segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O significado do Presépio - um dos símbolos do Natal


O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. A idéia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo. Resolveu então montá-lo em tamanho natural, em uma gruta de sua cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Presépio significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas a palavra é usada com freqüência para indicar o próprio estábulo. Jesus ao nascer foi reclinado em um presépio que provavelmente seria urna manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas naturais da Palestina, utilizadas para recolher animais. Outra versão é que o presépio de Jesus era feito de barro, aproveitando-se uma saliência da rocha e adaptando-a para tal finalidade. Esta é, sem dúvida, a versão mais aceita.

O presépio de São Francisco incluía uma manjedoura, acima da qual foi improvisado um altar. Nesse cenário ocorreu a missa da meia-noite, na qual o próprio santo com a vestimenta de diácono cantou o Evangelho juntamente com o povo simples e pronunciou um sermão sobre o nascimento do Menino Jesus.

Conta-se que naquela noite especial, enquanto o santo proferia as palavras do Evangelho sobre o nascimento do Menino Jesus, todos os presentes puderam ver uma criança em seu colo, envolvida em um raio de luz. A cena foi narrada em 1229 por Tommaso da Celano, biógrafo de São Francisco de Assis. Desde então, os presépios foram se tornando cada vez mais populares e, além das figuras tradicionais do Menino Jesus deitado na manjedoura, Maria e José, acabaram incluindo uma enorme variedade de personagens como os pastores, os Reis Magos, a estrela e os animais.

No Brasil, em muitos estados do Nordeste, até hoje a montagem dos presépios é acompanhada de danças e festejos conhecidos como Pastorinhas, versões brasileiras dos autos de Natal, que eram encenações do nascimento de Jesus típicas de algumas regiões da Europa, como a Provença, na França.
Fonte: www.catequisar

Mensagem de Natal aos leitores do Blog SPA Vida com Harmonia

491039 Mensagens sobre Jesus para facebook 24 Mensagens sobre Jesus para Facebook

É Natal! E o que é o Natal? É um tempo muito importante, falamos de amor, de paz, de felicidade e desejamos um monte de coisas boas as pessoas, famílias e amigos. Mas escutamos de muitas pessoas sábias que, de nada adiante se não existir o verdadeiro amor! Não vale a gente desejar por desejar, não vale a gente fazer por vaidade ou algo assim.
O homem, o filho de Deus, o Nosso Senhor Jesus Cristo, fez por nós e não pediu nada em troca, a não ser que perdoemos, amemos uns aos outros, dividimos com os outros. Parece muito pouco e fácil de fazer? E até pensamos: eu faço, eu vivo assim como Jesus nos orientou, nos ensinou. Mas será mesmo que é assim que vivemos? Que nesse momento em que vivemos o tempo da ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo, seria bom pararmos e refletirmos sobre a nossa postura diante da vida. O que eu estou fazendo? Como  estou contribuindo para ajudar aos que precisam de nossa ação para abreviar, dores, sofrimentos, necessidades. É preciso que cada um de nós deixemos de nos omitirmos diante do outro e sermos atores   em prol de um mundo melhor. Com nossa força de vontade e humildade talvez possamos fazer um pouco mais por nós mesmo e pelos nossos irmãos!
Desejamos um Feliz Natal e que as vidas de todos nós sejam abençoadas e protegidas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim Seja! Feliz Natal! Feliz Vida Para Todos!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Confraternização da Associação Jorge Gurgel do Amaral - Lar dos Idosos.


O Lar do idoso da Associação Jorge Gurgel do Amaral, no Domingo (22/12/2012) esteve mais iluminado para desejar Feliz Natal aos seus residentes: idosos e idosas e receber os familiares e a sociedade que vieram se confraternizarem num clima de harmonia e felicidade, com os seus idosos (as), ou mesmo abrilhantar e se unir aqueles que tanto precisam do nosso carinho, apoio e compreensão.
O Lar do Idoso dede a sua fundação é conhecido como "Lar dos Mestres da Vida", e tem a frente a médicaVelúzia Gurgel, que preside a Associação e vem ao longo dos anos desenvolvendo um trabalho social muito importante em nosso município direcionado ao segmento da terceira idade – idosos!

 
O Lar recebeu uma decoração natalina feita com muito amor e carinho, visando alegrar, iluminar e despertar o espírito de confraternização nas pessoas que ali chegam diariamente, mas especialmente aos que ali residem. 

Leci cantou Noite Feliz!
Um dos momentos mais emocionante da festa foi quando Leci da Igreja (é assim que ela deseja ser chamada), cantou e encantou a todos os presentes com a música "Noite feliz", fazendo uma linda homenagem aos idosos, familiares e visitantes que ali estavam... e foi muito aplaudida em seguida cantou o hino de São Francisco...lindo!
A presidente da Associação Jorge Gurgel Fernandes do Amaral, Veluzia Gurgel, levou sua mensagem de Natal aos idosos, por quem tem um imenso respeito, carinho e dedicação. E aproveitou a oportunidade para prestar esclarecimentos sobre as mudanças referentes a adequações, tanto físicas e de recursos humanos. Sempre enfatizando que as mudanças vieram para melhorar a funcionalidade e os serviços ofertados aos idosos. Em seguida fez seus agradecimentos a toda a equipe de cuidadores, e demais profissionais que ali atuam com muita responsabilidade e carinho.

O Cenário!!
A Integração dos idosos com os familiares e visitantes!
Receptividade

A confraternização do Lar dos Idosos aconteceu em frente a sua sede, onde foi interditada a rua e contou com o apoio de várias pessoas e instituições: filhas de Jó, Maçons, empresários(as) e familiares. Contou com a maravilhosa música de Marcelo Show e Rafaela, Leonardo Miranda também cantou!
Em seguida foi servido um delicioso jantar sempre bem recepcionado pela equipe que atendeu a todos com muito carinho! E os idosos estavam todos felizes e bem entrosado com os convidados e familiares dos que ali chegaram para se confraternizarem!
Desejamos Feliz Natal a todos os idosos e familiares, com saúde e muita paz!!