quinta-feira, 4 de abril de 2019

Tereza Visita...uma ideia...uma ação! Foco na qualidade de vida das pessoas idosas.

Arquivo Pessoa (Tereza com sua filha Sônia, e as amigas Auri e Crueza)

O "Tereza Visita" surgiu de uma ideia que logo se transformou em ação! O que é o "Tereza Vista"? É uma ação voluntária, através da qual, possibilita a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A ação se dá através de vistas às pessoas idosas que perderam sua independência física por causa de problemas de saúde ou mesmo pelas limitações que a idade impõe. 
Na Constituição Federal, no artigo 3º do Estatuto do Idoso, está disposto que a família, a comunidade, a sociedade e o Poder Público são obrigados assegurar ao idoso, com prioridade absoluta, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária (BRASIL, 2003). 

Tereza com dona Chiquinha e sua filha Sônia.

A ação além de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, também promove a socialização e inibe o isolamento social, que é tão prejudicial a saúde dos idosos, uma vez que, através das visitas, levamos um pouco de amor, carinho, sorrisos, abraços, que são essenciais para o bem estar coisas simples e essenciais para a saúde mental, mas que faltam para muitos idosos. 

Tereza em lazer com as filhas, Ronilda, Regineide, Sonia e a  neta Andreza

O isolamento social tem um impacto maior sobre a expectativa de vida dos idosos que a solidão, aponta um novo estudo feito pelo University College de Londres. Isso significa que se afastar fisicamente dos outros é pior para a saúde do que, de fato, se sentir sozinho.
A família é o elemento essencial, é a base. As relações familiares são aquelas que garantem e promovem o bem estar, a atenção, os cuidados e a proteção que os idosos precisam para serem sadios, felizes e que tenham a sua dignidade preservada. 

Tereza Visita Lar dos Idosos em Caraúbas.

Assim como demonstrar a importância da família e da convivência familiar e comunitária para a promoção do bem estar dos idosos, proporcionando um envelhecimento digno e feliz? Como garantia do direito a convivência familiar e comunitária aos idosos? Quando esses direitos estão sendo violados, uma das alternativas é, de fato, "tirar" o idoso do seio da família, (por tempo provisório, enquanto dissolve o problema), para residir numa instituição de longa permanência.
O "Tereza Visita" foi levar um pouco de amor, carinho, abraços, conversa, pegar de mão, um olhar aos idosos do Lar dos Idosos de Caraúbas - RN. Um lar aonde àqueles idosos que lá residem encontram o amor, o carinho, a atenção e cuidado que muitas vezes não estavam encontrando na convivência com os seus familiares. 

  Tereza Visita Lar dos Idosos em Caraúbas.

Tereza Visita dona Silvia (amiga).

Muitas vezes, no dia a dia das pessoas idosas, só precisa de uma conversa para a vida ser mais alegre e mudar a rotina diária. A convivência familiar e comunitária é imprescindível para o bem estar e a melhora qualidade de vida das pessoas idosas.

Tereza com a bisneta Liz Maria
Convivência inter geração é salutar para a pessoa idosa.


terça-feira, 2 de abril de 2019

Foco na saúde - Como reduzir a dependência na fase idosa?


Resultado de imagem para envelhecer com qualidade
Imagem da web

Durante o Congresso Internacional de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas, a médica brasileira Islene Araujo de Carvalho anunciou as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para preservar a chamada capacidade intrínseca das pessoas mais velhas. A meta é, por meio de certas ações, reduzir em 15 milhões o número de idosos dependentes de terceiros até 2025. 

Resultado de imagem para envelhecer com qualidade
Imagem da web

Mas o que define a capacidade intrínseca? “É o conjunto de habilidades físicas e mentais das pessoas, que garante a autonomia e o bem-estar”, disse Islene, que trabalha na OMS, em sua palestra na abertura do congresso. Ou seja, da audição à visão, passando pelo potencial de os músculos garantirem a força para diversas atividades do dia a dia, tudo faz parte da capacidade intrínseca. E manter essas funções em alta é sinônimo de independência e qualidade de vida, não importa a idade.O desafio é justamente alcançar a maturidade e seguir por ela sem grandes perdas nesse sentido. E é aí que entram as seis recomendações da OMS. Confira a lista:

Resultado de imagem para envelhecer com qualidade
Imagem da web

1) Melhorar a função musculoesquelética, a mobilidade e a vitalidade.

