quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A economia do mundo em discussão...incluindo a do Brasil.

Autoridades buscam soluções para crise em Fórum Econômico na Suíça

O Fórum Econômico de Davos começou. Economistas e líderes políticos reunidos na Suíça debatem se a austeridade, o corte de gastos, é mesmo o melhor caminho para tirar a Europa da crise.
No fórum, muitos acham que há países sem opção, como a Grécia. Que está sendo considerada um caso de calote mesmo. O que se tenta, é negociar esse calote, reduzir o tamanho da divida. Mas países mais fortes, como a Alemanha, deveriam, segundo muitos analistas, incentivar o consumo e, com isso, criar empregos.
Nesta terça, o FMI lançou um alerta. Disse que a economia mundial está mergulhando rapidamente numa zona de perigo por causa da inércia dos líderes europeus na crise da dívida. E que essa crise vai prejudicar o mundo inteiro. O mergulho nesse abismo pode afetar os países emergentes, como o brasil.
Toda esta discussão mostra que aquele velho dilema, entre os que defendem medidas austeras, e os que querem que o estado pise no acelerador pra turbinar a economia, está mais vivo do que nunca.
Discutir é bom, mas não resolve. Muitos acham que a hora é de ação, e não de discussão. A Europa parece estar à espera de um milagre. A solução mesmo é mais dinheiro, aumentar o fundo de socorro. E aí os ricos como o Banco Central Europeu, e a Alemanha tem que comparecer.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário