quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Acordo que retira sacolas plásticas dos supermercados em São Paulo entra em vigor

Arte sacolinhas (Foto: Editoria de Arte/G1)
Entra em vigor, a partir desta quarta-feira (25), um acordo que retira as sacolinhas de plástico dos supermercados do estado de São Paulo. A decisão divide as opiniões. Enquanto os ambientalistas aprovam a medida defendendo que as sacolinhas demoram 100 anos para se decompor, a indústria de plástico diz que o consumidor vai pagar a conta dessa mudança.
Há 25 anos, fazer compras significa voltar para casa levando várias sacolas de plásticos. Agora, moderno é fazer como antigamente e usar a velha sacola de feira. Quem quiser insistir na sacolinha de plástico, vai encontrá-las nas prateleiras, à venda como qualquer outro produto e terá que pagar, em média, R$ 0,20 por cada uma. O modelo que será vendido é de amido de milho e se decompõe mais rápido que a comum.

A mudança aconteceu por conta de um acordo entre o governo de São Paulo e comerciantes.
Nenhum supermercado é obrigado a deixar de fornecer as sacolinhas, mas a expectativa é que 95% dos estabelecimentos abracem a ideia. Isso representa cerca de quatro mil lojas em todo o estado.

“Nosso trabalho é exatamente demonstrar a importância da mudança de sair de um processo descartável para o reutilizável”, afirma João Galassi, da Associação Paulista de Supermercados.
Fonte: Jornal de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário