segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RN Vida - Ação que vale destacar, em favor da vida saudável.


Uma celebração à vida! Assim foi o lançamento do programa RN Vida que aconteceu nesta quinta-feira (9) no Centro de Convenções de Natal. O Programa é uma iniciativa do Governo do RN, que juntamente com parceiros iniciará uma ação integrada e articulada para atuar no enfrentamento às drogas.

Além do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, as instituições signatárias do Acordo de cooperação para a formação de uma rede articulada para a prevenção e combate às drogas são a Assembleia Legislativa do RN, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado do RN, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento da Polícia Federal no RN.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou que o RN Vida é uma política de Estado e não um simples projeto de governo. “O crescimento do número de usuários de drogas é dos maiores desafios que o Brasil enfrenta. Aqui no Rio Grande do Norte vamos juntar o esforço de todos, convocando toda a sociedade, unindo forças principalmente no tocante à prevenção. Também vamos criar um cinturão de força para coibir o tráfico de drogas. Precisamos de muitos soldados nesta guerra que é de Paz”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini em entrevista coletiva no lançamento do RN Vida.

Sonali Rosado, coordenadora do programa explica que o RN Vida é um acordo de cooperação técnica entre essas instituições. “É um programa sem cor de partido, sem bandeira política e nem religiosa, todos estão convidados a participar e a contribuir no enfrentamento das drogas”, disse Sonali Rosado.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios realizada em 2010 o Brasil apresenta atualmente cerca de 12,3 milhões de usuários de drogas. Outro dado alarmante segundo a mesma pesquisa é a presença do crack, que já tem, usuários em cerca de 87% dos municípios brasileiros.

Com o RN Vida, a meta é o combate e prevenção realizados a partir de quatro pilares de atuação - prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico. “Vamos trabalhar o consumo e o abuso de álcool e outras drogas, com atenção redobrada ao problema do crack”, afirmou Sonali Rosado.

Uma das metas do RN Vida a educação de jovens e adultos para uma vida saudável evitando o acesso às drogas por meio da oferta maior de atividades culturais e esportivas. O programa também terá como um dos eixos a qualificação e reinserção profissional através do programa Mão Amiga.

Sonali Rosado explica que ao começar com os estudos para a concepção do programa foi constatado que o Estado já contava com algumas ações de combate às drogas, mas que eram executadas de maneira isolada e desarticulada. “Com o RN Vida teremos, além dos órgãos parceiros, ações conjuntas com grupos de trabalho de oito secretarias de Estado”, diz Sonali.

As ações do programa são voltadas ao atendimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares, além da capacitação de profissionais da educação, da saúde, da assistência social e do sistema de segurança e defesa social. A sede de referência do RN Vida será na Av. Hermes da Fonseca, 1009, CEP 59025-315, e oferecerá serviço de acolhimento ao usuário e à família, fazendo o devido encaminhamento à rede de serviços que integra o programa.

Além da atuação através dos vários grupos articuladores, o RN Vida também oferecerá mecanismos para que a população possa dar informações e denúncias que ajudem os órgãos de segurança a coibir o tráfico de drogas. O número de disque-denúncia contra as drogas do RN Vida é o 181, e tem acesso direto ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), que irá averiguar a denúncia feita.

Já as pessoas que buscam ajuda para sair do vício ou mais informações sobre centros terapêuticos e a rede de assistência do RN Vida, podem usar o Disque Vida, que é o 132.

Participaram do evento: a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta; a Procuradora Geral de Justiça em exercício, Auxiliadora Alcântara; a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes; a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rosemberg de Medeiros; e o Superintendente do Departamento da Polícia Federal do RN, Marcelo Moselle

Fonte: Site oficial: www.rn.gov.br

Um exemplo bom para ser seguido!


O Agente Danilo Bezerra Vieira, de 18 anos, é o fundador da Biblioteca Comunitária Presidente Juscelino Kubitschek (BCPJK), localizada no município de Almino Afonso RN, no Sítio Três Altos.

Em outubro de 2011, a Biblioteca Comunitária criada pelo jovem passou a integrar ao Arca das Letras, programa coordenado no RN pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara). Como agente de leitura, Bezerra tem realizado um importante trabalho na zona rural de seu município, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento.

De acordo com o agente, além do acervo bibliotecário do Arca das Letras, composto por livros técnicos, didáticos e infantis, a biblioteca BCPJK dispõe ainda de mais 1.378 diferentes títulos de livros, beneficiando 130 pessoas na comunidade.

A BCPJK foi fundada por Danilo Bezerra em 2008 com o intuito de inserir na comunidade a prática da leitura e o incentivo à educação. Pelo seu trabalho em favor da cultura, Danilo foi o destaque desta quarta-feira (08) do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Na tarde da sexta-feira (10) Danilo Bezerra recebeu a comenda do Mérito da Educação e da Cultura, no evento de encerramento da Semana do RN, marcado, às 15h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação. Ele foi homenageado ao lado de alunos, professores, gestores e artistas que se empenharam pelo desenvolvimento da Educação e da Cultura no Estado.

Vale a pena saber - Arca das LetrasCriado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, o programa Arca das Letras promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras. Atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.

Fonte: Redação Assecom-RN.