sábado, 20 de junho de 2020

Stress e qualidade de vida.


Desde o Século XIV a origem e significado de stress, vem sofrendo diversas evoluções. Naquela época, segundo o vocabulário inglês, significava «pressão ou constrição de natureza física», já no século XVIII significava «pressão sobre uma pessoa».
Na metade do século XIX o conceito de stress passou a ser descrito como: pressões que incidem sobre um órgão corporal ou sobre a mente humana. No século XX manteve esta definição, embora a classe médica a especifique como: resposta não específica do organismo a qualquer exigência. 
Numa perspectiva biomédica, o stress é visto como um conjunto de alterações físicas e químicas do organismo, desencadeadas pelo cérebro para tornar o indivíduo mais apto a enfrentar uma situação nova que exija adaptação.
O stress é visto sobre o ponto de vista da fisiologia, como uma excessiva concentração de serotonina nos sistemas hormonais. Este excesso pode registar-se no sistema simpático, medula-supra-renal ou, ainda, no sistema hipófise-córtico-supra-renal.

O que é o stress?

Em psicologia o conceito de stress remete-nos para as diversas dificuldades que o indivíduo tem de enfrentar, como sejam os acontecimentos vitais (momentos estressantes na vida). O nível de stress face a um determinado acontecimento da vida varia de individuo para individuo. Um emprego instável (stress no trabalho), uma ruptura familiar, a sobrecarga de tarefas, a entrada na reforma, são alguns dos exemplos de causas de stress mais comuns, contudo, os fatores que o podem originar são inúmeros.
Perante uma situação de stress, as reações hormonais são fruto de fatores psíquicos, tais como a novidade e a incerteza contidas na situação e a capacidade de agir para a modificar. Não há, porém, apesar da dualidade ente as hormonas e o comportamento, uma uniformidade de resposta a uma situação de stress. Cada indivíduo tem a sua própria forma de reagir a determinadas situações da vida que possam provocar stress. Os fatores que podem influenciar esse modo de reagir são diversos, a saber: a experiência passada, fatores genéticos e os riscos patológicos que estão subjacentes a essa situação. 
stress possui diversas manifestações  no nosso organismo, que variam de acordo com o nível de stress a que estamos sujeitos e também variam de indivíduo para indivíduo. As consequências do stress na nossa saúde também variam de acordo com a intensidade de stress a que estamos sujeitos e da nossa capacidade em lidar com ele.
Dentre as principais causas do estresse estão as mudanças na rotina e estilo de vida do indivíduo, problemas com a vida pessoal, no relacionamento, trabalho, sobrecarga, provas, tensões, falecimento de pessoas próximas levando a um choque emocional, prazos curtos para realizações de tarefas, privação de sono e repouso, problemas financeiros, isolamento, ou problemas sociais, troca de turnos no trabalho, doenças como depressão, ansiedade, lúpus, câncer, hipertensão, dependência de drogas como álcool, cigarro ou até mesmo o alto consumo de cafeína.
O diagnóstico é realizado por médicos ou psicólogos por investigação do estado emocional do paciente através de perguntas de sintomas e da rotina do paciente. É importante que ao apresentar qualquer sintoma relacionado acima o paciente procure orientação de um profissional de saúde, pois em muitos casos os indivíduos procuram em fases tardias onde o mesmo já apresenta complicações da doença como gastrites, enxaquecas, insônia, problemas cardíacos ou até infarto.

O tratamento de primeira escolha é a mudança no ritmo e estilo de vida da pessoa, a prática de exercícios físicos, alimentação saudáveis e prática de meditação, yoga, relaxamento e acupuntura normalmente são ótimas opções para evitar o estresse. Caso essas opções não resultem em benefícios á saúde do indivíduo há opções farmacológicas como o uso de medicamentos inicialmente naturais como a Valeriana, Passiflora, erva-cidreira, chá preto entre outros. Porém em casos que ainda haja resistência do estresse também existem opções farmacológicas mais potentes cujas quais são restritas e precisam de prescrição de um especialista.

Diante do exposto, conclui-se que, o momento atual, no qual estamos imersos em mudanças de estilo de vida, provocado pela Pandemia, muitas vezes de extrema preocupação, nos leva a desenvolver stress, deixando a nossa saúde em risco. Portanto, devemos nos precaver e buscar viver de forma serena e com a certeza de que tudo vai passar em breve!  
Fonte: Info Escola/Saúde e Bem Estar