Não tem segredo: para deixar músculos e ossos em plena capacidade, a regra de ouro é fazer exercício físico – com orientação profissional – e comer bem. Deficiências de nutrientes como cálcio, vitamina D e proteínas devem ser contra-atacados.
Se não der para cobrir isso na alimentação (ou com banhos de sol, no caso da vitamina D), a suplementação surge como opção. Só não vale apelar para as cápsulas sem consultar um profissional.

2) Manter a capacidade de enxergar e ouvir direito.

Diversas causas de perda de visão ou auditiva são, sim, preveníveis.
retinopatia diabética, que causa cegueira, pode ser evitada mantendo os níveis de glicose no sangue sob controle e realizando exames regulares. E muitas infecções, como a toxoplasmose, afetam as estruturas que ficam dentro da orelha.
E, se os olhos ou o ouvido não estão funcionando tão bem, ainda há o que fazer. Óculos de grau e aparelhos auditivos costumam melhorar bem a situação.
Com essas funções em ordem, fica mais fácil dar conta das tarefas do dia a dia e evitar quedar ou tropeções que às vezes provocam consequências sérias.

3) Evitar quedas

Principalmente diante da osteoporose, um tombo às vezes resulta em ossos quebrados. E fraturas no quadril ou no fêmur, por exemplo, estão entre as grandes causas de perda de dependência. Como se não bastasse, muitas delas são associadas a maiores taxas de mortalidade.

4) Cuidar de problemas relacionados à idade, como a incontinência urinária.

Várias encrencas mais frequentes com o avançar dos anos abalam a capacidade intrínseca. A OMS chega a mencionar diretamente a incontinência urinária pelo fato de ela não raro isolar seus portadores em casa. Acima disso, a perda de urina faz o indivíduo se apressar para ir ao banheiro – o que facilita tropeções e, com isso, fraturas.
Ao tratar essa e outras doenças, o idoso consegue seguir com sua vida mais tranquilamente.

5) Prevenir déficits cognitivos (ou demências) e promover o bem-estar psicológico.

Quando a cabeça não está legal, fica complicado cumprir quaisquer afazeres. Demência, depressão e outras enfermidades do tipo merecem um olhar cuidadoso. Não pense que a perda de memória e a melancolia são naturais com a idade.

Um profissional treinado e disposto aumenta muito as chances de restabelecer as forças de um idoso que passou por algum entrevero. Do outro lado, um atendimento inadequado chega a agravar problemas.

Fonte: OMS.

Turismo no bairro Liberdade em São Paulo

Liberdade SP: O que Fazer no Bairro mais Japonês de São Paulo

O bairro da Liberdade, em São Paulo, é o maior reduto da comunidade japonesa na cidade. Por isso, caminhar pelas ruas do distrito é como estar no próprio Japão. Além das lanternas e letreiros orientais que chamam a atenção nas ruas, o destaque fica com o comércio local, com lojas, bares, karaokês e restaurantes que transportam o visitante para a Terra do Sol Nascente.

Resultado de imagem para bairro da liberdade em são paulo

Liberdade é um bairro turístico situado na zona central do município de São Paulo pertencente em parte ao distrito da Liberdade e em parte ao distrito da Sé. É conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa no município, comunidade esta que é considerada a maior do mundo fora do Japão.(Wikipédia).

Turistas no bairro da liberdade
o-que-fazer-na-liberdade

O que podemos fazer no bairro da Liberdade, além de experimentar as delicias da culinária japonesa, sem precisar ir ao Japão? 
O bairro da Liberdade é daqueles lugares que te faz viajar sem sair de São Paulo, impossível não sentir um pedaço do Japão ao visitar o bairro, a cada esquina se encontra uma referência nipônica, iluminado pelas famosas luminárias orientais que é o cartão postal do bairro, pra você aproveitar a Liberdade da melhor maneira, confira 05 coisas imperdíveis para fazer na Liberdade e viver o máximo a experiência do bairro mais japonês do Brasil.


