terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O que fazer com o calor que enfrentamos.

imagem da web
Quando os dias ficam muito quentes devido ao verão o número de mortes aumenta, principalmente entre as crianças e os idosos devido à desidratação. Mas além disso, aumenta-se o número de infarto e de crises de enxaqueca. Por isso, neste verão saiba como combater o calor e melhorar sua qualidade de vida:
  • Fique longe do sol, principalmente entre o meio dia e às 4h da tarde e mesmo assim use protetor solar diariamente, chapéu e óculos de sol;
  • Faça atividade física no início da manhã ou ao fim da tarde, quando a temperatura estiver mais amena;
  • Use roupas leves de cores claras, nunca preto;
  • Beba muitos líquidos, evitando o álcool e a cafeína. Água natural e sucos de frutas são as melhores opções;
  • Evite refeições picantes e indigestas, preferindo saladas e massas, que são mais facilmente digeridas;
  • Tenha o ar condicionado ligado ou um ventilador por perto sempre que possível e
  • Deixe as portas e janelas abertas para que haja uma renovação do ar.
O calor em excesso aumenta ainda o risco de doenças respiratórias, por causa das diferenças de temperatura (escritório/rua) e o mau uso do ar condicionado. Este deve ter seus filtros limpos pelo menos uma vez ao ano e devem estar graduados numa temperatura entre 23 e 25ºC.
O risco de infarto aumenta, pois com o calor a pressão sanguínea sobe, o colesterol fica mais elevado e ao fazer qualquer esforço físico exige-se muito do coração, favorecendo o ataque cardíaco. Indivíduos com problemas no coração devem descansar num local fresco sempre que possível e beber muita água.
Alimentos ricos em água, como as frutas e os legumes, ajudam a hidratar o corpo e não engordam. Alguns exemplos são melancia, laranja, melão, uva, abóbora, curgete e chuchu. Estes alimentos são leves e devem fazer parte da dieta no verão, especialmente na dos bebês, crianças pequenas e idosos, que sofrem mais com o calor.
Tomar vários banhos durante o dia também ajuda a espantar o calor. Mas neste caso, deixar somente a água correr pelo corpo é o mais indicado, pois o uso excessivo de sabonete pode levar ao ressecamento da pele. 
Dica do Blog: E racionalizar no momento é a medida certa a ser adotado, portanto nada de exageros no banho.
Fonte: www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário