com o meio ambiente deve aumentar para prevenir a poluição e as doenças

Foto do blog Martins em Pauta

Essa imagem que você está visualizando acima, é de uma ponte na região de Apodi - RN, a água que passa por ai desagua na conhecida Lagoa de Apodi/RN, veja como está o grau da poluição por lá. São todos os tipos de lixo jogado no meio ambiente pelos moradores e visitantes que passam nessa localidade chamada de Sítio Ponta, em Tião Mariano.

É importante cuidar do nosso meio ambiente para que a poluição não venha provocar estragos nas Laguas, açudes e Riachos em nosso entorno. Além de entupimentos de esgotos, a sujeira provocada pela falta de educação ambiental e higienização das pessoas podem provocar grandes estragos ao meio ambiente e saúde da população  que moram nas redondezas dos espaços que acumulam a água das chuvas.

Como exemplo podemos citar uma das doenças que mais afeta as pessoas no período das chuvas, a Dengue, e sem falar que agora também tem a tal de Chicungunha, uma febre que é transmitida pelo mesmo mosquito que provoca a Dengue, o que requer cuidados dobrados para prevenir essas doenças horríveis. Cuidar do noso meio ambiente é a melhor forma de prevenção dessas doenças que matam muita gente pelo mundo a fora.

Orquestra de Música de Luis Gomes se apresentará em cidades da Europa.

Foto da web

Formada por adolescnetes a Orquestra FUNFFEC de Cordas do município de Luís Gomes, no alto Oeste do RN recebeu três convites de importantes centros de formação musical na Europa: Academia Sibelius, em Helsinki, na Finlândia, Royal Academy of Music, em Aarhus, na Dinamarca, e a Universidade de Munster, em Munster, Alemanha.
A Orquestra Funffec de Cordas iniciou seus trabalhos em julho de 2012 envolvendo crianças e adolescentes da comunidade de Luís Gomes. A OFC começou com 12 integrantes e hoje possui 28. Somando os alunos da orquestra e das turmas de base, a iniciativa atinge o total de 60 alunos.
A orquestra já se apresentou no auditório da escola de música da UFRN, em Natal. Também já contabiliza cerca de 15 apresentações nas cidades da região Oeste do Estado. Se apresentou quatro vezes em Teresina, participou do primeiro encontro potiguar de orquestras em Mossoró e já tem convite para a segunda edição. Além disso, tem convite para retornar a Natal em maio deste ano e convite para Catolé do Rocha e João Pessoa em março.
Os convites resultam de uma parceria que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mantém com os centros de formação da Europa. A Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC) trabalha em conjunto com a UFRN, o que proporcionou a oportunidade de ir à Europa.
“Desenvolvemos um projeto de inclusão social em Luís Gomes, uma cidade que era carente de cultura. Os convites vêm coroar o esforço de todos que integram a orquestra e só foi possível graças às nossas parcerias, que nos proporcionaram essa conquista”, declarou Leandro Fernandes, maestro-regente da orquestra.
E a orquestra já se prepara para as viagens internacionais que acontecerão a partir de 15 de outubro. “Serão 15 dias percorrendo Finlândia, Dinamarca e Alemanha e já estamos nos preparando. Nossos treinos agora acontecem, durante três horas, três vezes por semana”, ressaltou Leandro.
No final de janeiro, um vídeo institucional da Funffec foi exibido em um congresso internacional na Malásia (Glomus Network), no qual o representante da America Latina foi o professor-doutor Fabio Presgrave, da Escola de Música da UFRN. Esse vídeo atraiu olhares de algumas instituições, que passaram a conheceram a Orquestra Funffec de Cordas.
Fonte: Gazeta do Oeste