1- Conhecer mais sobre a Imigração Japonesa
O Museu Histórico da Imigração Japonesa localizado no prédio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e mantido pelo mesmo, é o maior museu sobre a imigração japonesa e possui mais de 97.000 itens no seu acervo pertencentes aos imigrantes, que vão de objetos, diários, pinturas, documentos e muito mais, é uma ótima oportunidade de saber mais sobre a imigração japonesa, desde a chegada dos imigrantes no Brasil até os dias atuais.
o-que-fazer-na-liberdade
2 – Aproveitar a gastronomia
Lugares onde comer na Liberdade é o que não falta, por isso aproveitar a sua gastronomia é algo que não se deve deixar de fazer na Liberdade, entre as melhores escolhas está o Espaço Kazu, no complexo gastronômico você encontra no térreo o Izakaya Kazu que apresenta variadas opções de pratos japoneses tradicionais, no piso superior está o Kazu Cake, com sobremesas típicas japonesas e ainda  no mesmo andar o Meu Udon especializado em massas artesanais.

o-que-fazer-na-liberdade
Izakaya Kazu no Espaço Kazu
3 – Explorar lugares poucos conhecidos

O bairro da liberdade esconde lugares poucos conhecidos em São Paulo, mas que são importantes para a história da cidade e do bairro, como a Chácara Tabatinguera que foi umas das primeiras regiões ocupadas no bairro e onde foi erguido o Palacete Conde de Sarzedas, que também é conhecido comoPalacete do Amor, no local atualmente funciona o Museu do Tribunal da Justiça de São Paulo, as visitas monitoradas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta das 11h ás 17h e devem ser agendadas com a coordenadoria do museu.

o-que-fazer-na-liberdade
Palacete Conde de Sarzedas

Outras atrações pouco conhecidas mas que vale está no seu roteiro de o que fazer na Liberdade, são as suas igrejas, entre elas a Igreja Menino Jesus e Santa Luzia, Igreja de São Gonçalo e a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, que apesar de pequenas apresentam um beleza bem singular.

o-que-fazer-na-liberdade
Igreja Menino Jesus e Santa Luzia

3 – Fazer compras
Difícil visitar o bairro da liberdade e não fazer uma comprinha, o bairro se consagrou pelo comércio e você encontra as mais variadas opções de compras. Os mercados com itens exclusivos japonês, muitos deles importados fazem sucesso e vale encarar os corredores apertados, na rua Galvão Bueno estão oEmpório Azuki, o MarukaiCasa Bueno e Merceria Towa.
o-que-fazer-na-liberdade
4 – Relaxar no meio do agito
A Liberdade é uns dos bairros mais movimentados de São Paulo, principalmente nos finais de semana, onde é até difícil caminhar nas suas calçadas sem esbarrar em ninguém, mas no meio do agito do bairro na Rua Galvão Bueno se encontra o Jardim Oriental, que conta com muito verde, um lago com carpas e tranquilidade, onde você até esquece que está em umas das ruas mais visitadas do bairro.

o-que-fazer-na-liberdade
Jardim Oriental

5 – Desfrutar os festivais orientais
Durante o ano acontecem diversos festivais orientais no bairro da Liberdade e não é só festivais japoneses, outras culturas orientais também marcam presença e o melhor é que são gratuitos, a Praça da Liberdade é palco dos festivais dos bairro mas eles pode se estender para outra ruas da Liberdade, se estiver visitando o bairro durantes esses festivais é uma excelente opção de o que fazer na Liberdade. 

o-que-fazer-na-liberdade
Foto: Dario Oliveira

Em Janeiro a fevereiro acontece o Festival do Ano Novo Chinês, em abril é a vez do Festival das Floresque celebra o aniversário do Buda, em maio ou junho o Campeonato do Sumô, seleciona os participantes para representar o Brasil no campeonato internacional, em julho ocorre o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), em dezembro dois festivais tomam conta da Liberdade o Toyo Matsurique enfeita o bairro com as bandeiras norobi e Moti Tsuki Matsuri (Festival do Bolinho da Prosperidade), que marca a passagem do ano.  

Fonte Complementar: https://saopaulosemmesmice.com.br/coisas-imperdiveis-pra-fazer-na-liberdade/