terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Saúde Mental em foco no RN


Os gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HSL) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (26) para dar continuidade às discussões em torno da situação dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente internados no HSL, que se encontra com atendimento suspenso em virtude de dificuldades financeiras decorrentes da não renovação dos contratos com a SMS e da defasagem dos valores pagos pela tabela SUS.

Na reunião, Sesap e SMS apresentaram a proposta de 40% de rejuste no valor da diária no novo contrato a ser assinado, valor que seria rateado entre as duas Secretarias. A proposta precisa ainda ser submetida ao Conselho Municipal de Saúde. “Qualquer reajuste só poderá ser feito com o aval do Conselho”, explicou o Secretário da SMS, Cipriano Maia.

A direção do hospital reconheceu o esforço das duas Secretarias e afirmou que precisa apresentar uma contraproposta até que se chegue a um valor viável. “Sabemos do esforço e das dificuldades dos gestores e queremos ser parceiros na busca da solução”, afirmou Cláudio Lopes, diretor administrativo do HSL.

         Uma equipe de desinstitucionalização multiprofissional composta por técnicos da Sesap e SMS realizará o acompanhamento e encaminhamento da situação dos pacientes que ainda encontram-se internados. “Ainda não chegamos a uma solução definitiva, mas estamos trabalhando para encontrar a melhor solução, e a atuação desta equipe dará uma importante ajuda, pois o trabalho em parceria divide as responsabilidades, as instituições unidas se tornam mais atuantes”, afirmou o Secretário da Sesap, Ricardo Lagreca.
Fonte: SESAP/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário